Amparo
Prefeitura aumenta subsídio e vereadores acreditam em melhora do transporte público de Amparo

Com a justificativa de que “vem trabalhando para promover a regularização da concessão de transporte coletivo urbano e promover a qualidade do serviço à população”, o prefeito municipal de Amparo, Carlos Alberto Martins, encaminhou para a Câmara Municipal uma alteração na Lei Municipal nº 4.045/2019, que trata do subsídio financeiro repassado para a empresa.
O Projeto de Lei nº 63/2022, que foi aprovado por todos os vereadores na sessão do dia 19 de setembro, aumenta de R$3,67 para R$5,49 o valor máximo que a Prefeitura poderá custear por passageiro, evitando o aumento da tarifa do ônibus urbano.
Em seus pronunciamentos, os vereadores chamaram atenção para a situação caótica em que se encontra o serviço no município, afetando trabalhadores, estudantes e até crianças, que não têm o ônibus para seus deslocamentos diários. “Temos discutido isso há muito tempo. Precisamos resolver essa situação porque estamos vendo que é calamitosa a questão do ônibus em Amparo. Espero que, com a aprovação desse projeto, as coisas andem e não permaneçam do jeito que estão. Que a partir de hoje não haja mais dificuldades para a Prefeitura promover a licitação e resolver a situação”, declara o Pastor Elson Batista (PL).
LEIA TAMBÉM:
Já a vereadora Rosa Montini (PSDB) descreveu uma reclamação. “O circular das 17h e 17h30, que vai para o Jardim das Aves, não está funcionando e as pessoas têm que voltar a pé para suas casas. E de muitas trabalhadoras esse dinheiro do transporte está sendo descontado do pagamento delas. É preciso melhorar urgentemente!”, disse ela.
“As crianças que vão para as escolas também estão sem ônibus. Que a contratação da nova empresa também melhore os ônibus escolares”, completou Antonio Cesar Mineiro (MDB).
O vereador Edilson Santos (DEM) reforçou: “também recebi reclamações, principalmente das escolas Coriolano Burgos e Liceu (Etec João Belarmino), que o circular não ia buscar as crianças e não avisava. São crianças menores de idade e vejo isso como abandono de incapaz. Uma situação gravíssima, que tem que acabar!”.
Para orientação e formalização dessas reclamações, o vereador Farlin Conrado (MDB) pediu que todos fizessem reclamações registradas na Prefeitura. “Estive com o secretário municipal de Transportes e ele me apresentou 21 processos em aberto, registrados. São elementos que vão contribuir para criar um documento público e tomar providências oficiais contra a empresa. Não adianta só reclamar na rede social, tem que registrar a denúncia”.
O presidente da Casa, vereador Carlos Cazotti (MDB), reforçou que o cidadão continuará pagando o mesmo valor. “O subsídio é exatamente para não aumentar o valor da tarifa para o usuário. O transporte público em nossa cidade está uma vergonha e todas essas reclamações serão revertidas em processo e cobradas da atual empresa”, disse.
Por fim, a vereadora Silvia Forato (PT) pediu atenção a todos para continuarem fiscalizando o serviço de transporte coletivo. ” A gente entende que, se não aprovarmos, será cobrado da população, mas há pouco mais de quatro meses já havíamos aumentado o subsídio. Agora, mais 45% de aumento, chega a ser um pouco assustador”, declarou.
Estavam presentes os vereadores André de Oliveira (PP), Antonio Cesar Mineiro (MDB), Carlos Cazotti (MDB), Edilson Santos (DEM), Edilson José (Dil – PSD), Pastor Elson Batista (PL), Farlin Conrado (MDB), Janaina Pereira (PDT), Osmar Dorigan (MDB), Luiz Carlos de Oliveira (Carlitinho – PSDB), Rosa Montini (PSDB) e Silvia Forato (PT).
Assista a sessão AQUI.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Amparo terá dois polos de atendimento exclusivo para pacientes com dengue

Os polos estarão abertos a partir de quarta-feira, 09, às 7h: um na UPA do São Dimas e outro na região central, com entrada ao lado do “Postão” (antigo CTA)
A população de Amparo ganha reforços na Saúde, com a instalação de dois polos de atendimento e acompanhamento exclusivos para pacientes com dengue. Serão duas unidades abertas a partir das 7h desta quarta-feira, 09: uma no Jd. São Dimas, junto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e outra na região central, no antigo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), com entrada na lateral do “Postão”.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que as unidades serão direcionadas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos paciente com dengue.
Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença
Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”
A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”. A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação.
LEIA TAMBÉM:
Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”
Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”
Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes.
A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:
- Febre de 38°C ou mais
- Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
- Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
História, aprendizado e amor por Amparo: alunos das escolas municipais realizam atividades especiais sobre o 196 anos da Estância

Visitas ao museu, práticas sobre a a relação do café com a o desenvolvimento da economia da cidade, pinturas e colagens sobre os pontos turísticos estão entre as atividades que têm sido desenvolvidas pelos alunos nas escolas da rede municipal para comemorar o aniversário da cidade, celebrado em 8 de abril.
Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI ) “Tio Patinhas” as crianças do maternal e do pré I e pré II vivenciaram nesta semana um momento cultural com a visita ao Museu Municipal Bernardino de Campos. Após conhecer sobre a história da cidade, ver fotos, a exposição de carros antigos e tudo o que o museu oferece, as crianças tomaram um lanche no pátio do museu.
“Comemorar o aniversário da cidade com as crianças pode ser uma oportunidade para ensinar sobre a história, identidade e cidadania de maneira envolvente e significativa. E visitar o Museu de nossa cidade é uma forma de conhecer a nossa história através de objetos, fotos e documentos. Essas atividades não só tornam o aprendizado mais dinâmico, mas também reforçam o carinho e o respeito pela nossa cidade, pelo nosso povo e pela nossa história”, diz a diretora da escola, Diretora Maria Claudia Rielli Spinelli
LEIA TAMBÉM:
Mas não pára por aí. A partir da visitas, as crianças devem participar de diversas atividades práticas. Entre elas, a elaboração da linha do tempo da cidade, desenhos de pontos turísticos, confecção de jogo de memória sobre os pontos turísticos e muito mais.
No CIME (Centro Integrado Municipal de Educação) Maria Ivete Forner Zuchi, as crianças têm elaborado trabalhos manuais sobre os pontos turísticos de Amparo, como desenhos, pinturas e colagens. Com o tema “Nossa Cidade, Café e Tradições”, as crianças tiveram uma experiência sensorial com café, explorando a importância do café para o desenvolvimento da cidade.
Participaram ainda de roda de conversa sobre a história e elaboraram um mural interativo com os trabalhos manuais que montaram. E também tem contação de histórias, brincadeiras e visitas culturais.
“Nós exploramos a história da cidade de forma acessível às crianças, trabalhamos a cultura cafeeira de maneira lúdica de sensorial. Todas as atividades são para desenvolver a identidade e o sentimento de pertencimento deles à cidade”, disse a coordenadora pedagógica, Lídia Freire da Silva Pereira.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Nebulização contra dengue: Prefeitura reforça pedido para que moradores abram as casas para as equipes aplicarem o biocida

De 21 a 31 de março a equipe ofertou a nebulização para 1.178 moradores, mas apenas 211 aceitaram no momento da oferta e somente 95 realmente permitiram a nebulização, ou seja, as recusas superaram o aceites
A Prefeitura de Amparo reforçou o combate à dengue com a nebulização residencial. As equipes da empresa Impacto, responsável pelo serviço, têm passado de casa em casa informando sobre a nebulização para que no dia seguinte seja feita a aplicação do biocida m áreas internas e externas que tenham cobertura.
Mas a ação tem enfrentado um grande problema: os moradores não têm aceitado a nebulização. De 21 a 31 de março as equipes ofertaram a nebulização para 1.178 moradores, mas apenas 211 aceitaram no momento da oferta e somente 95 realmente permitiram a nebulização, ou seja, as recusas superaram o aceites.
LEIA TAMBÉM:
A nebulização residencial já foi feita o Loteameto Marson, no Vale Verde e São Judas e segue diariamente pelos bairro de Amparo até meados de julho. Ao todo são 10 funcionários contratados pela Impacto. Todos são identificados com crachá e uniforme da empresa.
A aplicação do biocida é muito importante para matar os mosquitos adultos como reforço do controle de criadouros em áreas de transmissão.
A Prefeitura de Amparo tem realizado desde o início do ano um pacote de ações para eliminação dos criadouros do mosquito aedes aegypti com mutirões para visita casa a casa e zelaria nos bairros, com caminhão cata-bagulho, entre outras ações.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Campinas7 dias atrás
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região
-
Holambra7 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Campinas1 semana atrás
Confraria da Dança abre inscrições para residência artística em Campinas
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Cota única e 1ª parcela do IPTU 2025 de Artur Nogueira vencem hoje
-
Amparo7 dias atrás
Amparo celebra 196 anos com ampla programação de 3 a 8 de abril
-
São Paulo6 dias atrás
Turismo de SP participa de feira destinada a empreendedores do setor hoteleiro
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Artur Nogueira dá início às celebrações de 76 anos com o ‘Street Fest’