Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira 73 anos, quem são os que fazem da Cidade um bom lugar para se viver

Publicados

em

Conheça história de gente simples e humilde, mas que ajudam a formar um município mais próspero

Artur Nogueira 73 anos – No domingo, dia 10 de abril, a cidade de Artur Nogueira completou mais um ano de emancipação e existência como município.  Carinhosamente chamada de o Berço da Amizade,  a Cidade do interior paulistano conta com uma população de um pouco mais de 50 mil habitantes. 

Artur Nogueira está a 150 km da capital São Paulo, foi emancipada em 1948, desde então, galgou passos largos rumo ao progresso e ao crescimento. No entanto, engana-se quem pensa que só autoridades e gente ilustre é quem compõe a história e ajudam a alicerçar uma cidade.

Anônimos, pessoas simples e do bem, que transitam de lá para cá e de cá para lá, são peças fundamentais no contexto da construção e consolidação de um município.  

Gente que vem da roça, dos cumes benditos do interior, gente que se entrega e vê a vida passar ao longo de seus dias sem ao menos pestanejar por um instante. 

Artur Nogueira 73 anos

Artur Nogueira chega aos 73 anos e chega com o apoio de todos. Não se alcança a essa idade com a saúde e robustez só por meio da administração pública, a final prefeitos são eleitos e perdem eleições, o quadro sempre se renova, diretores de comunicação, secretários, vereadores e outros que ocupam cargos comissionados ou de mandatos, essas pessoas, elas vêm e vão. Mas a Cidade permanece.

A Cidade permanece porque ela não é consolidada só por autoridades, mas ela é carregada com carinho por meio do esforço estarrecedor de um povo que se desdobra no trabalhar e assim, sobreviver e ainda: manter viva e funcional a Artur Nogueira que a acolhe. 

Poderia discorrer em alguns parágrafos, entre letras, vírgulas e pontuação, a história da fundação e como se originou Artur Nogueira, mas acredito que todos os anos alguém, algum veículo de comunicação deve trazer isso à tona para você. Então, respeitosamente, me darei ao luxo de deixar esse marco para sua fonte de pesquisa no site oficial do órgão municipal, certamente lá tem esse complemento. Logo, não irei ser repetitivo nesse detalhe tão importante.

Mas por que não quero me prender e voltar a sua atenção ao passado da emancipação, ou até mesmo da criação  de Artur? Simplesmente porque tenho histórias de nogueirenses anônimos, mas ilustres que quero compartilhar com você.

Gente da gente que faz a cidade ser o que é 

Histórias como a do senhor Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão, ensinado pelos pais a meter a mão no arado, executar o bom serviço na lavoura, ajudar com o seu esforço, desde menino a fortalecer a economia de um município que acabará de nascer.

Artur Nogueira 73 anos
Artur Nogueira 73 anos – Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão

“Eu comecei a trabalhar cedo na roça, com  oito anos de idade. Me lembro dos nossos dias lá no sítio, quando a nossa luz era a lamparina. Sou de um tempo em que ainda dávamos benção aos mais velhos”, relembra o srº Antônio. 

Artur Nogueira 73 anos
Ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo – Artur Nogueira 73 anos

O velho homem cheio de lembranças para contar, que encontrei pescando ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo.   Ali, os dois conversavam baixo e relembravam algumas histórias da juventude, da época em que com muito trabalho ajudavam a escrever a história de Artur Nogueira, sem ao menos – ao findar e iniciar os anos – serem mencionados, ou terem os nomes cravados em alguma placa de inauguração. 

Alunos do Unasp conhecem a Galáxia de Gutenberg - Clique aqui e saiba mais!

Artur, Cidade querida…

E o que falar do casal de aposentados Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego?  O casal conta que  sempre visitava os parentes na cidade e mesmo que não declarassem, no íntimo do pensar, traçavam planos para morar em Artur. 

“Nós moramos 58 anos na capital, depois fomos para Ribeirão Preto, mas se comparar as três cidades, a mudança é da água para o vinho. Estamos felizes por morar em Artur Nogueira, uma cidade plana, as pessoas são queridas, receptivas, amo morar em Artur Nogueira, se eu soubesse que seria tão bom assim, teria vindo mais cedo”, disse o ex-mecânico. 

 Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego – Artur Nogueira 73 anos

Já a esposa Celma, que é servidora aposentada, argumenta que a tranquilidade e o sossego do Município é sublime e isso a fez se apaixonar ainda mais pela cidade. “Viver aqui é muito bom, maravilhoso, eu particularmente adoro lugares assim. O sossego é ímpar, se nós soubéssemos que era assim, certamente teríamos vindo antes…”, afirma.  

Educação de qualidade – Artur Nogueira 73 anos

Há mais de 20 anos  instalado em Artur Nogueira, o Colégio Adventista também tem sua contribuição na formação dos cidadãos nogueirenses, de acordo com Vinicius Mioto – Administrador Financeiro da Instituição, a escola tem um papel peculiar na história do município. 

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

“A escola está aqui para ajudar a formar bons cidadãos, não que a educação que ofertamos seja melhor, mas temos conteúdos diferenciados para nossos alunos. E, muitos pais nos procuram motivados por esse conteúdo educacional cristão que temos a oferecer e essa contribuição que damos por meio da educação, ajuda para que no amanhã tenhamos jovens, homens e mulheres fortes no alicerce familiar”, destaca o administrador.  

Mioto ao falar de comparativos de onde morava e apenas declarou: “aqui será muito melhor para criar filhos”.

Artur Nogueira 73 anos – “Cidade limpa e linda”

Para auxiliar administrativo Roberta Cândida, 37 anos, Artur Nogueira é uma cidade limpa e linda, no entanto ela não deixou de apontar alguns pontos que pode melhorar, “A cidade é linda, limpa, mas acredito que algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, como por exemplo no setor da saúde, a educação também após a pandemia teve uma defasagem”, disse.

Roberta Cândida  e Maria Eduarda Mãe e filha histórias que se completam em Artur Nogueira – Artur Nogueira 73 anos

Já a filha de Roberta, Maria Eduarda, 15 anos,  que vive o dia a dia da vida estudantil, argumenta que há muitos alunos nas classes e que por meio do grande número, segundo ela, as aulas perdem a concentração, ou seja, para discente os professores acabam não conseguindo manter a atenção dos alunos nos conteúdos. “São muitas pessoas na sala, se você não  prestar bastante atenção você perde o conteúdo é muito falatório, chega um momento que fica difícil manter atenção, mas antes da pandemia era relativamente bom”, afirma.  

“O povo que vinha do campo não sabia o que era sorvete”

O comerciante Erivaldo Silva, 42 anos, também é um dos ilustres anônimos que ajudam a compor e dar contorno a história de Artur Nogueira, desde 1984, a sorveteria Paraíso tem ajudado os nogueirenses a driblar o calor. 

Erivaldo Silva toca a Sorveteria Paraíso, presente em Artur Nogueira, desde 1984.

Erivaldo que assumiu o negócio da família a um pouco menos de cinco anos, relata histórias  hilárias que os pais presenciaram. “Quando os meus pais instalaram a sorveteria por aqui, as pessoas que vinham do interior, da roça, não tinham ideia do que era sorvete, para aquelas pessoas era tudo novidade, eles vinham dos sítios de cavalo e carroça só para saborear o “negócio gelado”. conta.

O comerciante demonstrou tristeza e desapontamento com a atual administração, segundo Erivaldo o fato do deslocamento da rodoviária da cidade enfraqueceu o movimento nos comércios da região, “Isso prejudicou bastante todos os comércios aqui desta parte da cidade, há dois anos, o prefeito prometeu que faria um ponto de parada por aqui para não nos deixar desassistidos, mas infelizmente até agora só ficou na promessa, me sinto muito prejudicado por essa mudança, mas torço para que a cidade continue crescendo sem diminuir aqueles que ajudam-na a crescer”, desabafa. 

Uma família completa em Artur

A camareira Jessica de Oliveira, 28 anos, destaca  como fator positivo a receptividade dos nogueirenses para com quem vem de fora, ela também menciona a diferença no clima e na qualidade do ar que Artur tem a despojar. “As pessoas são impressionantes, receptivas, moro aqui há um pouco mais de três anos, mas considero um lugar fantástico, clima bom, ar puro, qualidade de vida excepcional”.

Lídia, Jessica e Ulices. a família inteira declara amor por uma cidade cheia de amor – Artur Nogueira 73 anos

Lídia de Oliveira, 51 anos, trabalha como cozinheira numa das empresas que ajudam a fortalecer a economia da cidade, disse que se sente muito bem no município, argumenta que as oportunidades de trabalho são frequentes e que ter vindo para viver em Artur foi a melhor escolha da vida. “Aqui é bem melhor para se viver, há muitas oportunidades de emprego, como minha filha disse,  o clima é agradável, ter vindo para cá foi a melhor coisa que fizemos na vida, espero poder ficar por aqui por muito, muito tempo, aqui é muito pacato. Artur Nogueira ganhou nossos corações”. 

Artur Nogueira 73 anos – O menino Ulices de oito anos, é um contraste de gerações

O pequeno Ulices de oito anos, é um contraste de gerações. Embora seja ainda só um a criança, o menino sabe bem reconhecer os benefícios que a cidade tem a ofertar. “Eu amo Artur Nogueira, adoro ir na lagoa, lá tem um ar limpo que acalma qualquer pessoa, se eu pudesse ficaria todo dia lá, até dormiria lá”, disse o menino.

Artur Nogueira, 73 anos de muita histórias, e encontro de gerações que com garra e trabalho ajudaram e ajudam o município ser mais forte. 

Por: Márcio Pollyla

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira arrecada doações para vítimas das chuvas no Sul

Publicados

em

Doações de roupas, alimentos não perecíveis e outros itens podem ser levadas ao Fundo Social ou à sede da Guarda Municipal até sexta-feira, 10

Em apoio e solidariedade ao Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, lançou uma campanha de arrecadação de itens essenciais para auxiliar às famílias que têm enfrentado dificuldades devido às fortes chuvas e inundações.

De acordo com diretora de Assistência e Desenvolvimento Social, Daiane Mello, os moradores podem colaborar doando água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal (principalmente fraldas e absorventes), produtos de limpeza, colchões e roupas de cama.

LEIA TAMBÉM:

“É fundamental que os produtos sejam entregues com o lacre original, garantindo a integridade e segurança durante o transporte e distribuição. Essa medida evita contaminação, vazamentos ou danos que possam comprometer a utilidade dos itens, assegurando que cheguem em boas condições às comunidades necessitadas”, frisa.

O prefeito Lucas Sia ressalta que a contribuição de cada um, por menor que seja, fará toda a diferença. “O Rio Grande do Sul precisa da nossa ajuda. Vamos nos unir em prol daquelas pessoas que foram tão afetadas pela tragédia”, apela.

Onde doar?
A população pode levar as doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Nossa Senhora das Dores, 325, Centro; ou na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na Rua 10 de Abril, 529, no Centro. Os itens serão recebidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 10 de maio.

“Qualquer contribuição é bem-vinda,” ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social nogueirense, Simone Sia Rissato. “Não podemos nos esquecer dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul que neste momento sofrem ao perder suas casas, seus pertences e até familiares. Vamos mostrar que somos uma cidade unida e amiga”, incentiva.

Todos os itens arrecadados serão encaminhados ao Fundo Social do Estado de São Paulo, que se encarregará de direcioná-los ao Rio Grande do Sul, onde serão distribuídos às famílias afetadas pela catástrofe.

Segundo o Governo de SP, o transporte dos insumos será feito pelas companhias aéreas Gol e Azul que se voluntariaram para enviar as doações por meio aéreo, devido os diversos bloqueios nas estradas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Pesca está liberada para o público geral em Artur Nogueira

Publicados

em

Atividade será permitida até sexta-feira, 17, das 7h às 18h, na Lagoa dos Pássaros

A Prefeitura de Artur Nogueira comunica à população que a pesca na Lagoa dos Pássaros está liberada para o público em geral até o dia 17 de maio, com o objetivo de ampliar as opções de lazer das famílias nogueirenses durante a semana e os fins de semana.

A atividade será permitida no horário das 7h às 18h. Não será necessária inscrição e nem pagamento de taxa.

LEIA TAMBÉM:

Na última quarta-feira, dia 01, a Prefeitura, através das Secretarias de Cultura & Turismo e Esporte, Lazer & Juventude, realizou o 19º Campeonato de Pesca “Vardo Correa”, para o qual foram soltas mais de 1,2 tonelada de pacu e tilápia no local. A pesca nesse dia foi restrita aos participantes do campeonato.

Posteriormente, a partir de segunda-feira, 20, a atividade volta a ser limitada de 2ª a 5ª feira aos aposentados cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Inscrições para 4º Festival Gastronômico de Artur Nogueira estão abertas

Publicados

em

Promovido pela Prefeitura, evento valoriza a gastronomia nogueirense e fomenta economia local; saiba como participar

Está chegando a 4ª edição do Festival Gastronômico de Artur Nogueira e, desta vez, com um tema que promete despertar emoções: “Comida com Afeto”. As inscrições estão abertas até o dia 10 de maio, para os estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar.

Os estabelecimentos interessados devem se inscrever exclusivamente via internet através do formulário online: clique aqui. No link, os participantes também conferem o regulamento completo do evento.

LEIA TAMBÉM:

Assim como nas edições anteriores, o festival é promovido pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e já se tornou um evento oficial no calendário da cidade. O evento também conta com apoio e patrocínio de empresas locais.

O prefeito Lucas Sia destaca a importância do Festival Gastronômico como uma oportunidade de fomentar a economia local e valorizar a gastronomia nogueirense. “Essa edição foi pensada com muito carinho; afinal, não é apenas sobre comida, é sobre compartilhar momentos especiais e criar memórias através dos pratos”, comenta.

Vantagens ao participar
Os estabelecimentos participantes têm oportunidade de aumentar as vendas, expandir a presença nas redes sociais, promover sua marca regionalmente e atrair novos clientes.

Na última edição, 97% dos estabelecimentos participantes afirmaram que o festival atraiu novos clientes e ajudou a vender outros pratos, demonstrando o grande potencial de visibilidade e crescimento que o festival proporciona.

O Festival
De 1º a 31 de julho, o evento reúne uma variedade de estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, cafeterias e sorveterias, e oferece aos clientes uma ampla gama de opções gastronômicas. Os consumidores podem desfrutar dos pratos diretamente nos estabelecimentos participantes, além das modalidades de delivery e drive-thru, tornando a experiência acessível a todos.

Este ano, os participantes são desafiados a criar pratos que transmitam o cuidado em cada ingrediente. “A proposta é promover uma experiência gastronômica que vá além do sabor, e envolver sentimentos e memórias”, frisa a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tatiane Gibertoni.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias