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Dia Mundial do Meio Ambiente: CPFL Energia recicla 100% dos resíduos das redes elétricas de suas distribuidoras

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Foram 79 mil toneladas de fios de cobre, alumínio, ferro, aço, porcelana etc.; materiais compõem cabos e equipamentos substituídos nos serviços de manutenção e modernização

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o grupo CPFL Energia comemora a marca de 100% de reciclagem dos principais componentes do sistema elétrico de suas quatro distribuidoras, que atendem, juntas, a 687 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Mais de 79 mil toneladas de materiais, como alumínio, ferro, cobre, aço, plástico e porcelana, foram destinados para reciclagem ou cadeia reversa em 2023. Até maio deste ano, o volume reciclado já chega a 36 mil.

A reciclagem de resíduos é uma das metas do Plano ESG 2030 da companhia, que estabelece diferentes compromissos para que os negócios do grupo diminuam a pegada de carbono de suas atividades e, numa visão amplificada, contribuam no combate ao aquecimento global e, consequentemente, às mudanças climáticas, que, considerando as tempestades extremas cada vez mais frequentes, impactam em muito o setor elétrico.

“As atividades de construção e manutenção da rede geram resíduos e, por isso, garantir uma destinação ambientalmente responsável para esses materiais é um dos compromissos de nosso Plano ESG 2030. Batemos essa meta em 2023, primeiro ano de execução do Plano, e para 2024, seguimos com monitoramento rigoroso de nossas emissões e gestão de resíduos”, afirmou Carlos Eduardo Rocha, gerente de Recuperação de Equipamentos da CPFL Energia.

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Segundo ele, os itens reciclados compõem cabos, transformadores, chaves, religadores e outros equipamentos presentes nos 343 mil quilômetros de redes de energia da CPFL em áreas urbanas e rurais de sua área de concessão.

A CPFL Serviços, um dos braços de negócio do grupo, gerencia bases operacionais de cadeia reversa, que recebe esses resíduos, resultantes de substituições durante os trabalhos de manutenção e modernização das redes. Nessas unidades, uma em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul, esses materiais são tratados, segregados e destinados posteriormente para reciclagem em outros processos produtivos. “Os demais resíduos das nossas operações são encaminhados para empresas especializadas e monitorados por meio do controle de manifestos e certificados de destinação final”, explicou Rocha. Todas as etapas seguem as diretrizes previstas no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Para que não só os produtos tratados nas bases de cadeia reversa da CPFL passem por processos ambientalmente seguros do começo ao fim, mas também aqueles encaminhados a empresas especializadas, a companhia faz um trabalho constante de engajamento da cadeia de valor. A empresa mantém uma programação intensa com ações de sensibilização, letramento e treinamento desses parceiros, com a realização, inclusive, de reuniões para discussão de temas relevantes e troca de boas práticas. Mudanças climáticas e metodologia de elaboração do GEE (Gases de Efeito Estufa) foram alguns dos temas que a CPFL vem reforçando com seus fornecedores nos últimos anos.

Plano ESG
O Plano ESG 2030 da CPFL Energia foi desenvolvido a partir de 4 pilares: Soluções Renováveis e Inteligentes, Operações Sustentáveis, Valor Compartilhado com a Sociedade e Atuação Segura e Confiável. No total, são 23 compromissos públicos. Garantir 100% dos principais componentes da rede destinados a reciclagem ou sistemas de cadeia reversa é uma das metas do pilar Operações Sustentáveis.

Um dos temas endereçados pelo Plano ESG, por exemplo, é a descarbonização das operações da CPFL e da cadeia de valor. Por meio do inventário de gases de efeito estufa (GEE), aliado ao monitoramento contínuo das emissões, a companhia traçou o perfil das emissões GEE das principais atividades de seus negócios e definiu metas de redução.

“A partir de 2025, seremos carbono neutro, enquanto mantemos os esforços para minimizar os impactos negativos sobre as mudanças climáticas com a redução de 56% das nossas emissões totais até 2030, em relação às emissões de 2021.” Para isso, a CPFL investe em frentes como geração de energia renovável, projetos de eficiência energética, eletrificação da frota e engajamento de fornecedores.

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São Paulo

Crescendo juntos: Ambev promove cultura de aprendizado contínuo para impulsionar o desenvolvimento de seus times

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Para desenvolver times mais preparados e em aprendizado constante, a companhia investe em treinamentos e disponibiliza ferramentas de conhecimento para seus funcionários

A Ambev passou por uma transformação profunda nos últimos anos e, agora, colhe os frutos desse movimento. Hoje, a cultura de aprendizado contínuo – conceito que mostra que as pessoas podem continuar aprendendo ao longo da sua carreira -, se tornou uma estratégia de negócio relevante para uma das maiores empresas do Brasil.

Reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Top Companies do LinkedIn e eleita a empresa mais desejada para se trabalhar pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Ambev, por meio de ferramentas, cursos e programas de desenvolvimento proporciona um ambiente dinâmico e colaborativo que impulsiona o crescimento dos seus colaboradores, além de incentivar o conhecimento cervejeiro.

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“Nesses 25 anos de história, a Ambev sempre foi sobre pessoas. Reconhecemos que, por meio da escuta ativa e inovação, podemos encantar nossos consumidores com as marcas que eles amam. Por isso, impulsionamos nossos times e oferecemos ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades funcionais, de liderança, de negócio e do futuro. Assim, nossa gente tem a oportunidade de construir habilidades e adquirir experiências enquanto entregam resultados sustentáveis na função, lideram times de alta performance e diversos, desenvolvem soluções para gerar mais valor para o nosso negócio e transformam o futuro da organização”, afirma Illana Kern, diretora de atração e desenvolvimento de gente da Ambev.

O investimento da Ambev na cultura de aprendizado também permitiu que a companhia saísse do lugar de uma empresa que sabe tudo, para uma empresa que aprende tudo, com times excelentes e com diversidade de experiências. “Hoje, ser uma companhia só de bebidas não nos representa mais, somos uma plataforma com marcas inspiradoras, que conecta as pessoas e o ecossistema para que todos cresçam juntos”, finaliza a executiva.

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Setur-SP lança 2ª edição do Guia Turístico das Padarias de São Paulo

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Publicação dobrou o número de estabelecimentos contemplando mais de 50 municípios paulistas

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou nesta terça-feira, 25, a segunda edição do Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação passou de 150 para 300 padarias, acrescentando serviços como acessibilidade, atendimento em vários idiomas e medidas de sustentabilidade e inclusão social.

Pioneiro sobre o assunto no Brasil, o guia ganha versão impressa comemorativa, contemplando estabelecimentos de todas as regiões turísticas, de mais de 50 destinos paulistas do Estado de SP. O guia também indica a diversidade da gastronomia, com as de origem italianas, portuguesas, judaicas e francesas, além de dicas sobre harmonização.

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A publicação também inclui curiosidades como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², na capital; uma das mais antigas do país, em Santana do Parnaíba; padarias do tipo boutique, em municípios como São Bernardo do Campo. “As padarias são acolhedoras, hospitaleiras, trazem memória afetiva e uma qualidade impressionante “, diz o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena.

São Paulo tem 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Segundo dados do Sebrae, todos os dias cerca de 100 padarias são abertas no Brasil. Do total, 70% são de microempreendedores individuais. O evento foi realizado na sede do Sampapão, entidade que representa as entidades de panificação e confeitaria de São Paulo, na capital paulista.

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São Paulo

Inscrições para curso de empreendedorismo para jovens do Qualifica SP terminam nesta quarta-feira, 26

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Iniciativa inédita da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é destinada a pessoas de 16 a 24 anos

Quarta-feira, 26, é o último dia para jovens de 16 a 24 anos de todo o estado de São Paulo se inscreverem no Empreenda Jovem, curso gratuito e online do Qualifica SP Empreenda. A iniciativa do Governo do Estado, gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece 1.000 (mil) vagas.

Um levantamento do Sebrae aponta que, entre as maiores dificuldades dos empreendedores jovens, estão a falta de conhecimento sobre mercado, ferramentas e práticas de gestão empresarial e de encontrar oportunidades de financiamento e investimentos.

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Diante desse cenário, o curso online do Qualifica SP – Empreenda, realizado em parceria com a Beebusinezzz, dará a oportunidade para os alunos aprenderem sobre estudo de mercado e gestão financeira. No final, a plataforma da empresa vai gerar um plano de negócios personalizado de acordo com as ideias que o estudante colocou em cada etapa do curso.

“Queremos estimular nos jovens o espírito empreendedor para poderem desenvolver seus talentos e concretizar ideias. Dessa forma, estamos oferecendo oportunidade, como determina o governador Tarcísio de Freitas, que, certamente, fará grande diferença no futuro deles”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Com o Empreenda Jovem, os participantes terão a chance de transformar uma ideia em potencial em um negócio lucrativo que também ofereça impacto socioambiental.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até o dia 26 de junho. A convocação dos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas são gravadas e têm previsão de início no mês de julho. O curso é dividido em quatro módulos e tem duração de dois meses.

Com o certificado em mãos, os interessados maiores de 18 anos terão acesso à linha de microcrédito do Banco do Povo para iniciar a jornada empreendedora. Inscrições para curso de empreendedorismo para jovens do Qualifica SP terminam nesta quarta-feira, 26.

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