Campinas
Exposição Tarsila Para Crianças chega em Campinas
Mostra, inédita na cidade, retrata o imaginário de seres, cores e formas da artista sob a ótica do universo infantil; ingressos já estão à venda
A exposição Tarsila para Crianças chega, de forma inédita em Campinas, no Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae. Com a curadoria de Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da artista, Karina Israel e Patricia Engel Secco, e após várias temporadas de sucesso de público e crítica pelo Brasil, a mostra pode ser visitada até 24 de outubro na Entrada das Árvores. Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla.
“Tarsila para Crianças é uma exposição bastante colorida e interativa, onde os visitantes podem vivenciar o mundo da pintora unindo aprendizado e divertimento. Estamos honrados em poder proporcionar essa experiência para Campinas e região. É, sem dúvida, um evento que agrada a família toda”, afirma o superintendente do Parque D. Pedro Shopping, Marcelo Zaffalon.
A exposição retrata, por meio de um circuito de experiências imersivas, o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista. “O percurso foi especialmente desenhado para levar crianças e jovens a conhecer, de maneira inédita e muito divertida, a pintora mais importante do Brasil, Tarsila do Amaral”, explica Karina Israel.
Na exposição, é possível passear por cenários oníricos de grande beleza e até mesmo interagir com as criações de Tarsila, que apresentam e transmitem o significado de suas obras sob a ótica do universo infantil, a partir de sentidos e sensações. Crianças e adultos podem realizar uma viagem entre diferentes dimensões do universo da pintora mais conhecida do Brasil.
“Tarsila do Amaral criou um mundo único, onírico, incontestavelmente belo e que conversa maravilhosamente bem com o universo infantil”, afirma Tarsilinha. “Fico emocionada ao ver crianças brincando e interagindo com os cenários pintados com as cores caipiras, azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo e verde cantante, marca registrada da obra de Tarsila”, complementa Patricia Engel Secco.
A visitação é feita por grupos que entram no espaço a cada 30 minutos e podem circular livremente pelas estações durante este período. O uso de máscara facial é obrigatório. Ao passar por cada estação que possui toque, o visitante é orientado a higienizar as mãos com álcool em gel, disponibilizado no espaço. “A experiência segue todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos visitantes, como já é feito no shopping”, completa Zaffalon.
O ambiente é dividido em sete estações temáticas, com onze intervenções que exaltam a criatividade e o olhar de Tarsila do Amaral:
- Vila dos Sentidos – A exposição começa com um cenário bucólico que remete à infância de Tarsila na fazenda São Bernardo, onde cresceu brincando com seus mais de 40 gatos e ao som de sua mãe tocando piano. Uma minivila caipira é formada por 4 casinhas tridimensionais, rodeadas por cestos de frutas, com base no quadro A Feira.
- Cada casinha apresenta uma característica marcante relacionada à infância da pintora, como o quarto com escova e espelho da época, a sala de estar com piano, foto de família e seus gatos de estimação, seu perfume favorito (Moment Supreme, do Jean Patou), o sabonete (Pinot), objetos daquele tempo, e a cozinha com as frutas. As casas têm janelas que remetem à vista da fazenda, pintada por Tarsila em diversas obras.
- Jardim Afetivo – Os visitantes são convidados a embarcar em uma viagem sensorial, com animações e sons, como, por exemplo, os ruídos da estação de ferro, a caixinha de música, o coaxar do sapo, os grilos, que remetem diretamente a quatro quadros de Tarsila:
Quadro 1 – O Sapo – Um sapo sorridente e juvenil tenta decidir entre a luz do Sol, ao fundo, e o frescor da terra úmida e da sombra, à sua frente. Acima, uma floresta de cactos compartilha involuntariamente da indecisão do pequeno anfíbio.
Quadro 2 – Estação de Ferro – Em uma paisagem repleta de símbolos e sinais ferroviários, o morro com casas humildes e coloridas se mistura aos trilhos e vagões de uma das principais ferrovias do Brasil, a Estação de Ferro Central do Brasil, que no início do século XX interligava a então capital do Brasil, Rio de Janeiro, a São Paulo e Belo Horizonte, importantes capitais estaduais.
Quadro 3 – A Boneca – Em seu vestido rodado cor-de-rosa, a boneca parece descansar enquanto se prepara para mais uma dança no universo colorido de Tarsila, onde os tons de azul puríssimo convivem sem se encontrar, o branco traça caminhos, provendo apoio, emoldurando janelas possíveis e fazendo sonhar, sem deixar de conceder espaço para o verde cantante e outros tons de rosa, em um cenário de pura magia.
Quadro 4 – Paisagem com Touro I – Entre casarios de um Brasil rural que Tarsila conhecia tão bem, posto que passou sua infância em fazendas no interior do estado de São Paulo, um touro branco nos observa altivamente, como que se apresentando como o guardião do terreiro e da fazenda. - As Cores de Tarsila – Neste ambiente estão expostas reproduções de alguns quadros e as principais cores da paleta de Tarsila, as cores caipiras: azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo e verde cantante.
As pessoas são convidadas a se posicionar nos balanços e percebem que no chão há uma projeção que repercute o movimento de cada pincel e vai misturando as cores, dando origem a uma infinidade de pinturas digitais aleatórias. O público pode ainda, nesta área, responder a um quiz para adivinhar qual quadro está com a paleta de cores da artista. - Toca da Cuca – Inspirado no quadro A Cuca, o visitante encontra no espaço, uma projeção com bichos divertidos, os seres imaginários presentes na obra de Tarsila do Amaral, que passam correndo por uma espécie de tapete imersivo, projetado dentro da Toca da Cuca cenográfica, com acesso pelo túnel da lagarta.
- Sol Poente – Com cenografia baseada na obra homônima, o espaço é um cenário para fotos e brincadeiras com os animais oníricos de Tarsila. Ao fundo, semicírculos alaranjados permitem que o visitante se sinta como que apreciando o Sol por atrás da verdejante colina, repleta de mandacarus.
- Floresta dos ovos rosas – Com cenografia e ambientação sonora do que seria a floresta onírica do quadro Floresta, o público pode brincar com os ovos projetados no piso.
- Universo Tarsila – Tendo como referência diversas paisagens rurais da obra da pintora modernista, as crianças podem colorir diferentes elementos e animais imaginários que habitam o extraordinário e colorido universo de Tarsila, os quais ganham vida em uma parede interativa.
- O Ovo – Baseada na obra Urutu, a instalação permite que adultos e crianças possam descobrir, observando através de pequenos buracos, qual criatura habita o ovo misterioso.
- O Touro – A criançada ainda se surpreenderá com o mugir do touro preto (O Touro), que protege com seu rugido quem pensar em fazer mal à natureza. O público pode tirar fotos no Instapoint do touro.
- A Lua – Um aconchegante balanço em formato de Lua remete ao quadro que foi adquirido pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) em fevereiro de 2019. Na obra de Tarsila do Amaral, um observador solitário aprecia a Lua formosa, pintada com a cor do Sol, que ilumina campos, colinas e um riacho em curva tão fechada e circular, que se opõe à própria Lua, sem saber se está minguando ou crescendo.
- Papo com o Abaporu – Em frente a uma reprodução do quadro Abaporu, a mais importante obra de arte do país, símbolo do Modernismo Brasileiro e do Movimento Antropofágico, existe um totem touchscreen no qual o próprio Abaporu convida o visitante a testar seu conhecimento sobre a obra e vida da artista.
Serviço:
Exposição Tarsila para Crianças no Parque D. Pedro Shopping
Local: Entrada das Árvores (Próximo à Praça BeGreen)
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Quando: De 10 de setembro a 24 de outubro
Ingressos: R$ 45,00 e R$ 22,50 (meia-entrada)
Venda: https://bileto.sympla.com.br/event/68607/d/105835
*Ingresso vendido no local apenas com cartão
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Mais informações: Parque D Pedro
*Crianças abaixo de 12 anos entram somente com acompanhante
**Crianças de até 1 ano e 11 meses não pagam
Campinas
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
Colaboradores da construtora participarão de uma palestra sobre câncer de próstata, no dia 28 de novembro, ministrada por especialistas da Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia
Em apoio à campanha mundial Novembro Azul, a RB2 Empreendimentos promove uma ação voltada à conscientização sobre o câncer de próstata e o cuidado com a saúde masculina para seus colaboradores. A iniciativa será realizada no dia 28 de novembro, às 7h, com uma palestra especialmente desenvolvida para os trabalhadores da construção civil da empresa, no canteiro de obras da cidade de Paulínia.
A ação contará com a participação da enfermeira Gabriely Alves Pereira e da técnica de enfermagem Denise Ducatti Marconato, profissionais vinculadas à Secretaria de Saúde de Paulínia, que abordarão a importância dos exames preventivos e discutirão formas de identificar sinais precoces da doença. O objetivo é compartilhar informações valiosas e desmistificar tabus em torno da saúde do homem, incentivando a prática do cuidado preventivo entre os colaboradores.
LEIA TAMBÉM:
Com a ação, a empresa quer fortalecer o engajamento dos trabalhadores na campanha do Novembro Azul, garantindo que todos compreendam a importância de cuidar da saúde com responsabilidade e prevenção. Por isso, durante todo o mês também serão distribuídos materiais educativos com esse foco.
A RB2 Empreendimentos acredita na importância de atuar para além das obras que desenvolve, valorizando o capital humano, fundamental para o sucesso da construtora. Para Ricardo Bisca, CEO da empresa, “iniciativas como o Novembro Azul reafirmam nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos trabalhadores, que são nosso maior patrimônio”.
Em outubro, durante a campanha Outubro Rosa, a empresa também realizou uma ação em parceria com a AUPACC (Amigos Unidos por amor Contra o Câncer), abordando a prevenção do câncer de mama e arrecadando fundos para o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, na região central do estado de São Paulo. Com a campanha “Mulheres Leves e Audazes”, a empresa apoiou mulheres em tratamento, na cidade de Paulínia, fortalecendo seu compromisso social com a saúde e a transformação de vidas.
Sobre a RB2 Empreendimentos
Com sede na cidade de Limeira (SP), a RB2 Empreendimentos atua desde 2018 no mercado da construção civil residencial, especificamente no interior de São Paulo.
A empresa é reconhecida por sua política de qualidade focada em saúde e segurança, com obras entregues em Limeira e Mogi-Mirim, e em construção nas cidades de Paulínia, Jaú e São José dos Campos.
Comprometida com a qualidade e a excelência dos projetos, desde a execução à entrega, a construtora busca pela melhoria contínua de seus processos e empreendimentos, por meio da satisfação dos clientes; do retorno aos investidores; da sustentabilidade dos canteiros de obras e pelo bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campanha ‘Miojo no carro’
Nesta semana a influenciadora digital Caru Melilo (@meujantar) lançou a campanha “Miojo no carro”. Caru mora em Campinas, faz resenha de restaurantes na região e já foi cinco vezes embaixadora do Campinas Restaurante Week.
A campanha visa o combate a fome das pessoas em situação de rua. “Uma atitude simples, barata, possível e sem atravessador”, explica a influenciadora.
Caru conta que há algum tempo já pratica este ato solidário, mas que agora decidiu divulgar e usar a sua visibilidade para que este ato do bem chegue até mais pessoas. Como já era de se esperar, Caru, que tem mais de 25 mil seguidores, não recebeu apenas elogios pela ação, mas também críticas.
LEIA TAMBÉM:
“Estou muito tranquila em relação as críticas, já esperava por elas, pois é do ser humano criticar. Mas eu entendo que o barulho de quem quer fazer tem que ser maior. Então, convido a todos para entrar nesta campanha”, diz.
A fome é uma situação existente e real para as pessoas em situação de rua. A escolha do macarrão instantâneo se deu por ser um alimento de fácil transporte, validade estendida e valor muito acessível.
Além do mais, o miojo é um alimento que não precisa de utensílios para ser feito. Ele pode ser feito em uma lata, apenas com água quente e em apenas três minutos.
E você, o que achou desta ideia?
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado
Volume registrado em quatro dias de Operação Especial foi 3,6% acima do previsto inicialmente pela Concessionária
O Corredor Dom Pedro de rodovias, que conecta a Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao Circuito das Frutas e ao Vale do Paraíba, teve movimento intenso durante o fim de semana prolongado provocado pelo feriado de Proclamação da República. Em quatro dias de Operação Especial, entre quinta-feira, 14, e domingo, 17, a Concessionária Rota das Bandeiras registrou a passagem de pouco mais de 738 mil veículos, volume 3,6% acima do previsto inicialmente.
A saída para o feriado, na quinta-feira, contou com a passagem de 245 mil veículos, o que provocou lentidão sobretudo na pista sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I (SP-065), no trecho entre Campinas e Atibaia. Como ocorre tradicionalmente, o retorno do feriado teve tráfego diluído, sem provocar congestionamentos.
LEIA TAMBÉM:
Durante os quatro dias de Operação Especial, a D. Pedro I (SP-065) contou com a passagem de 522 mil veículos. Na Prof. Zeferino Vaz (SP-332), foram outros 98 mil motoristas. Na região de Jundiaí, a Eng. Constâncio Cintra (SP-360) teve o registro de 94 mil veículos, enquanto na Romildo Prado (SP-063) foram outros 23 mil usuários.
Para garantir o atendimento ágil aos motoristas, guinchos e ambulâncias permaneceram em pontos estratégicos das rodovias. Durante os quatro dias, foram 155 atendimentos mecânicos e 248 remoções com guincho. A Concessionária registrou 16 acidentes, sendo dois fatais na D. Pedro I, em Igaratá e Campinas.
Todo o movimento nas rodovias foi acompanhado em tempo real por 95 câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota das Bandeiras, com monitoramento 24 horas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrás
Em 10 meses, Educação de SP supera número de obras concluídas em escolas no ano passado
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Lucas Sia tem duas contas consecutivas aprovadas pelo TCE
-
Amparo1 semana atrás
Festival Interno leva mais de 120 crianças para o tatame do judô
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’