Conecte-se conosco

Jaguariúna

Conquistas e esperança de uma nobre profissão

Publicados

em

Edmilson Alves

[email protected]

 

Na próxima segunda-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. As festividades nas escolas acontecem anteriormente, uma vez que no dia 15 os professores não lecionam em função do ponto facultativo. Atualmente, o professor, no Brasil, não tem mais a valorização, em termos de profissão, que recebia décadas atrás.

No entanto, em algumas cidades o próprio município investe para que a área de Educação se sobressaia, e, assim, garantir qualidade no ensino, reconhecimento ao professor, e alunos satisfeito. É o que tem acontecido em Jaguariúna na atual gestão municipal. Os investimentos provenientes na área resultaram na melhor Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Com nota 6,4, a cidade se destaca sozinha na liderança em qualidade do ensino no Fundamental II que abrange do 6° ao 9°.

Com isso, o resultado já começa a ser colhido. Como é o caso do professor Fernando Aurélio Cunha Figueiredo, que leciona Educação Física na Escola Municipal “Prefeito Joaquim Pires Sobrinho” (Unidade I) e na Escola Municipal “Professora Maria Tereza Piva”, que teve seu projeto de psicomotricidade “Aula em Movimento” premiado na segunda edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pela ONG Porvir em parceria com o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).

“Foi uma experiência muito rica, para nós, educadores, que participaram desse desafio, pois pudemos exercer nossa criatividade, que se mostrou inovadora e acabou premiada. O reconhecimento pelo trabalho que fazemos por amor me deixa feliz e mostra que estou no caminho certo. Além de ser um grande incentivo profissional, tivemos a oportunidade de expor nossos trabalhos como palestrantes e apresentá-los em algumas rodas de debates. Tenho que agradecer também à equipe gestora das escolas onde trabalho e à supervisora Luciene Mara de Lima, por me apoiarem e acreditarem em meu trabalho”, conta Figueiredo.

O professor Fernando Figueiredo, premiado, ainda comemora a conquista. “É uma sensação indescritível, de reconhecimento de que meu trabalho nestes quase 16 anos que me dedico à área de educação está no caminho certo. Mas o incentivo da Secretaria de Educação de Jaguariúna também foi muito importante, pois foram eles que por conhecerem o meu trabalho, aceitaram por em prática o meu projeto”.

Em função disso, Figueiredo diz que a implantação de projetos nas escolas continua ocorrendo. “Desenvolvo outros projetos, não gosto de dar aulas iguais, cada aula é uma aula, até porque a educação física é uma área muito vasta, onde os alunos podem brincar, jogar, dançar, lutar, se expressar, se movimentar (ginástica), competir, cooperar e socializar”.

 

DIA DO PROFESSOR

Sobre a data (Dia dos Professores), ele considerada muito importante. “Apesar de que no Brasil pouca gente dá valor, pois o professor é pouco valorizado, mas se não fosse o professor não teríamos bons profissionais nas demais áreas”, salienta, que completa dizendo que trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, a do professor, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Questionado se é possível realizar educação com qualidade somente com a criatividade em sala de aula Fernando Figueiredo diz que somente a criatividade do educador não é suficiente. “É inquestionável que no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, requer professores criativos que formem alunos criativos. O professor inovador, ele tenta passar para os alunos os conteúdos de formas diversas, pois ninguém é igual a ninguém, por isso nem todos aprendem da mesma forma e com isso tornar mais atrativos os conteúdos a serem aprendidos pelos alunos”.

Ele lembra que a educação no Brasil no geral não está bem, e, segundo Figueiredo, isso passa por diversos fatores: estruturais – a escola é a identidade que menos mudou neste tempo que existe, na maioria dos casos é uma sala, com uma lousa e giz, com crianças sentadas em filas. “É necessária boa formação e capacitação dos professores, promover a valorização profissional (financeira e reconhecimento), melhorar o currículo escolar (matérias e conteúdos pouco atrativos para os dias de hoje) e boa gestão escolar (politicas educacionais).

Em relação ao seu trabalho, como professor de educação física, Figueiredo vê no esporte uma saída social para que se formem cidadãos de bem. “É necessário o incentivo à atividade física, pois no mundo em que vivemos as crianças de hoje quase não brincam por vários motivos, os produtos eletrônicos, a falta de tempo dos pais, a falta de espaço e a violência urbana”, explica. Segundo ele, isso está trazendo várias doenças que eram imagináveis anos atrás, tais como o sedentarismo desenvolve obesidade, depressão, ansiedade, hipertensão e diabetes.

Para Figueiredo, o esporte, além de ser uma forma de manter e melhorar a saúde, é capaz de trazer alegria, de aliviar a ansiedade, de formar um bom caráter, ensinar valores fundamentais como respeito, amizade, perseverança, determinação e superação. “Em outros casos, existe uma possibilidade de mudança na qualidade de vida, através do esporte como profissão” , finaliza.

 

Foto: Samuel Oliveira/PMJ

Jaguariúna

1º Dia de Campanha aplica 60 doses de vacina em alunos das escolas municipais

Publicados

em

A campanha de vacinação nas escolas da rede pública de ensino de Jaguariúna aplicou um total de 60 doses em crianças e adolescentes no primeiro dia, na última terça-feira, 13. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação. O objetivo é atualizar as carteiras de vacinação dos estudantes até 15 anos das escolas municipais.

No primeiro dia da campanha, foram vacinados alunos da Escola Municipal Mário Bergamasco. No período da manhã, foram aplicadas 18 doses em 17 alunos. Já no período da tarde foram mais 42 doses de vacina em 34 crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM:

Também foram verificadas 360 cadernetas de vacinação. Quem estiver com o calendário de vacinação atrasado recebe doses de vacinas contra a gripe, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana e HPV.

Nesta primeira etapa, cinco escolas participam da campanha. Hoje, dia 15 de maio, é a vez da CEI Lourdes Baccarelli, no Florianópolis, receber a campanha. As demais unidades de ensino do município também receberão a vacinação em datas ainda a serem divulgadas.

Confira abaixo o calendário de vacinação nas escolas:

Hoje, 15/05
Manhã/tarde
CEI Lourdes Baccarelli
Florianópolis

20/05
Manhã/tarde
Escola Oscarlina Pires Turato
Tanquinho

29/05
Manhã/tarde
Escola Franklin de Toledo
Roseira de Baixo

27/05
Manhã/tarde
Escola Francisco Xavier
Guedes

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro resgata saberes da cultura caipira com programação para toda família em Jaguariúna

Publicados

em

Espetáculo gratuito “Meia Xícara de Prosa” une memória, culinária e afeto na Estação de Guedes

A Coletiva Carochinhas, grupo coordenado pela atriz jaguariunense Júlia Prudêncio, estreia em
Jaguariúna o espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, no domingo, 25 de maio, às 9h, na Estação de Guedes, dentro da programação do projeto Café com Viola. A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com acessibilidade em Libras.

A apresentação é realizada com apoio do Edital de Fomento Cultural do Município de Jaguariúna, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Além da performance teatral, o evento contará com a tradicional participação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary.

LEIA TAMBÉM:

Um espetáculo que mistura histórias, cozinha e afeto “Meia Xícara de Prosa” é inspirado em um antigo ritual familiar da atriz e diretora Júlia Prudêncio: as reuniões semestrais entre mulheres da família para preparar coxinhas. Em cena, Júlia revive esse momento com o público, colocando literalmente a “mão na massa” ao preparar a receita enquanto compartilha memórias e histórias de mulheres do interior.

Mais do que uma peça teatral, a performance é uma homenagem à transmissão de saberes femininos e populares — culinários, afetivos e culturais — que fazem parte da identidade caipira.

“A Coletiva Carochinhas tem um histórico de projetos que valorizam os saberes femininos, as construções coletivas e participativas. Mais do que apresentar uma peça teatral, desejamos que o público queira se aproximar e transformar a cena junto com a gente. Para isso, resgatamos memórias afetivas e familiares que geram identificação. Esse projeto, em especial, tem cheiro de festa e gosto de comida de vó. Quer coisa mais gostosa?”, descreve Júlia.

Sobre a artista e a Coletiva Carochinhas
Júlia Prudêncio é atriz, diretora e professora de teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, mestre em Teatro pela UDESC e doutoranda também pela Unicamp. Atuou com grupos renomados como o Lume Teatro (Campinas), a Trupe Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto
Alegre) e o coletivo peruano Yuyachkani. Atualmente, coordena a Coletiva Carochinhas, formada por artistas, pesquisadoras e educadoras com projetos voltados para questões de gênero, cultura e território. A artista também integra o Coletivo Cultura Independente, que reúne profissionais de diversas linguagens na luta por políticas culturais em Jaguariúna.

Serviço
Espetáculo de Teatro: Meia Xícara de Prosa
Local: Centro de Cultura Caipira – Estação de Guedes: R. Francisco Dal’bo, Jaguariúna – SP
Data: 25 de maio (domingo)
Horário: 9h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito
Acessibilidade: Sessão com Intérprete de Libras

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.

Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias