Conecte-se conosco

Amparo

Amparo em Foco ressalta acessibilidade e inclusão e homenageia Iatã Cannabrava

Publicados

em

Um dos mais importantes festivais fotográficos do Estado de São Paulo reverencia a carreira de um dos grandes nomes da fotografia popular; evento, que acontece entre 07 e 10 de novembro, ainda traz João Ripper

O Festival de Fotografia Amparo em Foco enfatiza em 2024 dois temas que a cada ano ganham maior projeção e relevância no Brasil e no mundo: acessibilidade e inclusão social. A intenção é comprovar durante os quatro dias de programação que é possível garantir às pessoas a participação plena na sociedade mesmo diante de suas limitações. O festival, que chega à oitava edição, acontece entre os dias 07 e 10 de novembro, de quinta-feira a domingo, em Amparo, cidade do Circuito das Águas Paulista. As atrações são gratuitas.

Para fortalecer e enriquecer o debate referente aos temas e ao mesmo tempo transportá-lo para o universo fotográfico, a organização do Amparo em Foco traz a experiência de duas das principais referências da área no cenário brasileiro: o fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava e o fotojornalista João Roberto Ripper.

Em comum, ambos os profissionais desenvolveram ao longo da carreira projetos que revelam o cotidiano de pessoas de comunidades menos favorecidas, contando histórias através de imagens de um mundo quase que invisível. Além disso, Iatã Cannabrava e João Ripper são profissionais que, mesmo diagnosticados com a Doença de Parkinson, reúnem forças para continuar em frente.

LEIA TAMBÉM:

Para garantir o bem-estar aos convidados, às pessoas com limitações e ao público em geral, o Amparo em Foco acontece em espaços acessíveis. É o caso da antiga Estação Mogiana, na Praça Pádua Salles, uma das principais da cidade. O prédio é térreo, com cômodos planos e arejados. A área externa da praça também recebe parte da programação. O festival conta ainda com acessibilidade para surdos (Libras) e audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

“Sempre pensamos na programação do festival de fotografia para ser a mais inclusiva e democrática possível, e este ano a acessibilidade está ainda mais presente com o elevador no Cine Foto Clube. Nosso evento oferece Libras nas palestras, audiodescrição em algumas exposições e utilizamos espaços amplamente acessíveis. A arte é universal e trabalhamos para incluir todos os públicos”, disse o produtor executivo Reginaldo Leme.

Amparo em foco 2024 homenageia Iatã Cannabrava
O fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava é o homenageado da oitava edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco. Referência no Brasil, ele participa da roda de conversa “Diálogos Fotográficos” no sábado, dia 09 de novembro, às 17h, na Estação Mogiana. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Cannabrava estará acompanhado pelo parceiro de pesquisas e trabalhos Rubens Fernandes Júnior e outros convidados. Histórias e causos serão a tônica deste encontro descontraído. Iatã Cannabrava é conhecido pelo seu olhar voltado à periferia.

Com mais de 40 anos de carreira, o homenageado da edição 2024 do Amparo em Foco passou a gostar de fotografia ainda na adolescência, quando a família morava em Cuba. No país do norte do Caribe, ganhou sua primeira câmera fotográfica de um professor. No início dos anos 80, ao voltar ao Brasil, começou a produzir trabalhos como fotojornalista e professor em atividades de caráter social e paisagem urbana nas periferias.

No que chama o mais longo projeto fotográfico, 1997-2007, Iatã Cannbrava retratou locais afastados do centro de São Paulo e de outras grandes cidades da América Latina. O resultado foi uma incrível exposição de sucesso denominada “Uma outra cidade, um outro tempo”.

Nos anos 90, foi presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo. Em 2002, Iatã Cannabrava fundou o Estúdio Madalena, espaço dedicado a cursos, exposições e atividades para a criação de fotolivros através de um selo editorial. O fotógrafo esteve à frente do Festival Internacional de Fotografia de Paraty (RJ) – 2006-2015 –, além de ser o fundador do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, realizado pelo Itaú Cultural.

João Ripper: Um convidado especial
Outra atração na programação do Amparo em Foco, em 2024, é a presença do fotojornalista João Roberto Ripper, com mais de 50 anos de experiência. Aos 70 anos, Ripper começou a carreira aos 19. Passou por relevantes meios de comunicação até encontrar sua grande paixão: a fotografia popular. Ripper voltou às comunidades com um outro olhar, bem diferente da mão única vivida nas grandes redações.  

Nascia então o projeto “A Fotografia do Bem-Querer”, proposta que une fotografia, cuidados com o indivíduo e respeito às histórias contadas por quem vive em comunidades. Depois de três décadas, o acervo guarda milhares de imagens do cotidiano de pessoas que vivem em favelas, aldeias, comunidades tradicionais e quilombos.

João Ripper faz palestra no Amparo em Foco no sábado, dia 09 de novembro, às 20h na Estação Mogiana. Em “Imagens Humanas – O Brasil que emerge”, ele propõe reflexões sobre o mundo atual e sua relação com a importância fundamental de compreender o outro, seu modo de viver e de relacionar.

Depois disso, às 21h, acontece o lançamento do livro “Comunidades Tradicionais – a sabedoria de nossos povos”, de João Ripper e Nós. A obra traz imagens de 17 comunidades visitadas por Ripper e outros sete fotógrafos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Segurança reforçada: bolsistas convocados por concurso começam a formação para integrar o quadro da GCM de Amparo

Publicados

em

São 15 convocados que estarão em treinamento durante quatro meses para só então atuarem no policiamento

Com objetivo de preparar os novos profissionais que foram convocados pela Administração por meio de concurso público para reforçar o quadro da Guarda Civil Municipal (GCM), teve início nesta terça-feira, 22, o primeiro dia de formação. São 4 mulheres e 11 homens, que vão estar em formação durante quatro meses antes de serem contratados pela GCM para atuar no policiamento.

Segundo o Comandante da GCM, Maurício Soares de Campos, “esta é a 5ª etapa do processo e os profissionais precisam ser aprovados também nesta fase antes de serem, de fato, contratados”. A formação ocorre na sede do Tiro de Guerra de Amparo, e no dia 22 de maio os bolsistas recebem treinamento no Centro de Formação da Guarda Civil de Campinas.

LEIA TAMBÉM:

A bolsista Claudia Marina de Campo Moreira tem 24 anos e disse que é a convocação é um sonho realizado. “Sou de Amparo e sempre sonhei em trabalhar com segurança pública; me formei em Direito, trabalhei no Ministério Público, e hoje estou realizando um sonho”, disse.

O bolsista Alex Lima veio de Brasília para atuar em Amparo. “É uma honra ter sido convocado. Sou de Brasília, vim sozinho por enquanto para participar da formação, e depois vou trazer minha família. Estou gostando da cidade e estarei à disposição para contribuir com a segurança da população”.

Atualmente, Amparo conta com 71 guardas civis (22 mulheres e 49 homens), que fazem parte do quadro da GCM, vinculado à Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito.

Os novos bolsistas foram convocados depois de aprovação no concurso público realizado em 2022 e homologado em 2024 com objeto de intensificar ainda mais a segurança da população da Estância de Amparo, que foi considerada em 2024 a mais segura do país entre os municípios com 50 a 100 mil habitantes pelo ranking IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) e certificado pelo Prêmio Band Cidades Excelentes.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Esgoto: população de Amparo começa a ser informada sobre as obras de ampliação da rede

Publicados

em

As visitas cautelares ocorrem, neste primeiro momento, em Arcadas, São Dimas e Jd. Juliana, e serão feitas por toda a cidade, durante todo o ano, até o Distrito de Três Pontes. Os moradores são informados por agentes identificados sobre o CATE – sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento de Esgoto.

Com foco no tratamento de 100% de esgoto da Estância de Amparo, começam junto à população as visitas cautelares para informar sobre a ampliação da rede, explicar a obra e sanar dúvidas. Trata-se do CATE, sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Nesta semana os moradores do Distrito de Arcadas receberam os agentes da empresa responsável pelos serviços, Stemag Engenharia e Construções.

As visitas também são feitas no São Dimas e Jd. Juliana, e serão realizadas durante todo o ano junto aos moradores que vivem nas proximidades do rio Camanducaia. Há um mapa com o traçado por onde a obra será feita, que consta de um folder que está sendo entregue aos moradores durante a visita cautelar. A linha da obra de ampliação da rede de esgoto corta toda a cidade, até o Distrito de Três Pontes.

LEIA TAMBÉM:

É importante que os moradores recebam os agentes. Ele estão estão devidamente identificados com crachá e colete laranja. A ação ocorre da seguinte forma: primeiro, um dos agentes aborda o proprietário do imóvel para informar sobre a obra, sobre a importância da ampliação da rede de tratamento de esgoto, e para avisar sobre a visita cautelar, que ocorre em outro dia, só depois que o morador já foi informado. Os agentes informam sobre as alterações do trânsito nas ruas onde ocorrerão as obras, a presença de funcionários e de maquinários de grande porte na região.

Durante a visita cautelar, o agente faz um relatório fotográfico das paredes dentro e fora do imóvel – uma medida preventiva no caso de ocorrer rachadura ou algum dano na estrutura dos imóveis durante as obras. Portanto, a visita cautelar é importante para resguardar os moradores.

A ampliação da rede de esgoto da Estância de Amparo é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com execução pelo SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) e convênio com a Prefeitura da Estância de Amparo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Atleta campeã panamericana dá aula gratuita em Amparo

Publicados

em

No dia 23 de maio, a partir das 8h, o Circuito Sesc Esportes traz para Amparo a ginasta Giovanna Oliveira, no Centro Esportivo “João Baptista de Campos Cintra”, no Jardim Camandocaia.

Giovanna integrou a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica entre 2021 e 2024 e é tricampeã panamericana. Ela conduzirá a atividade, apresentando técnicas, dicas e interagindo com o público.

LEIA TAMBÉM:

A Ginástica Rítmica também é uma expressão artística que desenvolve flexibilidade, coordenação motora, agilidade e consciência corporal, sendo uma excelente opção de atividade física para diferentes idades e níveis de experiência.

O Circuito Sesc Esportes tem como proposta incentivar a prática esportiva e apresentar diferentes modalidades ao público, por meio de oficinas e vivências conduzidas por profissionais com ampla experiência. A iniciativa reforça o esporte como ferramenta de bem-estar, saúde e convivência.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias