Amparo
Amparo em Foco ressalta acessibilidade e inclusão e homenageia Iatã Cannabrava

Um dos mais importantes festivais fotográficos do Estado de São Paulo reverencia a carreira de um dos grandes nomes da fotografia popular; evento, que acontece entre 07 e 10 de novembro, ainda traz João Ripper
O Festival de Fotografia Amparo em Foco enfatiza em 2024 dois temas que a cada ano ganham maior projeção e relevância no Brasil e no mundo: acessibilidade e inclusão social. A intenção é comprovar durante os quatro dias de programação que é possível garantir às pessoas a participação plena na sociedade mesmo diante de suas limitações. O festival, que chega à oitava edição, acontece entre os dias 07 e 10 de novembro, de quinta-feira a domingo, em Amparo, cidade do Circuito das Águas Paulista. As atrações são gratuitas.
Para fortalecer e enriquecer o debate referente aos temas e ao mesmo tempo transportá-lo para o universo fotográfico, a organização do Amparo em Foco traz a experiência de duas das principais referências da área no cenário brasileiro: o fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava e o fotojornalista João Roberto Ripper.
Em comum, ambos os profissionais desenvolveram ao longo da carreira projetos que revelam o cotidiano de pessoas de comunidades menos favorecidas, contando histórias através de imagens de um mundo quase que invisível. Além disso, Iatã Cannabrava e João Ripper são profissionais que, mesmo diagnosticados com a Doença de Parkinson, reúnem forças para continuar em frente.
LEIA TAMBÉM:
Para garantir o bem-estar aos convidados, às pessoas com limitações e ao público em geral, o Amparo em Foco acontece em espaços acessíveis. É o caso da antiga Estação Mogiana, na Praça Pádua Salles, uma das principais da cidade. O prédio é térreo, com cômodos planos e arejados. A área externa da praça também recebe parte da programação. O festival conta ainda com acessibilidade para surdos (Libras) e audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
“Sempre pensamos na programação do festival de fotografia para ser a mais inclusiva e democrática possível, e este ano a acessibilidade está ainda mais presente com o elevador no Cine Foto Clube. Nosso evento oferece Libras nas palestras, audiodescrição em algumas exposições e utilizamos espaços amplamente acessíveis. A arte é universal e trabalhamos para incluir todos os públicos”, disse o produtor executivo Reginaldo Leme.
Amparo em foco 2024 homenageia Iatã Cannabrava
O fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava é o homenageado da oitava edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco. Referência no Brasil, ele participa da roda de conversa “Diálogos Fotográficos” no sábado, dia 09 de novembro, às 17h, na Estação Mogiana. A atividade é gratuita e aberta ao público.
Cannabrava estará acompanhado pelo parceiro de pesquisas e trabalhos Rubens Fernandes Júnior e outros convidados. Histórias e causos serão a tônica deste encontro descontraído. Iatã Cannabrava é conhecido pelo seu olhar voltado à periferia.
Com mais de 40 anos de carreira, o homenageado da edição 2024 do Amparo em Foco passou a gostar de fotografia ainda na adolescência, quando a família morava em Cuba. No país do norte do Caribe, ganhou sua primeira câmera fotográfica de um professor. No início dos anos 80, ao voltar ao Brasil, começou a produzir trabalhos como fotojornalista e professor em atividades de caráter social e paisagem urbana nas periferias.
No que chama o mais longo projeto fotográfico, 1997-2007, Iatã Cannbrava retratou locais afastados do centro de São Paulo e de outras grandes cidades da América Latina. O resultado foi uma incrível exposição de sucesso denominada “Uma outra cidade, um outro tempo”.
Nos anos 90, foi presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo. Em 2002, Iatã Cannabrava fundou o Estúdio Madalena, espaço dedicado a cursos, exposições e atividades para a criação de fotolivros através de um selo editorial. O fotógrafo esteve à frente do Festival Internacional de Fotografia de Paraty (RJ) – 2006-2015 –, além de ser o fundador do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, realizado pelo Itaú Cultural.
João Ripper: Um convidado especial
Outra atração na programação do Amparo em Foco, em 2024, é a presença do fotojornalista João Roberto Ripper, com mais de 50 anos de experiência. Aos 70 anos, Ripper começou a carreira aos 19. Passou por relevantes meios de comunicação até encontrar sua grande paixão: a fotografia popular. Ripper voltou às comunidades com um outro olhar, bem diferente da mão única vivida nas grandes redações.
Nascia então o projeto “A Fotografia do Bem-Querer”, proposta que une fotografia, cuidados com o indivíduo e respeito às histórias contadas por quem vive em comunidades. Depois de três décadas, o acervo guarda milhares de imagens do cotidiano de pessoas que vivem em favelas, aldeias, comunidades tradicionais e quilombos.
João Ripper faz palestra no Amparo em Foco no sábado, dia 09 de novembro, às 20h na Estação Mogiana. Em “Imagens Humanas – O Brasil que emerge”, ele propõe reflexões sobre o mundo atual e sua relação com a importância fundamental de compreender o outro, seu modo de viver e de relacionar.
Depois disso, às 21h, acontece o lançamento do livro “Comunidades Tradicionais – a sabedoria de nossos povos”, de João Ripper e Nós. A obra traz imagens de 17 comunidades visitadas por Ripper e outros sete fotógrafos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares

A tradicional Festa dos Metalúrgicos da Região, realizada no domingo, 04, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) em comemoração ao Dia do Trabalhador, reuniu milhares de trabalhadores no Amparo Athlético Club. Com um ambiente repleto de alegria e união, o evento marcou uma grande confraternização da categoria metalúrgica e seus familiares em um dia repleto de comida boa, com churrasco regado a bebidas, música, brinquedos e doces para a criançada e sorteio de prêmios para os associados no final, incluindo uma moto 0km. A festa também foi marcada pela inclusão, com a participação de uma intérprete de Libras e a presença de vários trabalhadores com deficiência auditiva.
Os diretores da entidade e o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino – “Buiú”, destacaram que o evento não teve apenas o objetivo de celebrar mas marcou também um ato de luta, reflexão e de valorização dos direitos e conquistas da classe trabalhadora, reforçando ainda a mobilização em torno das pautas trabalhistas do momento atual, como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$5 mil.
LEIA TAMBÉM:
“Parabéns e muito obrigado a todos que participaram, que são associados e que têm a consciência de que a luta se faz com a participação coletiva e a unidade de todos”, agradeceu Buiú.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Amparo rememora os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Na manhã desta quinta-feira, 08, na Praça Pádua Salles, homenagens a amparenses da Força Expedicionária Brasileira – FEB foram realizadas em Amparo, em comemoração ao Dia da Vitória.
Na ocasião, o TG 02-001, de Amparo, Prefeitura, alunos da Escola Estadual “Rangel Pestana”, familiares de ex-combatentes da FEB e população participaram do evento.
Em 8 de maio de 1945, foi assinada a rendição incondicional da Alemanha, em Berlim, no que é considerado um marco do término da Segunda Grande Guerra.
LEIA TAMBÉM:
O Brasil participou ao lado dos aliados da campanha militar para derrotar o Eixo, com o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) à Europa. As tropas do País eram formadas por marinheiros, soldados e aviadores, que somavam 25 mil homens.
Estima-se que 34 navios mercantes e de guerra do Brasil foram afundados, com cerca de 1.450 marinheiros mortos em operações no mar. Um total de 22 aviões foram abatidos em combate e quase 500 militares perderam a vida em confrontos terrestres.
Apesar das baixas, a participação do Brasil foi fundamental, sobretudo na escolta de navios e nos conflitos em solo italiano, com seus combatentes sendo considerados heróis pelo governo brasileiro.
Amparo contou com 36 pracinhas na Segunda Guerra Mundial. Entre eles, um era tenente, quatro sargentos, quatro cabos e 27 soldados. Entre os participantes de Amparo, dois faleceram na Itália, Attílio Piffer e Hilário Décimo Zanesco.
O evento contou com o vice-prefeito, Gilberto Moreira Piassa Filho, o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Anderson Lima de Oliveira – Coronel Lima, representando o Exército Brasileiro, o Coronel José Vitor Siqueira Bazuchi, representando o Exército Brasileiro.
“Homenagear esses bravos homens de Amparo e do Brasil, também nos traz reflexões que precisamos fazer em busca de um mundo melhor. Parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou o vice-prefeito, Gilberto Moreira Piassa Filho. No evento, representando a Câmara Municipal, a vereadora Karim Oliveira (MDB), também ressaltou a importância do Exército Brasileiro na história.
O evento também marcou a entrega da boina verde, que finaliza uma das etapas do atiradores do Exército Brasileiro.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Amparo terá como foco resposta rápida e prevenção contra as queimadas

A Prefeitura de Amparo terá ações visando a capacidade de resposta e prevenção de queimadas, assegurando uma atuação eficiente e coordenada. Amparo aderiu a Operação São Paulo Sem Fogo, composta por quatro programas integrados e complementares: Prevenção, Controle, Monitoramento e Combate.
As ações dos meses abril e maio, da fase amarela marcam o início do preparo das equipes para enfrentar a estiagem e os desafios climáticos, com Intensificação das ações preventivas e de preparação e ativação do Plano de Comunicação.
LEIA TAMBÉM:
Na tarde desta quarta-feira, 07, as secretarias de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito realizaram uma reunião técnica para traçar os próximos passos.
A Defesa Civil de Amparo já participou doo treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo 2025, realizada em Serra Negra e organizada pela Casa Militar do Governo de São Paulo. O evento contou com a participação de 361 agentes de 76 municípios paulistas.
Nas próximas semanas, a Prefeitura de Amparo deve realizar capacitações e reuniões com proprietários e trabalhadores da área rural da cidade, com objetivo de atualização de informações e formação de brigadas, que poderão atender o início das ocorrências dentro da propriedade.
Para ocorrências envolvendo queimadas, o amparense pode discar no 199 da Defesa Civil, 193, do Corpo de Bombeiros ou 153, da Guarda Civil Municipal.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das inscrições para as casas populares do Sacilotto
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1985
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged
-
Amparo5 dias atrás
Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Hospital Municipal de Artur Nogueira recebe melhorias na estrutura e reforço em equipamentos
-
Amparo7 dias atrás
Amparo In Concert traz orquestras, bandas, dança e artesanato para comemoração do Dia das Mães
-
Pedreira1 semana atrás
7ª Rodada de Negócios Regional da ADECAP chega a Pedreira fortalecendo conexões e oportunidades para empreendedores e negócios da região
-
São Paulo1 semana atrás
Aeroporto de Ribeirão Preto registra aumento de 46% de pousos e decolagens durante a Agrishow