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São Paulo

Cervejaria artesanal Quinta do Malte comemora 10 anos com lançamento de modelo de franquia

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São bares, containers, quiosques e veículo com investimento inicial a partir de R$32.500. Em 15 dias já foi aberta a primeira franquia

A Quinta do Malte, única cervejaria artesanal localizada na Estância Hidromineral de Socorro, no Circuito das Águas Paulista, comemora 10 anos no mercado com o lançamento de franquia, como estratégia de crescimento e expansão da marca. “Com essa nova situação de mercado provocada pela pandemia, enxergamos a franquia como um canal de vendas mais efetivo”, afirma o gestor de franquia da cervejaria, Carlos Navajas. “Temos a marca estabelecida e a credibilidade do mercado, isso nos permite avançar com segurança”, completa.

O projeto inaugural prevê um crescimento para cidades de até 150 km de Socorro – além da Baixada Santista e Grande São Paulo – o que engloba a capital paulista e Campinas, por exemplo. Estão à disposição quatro modelos de negócio que incluem bar, van, dois containers e três quiosques. “Todos carregam o nosso conceito de produzir e servir cerveja artesanal unindo tradição, criatividade e modernidade”, diz Antonio de Pádua Junior, sócio da Quinta do Malte.

O investimento inicial mínimo – que inclui taxa de franquia, montagem e equipamentos; construção, obra e licenças; snack e enxoval – é de R$32.500. “O baixo investimento no início e rápido retorno, garante uma boa oportunidade de negócio para pessoas que, na atual situação, precisam encontrar trabalho e fontes seguras de renda”, explica Navajas.

Com o slogan “Ganhe dinheiro tomando cerveja e fazendo amigos”, o objetivo é atrair investidores que apreciem cerveja artesanal, a marca e administrem o negócio com paixão e pelo prazer de fazer novas amizades. O modelo de negócio é viável e tem tudo para acompanhar o crescente consumo de cerveja artesanal: em 15 dias, já foi aberta a primeira franquia, em um posto de gasolina, na cidade de Socorro, e que está com as vendas acima das primeiras expectativas. A cervejaria já está em negociação com cerca de 60 interessados.

Outro diferencial é que todos os modelos de negócio da franquia – com exceção da van que é apenas customizada – são fabricados dentro da própria Quinta do Malte, pela Galpão 21, uma unidade de produção de móveis e objetos de decoração de estilo industrial, pertencente a cervejaria. Seguindo a tradição artesanal, são produzidos com material e sobras de obras que seriam destinados ao descarte. A reutilização de materiais é uma forma que a cervejaria encontrou para contribuir com a preservação da natureza.

Na contra mão da maioria das empresas, mas com um fôlego encontrado ao explorar pontos de venda, a cervejaria investe. “Para colocar em prática o processo de franquia, houve um alto investimento na adequação de processos internos de distribuição e marketing e na contratação de profissionais qualificados”, conta Junior.

Modelo de Négocio
O quiosque pequeno é ideal para quem procura um negócio com baixo investimento e retorno rápido. Ao vender apenas chope (em copos ou growlers) e snacks, é muito fácil de operar. Por ser compacto (quase 20 m² aberto), pode ser colocado em pequenos espaços. O investimento inicial total é de R$ 32.519. Já o quiosque médio, além da torre de chope, traz uma geladeira para cervejas artesanais e outra para refrigerantes, sucos, chás e água. É compacto (24,12 m² aberto), e de fácil operação. O investimento inicial total é de R$ 40.574. O quiosque grande, embora com tamanho reduzido (28,5 m² aberto), é um bar completo: torre de chope, uma geladeira de cervejas artesanais, uma geladeira com refrigerantes, sucos, chás e água, uma chapa para hambúrguer, fritadeira, coifa e freezer para estoque. Um grande negócio para pequenos espaços. O investimento inicial total é de R$ 71.483.

O container beer é um bar completo: torre de chopp, duas geladeiras – uma de cervejas artesanais e outra para refrigerantes, sucos, chás e água -, chapa para hambúrguer, fritadeira, coifa e freezer para estoque. Agrega banheiros masculino e feminino. Aberto, ocupa uma área de 22,27 m². Neste caso, o investimento inicial total é de R$ 108.867. Já o container beer tap traz um painel inovador com 8 a 10 torneiras instaladas, para que o próprio cliente se sirva. Em cada torneira, um painel controla o consumo de chope, que é descontado em um cartão pré-carregado do cliente. Há, também, uma estação para preparo de drinques, chapa, fritadeiras e geladeiras. Com 22,27 m². aberto, tem banheiros masculino, feminino e acessível e o investimento inicial é de R$ 150.809.

Outra opção é o Empório & Bar, com um projeto visual com apelo industrial / retrô, que se torna um polo de atração para clientes de alto nível, descolados, com estilo de vida moderno e engajado. São pessoas que procuram um chope e uma cerveja de altíssima qualidade, em ambiente que traduz perfeita integração entre bom gosto e identidade com a marca. Por ser uma montagem/reforma feita em imóvel existente, os custos de obra sofrerão variações de acordo com o tamanho do imóvel, o estado de conservação e nível de acabamento desejado pelo franqueado. Para efeito de cálculo preliminar, estima-se o valor de R$1.200 a R$2.000 o m² de obra civil de bom nível, sem considerar equipamentos e taxas.

O Beer Car é uma van que leva os produtos da Quinta do Malte para os clientes. Trabalha com toda a linha de cervejas e growlers para atender residências, conveniências, padarias e comércio em geral para venda imediata. “É a famosa venda porta a porta, mas de forma moderna e eficiente”, explica o sócio. Como opcional, o veículo pode ter torneiras adaptáveis para servir chope em copos nos fins de semana em eventos, na ruas, etc. Pode ser montada em vans novas ou usadas, com no máximo três anos de uso.

O investimento inicial total é de R$108.500. A previsão de retorno do investimento em todos os casos é entre 18 e 24 meses.

Quinta do Malte – Fundada de 2010, a cervejaria – instalada em meio à natureza – produz uma linha de cervejas e chopes artesanais com uma das melhores águas do país. Além disso, utiliza processos que garantem uma bebida de sabor único e exclusivo. O resultado é um produto artesanal, “feito com arte e paixão” em um ambiente predominantemente de “ferro e fogo”, como gostam de enfatizar.

São Paulo

Setur-SP entrega 107 obras de infraestrutura turística no primeiro semestre, recorde para o período

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Investimentos de R$101,4 milhões criam um ambiente favorável para o desenvolvimento de destinos paulistas

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) mais que dobrou o número de entrega de obras de infraestrutura turística no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado: foram 107 obras entregues até a primeira semana de julho; e 42 no mesmo período de 2023, segundo dados do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur, responsável pelos convênios da Setur-SP com as Prefeituras Municipais.

Apenas as inaugurações deste ano representam R$101,4 milhões em investimentos. Se consideradas as obras turísticas em andamento, foram investidos R$146,1 milhões em recursos do Governo do Estado de SP e contemplados 157 municípios classificados como de interesse turístico (MIT) ou estâncias. É o caso de Santo Antônio do Pinhal, com obras que superam os R$8 milhões; da estância de Paranapanema, com o seu novo Parque Olímpico; e de Votorantim, com o Portal da Estrada Parque da Serra de São Francisco, entre tantos outros.

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“Os recursos do Dadetur materializam o potencial turístico dos destinos paulistas, criam acesso aos atrativos turísticos e novos fluxos de visitantes”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. “O turismo é uma força econômica, uma vez que aciona os meios de hospedagem, restaurantes, transportes e mais de 50 setores”, disse Lucena. Ainda como apoio à infraestrutura, a Setur-SP mantém um programa de crédito turístico (CrediturSP), que já ofereceu mais de R$1 bilhão em crédito em condições sob medida para todos os tipos de investidores que atuam em SP, dos pequenos aos grandes empreendedores, do público ao privado.

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São Paulo

Municípios retiram em São Paulo material da Campanha do Agasalho 2024

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Representantes de Embu das Artes, Ipuã, Jacareí, Jaguariúna e Morro Agudo estiveram no depósito do FUSSP e retiraram o kit da campanha

O Fundo Social de São Paulo segue com a distribuição de caixas da Campanha do Agasalho 2024 para os municípios do Estado. Nesta quarta-feira, 10, estiveram no depósito do FUSSP representantes das cidades de Embu das Artes, Ipuã, Jacareí, Jaguariúna e Morro Agudo para recolher o material de reforço da campanha. 

Cada cidade está recebendo 10 caixas e 10 cartazes da campanha, que serão colocados em locais de maior visibilidade nas ruas, de acordo com o mapa de distribuição traçado pelo próprio município. A distribuição do material vai até o dia 25 de julho.

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Com o slogan “Todos Precisam de um Manto”, a campanha deste ano busca estabelecer um paralelo entre o manto sagrado do esporte – as camisetas e bandeiras dos times – e o cobertor, item essencial para aquecer quem mais precisa durante o inverno.

A campanha visa mobilizar a população paulista para a doação prioritariamente de cobertores e roupas de inverno, incentivando a solidariedade em todas as regiões do estado. Para dar visibilidade ao trabalho serão realizadas diversas ações de marketing e também nas redes sociais para incentivar as pessoas a participarem. 

Como nos anos anteriores, o Fundo Social também vai adquirir 125 mil cobertores com recursos próprios, que serão distribuídos entre os municípios paulistas, de acordo com índices de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Jogadores
Este ano, a campanha conta com a participação de jogadores de futebol dos times paulistas, tanto da primeira quanto da segunda divisão. Vídeos semanais estão sendo lançados nas redes sociais, destacando jogadores falando sobre a importância das doações. Esses vídeos estão sendo divulgados nas redes sociais dos clubes, do Fundo Social (@fundosocialsp) e do Governo do Estado (@governosp). 

Além das publicações online, a Campanha do Agasalho realizará duas ações surpresas durante jogos do Campeonato Brasileiro.

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São Paulo

Governo de SP atinge marca de R$1 bilhão investido em infraestrutura na educação em 18 meses

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Investimento foi realizado em 1.261 construções e reformas nas redes estadual e municipais, mais de 650 mil alunos de 327 municípios foram beneficiados

O Governo do Estado de São Paulo investiu R$1,032 bilhão em obras de infraestrutura na Educação de janeiro de 2023 a junho deste ano. O aporte financeiro foi alcançado em tempo recorde: apenas 18 meses. O montante equivale a aproximadamente o valor total investido entre 2019 e 2022, quando o Estado investiu R$1,055 bilhão em melhorias.

Balanço da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aponta que foram entregues 1.261 obras em escolas e creches públicas nos 18 meses da atual gestão. Mais de 650 mil alunos de 327 cidades foram beneficiados pelas intervenções. O Estado investiu em reformas completas de escolas estaduais, em melhorias em quadras, cozinhas, refeitórios e sala de aula, revitalização de fachadas, intervenções em telhados e em adequações para acessibilidade, além da entrega de 44 creches municipais.

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Para o secretário Renato Feder, a infraestrutura das escolas reflete diretamente no aprendizado dos alunos. “Estamos 100% empenhados na melhoria do ensino, na recuperação da defasagem e oferecer uma rede mais bem estruturada com quadras, laboratórios e recursos tecnológicos cumpre um papel muito importante de tornar as atividades escolares mais atrativas, as reformas são fundamentais para o sucesso da educação”

Jean Pierre Neto, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pelas obras da Seduc-SP, conta que para entregar mais com menos sem abrir mão da qualidade do produto final, foi necessário planejamento e revisão de processos com foco na otimização de tempo e recursos. “Nós visitamos as escolas, fizemos um mapeamento prévio dos desafios, conversamos com comunidade escolar, diretores, dirigentes e a Secretaria de Educação para entender quais eram as necessidades da rede. Feito isso, começamos as ações para agir rapidamente. Então, revisamos nossos fluxos de trabalho para que pudéssemos ter licitações mais ágeis. No ano de 2023, fizemos cerca de mil licitações na Fundação. Conseguimos dar muita celeridade para as contratações e através da celeridade, a gente consegue assinar os contratos mais rápido e inicia as obras mais rapidamente”.

O presidente da FDE ressalta também a importância de fazer fiscalizações preventivas para corrigir problemas durante o processo de execução, garantindo que as entregas sigam o padrão FDE de qualidade e evitando, assim, reparos futuros e atrasos. Ele também explica que funciona como uma engrenagem: “Esses são grandes pontos que deram muita celeridade em relação às nossas contratações, consequentemente aumentando o número de contratações e execução das obras. Além de, obviamente, da busca por economia: procuramos revisar nosso catálogo técnico, encontrar redução nos custos das nossas construções, encontrar materiais e metodologias construtivas mais baratos”.

Essas metodologias permitem, segundo Jean reduzir consideravelmente a geração de resíduos e o custo com a destinação desse resíduo e o tempo de execução das obras, gerando uma economia e possibilitando que a gente faça mais contratações entregando mais com menos e primando pela qualidade.

A expectativa da Secretaria da Educação é alcançar, até o fim de 2024, 2.000 obras entregues.

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