Artur Nogueira
Artur Nogueira 73 anos, quem são os que fazem da Cidade um bom lugar para se viver
Conheça história de gente simples e humilde, mas que ajudam a formar um município mais próspero
Artur Nogueira 73 anos – No domingo, dia 10 de abril, a cidade de Artur Nogueira completou mais um ano de emancipação e existência como município. Carinhosamente chamada de o Berço da Amizade, a Cidade do interior paulistano conta com uma população de um pouco mais de 50 mil habitantes.
Artur Nogueira está a 150 km da capital São Paulo, foi emancipada em 1948, desde então, galgou passos largos rumo ao progresso e ao crescimento. No entanto, engana-se quem pensa que só autoridades e gente ilustre é quem compõe a história e ajudam a alicerçar uma cidade.
Anônimos, pessoas simples e do bem, que transitam de lá para cá e de cá para lá, são peças fundamentais no contexto da construção e consolidação de um município.
Gente que vem da roça, dos cumes benditos do interior, gente que se entrega e vê a vida passar ao longo de seus dias sem ao menos pestanejar por um instante.
Artur Nogueira 73 anos
Artur Nogueira chega aos 73 anos e chega com o apoio de todos. Não se alcança a essa idade com a saúde e robustez só por meio da administração pública, a final prefeitos são eleitos e perdem eleições, o quadro sempre se renova, diretores de comunicação, secretários, vereadores e outros que ocupam cargos comissionados ou de mandatos, essas pessoas, elas vêm e vão. Mas a Cidade permanece.
A Cidade permanece porque ela não é consolidada só por autoridades, mas ela é carregada com carinho por meio do esforço estarrecedor de um povo que se desdobra no trabalhar e assim, sobreviver e ainda: manter viva e funcional a Artur Nogueira que a acolhe.
Poderia discorrer em alguns parágrafos, entre letras, vírgulas e pontuação, a história da fundação e como se originou Artur Nogueira, mas acredito que todos os anos alguém, algum veículo de comunicação deve trazer isso à tona para você. Então, respeitosamente, me darei ao luxo de deixar esse marco para sua fonte de pesquisa no site oficial do órgão municipal, certamente lá tem esse complemento. Logo, não irei ser repetitivo nesse detalhe tão importante.
Mas por que não quero me prender e voltar a sua atenção ao passado da emancipação, ou até mesmo da criação de Artur? Simplesmente porque tenho histórias de nogueirenses anônimos, mas ilustres que quero compartilhar com você.
Gente da gente que faz a cidade ser o que é
Histórias como a do senhor Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão, ensinado pelos pais a meter a mão no arado, executar o bom serviço na lavoura, ajudar com o seu esforço, desde menino a fortalecer a economia de um município que acabará de nascer.
“Eu comecei a trabalhar cedo na roça, com oito anos de idade. Me lembro dos nossos dias lá no sítio, quando a nossa luz era a lamparina. Sou de um tempo em que ainda dávamos benção aos mais velhos”, relembra o srº Antônio.
O velho homem cheio de lembranças para contar, que encontrei pescando ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo. Ali, os dois conversavam baixo e relembravam algumas histórias da juventude, da época em que com muito trabalho ajudavam a escrever a história de Artur Nogueira, sem ao menos – ao findar e iniciar os anos – serem mencionados, ou terem os nomes cravados em alguma placa de inauguração.
Alunos do Unasp conhecem a Galáxia de Gutenberg - Clique aqui e saiba mais!
Artur, Cidade querida…
E o que falar do casal de aposentados Antônio Carvalho Neto e Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego? O casal conta que sempre visitava os parentes na cidade e mesmo que não declarassem, no íntimo do pensar, traçavam planos para morar em Artur.
“Nós moramos 58 anos na capital, depois fomos para Ribeirão Preto, mas se comparar as três cidades, a mudança é da água para o vinho. Estamos felizes por morar em Artur Nogueira, uma cidade plana, as pessoas são queridas, receptivas, amo morar em Artur Nogueira, se eu soubesse que seria tão bom assim, teria vindo mais cedo”, disse o ex-mecânico.
Já a esposa Celma, que é servidora aposentada, argumenta que a tranquilidade e o sossego do Município é sublime e isso a fez se apaixonar ainda mais pela cidade. “Viver aqui é muito bom, maravilhoso, eu particularmente adoro lugares assim. O sossego é ímpar, se nós soubéssemos que era assim, certamente teríamos vindo antes…”, afirma.
Educação de qualidade – Artur Nogueira 73 anos
Há mais de 20 anos instalado em Artur Nogueira, o Colégio Adventista também tem sua contribuição na formação dos cidadãos nogueirenses, de acordo com Vinicius Mioto – Administrador Financeiro da Instituição, a escola tem um papel peculiar na história do município.
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
“A escola está aqui para ajudar a formar bons cidadãos, não que a educação que ofertamos seja melhor, mas temos conteúdos diferenciados para nossos alunos. E, muitos pais nos procuram motivados por esse conteúdo educacional cristão que temos a oferecer e essa contribuição que damos por meio da educação, ajuda para que no amanhã tenhamos jovens, homens e mulheres fortes no alicerce familiar”, destaca o administrador.
Mioto ao falar de comparativos de onde morava e apenas declarou: “aqui será muito melhor para criar filhos”.
Artur Nogueira 73 anos – “Cidade limpa e linda”
Para auxiliar administrativo Roberta Cândida, 37 anos, Artur Nogueira é uma cidade limpa e linda, no entanto ela não deixou de apontar alguns pontos que pode melhorar, “A cidade é linda, limpa, mas acredito que algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, como por exemplo no setor da saúde, a educação também após a pandemia teve uma defasagem”, disse.
Já a filha de Roberta, Maria Eduarda, 15 anos, que vive o dia a dia da vida estudantil, argumenta que há muitos alunos nas classes e que por meio do grande número, segundo ela, as aulas perdem a concentração, ou seja, para discente os professores acabam não conseguindo manter a atenção dos alunos nos conteúdos. “São muitas pessoas na sala, se você não prestar bastante atenção você perde o conteúdo é muito falatório, chega um momento que fica difícil manter atenção, mas antes da pandemia era relativamente bom”, afirma.
“O povo que vinha do campo não sabia o que era sorvete”
O comerciante Erivaldo Silva, 42 anos, também é um dos ilustres anônimos que ajudam a compor e dar contorno a história de Artur Nogueira, desde 1984, a sorveteria Paraíso tem ajudado os nogueirenses a driblar o calor.
Erivaldo que assumiu o negócio da família a um pouco menos de cinco anos, relata histórias hilárias que os pais presenciaram. “Quando os meus pais instalaram a sorveteria por aqui, as pessoas que vinham do interior, da roça, não tinham ideia do que era sorvete, para aquelas pessoas era tudo novidade, eles vinham dos sítios de cavalo e carroça só para saborear o “negócio gelado”. conta.
O comerciante demonstrou tristeza e desapontamento com a atual administração, segundo Erivaldo o fato do deslocamento da rodoviária da cidade enfraqueceu o movimento nos comércios da região, “Isso prejudicou bastante todos os comércios aqui desta parte da cidade, há dois anos, o prefeito prometeu que faria um ponto de parada por aqui para não nos deixar desassistidos, mas infelizmente até agora só ficou na promessa, me sinto muito prejudicado por essa mudança, mas torço para que a cidade continue crescendo sem diminuir aqueles que ajudam-na a crescer”, desabafa.
Uma família completa em Artur
A camareira Jessica de Oliveira, 28 anos, destaca como fator positivo a receptividade dos nogueirenses para com quem vem de fora, ela também menciona a diferença no clima e na qualidade do ar que Artur tem a despojar. “As pessoas são impressionantes, receptivas, moro aqui há um pouco mais de três anos, mas considero um lugar fantástico, clima bom, ar puro, qualidade de vida excepcional”.
Lídia de Oliveira, 51 anos, trabalha como cozinheira numa das empresas que ajudam a fortalecer a economia da cidade, disse que se sente muito bem no município, argumenta que as oportunidades de trabalho são frequentes e que ter vindo para viver em Artur foi a melhor escolha da vida. “Aqui é bem melhor para se viver, há muitas oportunidades de emprego, como minha filha disse, o clima é agradável, ter vindo para cá foi a melhor coisa que fizemos na vida, espero poder ficar por aqui por muito, muito tempo, aqui é muito pacato. Artur Nogueira ganhou nossos corações”.
O pequeno Ulices de oito anos, é um contraste de gerações. Embora seja ainda só um a criança, o menino sabe bem reconhecer os benefícios que a cidade tem a ofertar. “Eu amo Artur Nogueira, adoro ir na lagoa, lá tem um ar limpo que acalma qualquer pessoa, se eu pudesse ficaria todo dia lá, até dormiria lá”, disse o menino.
Artur Nogueira, 73 anos de muita histórias, e encontro de gerações que com garra e trabalho ajudaram e ajudam o município ser mais forte.
Por: Márcio Pollyla
Artur Nogueira
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
Com entrada franca, shows das bandas Bayhall Social Disaster e Fever acontecem na Réplica da Estação, a partir das 20h
Mais uma edição do tradicional Cultura Rock acontece nesta quinta-feira, 14, na Réplica da Estação, em Artur Nogueira. As bandas Bayhall Social Disaster e Fever irão agitar o público a partir das 20h. A entrada é franca.
Desenvolvido por um grupo de amigos, o evento acontece na segunda quinta-feira de cada mês e é apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo. O valor adquirido no bar será direcionado à Associação dos Idosos Desamparados (AIDAN).
Bayhall Social Disaster
Bayhall Social Disaster é uma banda de rock formada em 1997 por Marco Antônio (guitarra) e Sandro Pandolfo (bateria), que ao longo dos anos passou por diversas formações até se consolidar, em 2008, com Sé Curti (baixo) e Du Costa (vocal), e em 2011 com a chegada de Leandro Leite (guitarra).
LEIA TAMBÉM:
Com influências de bandas icônicas como Metallica, Sepultura, RATM e Alice in Chains, o grupo apresenta uma mistura potente de vertentes do metal, interpretando covers que marcaram a história do gênero.
A Bayhall toca pelo amor à música e pela amizade entre seus integrantes, sendo presença constante no cenário local, com destaque para apresentações no Encontro de Motociclistas de Artur Nogueira. Após uma pausa em 2016, a banda retorna em 2024 com sua última formação para um show especial no Cultura Rock.
Fever
A banda Fever é conhecida por sua energia contagiante e repertório clássico. Com influência de artistas como Aerosmith, Guns n roses, Led Zeppelin e mais.
Formada por Kauã Mechi, voz – Vinícius Pilon, Guitarra, teclado e backvocal – Luiza Filippini, baixo – Lucas Correa, Guitarra e backvocal – Vinícius Correa, bateria.
A banda traz um repertório clássico e divertido perfeito para os amantes da boa e velha arte do rock n’ roll.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Lucas Sia tem duas contas consecutivas aprovadas pelo TCE
Prefeito teve as contas aprovadas em 2021 e 2022, sendo que no primeiro ano de mandato assumiu a prefeitura com uma dívida de R$106 milhões
Mesmo assumindo a Prefeitura com uma dívida superior a R$106 milhões, Lucas Sia (PL) teve duas contas anuais consecutivas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). No último dia 30 de outubro, durante sessão ordinária do Tribunal Pleno, foi emitido parecer favorável às contas de 2021, enquanto no início de outubro as contas referentes a 2022 também foram aprovadas.
Para o prefeito, o resultado é fruto de uma administração comprometida. “Desde que assumimos, temos buscado reorganizar as finanças da cidade com muita responsabilidade, e essa aprovação do TCE reflete o trabalho e o comprometimento de toda a nossa equipe. Sabíamos que não seria fácil, mas a estabilidade econômica e a transparência são nossas prioridades para garantir que Artur Nogueira continue avançando,” afirmou o chefe do Poder Executivo Municipal.
LEIA TAMBÉM:
Sia (PL) lembra que, ao assumir a gestão em 2021, enfrentou um cenário desafiador. Naquela época, o município estava endividado em mais de R$ 106 milhões, incluindo uma dívida superior a R$ 78 milhões junto ao Fundo Previdenciário Municipal (Funpreman), em sua quase totalidade do período anterior a 2011, que foram recolhidas a menor. Além disso, Artur Nogueira, assim como o resto do mundo, enfrentava uma das piores pandemias da história, o que afetou significativamente a economia e as receitas municipais.
Apesar desses obstáculos, a Prefeitura adotou medidas para estabilizar o Funpreman, com o parcelamento das dívidas apoiado pela Emenda Constitucional n. 113/2021 e pelas Leis Municipais 3566/2021 e 3951/2021. O TCE-SP reconheceu a regularidade desse processo e elogiou a gestão financeira, que gerou um superávit orçamentário e resultados positivos nas áreas financeira, econômica e patrimonial.
Sobre as contas de 2021
Na análise das contas de 2021, o TCE-SP verificou que a Prefeitura de Artur Nogueira superou os percentuais mínimos exigidos por lei em diversas áreas. Entre os pontos destacados, a gestão aplicou 27,54% da receita em Ensino (mínimo exigido de 25%), alocou 72,53% para despesas com profissionais da Educação Básica (mínimo de 70%) e destinou 100% dos recursos do FUNDEB, como exigido. Em Saúde, o investimento foi de 27,98%, muito acima do mínimo de 15%.
Além disso, a análise comprovou a regularidade nos repasses à Câmara Municipal, no recolhimento de encargos sociais, no pagamento de precatórios e na remuneração dos servidores e agentes políticos. Segundo o TCE, esses resultados demonstram a responsabilidade da administração com as contas públicas e a transparência nos recursos.
Para o prefeito Lucas Sia (PL), o reconhecimento do Tribunal de Contas valida o compromisso assumido pela gestão. “Estamos trilhando um caminho que busca não apenas corrigir os erros do passado, mas também preparar Artur Nogueira para um futuro de equilíbrio financeiro. Esta aprovação é uma vitória para a cidade e reforça que estamos no caminho certo,” concluiu Sia.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Processo seletivo para 300 vagas de telemarketing acontece sexta em Artur Nogueira
Vagas são oferecidas pela empresa Konecta Brazil, em Limeira; interessados devem retirar carta de encaminhamento até quinta, 07
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com a empresa Konecta Brazil, realizará um processo seletivo para o preenchimento de 300 vagas de Telemarketing Receptivo. As vagas são destinadas a profissionais com ensino médio completo (masculino e feminino) e o local de trabalho será na cidade de Limeira.
O processo seletivo acontecerá nesta sexta-feira, 08, a partir das 09h, na Prefeitura de Artur Nogueira, localizada na Rua XV de Novembro, nº 1400, Jardim Planalto (Escola Modelo). O atendimento será feito por ordem de chegada e será necessário retirar a senha no local a partir das 09h.
LEIA TAMBÉM:
Os interessados devem comparecer ao PAT (Poupatempo) para retirar a carta de encaminhamento até quinta-feira, 07. Dúvidas podem ser esclarecidas no PAT da cidade ou pelo telefone (19) 3827-5429.
Sobre as vagas
O salário oferecido para o cargo é de R$ 1.416,28, com uma carga horária de 6h20 diárias, em turnos das 16h00 às 22h20 ou das 17h00 às 23h20, em escala 6×1, com folgas alternadas entre sábado e domingo.
Os funcionários selecionados também terão acesso a diversos benefícios, como vale-refeição, vale-transporte, assistência médica, assistência odontológica, auxílio creche e seguro de vida.
“A parceria com empresas como a Konecta Brazil reforça nosso compromisso em gerar oportunidades de emprego para os moradores de Artur Nogueira. Este processo seletivo é uma chance para quem busca estabilidade e benefícios que fazem a diferença no dia a dia. Nosso objetivo é sempre facilitar o acesso a boas vagas e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, destacou Tatiane Gibertoni, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas6 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Campinas6 dias atrás
Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
-
Amparo6 dias atrás
UPA do São Dimas resolve mais de 80% da demanda de urgência