Conecte-se conosco

Jaguariúna

Eleições 2020: Entrevista com candidato de Jaguariúna, Alfredo Chiavegato Neto (PSDB)

Publicados

em

As eleições municipais de 2020 contam com quatro candidatos a prefeito em Jaguariúna, sendo o atual, Gustavo Reis (MDB), Alberto Rizzoni (PSD), Alfredo Chiavegato Neto (PSDB) e Davi Neto (PTB). Os candidatos conversaram com a Gazeta Regional sobre prioridade de governo, projetos em qualidade de vida e como melhorar a cidade nos próximos quatro anos, caso eleitos. Confira:

Nome: Alfredo Chiavegato Neto (FRED CHIAVEGATO)
Idade: 53 anos
Partido: PSDB
Coligação: “Jaguariúna acima de tudo”
Formação: Engenheiro Civil, Corretor de Imóveis
Experiência Profissional: Engenheiro Civil, Empresário, Vereador por seis mandatos (24 anos)

Gazeta Regional: Quais as áreas que o candidato deve dar prioridade no seu plano de governo?
Fred Chiavegato: Todas as áreas de uma administração pública são importantíssimas. Nós sabemos que temos um orçamento municipal que abrange todas as secretarias, mas o que nós estamos preocupados para o próximo governo, é com relação a máquina pública. Acreditamos que do jeito que está, ela não dá condições de se fazer algo a mais pelo município sem ter o dinheiro que já está efetivamente carimbado: ou seja na Educação o mínimo 25%, na Saúde no mínimo 15%, e o restante, sem contar a folha de pagamento, no máximo 60%. Sendo assim, já acabou todo o orçamento, mas se conseguirmos reduzir o custo da máquina pública, nós conseguiremos ter recursos para fazer realmente o que Jaguariúna precisa, em todas as áreas, para que realmente possamos manter a qualidade de vida em todos os setores, além dos prioritários.
Em minha convicção, ainda mais com experiência que adquiri como vereador, que independentemente de uma pasta ou outra, em uma administração municipal, todas as áreas são importantes: Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Habitação, Saneamento Básico. Não tem uma prioridade em si, todas as áreas requerem uma prioridade principalmente para manter o que nós éramos anteriormente como exemplo de cidade e administração.
Jaguariúna perdeu muito em qualidade, apesar de termos bons índices, quem é morador há muito tempo sabe muito bem o que nós deixamos de ser, isso porque a máquina pública ou seja a Prefeitura está muito inchada. Seremos bem austeros com relação as contas públicas.

Gazeta Regional: Qualidade de vida e bem-estar social são considerados fundamentais por gestores de países com progresso avançado. Quais são seus projetos para Jaguariúna em qualidade de vida?
Fred Chiavegato: Jaguariúna sempre foi exemplo em todas essas áreas que dão qualidade de vida ao cidadão, haja vista a procura das pessoas de outras cidades e até estados pelo município por realmente oferecer uma qualidade digna às pessoas que aqui procuram para morar. Tivemos até um vídeo do Zurita (apresentador do programa pânico) recentemente, falando a respeito de ser prefeito e ele cita que bom é ser prefeito em Jaguariúna e o ponto que ele mais destaca, são as praças e parques.
Eu fiquei muito honrado com isso, pois todas as praças e parques que foram construídos, foram feitas pelo meu pai, pelo Tarcísio. Para você ver a visão que meu pai tinha: isso tudo foi feito até 2.008 e verificamos a importância que isso tem nos dias de hoje em 2020.
E engraçado antigamente recebíamos críticas por que meu pai justamente só fazia praça e parque. Mas não fazia só praça, a cidade contava com toda a infraestrutura, escolas, creches, postos de saúde, habitação, saneamento básico, enfim, tudo o que é necessário para uma qualidade de vida. Então, qualidade de vida é você ter uma Saúde de qualidade, uma Educação de qualidade. Você ter espaços públicos que te atendam bem, para ter lazer e esporte e nós conseguimos dar tudo isso para a população, até 2008.
Acredito que nós tenhamos uma qualidade de vida digna de países da Europa. Temos estatística, e acredito que fique bem próximo sim de países de primeiro mundo. Então, eu creio que essa política de investir em áreas públicas é muito importante para aumentar a qualidade de vida.
E a qualidade de vida, ainda mais hoje vivendo uma pandemia, estamos falando de ter espaço para poder andar com certa tranquilidade e distanciamento social. Não é o que vai perdurar, mas é o que estamos vivendo e nós temos isso para atender bem a população. E isso deve ser levado para todos os bairros. Acredito que todos os bairros merecem um espaço de lazer digno e toda infraestrutura para viver bem.

Gazeta Regional: Jaguariúna tem altos índices em Educação, Saúde e Segurança. Como pode melhorar ainda mais?
Fred Chiavegato:
Os índices que estamos atingindo hoje na área de Educação, Saúde e Segurança são investimentos feitos a partir de 2001. O primeiro feito foi a municipalização do ensino, do qual meu pai proporcionou isso. Enfrentamos barreiras enormes para tentar implantar isso na época e conseguimos.
Temos índices do IDEB bem altos e cada vez aumentando mais, frutos de políticas certas na área da Educação. Mas, o simples fato de ser ter bons índices, eu penso que na escola não pode só estar focado em índice, precisamos que seja uma área humanizada. Além de o aluno sair da escola bem instruído, ele precisa sair um cidadão, sabendo de seus direitos e deveres. Não podemos ter na escola apenas formadores de gênios, mas sim cidadãos.
Hoje as escolas devem ser dotadas de todos os equipamentos possíveis para que a pessoa além de estudar tenha um convívio e conhecimento de várias áreas. Penso que é um trabalho que não vai deixar de ser feito. O grupo que está aí obtendo esses índices não foi feito em quatro anos, é algo que vem vindo em longo prazo e é preciso fazer certos ajustes.
Precisamos construir novas escolas, novas creches que estão faltando, fazer um planejamento de ser implantado período integral para que o aluno tenha mais atividades extracurriculares. A escola tem que ser um local para que o aluno saia como um cidadão que respeita as leis e regras.
Assim como na Educação, na Saúde, nós fizemos um trabalho muito grande de descentralização do hospital, além de ter implantado a associação Santa Maria de Saúde. Quase todos os bairros são dotados de postos de saúde, então são bairros que as pessoas não precisam vir para o Hospital, podem ser atendidas no próprio bairro. O que falta às vezes é ter médico e estender os horários para que as pessoas possam ser atendidas fora do horário de trabalho. São áreas que nós temos ideias de fazer algo para melhorar.
Estas áreas possuem mais recursos e que necessitam de mais investimentos do poder público e a nós temos a consciência daquilo que vamos assumir e realmente fazer o que é necessário para melhoras estes setores. São pontos primordiais em qualquer administração.
Na área de Segurança gostaríamos de aumentar o efetivo dos guardas municipais. É uma ideia nossa ter um guarda municipal em cada escola pública, até para efeito de segurança dos próprios alunos.
Temos que ter mais equipamentos e investir neles que se dedicam com a própria vida para nossa proteção. É valorizar o quanto eles merecem. Não adianta nada ter uma boa Educação e uma boa Saúde se não temos Segurança, não tem como usufruir.

Gazeta Regional: A cidade, o Estado e a Nação vivem um momento diferente. Enfrentamos uma pandemia. Você consegue imaginar qual vai ser a missão de um prefeito no pós-pandemia?
Fred Chiavegato:
Vai ser uma pessoa motivadora que terá a missão de usar o poder que ele tem e, principalmente do orçamento municipal, para ser revertido para a própria comunidade: fomentar o comércio local, adquirir prestação de serviços locais para que realmente os recursos do orçamento possa ser gasto no município e a economia começar a rodar. Nós sabemos que vai ser difícil, é um momento complicado realmente, mas o município tem o papel fundamental de fazer a roda girar e usar esses recursos para serem revertidos em prol da comunidade.

Jaguariúna

Ex-deputada Célia Leão assume Secretaria de Educação de Jaguariúna

Publicados

em

A ex-deputada estadual Célia Leão é a nova secretária de Educação de Jaguariúna. Ela foi apresentada nesta segunda-feira, 22, pelo prefeito Gustavo Reis, e substitui Cristina Catão, que deixou a Administração no início deste mês.

Além de deputada estadual por sete mandatos, Célia Leão também foi secretária estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo e secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de vereadora em Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Advogada por formação, Célia é casada e mãe de três filhos. Ficou paraplégica aos 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel e, desde então, tornou-se uma das mais atuantes personalidades na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

“É motivo de muita alegria e orgulho ter uma pessoa da estatura política e da experiência e competência da Célia Leão em nosso governo. Além disso, é uma pessoa muito respeitada e que tem muita credibilidade por sua atuação social e em defesa dos que mais precisam. Seja muito bem-vinda”, disse o prefeito Gustavo Reis, que também agradeceu ao trabalho desenvolvido pela ex-secretária de Educação Cristina Catão.

“Venho com esse espírito de chegar cedo e sair tarde, de trabalhar muito por Jaguariúna. Só tenho a agradecer ao Gustavo pelo convite. Para mim, é uma honra poder contribuir com a Educação dessa grande cidade”, disse Célia Leão.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Filme sobre pontos turísticos e históricos de Jaguariúna será lançado em 25 de abril no YouTube

Publicados

em

Nesta quinta-feira, 25, acontece o lançamento do videoclipe “Jaguar City DANCE SHOW”, um breve filme que retrata os pontos turísticos e lugares históricos de Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

O projeto foi realizado pelos artistas Bruno Eduardo Alves e William Baldon com apoio da Seretária de Turismo e Cultura de Jaguariuna e realizado por meio da Lei Paulo Gustavo.

Para assitir, acesse o canal no youTube @alldaybruno

Continue lendo

Jaguariúna

Começa vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos contra a dengue em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna começou nesta segunda-feira, 22, a vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos de idade contra a dengue, ampliando a faixa etária da campanha, que também inclui crianças de 10 e 11 anos. Para receber a dose da vacina, basta levar a carteira de vacinação e um documento de identidade.

A vacinação acontece de segunda sexta-feira, das 8h às 15h30, nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, 12 de Setembro, Miguel Martini, Nova Jaguariúna, Cruzeiro do Sul, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Fontanella.

LEIA TAMBÉM:

Até a última sexta-feira, Jaguariúna contava com um estoque de 778 doses da vacina, tendo imunizado pouco mais de 230 pessoas desde o início da campanha na cidade, no último dia 10 de abril.

A ampliação da faixa etária da vacinação contra a dengue ocorre após orientação do Ministério da Saúde, que registra baixa procura até o momento pelos grupos prioritários em todo o País.

A Secretaria de Saúde reforça ainda que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias