Conecte-se conosco

Jaguariúna

Com aumento de casos na RMC, ‘Hub da Dengue’ é criado em Jaguariúna para monitorar pacientes

Publicados

em

Núcleo instalado no campus da UniFAJ já atendeu 396 moradores com diagnóstico da doença apenas na primeira semana

Com 396 atendimentos na primeira semana, teve início em Jaguariúna os trabalhos do Núcleo de Telemedicina para Monitoramento da Dengue (Hub da Dengue), iniciativa dedicada ao controle e observação de pacientes suspeitos de terem dengue, reduzindo os riscos de saúde e assegurando o cuidado médico adequado.

Jaguariúna já registrou 3.882 casos da doença e uma morte. Porém, os números da doença na Região Metropolitana de Campinas (RMC) não param de crescer. Já são 14 óbitos e 61.791 casos positivos para a doença.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o médico e coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Dr. André Lemos, a equipe instalada no Hub da Dengue dentro da UniFAJ é responsável por monitorar os sintomas dos pacientes, fornecer as orientações sobre autocuidado, e alertar as áreas de atenção básica ou os serviços de urgência e emergência da saúde do município de Jaguariúna, em caso de complicações. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UniFAJ.

Essa central de monitoramento conta com um núcleo multidisciplinar formado profissionais de saúde e por estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Farmácia.

O teleatendimento funciona da seguinte forma: o paciente que chega a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com suspeita de dengue, passa a ser monitorado pelo Núcleo. Por 5 dias, essa pessoa recebe atendimento por telemedicina. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde. Todos os dados são compartilhados entre o Hub de Dengue e o serviço de saúde municipal, o que garante agilidade e assertividade no tratamento.

“O desenvolvimento deste núcleo representa uma excelente oportunidade para os estudantes ganharem experiência prática em telemedicina e contribuírem para a luta contra a dengue na cidade. O projeto também destaca a importância da colaboração interprofissional na área da saúde, com estudantes de diferentes áreas trabalhando juntos para fornecer um cuidado abrangente aos pacientes”, salienta o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

A implementação deste núcleo de telemedicina é um avanço inovador no controle dos casos de dengue. “Estamos confiantes de que esta iniciativa terá um impacto positivo na comunidade e contribuirá para a detecção precoce e tratamento de casos de dengue. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto e de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde”, complementa André.

Para a secretária municipal de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, acompanhar o paciente na recuperação da doença e evitar novas mortes é o foco principal do hub. “Estamos promovendo uma tripla checagem dos pacientes. Dessa forma, a pessoa chega à UPA 24h passa por atendimento e tem uma suspeita diagnosticada. Ela é encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde é realizada coleta de exame e acompanhamento. Ela vai para casa e segue sendo monitorada por cinco dias pelo hub. Enfim, estamos atuando no preventivo, mas também na questão assistencial”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

1º Dia de Campanha aplica 60 doses de vacina em alunos das escolas municipais

Publicados

em

A campanha de vacinação nas escolas da rede pública de ensino de Jaguariúna aplicou um total de 60 doses em crianças e adolescentes no primeiro dia, na última terça-feira, 13. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação. O objetivo é atualizar as carteiras de vacinação dos estudantes até 15 anos das escolas municipais.

No primeiro dia da campanha, foram vacinados alunos da Escola Municipal Mário Bergamasco. No período da manhã, foram aplicadas 18 doses em 17 alunos. Já no período da tarde foram mais 42 doses de vacina em 34 crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM:

Também foram verificadas 360 cadernetas de vacinação. Quem estiver com o calendário de vacinação atrasado recebe doses de vacinas contra a gripe, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana e HPV.

Nesta primeira etapa, cinco escolas participam da campanha. Hoje, dia 15 de maio, é a vez da CEI Lourdes Baccarelli, no Florianópolis, receber a campanha. As demais unidades de ensino do município também receberão a vacinação em datas ainda a serem divulgadas.

Confira abaixo o calendário de vacinação nas escolas:

Hoje, 15/05
Manhã/tarde
CEI Lourdes Baccarelli
Florianópolis

20/05
Manhã/tarde
Escola Oscarlina Pires Turato
Tanquinho

29/05
Manhã/tarde
Escola Franklin de Toledo
Roseira de Baixo

27/05
Manhã/tarde
Escola Francisco Xavier
Guedes

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro resgata saberes da cultura caipira com programação para toda família em Jaguariúna

Publicados

em

Espetáculo gratuito “Meia Xícara de Prosa” une memória, culinária e afeto na Estação de Guedes

A Coletiva Carochinhas, grupo coordenado pela atriz jaguariunense Júlia Prudêncio, estreia em
Jaguariúna o espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, no domingo, 25 de maio, às 9h, na Estação de Guedes, dentro da programação do projeto Café com Viola. A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com acessibilidade em Libras.

A apresentação é realizada com apoio do Edital de Fomento Cultural do Município de Jaguariúna, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Além da performance teatral, o evento contará com a tradicional participação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary.

LEIA TAMBÉM:

Um espetáculo que mistura histórias, cozinha e afeto “Meia Xícara de Prosa” é inspirado em um antigo ritual familiar da atriz e diretora Júlia Prudêncio: as reuniões semestrais entre mulheres da família para preparar coxinhas. Em cena, Júlia revive esse momento com o público, colocando literalmente a “mão na massa” ao preparar a receita enquanto compartilha memórias e histórias de mulheres do interior.

Mais do que uma peça teatral, a performance é uma homenagem à transmissão de saberes femininos e populares — culinários, afetivos e culturais — que fazem parte da identidade caipira.

“A Coletiva Carochinhas tem um histórico de projetos que valorizam os saberes femininos, as construções coletivas e participativas. Mais do que apresentar uma peça teatral, desejamos que o público queira se aproximar e transformar a cena junto com a gente. Para isso, resgatamos memórias afetivas e familiares que geram identificação. Esse projeto, em especial, tem cheiro de festa e gosto de comida de vó. Quer coisa mais gostosa?”, descreve Júlia.

Sobre a artista e a Coletiva Carochinhas
Júlia Prudêncio é atriz, diretora e professora de teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, mestre em Teatro pela UDESC e doutoranda também pela Unicamp. Atuou com grupos renomados como o Lume Teatro (Campinas), a Trupe Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto
Alegre) e o coletivo peruano Yuyachkani. Atualmente, coordena a Coletiva Carochinhas, formada por artistas, pesquisadoras e educadoras com projetos voltados para questões de gênero, cultura e território. A artista também integra o Coletivo Cultura Independente, que reúne profissionais de diversas linguagens na luta por políticas culturais em Jaguariúna.

Serviço
Espetáculo de Teatro: Meia Xícara de Prosa
Local: Centro de Cultura Caipira – Estação de Guedes: R. Francisco Dal’bo, Jaguariúna – SP
Data: 25 de maio (domingo)
Horário: 9h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito
Acessibilidade: Sessão com Intérprete de Libras

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.

Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias