Jaguariúna
Conquistas e esperança de uma nobre profissão

Edmilson Alves
Na próxima segunda-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. As festividades nas escolas acontecem anteriormente, uma vez que no dia 15 os professores não lecionam em função do ponto facultativo. Atualmente, o professor, no Brasil, não tem mais a valorização, em termos de profissão, que recebia décadas atrás.
No entanto, em algumas cidades o próprio município investe para que a área de Educação se sobressaia, e, assim, garantir qualidade no ensino, reconhecimento ao professor, e alunos satisfeito. É o que tem acontecido em Jaguariúna na atual gestão municipal. Os investimentos provenientes na área resultaram na melhor Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Com nota 6,4, a cidade se destaca sozinha na liderança em qualidade do ensino no Fundamental II que abrange do 6° ao 9°.
Com isso, o resultado já começa a ser colhido. Como é o caso do professor Fernando Aurélio Cunha Figueiredo, que leciona Educação Física na Escola Municipal “Prefeito Joaquim Pires Sobrinho” (Unidade I) e na Escola Municipal “Professora Maria Tereza Piva”, que teve seu projeto de psicomotricidade “Aula em Movimento” premiado na segunda edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pela ONG Porvir em parceria com o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).
“Foi uma experiência muito rica, para nós, educadores, que participaram desse desafio, pois pudemos exercer nossa criatividade, que se mostrou inovadora e acabou premiada. O reconhecimento pelo trabalho que fazemos por amor me deixa feliz e mostra que estou no caminho certo. Além de ser um grande incentivo profissional, tivemos a oportunidade de expor nossos trabalhos como palestrantes e apresentá-los em algumas rodas de debates. Tenho que agradecer também à equipe gestora das escolas onde trabalho e à supervisora Luciene Mara de Lima, por me apoiarem e acreditarem em meu trabalho”, conta Figueiredo.
O professor Fernando Figueiredo, premiado, ainda comemora a conquista. “É uma sensação indescritível, de reconhecimento de que meu trabalho nestes quase 16 anos que me dedico à área de educação está no caminho certo. Mas o incentivo da Secretaria de Educação de Jaguariúna também foi muito importante, pois foram eles que por conhecerem o meu trabalho, aceitaram por em prática o meu projeto”.
Em função disso, Figueiredo diz que a implantação de projetos nas escolas continua ocorrendo. “Desenvolvo outros projetos, não gosto de dar aulas iguais, cada aula é uma aula, até porque a educação física é uma área muito vasta, onde os alunos podem brincar, jogar, dançar, lutar, se expressar, se movimentar (ginástica), competir, cooperar e socializar”.
DIA DO PROFESSOR
Sobre a data (Dia dos Professores), ele considerada muito importante. “Apesar de que no Brasil pouca gente dá valor, pois o professor é pouco valorizado, mas se não fosse o professor não teríamos bons profissionais nas demais áreas”, salienta, que completa dizendo que trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, a do professor, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
Questionado se é possível realizar educação com qualidade somente com a criatividade em sala de aula Fernando Figueiredo diz que somente a criatividade do educador não é suficiente. “É inquestionável que no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, requer professores criativos que formem alunos criativos. O professor inovador, ele tenta passar para os alunos os conteúdos de formas diversas, pois ninguém é igual a ninguém, por isso nem todos aprendem da mesma forma e com isso tornar mais atrativos os conteúdos a serem aprendidos pelos alunos”.
Ele lembra que a educação no Brasil no geral não está bem, e, segundo Figueiredo, isso passa por diversos fatores: estruturais – a escola é a identidade que menos mudou neste tempo que existe, na maioria dos casos é uma sala, com uma lousa e giz, com crianças sentadas em filas. “É necessária boa formação e capacitação dos professores, promover a valorização profissional (financeira e reconhecimento), melhorar o currículo escolar (matérias e conteúdos pouco atrativos para os dias de hoje) e boa gestão escolar (politicas educacionais).
Em relação ao seu trabalho, como professor de educação física, Figueiredo vê no esporte uma saída social para que se formem cidadãos de bem. “É necessário o incentivo à atividade física, pois no mundo em que vivemos as crianças de hoje quase não brincam por vários motivos, os produtos eletrônicos, a falta de tempo dos pais, a falta de espaço e a violência urbana”, explica. Segundo ele, isso está trazendo várias doenças que eram imagináveis anos atrás, tais como o sedentarismo desenvolve obesidade, depressão, ansiedade, hipertensão e diabetes.
Para Figueiredo, o esporte, além de ser uma forma de manter e melhorar a saúde, é capaz de trazer alegria, de aliviar a ansiedade, de formar um bom caráter, ensinar valores fundamentais como respeito, amizade, perseverança, determinação e superação. “Em outros casos, existe uma possibilidade de mudança na qualidade de vida, através do esporte como profissão” , finaliza.
Foto: Samuel Oliveira/PMJ
Jaguariúna
Após queda expressiva de casos de dengue, Jaguariúna fecha Centro de Controle da doença

O Centro de Controle da Dengue, criado em fevereiro pela Secretaria de Saúde de Jaguariúna no Centro Dia do Idoso, será fechado a partir desta sexta-feira, 25. O fechamento ocorre depois da queda expressiva de quase 50% registrada nos casos positivos de dengue no município, já por quatro semanas consecutivas.
Segundo a secretaria, a partir de hoje os atendimentos para casos suspeitos ou confirmados de dengue seguirão o fluxo habitual da rede municipal de Saúde.
LEIA TAMBÉM:
O primeiro atendimento continuará sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h ou no Hospital Municipal Walter Ferrari – este último destinado exclusivamente a crianças e gestantes, com avaliação clínica e classificação de risco.
“Após o atendimento inicial, a equipe da UPA ou do Hospital Municipal fará o agendamento eletrônico para acompanhamento na UBS de referência do paciente, onde será dado seguimento ao caso”, informa a Secretaria de Saúde. “A medida visa reorganizar os serviços, mantendo a qualidade do cuidado e a vigilância contínua dos casos no município”, completa.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Prefeitura de Jaguariúna inaugura Estação Elevatória de Esgoto no Jardim Paraíso

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeja), entregou nesta quinta-feira, 24, a nova Estação Elevatória de Esgoto do Jardim Paraíso. Localizada na Praça Carlos Gomes, a unidade irá beneficiar diretamente mais de 2 mil moradores da região.
Com uma área construída de 250 metros quadrados, a nova estação conta com um moderno sistema de funcionamento, incluindo um gerador a diesel que entra em operação automaticamente em caso de falta de energia elétrica, garantindo a continuidade dos serviços. Além disso, está equipada com duas bombas — uma em operação e outra reserva — para assegurar o pleno funcionamento da unidade em situações emergenciais.
LEIA TAMBÉM:
Até então, o esgoto produzido no Jardim Paraíso era lançado diretamente e sem tratamento no Rio Jaguari. Com a nova estação, todo esse material será direcionado para a Estação Elevatória de Esgoto 9 e, posteriormente, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Camanducaia, onde será devidamente tratado.
“Essa é uma conquista importante para a população dessa região. Estamos garantindo mais saúde pública e protegendo o nosso rio”, destacou Maria Teresa de Toledo Lima, diretora do Departamento de Tratamento e Manutenção de Esgoto do Saaeja.
O superintendente do Saaeja, Wanderley Filho, também celebrou a entrega da obra e reforçou o compromisso da administração com o avanço do saneamento no município. “Essa estação é mais uma demonstração dos investimentos que Jaguariúna tem feito para garantir saneamento e qualidade de vida à população. Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para ampliar o alcance do sistema de coleta e tratamento de esgoto e também melhorar o abastecimento de água”, afirmou.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
PAT de Jaguariúna terá mutirão de emprego do Grupo Bimbo

O Grupo Bimbo realiza na próxima segunda-feira, 28, processo seletivo para o preenchimento de vagas de emprego. A seleção acontecerá às 13h, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna, que fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, no Centro.
As vagas são para auxiliar de almoxarifado, ajudante de produção, conferente operador de empilhadeira e ajudante de expedição. Há vaga afirmativa para pessoa com deficiência (PCD).
Segundo o PAT, os candidatos devem ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo, além de disponibilidade de horário para trabalhar em turnos. Os interessados devem comparecer ao PAT munidos de currículo e documentos pessoais.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna5 dias atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1982
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Prefeitura de Artur Nogueira vacina cães e gatos contra raiva nesta quarta e quinta
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira adquire maca e novas cadeiras de rodas
-
Amparo1 semana atrás
Resgate histórico: mais de 600 livros são transferidos da Biblioteca Municipal para o Centro de Memória
-
Campinas1 semana atrás
Campeonato San Marino chega a sua terceira etapa em Paulínia
-
Amparo1 semana atrás
Atleta campeã panamericana dá aula gratuita em Amparo
-
Amparo6 dias atrás
Esgoto: população de Amparo começa a ser informada sobre as obras de ampliação da rede