Morungaba
Cia de Achadouros encena o espetáculo Os Lavadores de Histórias em Morungaba
Apresentação está marcada para sexta-feira, 15, às 17h, no Teatro Municipal Fioravante Frare. Entrada franca, com ingressos distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do espaço
Você sabia que é possível lavar histórias? E não é que é! Para tanto, faz-se necessário convocar três lavadores profissionais de muitas paragens: Urucum, Tom Tom e Jatobá. Reunidos em quintais abandonados da infância, os três ensaboam a memória para enxaguar velhas lembranças quase esquecidas. Depois disso, basta pendurá-las no varal para secá-las. E o que mais? Os curiosos terão de assistir ao espetáculo infantil Os Lavadores de Histórias, da reconhecida Cia de Achadouros (São Paulo), em cartaz nesta sexta-feira, 15, às 17h, no Teatro Municipal Fioravante Frare, em Morungaba. A entrada é franca, com ingressos distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do espaço.
Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, a temporada de Os Lavadores de Histórias integra a Lei Paulo Gustavo, a partir do Edital 20/2023 – Difusão Cultural. Ao todo, serão contempladas 14 cidades do Estado, entre as quais Morungaba, Leme, Pirassununga e São Sebastião.
LEIA TAMBÉM:
Além da apresentação do espetáculo, protagonizado pelo trio de atores-palhaços Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes, o projeto prevê a realização da Oficina Jogos Teatrais, da intervenção Varal de Memórias e da distribuição gratuita de um programa lúdico da montagem, que recebeu 4 Estrelas da Revista Veja São Paulo e foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Prêmio FEMSA), nas categorias Direção Revelação e Trilha Musical Adaptada.
“O destaque do espetáculo está justamente no resgate das memórias de infância, das memórias de quintais. Descobrimos juntos algo de universal em nossas memórias de infância, que revela as crianças que fomos, trazendo-as de volta à vida. Ao tocar nesses temas, acessamos um fundo poético comum que todo mundo tem dentro de si, que fica escondido. Com a lanterna do espetáculo, iluminamos esses cantos esquecidos da memória permitindo o resgate e o seu reconhecimento. É lindo!”, destaca Tereza Gontijo, a diretora do espetáculo.
Para alvejar a trama, que mistura circo, teatro de sombras e contação de histórias, o trio de atores-palhaços combinou três elementos na mesma lavagem artística: a inspiração de poemas de Manoel de Barros, aquele mesmo poeta que afirmava que em sua vida “só teve infância”; as memórias e lembranças autobiográficas de cada ator da montagem; e as vivências e os causos recolhidos durante o laboratório do elenco no bairro São Mateus, localizado na Zona Leste de São Paulo, considerado o local de atuação da companhia teatral desde a sua fundação.
Sobre a experiência naquele espaço, o ator Felipe Michelini, intérprete do Jatobá, recorda-se: “Como palhaços, fizemos intervenções pelas ruas para descobrir as histórias de formação do bairro a partir de seus moradores e moradoras. Entrevistamos pessoas para descobrir as suas memórias de infância, conhecemos e entrevistamos três figuras muito importantes para a trajetória da região: a sambista Tia Cida do Samba e os agricultores Dona Sebastiana e Senhor Genival. Por sinal, eles foram inspirações para a criação das personagens Tom Tom e Urucum, e para algumas das falas do espetáculo”.
Na trama, Urucum, Tom Tom e Jatobá, os lavadores de histórias, visitam todas as noites os quintais abandonados da infância para lavar o que foi esquecido e revelar memórias. Ao descobrir personagens e segredos de cada história, sentem-se tocados e se divertem com elas. “Contamos e encenamos histórias narradas como forma de estimular a imaginação do público. A história narrada dialoga com o imaginário da plateia, que, além de assistir, vivencia emoções e sentimentos íntimos, e memórias guardadas”, pontua a atriz Mariá Guedes, intérprete da Tom Tom.
Vale destacar que a pesquisa sobre a linguagem da palhaçaria, tão presente no DNA da companhia, aparece na montagem, mas não de forma explícita, como destaca o ator Emiliano Favacho, intérprete do Urucum. “Apesar de os artistas não usarem a máscara de palhaço, a palhaçaria aparece na interação dos artistas em cena, na construção corporal de cada personagem, na dinâmica das cenas que buscam provocar comicidade e nas ações que são como piadas visuais. Por exemplo, quando Jatobá estende a mão e alcança, sem sair do lugar, uma toca a 2 metros de distância”.
Ao fim de cada varal estendido, a montagem tem o propósito de desvendar memórias, histórias e lembranças de cada espectador. “Nelas, transmitimos a essência do espetáculo e os valores que acreditamos, tais como a importância do brincar, de ver o lado bom das coisas e dos encontros, das memórias boas e afetuosas, das lições que levamos dos encontros e da vivência em comunidade, das amizades e do grande valor de ser livre, de não esquecer de quem somos, de prestigiar o que gostamos e o que nos faz feliz. Cada um, é claro, à sua maneira!”, completa Mariá.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Primeira campanha de doação de sangue do ano em Morungaba contou com 100 participantes e a arrecadação de 79 bolsas
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, realizou na manhã deste sábado, 11, a primeira Campanha de Doação de Sangue do ano, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
A ação contou com a participação de 100 potenciais doadores, resultando na arrecadação de 79 bolsas de sangue, que irão ajudar a repor os estoques do Hemocentro da Unicamp, responsável por atender Morungaba e região.
A campanha também registrou um grande engajamento da comunidade, com 24 pessoas doando sangue pela primeira vez. Reforçando o espírito solidário do evento, 14 doadores se inscreveram para o cadastro de doação de medula óssea.
LEIA TAMBÉM:
A iniciativa contou com a presença do prefeito Luis Fernando Miguel, da vice-prefeita Cláudia Rossi, da diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, e dos vereadores Ramon Moraes e Tomás Federicci, que prestigiaram a ação.
“Agradecemos a todos que participaram. A doação de sangue é um ato de solidariedade que impacta diretamente na qualidade de vida de muitas pessoas. A colaboração de cada doador é essencial para mantermos os estoques de sangue em níveis seguros e, principalmente, para atender as emergências de nossa região”, destaca a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Circuito das Frutas: Estância de Morungaba pretende mudar sua fruta símbolo
Devido ao histórico e à produção nos dias de hoje, a proposta é que o café passe a representar a Estância
O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, participou em Itupeva da primeira reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico Circuito das Frutas, nesta semana.
Acompanhado da Técnica em Turismo do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Débora Frare, o prefeito Luís Fernando manifestou, durante seu pronunciamento, o interesse em promover uma alteração na fruta símbolo do município.
LEIA TAMBÉM:
Atualmente, o maracujá representa Morungaba no Circuito das Frutas, mas o prefeito propôs substituí-lo pelo café. “Gostaríamos de valorizar a cultura cafeeira de nosso município, que conta com diversas fazendas tradicionais e marcas próprias no comércio local”, afirma.
Café é fruta?
Sim, o café é uma fruta, pois é produzido a partir do fruto do cafeeiro, conhecido como “cereja do café”. Em 2004, quando Morungaba passou a integrar o Circuito das Frutas, o maracujá realmente era a fruta que representava a cidade, já que na época se destacava na produção local. Porém sua produção acabou diminuindo e atualmente não há uma produção expressiva na cidade.
Por outro lado, o café sempre fez parte da história de Morungaba, desde meados do século XIX, por volta de 1850, no tempo em que as primeiras casas da região central foram levantadas às margens do Ribeirão dos Mansos, quando as lavouras cafeeiras se expandiam pelo Estado.
“A representação do café como a nova fruta de Morungaba é um passo estratégico para o turismo local. Além de uma rica história e tradição, oferece diversidade e visibilidade, desde visitas guiadas às plantações até a comercialização do produto de alta qualidade que tem sido um destaque da cidade”, explica a técnica em Turismo, Débora.
Ela enfatiza que a iniciativa pode consolidar Morungaba como um destino turístico especializado em café, promovendo um destino sustentável e um orgulho local com eventos temáticos como a Festa do Café, a rota turística do café e até um Museu do Café. Vale destacar que já existe uma oferta de Cafés Coloniais em alguns estabelecimentos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Prefeitura de Morungaba dá início ao XXIII Campeonato de Férias de Futsal
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, deu início ao aguardado XXIII Campeonato de Férias de Futsal na noite desta segunda-feira, 06, no Ginásio Municipal Luiz Seraphim.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito Luis Fernando Miguel: “É uma honra estar aqui hoje para dar início ao XXIII Campeonato de Férias de Futsal em Morungaba. Aproveito para agradecer a presença de todos e desejar boa sorte a todos os atletas”, afirmou Fernando demonstrando seu entusiasmo com o primeiro evento esportivo de sua gestão como prefeito junto com o diretor do Departamento de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Hygor Petroli.
LEIA TAMBÉM:
A abertura dos jogos foi marcada por um amistoso sub-13 entre as equipes Santa Helena e Campeões do Futuro. Na partida, a equipe do Santa Helena se destacou com uma expressiva vitória por 12 a 0.
A competição oficial seguiu com a primeira rodada que começou com a partida entre Independente Nacional e Aguadinha, que terminou com a vitória do Independente Nacional por 7 a 2. Na sequência, o Urchim venceu o Real Fronteira por 2 a 1. A quarta partida da noite foi entre Buda e Nosso Teto, onde o time do Nosso Teto levou a melhor, vencendo por 3 a 0. Para encerrar a noite de jogos, Projeto Vital e Athletic Santa Helena empataram em 3 a 3.
Também participaram da cerimônia de abertura os vereadores Eliseu Santos, Antônio Salvador Marques, Juninho Lopes, Tomás Federicci, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Marcel Assis Mendes de Oliveira; o assessor de gabinete de assuntos de Segurança Pública, o Tenente da Reserva da Polícia Militar, Marcio Alexandre Bartelt, e o assessor de gabinete Paulo Marine.
O Campeonato de Férias de Futsal promete agitar a cidade durante todo o mês de janeiro, com rodadas às segundas, quartas e sextas-feiras. A etapa final está prevista para o dia 31 deste mês. Os resultados das partidas podem ser acompanhados através do link: https://copafacil.com/-e0h7v.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrás
Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível
-
Campinas1 semana atrás
Hospital Municipal e Rede Básica de Saúde de Itapira contam com apoio de estagiários em medicina da UniFAJ
-
Jaguariúna2 dias atrás
Suplente de vereadora, Rose Guerreira toma posse na Câmara de Jaguariúna
-
Campinas1 semana atrás
Mais de 128 mil MEIs ativos em Campinas: um retrato do empreendedorismo local
-
Jaguariúna2 dias atrás
Secretaria de Esportes inicia manutenção em campos de futebol
-
Campinas6 dias atrás
CPFL Energia é reconhecida pelo prêmio Top Employer pelo sexto ano consecutivo
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Artur Nogueira realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1969