Jaguariúna
Conquistas e esperança de uma nobre profissão
Edmilson Alves
edmilson@gazetaregional.com.br
Na próxima segunda-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. As festividades nas escolas acontecem anteriormente, uma vez que no dia 15 os professores não lecionam em função do ponto facultativo. Atualmente, o professor, no Brasil, não tem mais a valorização, em termos de profissão, que recebia décadas atrás.
No entanto, em algumas cidades o próprio município investe para que a área de Educação se sobressaia, e, assim, garantir qualidade no ensino, reconhecimento ao professor, e alunos satisfeito. É o que tem acontecido em Jaguariúna na atual gestão municipal. Os investimentos provenientes na área resultaram na melhor Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Com nota 6,4, a cidade se destaca sozinha na liderança em qualidade do ensino no Fundamental II que abrange do 6° ao 9°.
Com isso, o resultado já começa a ser colhido. Como é o caso do professor Fernando Aurélio Cunha Figueiredo, que leciona Educação Física na Escola Municipal “Prefeito Joaquim Pires Sobrinho” (Unidade I) e na Escola Municipal “Professora Maria Tereza Piva”, que teve seu projeto de psicomotricidade “Aula em Movimento” premiado na segunda edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pela ONG Porvir em parceria com o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).
“Foi uma experiência muito rica, para nós, educadores, que participaram desse desafio, pois pudemos exercer nossa criatividade, que se mostrou inovadora e acabou premiada. O reconhecimento pelo trabalho que fazemos por amor me deixa feliz e mostra que estou no caminho certo. Além de ser um grande incentivo profissional, tivemos a oportunidade de expor nossos trabalhos como palestrantes e apresentá-los em algumas rodas de debates. Tenho que agradecer também à equipe gestora das escolas onde trabalho e à supervisora Luciene Mara de Lima, por me apoiarem e acreditarem em meu trabalho”, conta Figueiredo.
O professor Fernando Figueiredo, premiado, ainda comemora a conquista. “É uma sensação indescritível, de reconhecimento de que meu trabalho nestes quase 16 anos que me dedico à área de educação está no caminho certo. Mas o incentivo da Secretaria de Educação de Jaguariúna também foi muito importante, pois foram eles que por conhecerem o meu trabalho, aceitaram por em prática o meu projeto”.
Em função disso, Figueiredo diz que a implantação de projetos nas escolas continua ocorrendo. “Desenvolvo outros projetos, não gosto de dar aulas iguais, cada aula é uma aula, até porque a educação física é uma área muito vasta, onde os alunos podem brincar, jogar, dançar, lutar, se expressar, se movimentar (ginástica), competir, cooperar e socializar”.
DIA DO PROFESSOR
Sobre a data (Dia dos Professores), ele considerada muito importante. “Apesar de que no Brasil pouca gente dá valor, pois o professor é pouco valorizado, mas se não fosse o professor não teríamos bons profissionais nas demais áreas”, salienta, que completa dizendo que trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, a do professor, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
Questionado se é possível realizar educação com qualidade somente com a criatividade em sala de aula Fernando Figueiredo diz que somente a criatividade do educador não é suficiente. “É inquestionável que no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, requer professores criativos que formem alunos criativos. O professor inovador, ele tenta passar para os alunos os conteúdos de formas diversas, pois ninguém é igual a ninguém, por isso nem todos aprendem da mesma forma e com isso tornar mais atrativos os conteúdos a serem aprendidos pelos alunos”.
Ele lembra que a educação no Brasil no geral não está bem, e, segundo Figueiredo, isso passa por diversos fatores: estruturais – a escola é a identidade que menos mudou neste tempo que existe, na maioria dos casos é uma sala, com uma lousa e giz, com crianças sentadas em filas. “É necessária boa formação e capacitação dos professores, promover a valorização profissional (financeira e reconhecimento), melhorar o currículo escolar (matérias e conteúdos pouco atrativos para os dias de hoje) e boa gestão escolar (politicas educacionais).
Em relação ao seu trabalho, como professor de educação física, Figueiredo vê no esporte uma saída social para que se formem cidadãos de bem. “É necessário o incentivo à atividade física, pois no mundo em que vivemos as crianças de hoje quase não brincam por vários motivos, os produtos eletrônicos, a falta de tempo dos pais, a falta de espaço e a violência urbana”, explica. Segundo ele, isso está trazendo várias doenças que eram imagináveis anos atrás, tais como o sedentarismo desenvolve obesidade, depressão, ansiedade, hipertensão e diabetes.
Para Figueiredo, o esporte, além de ser uma forma de manter e melhorar a saúde, é capaz de trazer alegria, de aliviar a ansiedade, de formar um bom caráter, ensinar valores fundamentais como respeito, amizade, perseverança, determinação e superação. “Em outros casos, existe uma possibilidade de mudança na qualidade de vida, através do esporte como profissão” , finaliza.
Foto: Samuel Oliveira/PMJ
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas5 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
-
Campinas5 dias atrás
Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado