Conecte-se conosco

Jaguariúna

CPFL Santa Cruz alerta para a incidência de acidentes com pipa na rede elétrica nas férias de julho

Publicados

em

Jaguariúna e Pedreira tiveram 10 ocorrências do tipo nos primeiros cinco meses deste ano

CPFL Santa Cruz alerta – As férias escolares do meio do ano, somadas à época de ventos mais fortes e tempo seco, se constituem em um período propício para a brincadeira de empinar pipas, muito comum no estado de São Paulo.

Mas a prática requer cuidado, já que as pipas podem enroscar na rede elétrica se não forem empinadas em locais mais abertos, sem fios próximos, como parques.

Levantamento da CPFL Santa Cruz, abrangendo Jaguariúna e Pedreira, mostrou que houve dez ocorrências, entre janeiro e maio deste ano, envolvendo pipas na rede elétrica.

“Empinar pipa é uma brincadeira saudável e ainda muito presente entre as nossas crianças e também entre os adultos, mas os devidos cuidados precisam ser observados.

O ideal é analisar o local antes de brincar, identificando, por exemplo, se há cabos de energia próximos, nos quais a pipa pode tocar”, comenta Levi Marcel Rocha, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho de Negócios de Mercado na CPFL Energia.

Confira os dados de interrupções causadas por pipas na rede elétrica nos cinco primeiros meses de 2022, além dos dados dos anos de 2020 e 2021 inteiros, em Jaguariúna e Pedreira:

MUNICÍPIO20202021Jan-Mai22
JAGUARIÚNA11105
PEDREIRA1395

Segurança sempre
Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Piratininga prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica.

Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte.

Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples, indicados pela campanha Guardião da Vida.

CPFL Santa Cruz alerta

É importante escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento, onde também podem acontecer atropelamentos.

“É importante não tentar resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica, pois além de provocar desligamentos no fornecimento de energia pode causar acidentes, com vítimas fatais. Se acontecer de o brinquedo ficar preso em um fio, a melhor atitude é dá-lo como perdido”, complementa Rocha.

Leia também:

Além disso, vale destacar que no estado de São Paulo usar o cerol ou a chamada “linha chilena” é crime, de acordo com a lei estadual nº 12.192, de 2006. Por conduzirem eletricidade, em contato com a rede elétrica, aumentam o risco de choques.

Por conta do seu poder cortante, essas linhas podem romper os cabos da rede e provocar curtos-circuitos, além de colocar em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas.

Confira dez dicas básicas da CPFL Santa Cruz para uma brincadeira mais segura:

  1. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;
  • Dê preferência a espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo;
  • Evite também soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, locais onde existe fluxo de veículos;
  • Nunca use cerol ou a linha “chilena”, eles são proibidos por lei (Lei Estadual – Nº 12.192, de 2006);
  • Evite também as “rabiolas”, pois elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, podendo provocar choques elétricos, muitas vezes fatais;
  • 6         Não utilizar papel alumínio na confecção da pipa, pois é perigoso, este material pode provocar curtos-circuitos;
  • Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;
  • Nunca tente resgatar ou remover uma pipa com canos, bambus, ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;
  • Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;
  1. Não se deve subir nas lajes das casas para empinar a pipa. Nesse caso, além de se aproximar da rede elétrica, qualquer distração pode causar uma queda.

Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.

Em caso de falta de energia ou acidente entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Santa Cruz:

  • Site: www.cpfl.com.br
  • App: CPFL Energia
  • WhatsApp: (19) 99908-8888
  • SMS: 26805
  • Call Center: 0800 772 2196

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

CPFL Santa Cruz alerta
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna celebra seus escritores em espetáculo cênico-musical e exposição literária

Publicados

em

Jaguariúna se prepara para celebrar sua produção literária com o projeto “Poetas Jaguariunenses – Contos Encenados de Escritores da Cidade de Jaguariúna”, viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa busca valorizar e dar visibilidade aos talentos locais por meio de um espetáculo cênico-musical e uma exposição literária.

LEIA TAMBÉM:

O projeto convida escritores da cidade a enviarem textos literários – contos, trechos de romances, poesias ou crônicas – que serão utilizados como base para a criação do espetáculo. A produção teatral, com forte apelo musical e visual, será composta por leituras dramatizadas e encenações inspiradas nas passagens selecionadas. Paralelamente, uma exposição destacará as obras e perfis dos autores escolhidos, oferecendo ao público uma imersão na literatura contemporânea jaguariunense.

Os interessados devem enviar seus textos até o próximo dia 20 de maio para o e-mail: [email protected]. Após o prazo, os materiais passarão por um processo de seleção e poderão ser incluídos no espetáculo, na exposição ou em ambos.

A participação é gratuita e aberta a todos os escritores da cidade. O projeto incentiva a inscrição de pessoas com deficiência (PCDs), reafirmando seu compromisso com a diversidade e a inclusão cultural.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Campanha do Agasalho Mobiliza Jaguariúna com drive-thru solidário e ingresso para peça infantil

Publicados

em

Jaguariúna lançou mais uma edição da Campanha do Agasalho, uma das mais importantes ações solidárias do município. Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, a edição de 2025 traz como tema “Doe Calor, Espalhe Amor!”, com o objetivo de arrecadar roupas de inverno, cobertores e calçados em bom estado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar os dias frios com mais dignidade.

LEIA TAMBÉM:

Um dos destaques da campanha deste ano é o Drive-Thru Solidário, que será realizado em parceria com a EPTV no próximo dia 17 de maio, das 9h às 12h, no estacionamento do Centro Cultural de Jaguariúna. O “Dia D” da campanha tem como proposta facilitar a participação da população, permitindo que as doações sejam entregues sem que os doadores precisem sair dos veículos.

Além de aquecer os corações com a solidariedade, os participantes também serão presenteados com um ingresso para uma peça teatral infantil, como forma de agradecimento e incentivo à participação.

“O inverno é um período especialmente difícil para quem não tem como se aquecer. Por isso, cada peça doada é mais do que um agasalho, é um gesto de empatia e solidariedade que pode transformar a vida de alguém”, afirma Bernadete Hilário, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna.

Todos os itens arrecadados serão cuidadosamente selecionados e distribuídos a famílias atendidas pelos serviços sociais da cidade.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Vacinação da gripe já imunizou quase 5 mil pessoas em Jaguariúna

Publicados

em

A campanha de vacinação contra a gripe em Jaguariúna já imunizou até o momento um total de 4.879 pessoas e prossegue em oito Unidades Básicas de Saúde: Miguel Martini, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta, das 07h30 às 15h30. Já na UBS 12 de Setembro a vacinação ocorre segunda e quarta, das 08hs às 15hs; terça, quinta e sexta, das 08hs às 18h.

A campanha tem como objetivo proteger a população contra os vários subtipos do vírus Influenza, podendo receber a dose idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Além disso, professores, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, profissionais de forças de segurança, adolescentes em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios, cuidadores de idosos e pessoas com deficiência permanente também estão contemplados na campanha.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias