Conecte-se conosco

São Paulo

Circuito das Frutas reúne opções de café da manhã para curtir a Páscoa no sossego

Publicados

em

Reconhecido pelo Turismo Rural, região é recheada de espaços gastronômicos para quem quer aproveitar o feriado

O Polo Turístico do Circuito das Frutas, localizado no interior de São Paulo e a uma distância de menos de 100 km da Capital e das regiões de Campinas, Sorocaba e Piracicaba, é uma ótima alternativa para quem quer aproveitar a Páscoa de forma tranquila e em contato com a natureza. A região, composta por dez municípios, reúne opções deliciosas de café da manhã colonial, com atividades rurais como alimentação aos animais, pesca esportiva, passeio a cavalo e de trem, trilhas, passeios de pedalinho e caiaque, visitação a sítios, playgrounds e empórios.

Uma ótima opção para toda a família, o Circuito das Frutas proporciona a receptividade carinhosa do interior com uma verdadeira experiência gastronômica aliada a ambientes acolhedores para vivenciar momentos únicos de contato com a natureza e contemplação às belas paisagens.

O Circuito das Frutas, região composta pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, está localizado entre a capital paulista e a região de Campinas, com excelentes vias de acesso, o que o torna uma excelente opção de lazer e descanso.

Confira algumas das opções para aproveitar a folga e provar um café da manhã com sabor da roça!

Fazenda Paraíso
Um relato vivo da história da época do Brasil colônia, a Fazenda Paraíso, em Atibaia (SP), é um ambiente que preserva e resgata as raízes do campo, o clima familiar, o aconchego rural e a tradição de gerações. Oferece uma comida saborosa com todas as características de fazenda, em um espaço aconchegante e charmoso, com paredes de pedra bruta e toda sua estrutura original feita de peroba, onde anteriormente era o paiol da fazenda. Além do café da manhã, é possível desfrutar de alguns atrativos como passeios de pedalinho e caiaque, cavalo, visita a fazendinha, parquinho, pesca esportiva, visita ao alambique artesanal e uma belíssima trilha. É preciso fazer reserva antecipada.

Saiba mais
Endereço: Rod. Fernão Dias, s/n – Km 52 – Portão, Atibaia – SP
Telefone: (11) 4415-1575 / 4417-3027
Horário de funcionamento: Sábados e domingos, das 09h às 11h30.

Doce Roça
Em um oásis rural, dentro da cidade de Atibaia, o aconchegante café e empório Doce Roça comercializa biscoitos, pães artesanais, bolos caseiros e deliciosas tortas doces e salgadas e produtos artesanais de outros produtores. No Empório, também há um cantinho especial para artesanatos locais e de outras cidades: jogos americanos, redes, panos de prato e tapetes, confeccionados no tear.

Saiba mais
Endereço: Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, Atibaia – SP
Telefone: (11) 97198-8787
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 07h às 19h.

LEIA TAMBÉM:

Haras Haddad
O Haras Haddad abre as portas para todas as pessoas que gostam de natureza e animais. Na propriedade, é possível fazer caminhadas nas trilhas, andar de bicicleta e a cavalo. Aos finais de semana, o local é aberto para um café da manhã artesanal com pães e queijos de produtores locais de Atibaia e Região. Para desfrutar do café da manhã, é necessário realizar reserva antecipada.

Saiba mais
Endereço: Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, Atibaia – SP
Telefone: (11) 93464 1441
Horário de funcionamento: Finais de semana e feriados, das 09h00 às 11h00.

Malabar Empório Cultural e Café
Um espaço rural de comida, lazer e cultura, o Malabar fica localizado entre Morungaba e Itatiba, na “trilha malabar” popular entre os ciclistas da região. O menu é sazonal e todo baseado na produção de alimentos da época, que saem de uma horta orgânica cultivada no local. O estabelecimento possui uma proposta sustentável e busca o menor desperdício possível. Além disso, no pequeno empório é possível encontrar vinhos, geléias e compotas, queijos, méis, artigos de cerâmica e cosméticos naturais.

Saiba mais
Endereço: Estrada Municipal Lázara Moreira da Silva Bertoni, Fazenda Malabar, Itatiba – SP
Telefone:  (11) 91081-4361
Horário de funcionamento: De sexta, das 12h00 às 18h00. Sábado e Domingo, das 09h00 às 17h.

Queijos Itupeva
Fundada em 1997, a Queijos Itupeva, em Itupeva (SP), tem como especialidade a fabricação de diversos tipos de derivados lácteos, entre eles o queijo frescal, que corresponde por mais de 80% da produção. Tem um empório rural, com produtos de fabricação própria e uma gama imensa de outros queijos e produtos artesanais. Aos finais de semana, servem um delicioso café colonial, com mais de 70 itens deliciosos como bolos, pães, salgados, bebidas e frutas.

Saiba mais
Endereço: Via Estevão Poli, 1.090, Bonfim, Itupeva – SP
Telefone: (11) 4496-4593 | (11) 96840-9020
Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 07h às 12h30.

Sítio Sassafraz
Com mais de 10 anos de tradição, no sítio Sassafraz, em Itupeva (SP), você encontra cavalos, galinhas, porquinhos, carneirinhos, marrecos e diversos outros animais que fazem a alegria da garotada. O Café Colonial oferece mais de 80 pratos doces, salgados e sucos de frutas naturais à vontade, feitos sempre com ingredientes frescos e de ótima qualidade. Além de um cardápio específico para pessoas com intolerância e alergias. Oferece ainda atividades de turismo rural como alimentação aos animais, passeio a cavalo e de trem, colha e pague e feira de artesanato. É preciso reservar com antecedência.

Saiba mais

Endereço: Via Paulo Leone, 1400, Bairro Pinheirinho, Itupeva – SP
Telefone: (11) 4496-2201
Horário de funcionamento: Sábados e Domingos, das 08h00 às 13h00.

Café Colonial Bella Mattina
O Bella Mattina surgiu, em 2015, como uma nova experiência de Café Colonial em Jundiaí (SP). É uma mescla de culinária caseira, ambiente familiar, com um toque italiano, dentro de um sítio cercado com muito verde. O Buffet self-service à vontade disponibiliza mais de 80 itens como bolos, tortas, doces, pães caseiros, caldos, sucos, café, leite, frutas e o tradicional pão na chapa com ovo. Contam com uma fazendinha com animais, playground, empório de produtos artesanais, lago ornamental e diversas plantações e bosques.

Saiba mais
Endereço: Rua Roberto Carbonari, 135 – Traviú, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 98915-8299
Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 08h00 às 13h00.

Quinta dos Alves
Com um café da manhã que está presente na família desde o século 19, a Quinta dos Alves fica localizada numa ampla área verde, com um imenso bambuzal, cortada por um riacho. Nesse espaço tranquilo e agradável, você irá se deliciar com nossos pães, bolos, doces, tortas, frutas, pão na chapa e tapiocas preparadas na hora e muito mais. Tem um parquinho para as crianças correrem e brincarem no gramado. Além disso, o ambiente é pet friendly.

Saiba mais
Endereço: Av. Nilo Tracci, 291 – Corrupira, Jundiaí
Telefone: (19) 3470-0174
Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 08h às 13h

Sítio São Francisco
O Sítio São Francisco, em Jundiaí, fica em contato com a natureza, com pedalinho, mini fazendinha, música ao vivo e outras atrações. No domingo, é possível deliciar-se com café da manhã colonial completo, com mais de 80 opções no cardápio, entre elas pratos doces e salgados, com uma variedade de pães, bolos, frutas, sucos e outros. É aconselhável a realização de reserva antecipada.

Saiba mais
Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto – Km 74,5 – Jundiaí
Telefone: (11) 97228-8123
Horário de funcionamento: Domingo, das 8h30 às 12h.

Bendito Quintal
Especializado em café da manhã e brunches, no Bendito Quintal, em Jundiaí, é possível encontrar café da manhã rural, espaço para eventos e almoços aos finais de semana e feriados. Além disso, o local conta com produção própria de morango e hortaliças.

Saiba mais
Endereço: Av. Guilherme Porcari, 3500, Jundiaí – SP
Telefone:(11) 96436-3598
Horário de funcionamento: Terça à quinta, das 16h às 19h. Na sexta, das 16h às 21h. No sábado, das 09h às 20h. No domingo, das 9h às 16h.

Fazenda Montanhas do Japi
Com 329 hectares, a Fazenda Montanhas do Japi busca despertar e aguçar o conhecimento sobre a Serra do Japi, com palestras e caminhadas monitoradas pelas trilhas em meio a Serra, que fazem parte da propriedade. Mostrando para crianças e adultos a fauna e flora local, o cuidado com a horta orgânica, a ordenha do leite, retirada logo cedo e no final do dia, conhecer as criações de galinhas, coelhos, cavalos e vacas. Além disso, o café da manhã é servido em datas especiais e pode ser desfrutado com reservas antecipadas. Pães, queijos, manteigas, bolos, panquecas, geléias e doces são algumas das deliciosas opções que podem ser encontradas no buffet especial de café da manhã.

Saiba mais
Endereço: Av. Luiz Gobbo, 5650 – Santa Clara, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 97205 1397
Horário de funcionamento: em datas especiais, das 08h às 11h.

Famiglia Battistuzzo Empório e Café
Com o sonho de resgatar as tradições, a família Batistuzzo, em Louveira (SP), é um espaço para apreciar a natureza, sentir-se em uma fazenda onde poderá alimentar os animais e ainda deliciar-se com comidas tradicionais dos imigrantes italianos. Além disso, tem oportunidade de levar para casa peças de artesanato local, quitutes da nona, geleias e vinhos, entre outras coisas. Oferecem um café da manhã colonial e o ambiente é pet friendly.

Saiba mais
Endereço: Rua Marcelino Didone Filho, 1130, 13290-000, Louveira – SP
Telefone: (19) 99604-7243
Horário de funcionamento: Domingo e terça, das 08h às 12h.

Cose Dell’Abadia
A propriedade familiar louveirense, Cose Dell’Abadia, dispõe em sua loja deliciosos produtos feitos artesanalmente como: pães, macarrão, doces, vinhos, geléias e frutas frescas. Excelentes produtos para saborear com a família e com amigos.

Saiba mais
Endereço: Av. Nossa Senhora da Abadia, 705, Louveira- SP
Telefone:(19) 99841- 8455
Horário de funcionamento: Terça à Domingo das 7h30 às 18h.

Pousada Pedra Prata
Fundada em 2016, a Pousada Pedra Prata é administrada apenas por mulheres e o local possui trilhas, cachoeiras, piscina, redário, playground e outros. Em datas especiais, como a Páscoa, a pousada abre a oportunidade dos visitantes passarem uma manhã  no local e se deliciarem com um café colonial. Para ter essa experiência é necessário realizar uma reserva antecipada. Além disso, a pousada conta com uma lojinha de artesanato.

Saiba mais
Endereço: Av. Benedito Olegário Chiovatto, S/N, Trevo de Acesso Bairro dos Silvas, Morungaba – SP
Telefone: (11) 99181-0371

Sítio Frediani
O Sítio Frediani, em Vinhedo (SP), é um local aconchegante, com animais e aves típicos de sítio, muitas plantas e árvores, que oferece, mediante agendamento, um café da roça inesquecível, como nos antigos tempos, com fogão a lenha, bule e xícaras de ágata, pães, bolos caseiros e sucos. Além de opções de passeios de trole para conhecer o sítio. Para o pacote “Café da Roça” é necessário um grupo mínimo de 15 pessoas e máximo de 35. Para os grupos acima de 20 pessoas, o passeio de trole é incluso. Para o pacote “Visitação” não há exigência de número de pessoas.

Saiba mais
Endereço: Estrada Engenheiro Aurélio José Frediani, s/nº, Moinho, Vinhedo – SP
Telefone: (19) 3886-2260
Horário de funcionamento: aos sábados, das 14 às 17 horas; e aos domingos e feriados, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Circuito das Frutas
https://circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br/

 /oficialcircuitodasfrutas

 @circuitodasfrutas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

São Paulo

Setur-SP entrega 107 obras de infraestrutura turística no primeiro semestre, recorde para o período

Publicados

em

Investimentos de R$101,4 milhões criam um ambiente favorável para o desenvolvimento de destinos paulistas

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) mais que dobrou o número de entrega de obras de infraestrutura turística no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado: foram 107 obras entregues até a primeira semana de julho; e 42 no mesmo período de 2023, segundo dados do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur, responsável pelos convênios da Setur-SP com as Prefeituras Municipais.

Apenas as inaugurações deste ano representam R$101,4 milhões em investimentos. Se consideradas as obras turísticas em andamento, foram investidos R$146,1 milhões em recursos do Governo do Estado de SP e contemplados 157 municípios classificados como de interesse turístico (MIT) ou estâncias. É o caso de Santo Antônio do Pinhal, com obras que superam os R$8 milhões; da estância de Paranapanema, com o seu novo Parque Olímpico; e de Votorantim, com o Portal da Estrada Parque da Serra de São Francisco, entre tantos outros.

LEIA TAMBÉM:

“Os recursos do Dadetur materializam o potencial turístico dos destinos paulistas, criam acesso aos atrativos turísticos e novos fluxos de visitantes”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. “O turismo é uma força econômica, uma vez que aciona os meios de hospedagem, restaurantes, transportes e mais de 50 setores”, disse Lucena. Ainda como apoio à infraestrutura, a Setur-SP mantém um programa de crédito turístico (CrediturSP), que já ofereceu mais de R$1 bilhão em crédito em condições sob medida para todos os tipos de investidores que atuam em SP, dos pequenos aos grandes empreendedores, do público ao privado.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Municípios retiram em São Paulo material da Campanha do Agasalho 2024

Publicados

em

Representantes de Embu das Artes, Ipuã, Jacareí, Jaguariúna e Morro Agudo estiveram no depósito do FUSSP e retiraram o kit da campanha

O Fundo Social de São Paulo segue com a distribuição de caixas da Campanha do Agasalho 2024 para os municípios do Estado. Nesta quarta-feira, 10, estiveram no depósito do FUSSP representantes das cidades de Embu das Artes, Ipuã, Jacareí, Jaguariúna e Morro Agudo para recolher o material de reforço da campanha. 

Cada cidade está recebendo 10 caixas e 10 cartazes da campanha, que serão colocados em locais de maior visibilidade nas ruas, de acordo com o mapa de distribuição traçado pelo próprio município. A distribuição do material vai até o dia 25 de julho.

LEIA TAMBÉM:

Com o slogan “Todos Precisam de um Manto”, a campanha deste ano busca estabelecer um paralelo entre o manto sagrado do esporte – as camisetas e bandeiras dos times – e o cobertor, item essencial para aquecer quem mais precisa durante o inverno.

A campanha visa mobilizar a população paulista para a doação prioritariamente de cobertores e roupas de inverno, incentivando a solidariedade em todas as regiões do estado. Para dar visibilidade ao trabalho serão realizadas diversas ações de marketing e também nas redes sociais para incentivar as pessoas a participarem. 

Como nos anos anteriores, o Fundo Social também vai adquirir 125 mil cobertores com recursos próprios, que serão distribuídos entre os municípios paulistas, de acordo com índices de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Jogadores
Este ano, a campanha conta com a participação de jogadores de futebol dos times paulistas, tanto da primeira quanto da segunda divisão. Vídeos semanais estão sendo lançados nas redes sociais, destacando jogadores falando sobre a importância das doações. Esses vídeos estão sendo divulgados nas redes sociais dos clubes, do Fundo Social (@fundosocialsp) e do Governo do Estado (@governosp). 

Além das publicações online, a Campanha do Agasalho realizará duas ações surpresas durante jogos do Campeonato Brasileiro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Governo de SP atinge marca de R$1 bilhão investido em infraestrutura na educação em 18 meses

Publicados

em

Investimento foi realizado em 1.261 construções e reformas nas redes estadual e municipais, mais de 650 mil alunos de 327 municípios foram beneficiados

O Governo do Estado de São Paulo investiu R$1,032 bilhão em obras de infraestrutura na Educação de janeiro de 2023 a junho deste ano. O aporte financeiro foi alcançado em tempo recorde: apenas 18 meses. O montante equivale a aproximadamente o valor total investido entre 2019 e 2022, quando o Estado investiu R$1,055 bilhão em melhorias.

Balanço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aponta que foram entregues 1.261 obras em escolas e creches públicas nos 18 meses da atual gestão. Mais de 650 mil alunos de 327 cidades foram beneficiados pelas intervenções. O Estado investiu em reformas completas de escolas estaduais, em melhorias em quadras, cozinhas, refeitórios e sala de aula, revitalização de fachadas, intervenções em telhados e em adequações para acessibilidade, além da entrega de 44 creches municipais.

LEIA TAMBÉM:

Para o secretário Renato Feder, a infraestrutura das escolas reflete diretamente no aprendizado dos alunos. “Estamos 100% empenhados na melhoria do ensino, na recuperação da defasagem e oferecer uma rede mais bem estruturada com quadras, laboratórios e recursos tecnológicos cumpre um papel muito importante de tornar as atividades escolares mais atrativas, as reformas são fundamentais para o sucesso da educação”

Jean Pierre Neto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelas obras da Seduc-SP, conta que para entregar mais com menos sem abrir mão da qualidade do produto final, foi necessário planejamento e revisão de processos com foco na otimização de tempo e recursos. “Nós visitamos as escolas, fizemos um mapeamento prévio dos desafios, conversamos com comunidade escolar, diretores, dirigentes e a Secretaria de Educação para entender quais eram as necessidades da rede. Feito isso, começamos as ações para agir rapidamente. Então, revisamos nossos fluxos de trabalho para que pudéssemos ter licitações mais ágeis. No ano de 2023, fizemos cerca de mil licitações na Fundação. Conseguimos dar muita celeridade para as contratações e através da celeridade, a gente consegue assinar os contratos mais rápido e inicia as obras mais rapidamente”.

O presidente da FDE ressalta também a importância de fazer fiscalizações preventivas para corrigir problemas durante o processo de execução, garantindo que as entregas sigam o padrão FDE de qualidade e evitando, assim, reparos futuros e atrasos. Ele também explica que funciona como uma engrenagem: “Esses são grandes pontos que deram muita celeridade em relação às nossas contratações, consequentemente aumentando o número de contratações e execução das obras. Além de, obviamente, da busca por economia: procuramos revisar nosso catálogo técnico, encontrar redução nos custos das nossas construções, encontrar materiais e metodologias construtivas mais baratos”.

Essas metodologias permitem, segundo Jean reduzir consideravelmente a geração de resíduos e o custo com a destinação desse resíduo e o tempo de execução das obras, gerando uma economia e possibilitando que a gente faça mais contratações entregando mais com menos e primando pela qualidade.

A expectativa da Secretaria da Educação é alcançar, até o fim de 2024, 2.000 obras entregues.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias