Morungaba
Cia de Achadouros encena o espetáculo Os Lavadores de Histórias em Morungaba

Apresentação está marcada para sexta-feira, 15, às 17h, no Teatro Municipal Fioravante Frare. Entrada franca, com ingressos distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do espaço
Você sabia que é possível lavar histórias? E não é que é! Para tanto, faz-se necessário convocar três lavadores profissionais de muitas paragens: Urucum, Tom Tom e Jatobá. Reunidos em quintais abandonados da infância, os três ensaboam a memória para enxaguar velhas lembranças quase esquecidas. Depois disso, basta pendurá-las no varal para secá-las. E o que mais? Os curiosos terão de assistir ao espetáculo infantil Os Lavadores de Histórias, da reconhecida Cia de Achadouros (São Paulo), em cartaz nesta sexta-feira, 15, às 17h, no Teatro Municipal Fioravante Frare, em Morungaba. A entrada é franca, com ingressos distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do espaço.
Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, a temporada de Os Lavadores de Histórias integra a Lei Paulo Gustavo, a partir do Edital 20/2023 – Difusão Cultural. Ao todo, serão contempladas 14 cidades do Estado, entre as quais Morungaba, Leme, Pirassununga e São Sebastião.
LEIA TAMBÉM:
Além da apresentação do espetáculo, protagonizado pelo trio de atores-palhaços Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes, o projeto prevê a realização da Oficina Jogos Teatrais, da intervenção Varal de Memórias e da distribuição gratuita de um programa lúdico da montagem, que recebeu 4 Estrelas da Revista Veja São Paulo e foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Prêmio FEMSA), nas categorias Direção Revelação e Trilha Musical Adaptada.
“O destaque do espetáculo está justamente no resgate das memórias de infância, das memórias de quintais. Descobrimos juntos algo de universal em nossas memórias de infância, que revela as crianças que fomos, trazendo-as de volta à vida. Ao tocar nesses temas, acessamos um fundo poético comum que todo mundo tem dentro de si, que fica escondido. Com a lanterna do espetáculo, iluminamos esses cantos esquecidos da memória permitindo o resgate e o seu reconhecimento. É lindo!”, destaca Tereza Gontijo, a diretora do espetáculo.
Para alvejar a trama, que mistura circo, teatro de sombras e contação de histórias, o trio de atores-palhaços combinou três elementos na mesma lavagem artística: a inspiração de poemas de Manoel de Barros, aquele mesmo poeta que afirmava que em sua vida “só teve infância”; as memórias e lembranças autobiográficas de cada ator da montagem; e as vivências e os causos recolhidos durante o laboratório do elenco no bairro São Mateus, localizado na Zona Leste de São Paulo, considerado o local de atuação da companhia teatral desde a sua fundação.
Sobre a experiência naquele espaço, o ator Felipe Michelini, intérprete do Jatobá, recorda-se: “Como palhaços, fizemos intervenções pelas ruas para descobrir as histórias de formação do bairro a partir de seus moradores e moradoras. Entrevistamos pessoas para descobrir as suas memórias de infância, conhecemos e entrevistamos três figuras muito importantes para a trajetória da região: a sambista Tia Cida do Samba e os agricultores Dona Sebastiana e Senhor Genival. Por sinal, eles foram inspirações para a criação das personagens Tom Tom e Urucum, e para algumas das falas do espetáculo”.
Na trama, Urucum, Tom Tom e Jatobá, os lavadores de histórias, visitam todas as noites os quintais abandonados da infância para lavar o que foi esquecido e revelar memórias. Ao descobrir personagens e segredos de cada história, sentem-se tocados e se divertem com elas. “Contamos e encenamos histórias narradas como forma de estimular a imaginação do público. A história narrada dialoga com o imaginário da plateia, que, além de assistir, vivencia emoções e sentimentos íntimos, e memórias guardadas”, pontua a atriz Mariá Guedes, intérprete da Tom Tom.
Vale destacar que a pesquisa sobre a linguagem da palhaçaria, tão presente no DNA da companhia, aparece na montagem, mas não de forma explícita, como destaca o ator Emiliano Favacho, intérprete do Urucum. “Apesar de os artistas não usarem a máscara de palhaço, a palhaçaria aparece na interação dos artistas em cena, na construção corporal de cada personagem, na dinâmica das cenas que buscam provocar comicidade e nas ações que são como piadas visuais. Por exemplo, quando Jatobá estende a mão e alcança, sem sair do lugar, uma toca a 2 metros de distância”.
Ao fim de cada varal estendido, a montagem tem o propósito de desvendar memórias, histórias e lembranças de cada espectador. “Nelas, transmitimos a essência do espetáculo e os valores que acreditamos, tais como a importância do brincar, de ver o lado bom das coisas e dos encontros, das memórias boas e afetuosas, das lições que levamos dos encontros e da vivência em comunidade, das amizades e do grande valor de ser livre, de não esquecer de quem somos, de prestigiar o que gostamos e o que nos faz feliz. Cada um, é claro, à sua maneira!”, completa Mariá.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Equipes de Saúde de Morungaba recebem treinamento para manejo da Dengue

Diante do risco iminente de uma epidemia, o Departamento de Saúde da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba promoveu treinamentos para o manejo da dengue, nos últimos dias 19, 21 e 22 de fevereiro.
Participaram das capacitações as equipes do Centro de Saúde Dr. Romeu Bueno de Aguiar, no Centro; na USF Amélia Stranieri Frare, no Jardim Amélia; na UBS Antonio Domingos Consolin, no Parque das Estâncias, e no Hospital Municipal Santo Antonio.
“Durante a capacitação, foram abordadas medidas de prevenção, diagnóstico precoce e manejo clínico adequado da doença, além da importância do trabalho integrado entre profissionais de saúde e a comunidade”, explica a coordenadora do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Departamento de Saúde, a enfermeira Érica Regina Moreira Silveira.
LEIA TAMBÉM:
Os treinamentos também contaram com a participação da equipe de Vigilância em Saúde, e o diretor do NEP, o médico Dr. Guilherme Murari, com temas voltados ao atendimento ágil e eficaz de pacientes com suspeita de Dengue, incluindo a identificação de casos suspeitos, sinais de alarme e gravidade, classificação clínica e condutas recomendadas e medidas de combate e prevenção da doença.
“A capacitação contínua da equipe é fundamental para garantir um atendimento seguro e de qualidade, especialmente diante do aumento de casos. Seguimos comprometidos com a prevenção e o combate à Dengue”, explicou a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan.
As capacitações foram promovidas por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) recém-implantado pelo Departamento de Saúde. O objetivo do NEP é fortalecer as equipes municipais de saúde, promover a atualização e o aprimoramento contínuo dos profissionais do departamento por meio de ações que incluem cursos, treinamentos e eventos educativos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Morungaba promove “Dia D” para a Campanha Regional de Combate ao Aedes neste sábado

Com o slogan “A luta é de todos nós!”, Morungaba integra a 8ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti da EPTV Campinas. O mutirão em todas as cidades participantes será promovido neste sábado, 22.
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Morungaba está preparando ações voltadas à conscientização para evitar a proliferação do mosquito. A programação envolverá diferentes setores públicos em diferentes pontos da cidade.
Confira a programação:
Praça João Pessoa – Centro
– Orientações e panfletagem sobre Dengue e Febre Amarela, com participação especial do Grupo Escoteiro Rota das Estâncias;
– Vacinação Contra a Dengue – público de 10 a 14 anos (na sala de vacinas do Centro de Saúde);
– Vacinação Contra a Febre Amarela – conforme calendário vacinal (na sala de vacinas do Centro de Saúde);
– Vacinação Contra a Raiva de cães e gatos – apenas animais sadios, com mais 3 meses, vermifugados e sem estar em tratamento. As fêmeas não devem estar prenhas. Os cães devem estar com coleiras e os gatos em suas caixas de transporte e
– Aferição de Pressão Arterial
Praça Vereador Luis Vieira – Brumado
– Orientações e panfletagem sobre Dengue e Febre Amarela e
– Aferição de Pressão Arterial
Praça Pedro de Camargo Neto (Praça do Artesanato) – Centro
– Orientações e panfletagem sobre Dengue e Febre Amarela e
– Aferição de Pressão Arterial
Rua Araújo Campos – Auto Posto Irmãos Miguel
– Orientações e panfletagem sobre Dengue e Febre Amarela e
– Aferição de Pressão Arterial
Igreja de Santa Clara – Parque das Estâncias
– Orientações e panfletagem sobre Dengue e Febre Amarela e
– Aferição de Pressão Arterial
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Segurança Pública: Morungaba conta com representante na Supre

Reafirmando seu compromisso com a segurança pública de Jundiaí e região, a nova diretoria da Supre tomou posse na última quarta-feira, 12, tendo a frente o presidente eleito Fernando Aparecido Pomilio e como um de seus membros do Conselho Deliberativo o Tenente da Reserva da PM Márcio Alexandre Bartelt, assessor para Assuntos de Segurança Pública da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba.
LEIA TAMBÉM:
A Supre é uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao planejamento e desenvolvimento de ações de apoio às atividades das Polícias Civil, Militar, Penal e Técnica-Científica, além do Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais da aglomeração urbana de Jundiaí.
Segundo dados da instituição, a nova gestão assume com o compromisso de fortalecer a mobilização de organizações e indivíduos da sociedade civil dispostos a contribuir para a segurança pública da região, com o objetivo de articular parcerias e implementar iniciativas que melhorem as condições de trabalho dos agentes de segurança e a qualidade dos serviços prestados à população.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1973
-
Brasil1 semana atrás
Golpe do IPVA: alerta para fraudes e dicas para evitar prejuízo
-
Amparo5 dias atrás
JBS inaugura Fábrica Educadora em Amparo
-
Campinas5 dias atrás
Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas elege novo presidente e discute pautas prioritárias
-
Amparo1 semana atrás
Amparo é beneficiada com recursos do Ministério das Cidades destinados ao Cisbra
-
Artur Nogueira1 semana atrás
PAT de Artur Nogueira divulga vagas exclusivas para PCD
-
Jaguariúna6 dias atrás
Dário Saadi é eleito novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC
-
Morungaba1 semana atrás
Prefeitura de Morungaba reúne representantes de departamentos municipais para ações de combate a Arboviroses