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Dia das Mães – Com flexibilização de horário, comércio da RMC deve faturar 14% a mais do que em 2020

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O valor médio do presente é estimado em R$240 e os itens mais procurados, nas lojas físicas, são perfumes, roupas, calçados e flores e, nas digitais, eletroeletrônicos, celulares e notebooks

A movimentação financeira nas vendas físicas relativa ao Dia das Mães, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), deve ser de R$211,5 milhões, 14% acima dos R$185,5 faturados na data, em 2020. Já as vendas digitais deverão se expandir em 25,5% sobre R$157,3 milhões de 2020 registrados no ano passado, atingindo R$197,4 milhões. No ano passado, o Dia das Mães apresentou uma perda de 54,2% em relação ao mesmo período de 2019.

Na avaliação do economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, considerando o achatamento do poder de compra devido à pandemia do coronavírus, o valor médio do presente é estimado em R$ 240,00, uma expansão de 4,35% sobre o valor de R$ 230,00 gastos em 2020. Os segmentos mais procurados nas vendas físicas devem ser, principalmente, perfumarias, vestuários, calçados e floriculturas. Nas vendas digitais a preferência aponta para os eletroeletrônicos, celulares e notebooks.

Ainda na Fase Emergencial, na semana de 11 a 17 de abril, o faturamento médio no comércio de Campinas foi de 16,3 milhões por dia, enquanto na Fase de Transição, de 19 a 26 de abril (que incluiu o abertura de outras atividades, como salões de beleza, academias etc.) o valor diário atingiu R$19,1 milhões, o que representa 17% de aumento no volume de venda. Segundo o economista Laerte Martins, a alteração do horário no comércio deve agregar um aumento de 1,5% nas vendas atuais. Em uma situação normal o faturamento do comércio varia de R$36 milhões a R$37 milhões por dia.

Cartões de crédito
O uso dos cartões de crédito como forma de pagamento cresceu 14,5%, no período de março de 2020 a março de 2021, em Campinas, e já representa 47,5% no embolso de produtos e serviços. De acordo com a avaliação feita pelo diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, com base nos dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito, o volume de vendas com essa modalidade de pagamento, nesse período da pandemia, deve-se, principalmente, à expansão do e-commerce.

Com os estabelecimentos do chamado comércio não essencial fechados, o e-commerce foi a solução para os empresários. De acordo com os dados da Boa Vista – SCPC, as vendas digitais atingiram R$80,3 milhões em março de 2021, representando um crescimento de 28,5% na comparação com março de 2020, que teve faturamento de R$62,5 milhões. No geral, porém, o faturamento apresentado pelo setor em março de 2021 mostrou uma redução de 2,91% em relação a março de 2020, e de 21,16% na comparação com fevereiro de 2021. Em segundo lugar aparecem os boletos e as transferências bancárias (DOCs), que representam 29,5%, e os carnês, 9%. As demais formas de pagamento, como cheques e notas promissórias, entre outras, somam 14%.

Campinas

No Dia do Consumidor, CPFL Energia alcança 5 milhões de contas digitais e reforça aposta na digitalização

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Formato mais prático, seguro e sustentável vem ganhando adesão dos clientes da companhia

A CPFL Energia atingiu a marca de 5 milhões de contas digitais e consolida o formato como uma alternativa eficiente e sustentável para seus clientes. A iniciativa permite que os consumidores recebam a fatura por e-mail, eliminando a necessidade de impressão, o que ajudou a preservar 7.500 árvores em 2024, e proporciona praticidade e uma mudança no relacionamento com seus clientes.  

Com a adesão ao formato digital, os clientes recebem sua conta com até cinco dias de antecedência, permitindo maior controle sobre o pagamento das faturas e reduzindo o risco de extravios e atrasos. Além disso, podem contar com mais segurança, uma vez que o acesso é protegido com senha e o envio é realizado pelos remetentes oficiais, e facilidade no pagamento via PIX.  

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“A digitalização reforça a nossa estratégia de oferecer uma experiência ágil e eficaz ao cliente. Comemorar os 5 milhões de contas digitais nesse Dia do Consumidor (15/03) demonstra que estamos investindo constantemente em melhores serviços e canais de atendimento, pois sabemos que o perfil dos clientes é cada vez mais digital”, afirma Gustavo Uemura, diretor Comercial da CPFL Energia. 

Como aderir à conta digital:
Clientes que ainda recebem a conta impressa podem realizar a migração para a versão digital de forma simples e rápida. O processo pode ser feito pelo site da CPFL, basta informar o CPF ou CNPJ do titular e um e-mail de contato para ativação do serviço. 

O formato está disponível para clientes residenciais e comerciais de baixa tensão atendidos pelas distribuidoras do grupo CPFL, que opera em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. 

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Sebrae-SP anuncia unidade de atendimento exclusiva para mulheres em Campinas

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Espaço na Casa da Mulher Campineira oferecerá atendimento especializado para mulheres que querem iniciar ou expandir seus negócios

Nesta quarta-feira, 12 de março, durante as comemorações ao mês da mulher, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou oficialmente o termo de cooperação entre a Prefeitura e o Sebrae-SP para instalar uma unidade do Sebrae Aqui na Casa da Mulher Campineira, que atenderá, exclusivamente, empreendedoras de Campinas e região. 

O evento contou com a presença de Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas; Silvio Rosa, consultor de negócios; e os analistas de negócios Joice Oliveira e Robson Moreira, três integrantes do corpo técnico da entidade. 

Para Nilcio Freitas, essa conquista é motivo de celebração. “O Sebrae Aqui Casa da Mulher Campineira nos permitirá estar mais próximos das empreendedoras, compreendendo melhor os desafios que enfrentam para tirar seus planos do papel e conquistar o próprio negócio”.

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Joice Oliveira, responsável pelo programa Sebrae Delas, destacou a importância desse novo espaço. “Campinas tem quase 60 mil empreendedoras. Ter um local dedicado e exclusivo para atender essas mulheres será essencial para ajudá-las a impulsionar seus sonhos e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade.” 

A inauguração está prevista para ocorrer dentro de três meses e a expectativa já é grande. Robson Moreira reforça a importância desse marco: “Estamos ansiosos para começar os atendimentos nesse espaço tão especial. Essa será a nossa 31ª unidade do Sebrae Aqui, ampliando nossa presença nas 22 cidades da região”.

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Presidente da Comissão de Transporte, Logística e Infraestrutura do Parlamento da RMC participa de audiência pública sobre concessão do lote rodoviário Circuito das Águas

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O Governo do Estado de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 10, a primeira audiência pública para apresentar o projeto de concessão do Lote Rodoviário Circuito das Águas. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Campinas e reuniu diversas autoridades, incluindo prefeitos e vereadores das cidades que compõem as regiões Metropolitana de Campinas e do Circuito das Águas. Entre os participantes, esteve presente o vereador Carmo Luiz, presidente da Comissão de Transporte, Logística e Infraestrutura do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

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O projeto prevê a modernização de aproximadamente 533 quilômetros de rodovias, abrangendo 33 municípios, com trechos atualmente administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER/SP) e pela concessionária Renovias. Com um investimento estimado em R$9,48 bilhões, a concessão inclui obras como a duplicação de rodovias, construção de faixas adicionais e melhoria nos acostamentos, além da implementação do sistema de pedágio automático (free flow).

Para o vereador Carmo Luiz, a audiência pública é um momento essencial para que a população possa se manifestar e contribuir com o processo. “A modernização da infraestrutura viária dessas regiões é fundamental para a segurança e o desenvolvimento econômico. Estar presente nessas discussões é uma oportunidade de garantir que as necessidades reais dos municípios sejam atendidas. Precisamos debater também a implementação do sistema de pedágio automático (free flow), pois, apesar dos benefícios das concessões, é necessário rever a quantidade de praças de pedágios previstas no projeto”, afirmou.

Após a audiência realizada em Campinas, outras duas estão programadas: no dia 11 de março, em Mogi Guaçu, e no dia 14 de março, na sede da Artesp, em São Paulo. O período de consulta pública seguirá até 21 de março, permitindo que a sociedade apresente sugestões e questões sobre o projeto.

O edital da concessão está previsto para ser publicado em maio de 2025, com o leilão marcado para setembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026.

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