Jaguariúna
Conquistas e esperança de uma nobre profissão

Edmilson Alves
Na próxima segunda-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. As festividades nas escolas acontecem anteriormente, uma vez que no dia 15 os professores não lecionam em função do ponto facultativo. Atualmente, o professor, no Brasil, não tem mais a valorização, em termos de profissão, que recebia décadas atrás.
No entanto, em algumas cidades o próprio município investe para que a área de Educação se sobressaia, e, assim, garantir qualidade no ensino, reconhecimento ao professor, e alunos satisfeito. É o que tem acontecido em Jaguariúna na atual gestão municipal. Os investimentos provenientes na área resultaram na melhor Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Com nota 6,4, a cidade se destaca sozinha na liderança em qualidade do ensino no Fundamental II que abrange do 6° ao 9°.
Com isso, o resultado já começa a ser colhido. Como é o caso do professor Fernando Aurélio Cunha Figueiredo, que leciona Educação Física na Escola Municipal “Prefeito Joaquim Pires Sobrinho” (Unidade I) e na Escola Municipal “Professora Maria Tereza Piva”, que teve seu projeto de psicomotricidade “Aula em Movimento” premiado na segunda edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pela ONG Porvir em parceria com o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).
“Foi uma experiência muito rica, para nós, educadores, que participaram desse desafio, pois pudemos exercer nossa criatividade, que se mostrou inovadora e acabou premiada. O reconhecimento pelo trabalho que fazemos por amor me deixa feliz e mostra que estou no caminho certo. Além de ser um grande incentivo profissional, tivemos a oportunidade de expor nossos trabalhos como palestrantes e apresentá-los em algumas rodas de debates. Tenho que agradecer também à equipe gestora das escolas onde trabalho e à supervisora Luciene Mara de Lima, por me apoiarem e acreditarem em meu trabalho”, conta Figueiredo.
O professor Fernando Figueiredo, premiado, ainda comemora a conquista. “É uma sensação indescritível, de reconhecimento de que meu trabalho nestes quase 16 anos que me dedico à área de educação está no caminho certo. Mas o incentivo da Secretaria de Educação de Jaguariúna também foi muito importante, pois foram eles que por conhecerem o meu trabalho, aceitaram por em prática o meu projeto”.
Em função disso, Figueiredo diz que a implantação de projetos nas escolas continua ocorrendo. “Desenvolvo outros projetos, não gosto de dar aulas iguais, cada aula é uma aula, até porque a educação física é uma área muito vasta, onde os alunos podem brincar, jogar, dançar, lutar, se expressar, se movimentar (ginástica), competir, cooperar e socializar”.
DIA DO PROFESSOR
Sobre a data (Dia dos Professores), ele considerada muito importante. “Apesar de que no Brasil pouca gente dá valor, pois o professor é pouco valorizado, mas se não fosse o professor não teríamos bons profissionais nas demais áreas”, salienta, que completa dizendo que trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, a do professor, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
Questionado se é possível realizar educação com qualidade somente com a criatividade em sala de aula Fernando Figueiredo diz que somente a criatividade do educador não é suficiente. “É inquestionável que no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, requer professores criativos que formem alunos criativos. O professor inovador, ele tenta passar para os alunos os conteúdos de formas diversas, pois ninguém é igual a ninguém, por isso nem todos aprendem da mesma forma e com isso tornar mais atrativos os conteúdos a serem aprendidos pelos alunos”.
Ele lembra que a educação no Brasil no geral não está bem, e, segundo Figueiredo, isso passa por diversos fatores: estruturais – a escola é a identidade que menos mudou neste tempo que existe, na maioria dos casos é uma sala, com uma lousa e giz, com crianças sentadas em filas. “É necessária boa formação e capacitação dos professores, promover a valorização profissional (financeira e reconhecimento), melhorar o currículo escolar (matérias e conteúdos pouco atrativos para os dias de hoje) e boa gestão escolar (politicas educacionais).
Em relação ao seu trabalho, como professor de educação física, Figueiredo vê no esporte uma saída social para que se formem cidadãos de bem. “É necessário o incentivo à atividade física, pois no mundo em que vivemos as crianças de hoje quase não brincam por vários motivos, os produtos eletrônicos, a falta de tempo dos pais, a falta de espaço e a violência urbana”, explica. Segundo ele, isso está trazendo várias doenças que eram imagináveis anos atrás, tais como o sedentarismo desenvolve obesidade, depressão, ansiedade, hipertensão e diabetes.
Para Figueiredo, o esporte, além de ser uma forma de manter e melhorar a saúde, é capaz de trazer alegria, de aliviar a ansiedade, de formar um bom caráter, ensinar valores fundamentais como respeito, amizade, perseverança, determinação e superação. “Em outros casos, existe uma possibilidade de mudança na qualidade de vida, através do esporte como profissão” , finaliza.
Foto: Samuel Oliveira/PMJ
Jaguariúna
Projeto celebra a história do Samba com show gratuito em Jaguariúna

Para homenagear e preservar o samba, o músico Thiago Vieira criou o projeto “Borandá pela História do Samba” e preparou um repertório com 32 músicas emblemáticas do gênero. O show, que tem o apoio da Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Cultura, acontecerá neste sábado, 22, das 11h às 13h, na Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, com entrada gratuita.
O repertório fará uma viagem pela história do samba, desde o início do século 20 até os dias atuais, trazendo canções de grandes nomes como Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Clara Nunes, Adoniran Barbosa, Elza Soares, João Bosco e Aldir Blanc. Durante a apresentação, as músicas contarão com tradução em Libras.
LEIA TAMBÉM:
“Nosso objetivo é mostrar a diversidade e a beleza do samba, além de valorizar sua história e sua importância para a cultura brasileira”, afirma Thiago, que lidera o grupo Borandá ao lado de Douglas Garzo (percussão e voz). Para o show, foram convidados Ronaldo Gomes (cavaquinho e voz), Márcio Caparroz e Jorginho de Souza (percussão e voz) e Tatiana Ubinha (percussão).
O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc do governo federal.
Serviço:
“Borandá pela História do Samba”
Local: Praça Umbelina Bueno, Centro – Jaguariúna
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: 11h às 13h
Entrada: Gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
1º Café com Viola do ano é neste domingo, 23

Os amantes da música caipira já podem marcar na agenda: o primeiro Café com Viola de 2025 acontece neste domingo, 23, a partir das 9h, no Centro de Cultura Caipira, localizado na Estação de Guedes, em Jaguariúna.
O evento, que já se tornou uma tradição na cidade, contará com a apresentação gratuita da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary, um grupo reconhecido por preservar e difundir a música sertaneja raiz. Além da boa música, os participantes poderão desfrutar de um delicioso café da manhã, promovendo momentos de convivência e celebração da cultura local.
LEIA TAMBÉM:
O Café com Viola é uma iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo valorizar as tradições musicais e proporcionar um espaço de encontro para a comunidade.
A programação é gratuita e aberta a toda a família, garantindo uma manhã especial repleta de boa música e sabores típicos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Posto Veterinário de Jaguariúna passa a atender também aos sábados

A partir deste sábado, 22, o Posto de Atendimento Médico Veterinário de Jaguariúna ampliará seus horários de funcionamento, passando a atender também aos sábados, das 8h às 12h. A medida visa beneficiar os munícipes que não conseguem levar seus animais para consulta durante a semana.
Com essa nova opção de horário, a expectativa é aumentar o acesso aos serviços veterinários oferecidos pelo posto, garantindo mais comodidade para os tutores de animais.
Para agendar um atendimento, os interessados devem entrar em contato com o Posto Veterinário pelo telefone (19) 3867-9700, nos ramais 3054 e 3055.
O Posto Veterinário de Jaguariúna está localizado na rua Maurício Silva, s/nº, no bairro Roseira de Baixo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1973
-
Amparo6 dias atrás
JBS inaugura Fábrica Educadora em Amparo
-
Campinas6 dias atrás
Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas elege novo presidente e discute pautas prioritárias
-
Amparo1 semana atrás
Amparo é beneficiada com recursos do Ministério das Cidades destinados ao Cisbra
-
Artur Nogueira1 semana atrás
PAT de Artur Nogueira divulga vagas exclusivas para PCD
-
Jaguariúna6 dias atrás
Dário Saadi é eleito novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC
-
Morungaba1 semana atrás
Prefeitura de Morungaba reúne representantes de departamentos municipais para ações de combate a Arboviroses
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura notifica proprietários para limpeza de terrenos em Artur Nogueira