São Paulo
Cervejaria artesanal Quinta do Malte comemora 10 anos com lançamento de modelo de franquia

São bares, containers, quiosques e veículo com investimento inicial a partir de R$32.500. Em 15 dias já foi aberta a primeira franquia
A Quinta do Malte, única cervejaria artesanal localizada na Estância Hidromineral de Socorro, no Circuito das Águas Paulista, comemora 10 anos no mercado com o lançamento de franquia, como estratégia de crescimento e expansão da marca. “Com essa nova situação de mercado provocada pela pandemia, enxergamos a franquia como um canal de vendas mais efetivo”, afirma o gestor de franquia da cervejaria, Carlos Navajas. “Temos a marca estabelecida e a credibilidade do mercado, isso nos permite avançar com segurança”, completa.
O projeto inaugural prevê um crescimento para cidades de até 150 km de Socorro – além da Baixada Santista e Grande São Paulo – o que engloba a capital paulista e Campinas, por exemplo. Estão à disposição quatro modelos de negócio que incluem bar, van, dois containers e três quiosques. “Todos carregam o nosso conceito de produzir e servir cerveja artesanal unindo tradição, criatividade e modernidade”, diz Antonio de Pádua Junior, sócio da Quinta do Malte.
O investimento inicial mínimo – que inclui taxa de franquia, montagem e equipamentos; construção, obra e licenças; snack e enxoval – é de R$32.500. “O baixo investimento no início e rápido retorno, garante uma boa oportunidade de negócio para pessoas que, na atual situação, precisam encontrar trabalho e fontes seguras de renda”, explica Navajas.
Com o slogan “Ganhe dinheiro tomando cerveja e fazendo amigos”, o objetivo é atrair investidores que apreciem cerveja artesanal, a marca e administrem o negócio com paixão e pelo prazer de fazer novas amizades. O modelo de negócio é viável e tem tudo para acompanhar o crescente consumo de cerveja artesanal: em 15 dias, já foi aberta a primeira franquia, em um posto de gasolina, na cidade de Socorro, e que está com as vendas acima das primeiras expectativas. A cervejaria já está em negociação com cerca de 60 interessados.
Outro diferencial é que todos os modelos de negócio da franquia – com exceção da van que é apenas customizada – são fabricados dentro da própria Quinta do Malte, pela Galpão 21, uma unidade de produção de móveis e objetos de decoração de estilo industrial, pertencente a cervejaria. Seguindo a tradição artesanal, são produzidos com material e sobras de obras que seriam destinados ao descarte. A reutilização de materiais é uma forma que a cervejaria encontrou para contribuir com a preservação da natureza.
Na contra mão da maioria das empresas, mas com um fôlego encontrado ao explorar pontos de venda, a cervejaria investe. “Para colocar em prática o processo de franquia, houve um alto investimento na adequação de processos internos de distribuição e marketing e na contratação de profissionais qualificados”, conta Junior.
Modelo de Négocio
O quiosque pequeno é ideal para quem procura um negócio com baixo investimento e retorno rápido. Ao vender apenas chope (em copos ou growlers) e snacks, é muito fácil de operar. Por ser compacto (quase 20 m² aberto), pode ser colocado em pequenos espaços. O investimento inicial total é de R$ 32.519. Já o quiosque médio, além da torre de chope, traz uma geladeira para cervejas artesanais e outra para refrigerantes, sucos, chás e água. É compacto (24,12 m² aberto), e de fácil operação. O investimento inicial total é de R$ 40.574. O quiosque grande, embora com tamanho reduzido (28,5 m² aberto), é um bar completo: torre de chope, uma geladeira de cervejas artesanais, uma geladeira com refrigerantes, sucos, chás e água, uma chapa para hambúrguer, fritadeira, coifa e freezer para estoque. Um grande negócio para pequenos espaços. O investimento inicial total é de R$ 71.483.
O container beer é um bar completo: torre de chopp, duas geladeiras – uma de cervejas artesanais e outra para refrigerantes, sucos, chás e água -, chapa para hambúrguer, fritadeira, coifa e freezer para estoque. Agrega banheiros masculino e feminino. Aberto, ocupa uma área de 22,27 m². Neste caso, o investimento inicial total é de R$ 108.867. Já o container beer tap traz um painel inovador com 8 a 10 torneiras instaladas, para que o próprio cliente se sirva. Em cada torneira, um painel controla o consumo de chope, que é descontado em um cartão pré-carregado do cliente. Há, também, uma estação para preparo de drinques, chapa, fritadeiras e geladeiras. Com 22,27 m². aberto, tem banheiros masculino, feminino e acessível e o investimento inicial é de R$ 150.809.
Outra opção é o Empório & Bar, com um projeto visual com apelo industrial / retrô, que se torna um polo de atração para clientes de alto nível, descolados, com estilo de vida moderno e engajado. São pessoas que procuram um chope e uma cerveja de altíssima qualidade, em ambiente que traduz perfeita integração entre bom gosto e identidade com a marca. Por ser uma montagem/reforma feita em imóvel existente, os custos de obra sofrerão variações de acordo com o tamanho do imóvel, o estado de conservação e nível de acabamento desejado pelo franqueado. Para efeito de cálculo preliminar, estima-se o valor de R$1.200 a R$2.000 o m² de obra civil de bom nível, sem considerar equipamentos e taxas.
O Beer Car é uma van que leva os produtos da Quinta do Malte para os clientes. Trabalha com toda a linha de cervejas e growlers para atender residências, conveniências, padarias e comércio em geral para venda imediata. “É a famosa venda porta a porta, mas de forma moderna e eficiente”, explica o sócio. Como opcional, o veículo pode ter torneiras adaptáveis para servir chope em copos nos fins de semana em eventos, na ruas, etc. Pode ser montada em vans novas ou usadas, com no máximo três anos de uso.
O investimento inicial total é de R$108.500. A previsão de retorno do investimento em todos os casos é entre 18 e 24 meses.
Quinta do Malte – Fundada de 2010, a cervejaria – instalada em meio à natureza – produz uma linha de cervejas e chopes artesanais com uma das melhores águas do país. Além disso, utiliza processos que garantem uma bebida de sabor único e exclusivo. O resultado é um produto artesanal, “feito com arte e paixão” em um ambiente predominantemente de “ferro e fogo”, como gostam de enfatizar.
São Paulo
Governo de SP abre edital para o Revelando SP 2025

Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março para inscrever seus representantes nas categorias artesanato, culinária e manifestações artístico-culturais
O Governo de SP, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, abre, nesta segunda-feira, 10, o edital de chamamento público para o Revelando SP 2025, maior programa de difusão e valorização da cultura tradicional paulista. Com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o evento é organizado em um festival no qual os municípios são representados por suas tradições.
O edital é voltado às prefeituras paulistas, que podem inscrever representantes da cultura local nas áreas de artesanato, culinária e manifestações artístico-culturais. Cada município pode indicar até 16 representações, somando as três categorias. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do edital, até segunda-feira, dia 31 de março. Os resultados serão divulgados no dia 25 de abril.
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“O Revelando SP, iniciativa crucial para a valorização e preservação das tradições culturais do Estado, não apenas enaltece as expressões artísticas e culturais de cada município, mas também reforça a identidade paulista. O programa fomenta o intercâmbio de experiências entre comunidades e cria novas oportunidades para artistas e produtores locais. Este edital celebra e divulga a riqueza da cultura paulista, consolidando o compromisso do Governo do Estado com a economia criativa”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Assim como em 2024, o Revelando SP passará por cinco cidades esse ano, sempre com entrada gratuita. Com investimento que ultrapassa R$ 12 milhões, a expectativa é que o programa contemple mais de 150 municípios e atraia mais de 230 mil pessoas nesta temporada.
Cronograma do edital
Inscrições: de 10 a 31 de março neste link: https://editaisapaa.org.br/
Seleção: de 31 de março a 22 de abril
Divulgação: até 25 de abril
Prazo para envio do ofício de confirmação das prefeituras: em até 7 (sete) dias corridos após a publicação do resultado
Prazo para envio de documentação e informações dos expositores selecionados: até 7 (sete) dias corridos após a solicitação.
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São Paulo
Corredor Dom Pedro de rodovias tem Carnaval sem mortes, com a passagem de mais de 1 milhão de veículos

Volume de tráfego foi 8% acima do verificado em 2024; Rota das Bandeiras contabilizou 22 acidentes, a maioria sem gravidade
O Corredor Dom Pedro de rodovias contou com a passagem de pouco mais de 1 milhão de veículos em seis dias de Operação Especial de Carnaval. O movimento foi dentro da expectativa prevista inicialmente pela Concessionária Rota das Bandeiras para o período entre o dia 28 de fevereiro (sexta-feira) e 05 de março (quarta-feira de Cinzas), e 8% acima do verificado no Carnaval de 2024.
Apesar do crescimento do volume de tráfego, o Carnaval de 2025 foi mais seguro para os motoristas, sem o registro de acidentes fatais. No feriado de 2024, foram três mortes. Ao todo, a Concessionária contabilizou 22 acidentes no Carnaval deste ano, a maioria sem gravidade.
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Somente pela rodovia D. Pedro I (SP-065), circularam 700 mil motoristas. A via apresentou congestionamento somente no fim de tarde de sexta-feira, na saída para o feriado. A pista sul (sentido Jacareí) foi utilizada pelos motoristas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no acesso a importantes vias, como Fernão Dias (BR-381), Dutra (BR-116) e Carvalho Pinto (SP-070), e no percurso para as praias do Litoral Norte de São Paulo.
A Prof. Zeferino Vaz (SP-332) contou com a passagem de 150 mil usuários. Já na região de Jundiaí, a Eng. Constâncio Cintra (SP-360) contabilizou 136 mil motoristas, enquanto a Romildo Prado (SP-063) foi utilizada por 35 mil veículos.
Durante os seis dias de Operação Especial, a Rota das Bandeiras prestou 1.498 atendimentos nas rodovias, média de 250 ao dia. Para garantir o atendimento ágil, guinchos e viaturas de Resgate permaneceram posicionados em pontos estratégicos de todo o Corredor Dom Pedro. Além disso, viaturas de inspeção de tráfego percorreram as rodovias de forma ininterrupta e toda a movimentação de tráfego foi monitorada por meio das 95 câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária.
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São Paulo
Governo do Estado investe R$1,8 milhão em eventos de inovação, empreendedorismo e tecnologia

Edital da Fapesc em colaboração com a SCTI é voltado para os membros da Rede Catarinense de Centros de Inovação
O incentivo ao desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) dado pelo Governo do Estado de Santa Catarina passa também pelo apoio a eventos que promovam a cultura tecnológica e de inovação no estado, dando oportunidades de difusão de conhecimento e de tecnologia, networking, geração de novos negócios e atualização sobre as tendências. Pensando nisso, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina (Fapesc) em colaboração com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) lançou nesta quinta-feira, 27, o edital 07/2025, voltado para a realização de eventos pelos membros da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).
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- Após 100 anos, Governo lança edital para construção do túnel Santos-Guarujá – Jornal Gazeta Regional
Com valor global de até R$1,8 milhão do orçamento da Fapesc, o edital irá selecionar propostas de eventos nacionais ou internacionais – como mesas de negócios, hackathons, palestras e apresentação de soluções tecnológicas a potenciais compradores e investidores – enviadas pelos Centros de Inovação (CIs) ligados à RCCI
Os projetos enviados pelos CIs devem ser de eventos de curta duração (até sete dias) voltados ao empreendedorismo, inovação e tecnologia realizados de modo presencial. Os projetos selecionados de eventos nacionais receberão até R$ 50 mil cada e as propostas de eventos internacionais, até R$70 mil cada.
Cada CI pode encaminhar até duas propostas de eventos, sendo uma para nacional e outra para internacional. Os projetos devem ser submetidos até as 18 horas do dia 31 de março.
Santa Catarina possui 15 CIs vinculados à RCCI, que juntos atendem 77 municípios catarinenses.
Confira o edital
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