Conecte-se conosco

Amparo

Com investimento de R$26,5 milhões, Ypê reduz em 50% as emissões de gases de efeito estufa

Publicados

em

Líder em produtos de limpeza e higiene, a Ypê foi a primeira empresa no Brasil e uma das pioneiras no mundo a usar tecnologia com biomassa como fonte de energia na fabricação de lava-roupas

A Ypê reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% entre 2017 e 2019. O principal fator para a diminuição foi o investimento de R$26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó. A Ypê é a primeira empresa a adotar essa tecnologia no Brasil e umas das pioneiras no mundo.

A geração de energia para secagem é uma das etapas do processo da fabricação da linha de lava-roupa em pó. O novo sistema utilizado pela Ypê permite a substituição do combustível fóssil (gás natural) por biomassa proveniente de madeira de eucalipto de reflorestamento e devidamente certificada em seu Gerador de Gás Quente (GGQ) e Caldeira a Vapor. A empresa implementou inovação tecnológica nas unidades de Amparo e Salto.

Hoje a Ypê já alcançou 90% de uso de combustível não fóssil em todo o seu processo produtivo, que inclui cinco unidades fabris pelo País. A conquista reflete o comprometimento e a atuação responsável da marca em relação à sustentabilidade e para ajudar no combate à crise climática global.

“A Ypê tem o compromisso com o meio ambiente como um dos pilares que sustentam o seu sistema de excelência operacional. Agimos sempre para que nossas atividades industriais coexistam de forma harmônica com a agenda ambiental, dentro das melhores práticas de ESG. A inovação na gestão das emissões de GEE é uma importante ferramenta que se soma a diversas outras para aumentar a ecoeficiência de nossa operação”, afirma Waldir Beira Junior, presidente da Ypê.

Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da Ypê
Desde 2012, a Ypê tem investido na capacitação da equipe de Meio Ambiente para utilizar este instrumento de aferição e, então, contabilizar as emissões das unidades fabris e dos centros de distribuição. Para o inventário de 2020, a empresa decidiu dar um passo além e adicionar todas as emissões indiretas de sua produção. Isso significa contabilizar emissões derivadas das atividades da empresa, mas que ocorrem em fontes que não são controladas por ela. Este tipo de aferição não é obrigatória neste tipo de documento, mas demonstra a seriedade com que a Ypê tem olhado para suas emissões de gases de efeito estufa.

“Incluir as emissões indiretas em nosso inventário é mais um passo que a Ypê dá para envolver toda a sua cadeia de produção e distribuição neste processo. Para a Ypê, que tem a sustentabilidade em seu DNA, a agenda ambiental não é uma opção, ela faz parte do nosso propósito”, diz o presidente da empresa.

Além de buscar minimizar as emissões por operações diretas, o desafio da Ypê é otimizar a distribuição e priorizar combustíveis de fontes renováveis para o transporte de seus produtos, já que eles são responsáveis por 97,4% das emissões totais das atividades indiretas.

As emissões que são de responsabilidade da Ypê levam em conta os gases de efeito estufa emitidos por operações diretas da empresa. O levantamento feito pela Ypê segue a metodologia GHG Protocol, uma ferramenta que possibilita entender, qualificar e gerenciar as emissões de GEE e divide as emissões em três escopos*: No escopo 1, temos as emissões diretas de veículos da frota própria, derivadas do consumo de combustível em equipamentos de combustão (fixa ou móvel), as emissões fugitivas de gases, os geradores e outros; no escopo 2, contabilizamos as emissões de GEE de toda energia elétrica adquirida e consumida pela empresa; e no escopo 3, são contabilizadas as emissões indiretas de sua atividade, que inclui a distribuição dos produtos, o tratamento de resíduos sólidos, deslocamento de colaboradores via fretado, viagens aéreas e transportes terceirizados.

Gráfico de histórico de emissões Ypê – (2012-2019)

Ao analisar o indicador de emissões de GEE por tonelada produzida por toda a Ypê, a emissão de gases de efeito de estufa chega a uma redução maior, de 60%. A emissão de CO2 equivalente por tonelada de produto caiu de 0,039 em 2012, para 0,015 em 2019. O melhor resultado foi em Salto, no interior de São Paulo, onde a diminuição de emissões de GEE por tonelada produzida foi de aproximadamente 80% no período entre 2012 e 2019. Já na fábrica de Amparo (SP), a maior unidade em volume de produção da Ypê no país, houve queda de cerca de 60% desde 2012.

Atualmente, a energia elétrica que a Ypê usa no processo de produção é 100% renovável. Parte dela foi compensada com créditos de energia renovável I-REC. A empresa também é uma das primeiras no mundo a compensar com créditos produzidos dentro mesmo grupo econômico (certificada pela empresa The International REC Standard).

*Sobre os critérios do levantamento
O Inventário de Gases de Efeito Estufa desenvolvido pela GSS Sustentabilidade para a Ypê segue o Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia reconhecida mundialmente que é divido em três escopos:

Escopo 1 (obrigatório): São as emissões provenientes de fontes que pertencem ou são controlas pela empresa, por exemplo, as emissões dos veículos próprios da empresa, emissões em chaminés de caldeiras de vapor, gás de empilhadeiras, geradores, gases refrigerantes (ar condicionados e chillers).

Escopo 2 (obrigatório): São as emissões de GEE decorrentes do consumo de energia elétrica.

Escopo 3 (opcional): É uma categoria de relato opcional, que permite a consideração de todas as outras emissões indiretas. Essas emissões são de consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa. Tratamento de Resíduos Sólidos, Deslocamento de Colaboradores via fretado, Viagens Aéreas e Transportes Terceirizados para distribuição de seus produtos.

Amparo

Amparo lança nova rota turística com corrida de montanha inédita que une esporte, gastronomia e astronomia

Publicados

em

Amparo Trail Run: Caminhos do Sertãozinho” promete uma experiência única para atletas e turistas, com largada no Polo Astronômico e um percurso que explora as belezas da nova rota turística de Amparo

Uma iniciativa pioneira que promete movimentar o cenário turístico e esportivo da região de Amparo está prestes a se tornar realidade. Em reunião realizada nesta quarta-feira (28/05/25), as secretarias de Cultura e Turismo, Comunicação Social e Defesa Civil e Trânsito, em parceria com a organizadora de eventos esportivos Moai Sports, alinharam os detalhes para o lançamento da Amparo Trail Run Caminhos do Sertãozinho. O projeto tem como marco inicial a corrida de trilha e montanha “Caminhos do Sertãozinho”, agendada para o dia 19 de outubro de 2025.

A prova tem a largada o Polo Astronômico de Amparo, não é apenas uma competição, mas uma celebração do lançamento da mais nova rota turística da cidade: a “Caminhos do Sertãozinho”. Esta rota foi planejada para oferecer uma imersão completa nas riquezas da zona rural, e integra uma seleção de empreendimentos que incluem charmosos meios de hospedagem e experiências exclusivas ligadas à gastronomia, à astronomia e aos produtos artesanais da região.

LEIA TAMBÉM:

A  rota “Caminhos do Sertãozinho” nasce para de fortalecer o turismo, gerar novas oportunidades de negócio para os produtores rurais e encantar os visitantes com o que Amparo tem de melhor. A corrida de trilha e montanha foi o formato escolhido para apresentar essa novidade ao público, unindo a crescente paixão pelo esporte ao ar livre com a descoberta de paisagens deslumbrantes.

A Moai Sports, com a experiência em eventos esportivos desenvolve um percurso que vai desafiar os atletas e, ao mesmo tempo, revelar os encantos naturais do bairro Sertãozinho. A expectativa é atrair corredores de todo o estado e do país, além de famílias e turistas em busca de um final de semana repleto de atividades.

As inscrições e mais detalhes sobre as categorias da corrida “Caminhos do Sertãozinho” serão divulgados em breve nos canais oficiais da Moai Sports. A organização convida a todos, atletas, amantes da natureza e apreciadores da boa gastronomia, a se prepararem para uma experiência que promete ficar marcada no calendário de eventos do estado.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Ação Preventiva da Patrulha Maria da Penha será implantada nas Unidades de Saúde de Amparo

Publicados

em

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar, a Guarda Civil Municipal dará início a um novo projeto de ação preventiva nas Unidades de Saúde do município.

O trabalho será executado em parceria com as secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulheres; Saúde e Segurança, Defesa Civil e Trânsito.

O objetivo é ampliar a conscientização da população sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, além de divulgar os canais de denúncia e os serviços de apoio disponíveis na cidade.

LEIA TAMBÉM:

Durante as ações, será afixado um cartaz informativo nas unidades, destacando os cinco tipos de violência doméstica mais comuns, bem como os canais de ajuda. A equipe da Patrulha Maria da Penha estará presente para dialogar com os profissionais da saúde, pacientes e comunidade, esclarecendo dúvidas e fortalecendo a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Essa ação demonstra o compromisso da prefeitura de Amparo com a promoção da segurança, da dignidade e do respeito às mulheres, atuando de forma articulada com os órgãos da rede de atendimento e proteção do município.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Eventos de saúde e bem-estar comemoram dois anos de ação do Centro de Saúde da Mulher em Amparo

Publicados

em

Na próxima semana, a Prefeitura de Amparo realiza ações de saúde e bem-estar em comemoração aos dois anos de atendimento do Centro de Saúde da Mulher “Beatriz Galvão de Campos Cintra”.

As atividades, preparadas pelas secretarias de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres acontecem na terça e quarta-feira, 27 e 28.

LEIA TAMBÉM:

Na terça-feira, tem coleta de Papanicolau, visando a prevenção do câncer de útero. O serviço já pode ser agendado sem fila de espera pelo telefone 19-3807-2036.

Na quarta-feira, das 9h às 11h, o Centro de Saúde da Mulher terá ações de bem-estar, com automassagem com a profissional Claudia Gonçalez, contação de histórias para as crianças, com Arminda Riolo e música ao vivo.

O Centro de Saúde da Mulher está localizado na localizado na Rua Prefeito Gustavo Vasconcelos, 137, no Centro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias