Uncategorized
Idosos lideram comparecimento na vacinação contra gripe em Jaguariúna
A Campanha de Vacinação contra a gripe, iniciada em 23 de abril pela Secretaria de Saúde de Jaguariúna, segue até o dia 1º de junho, conforme o cronograma do Ministério da Saúde, e terá o chamado “Dia D” – ou seja, o ponto alto da vacinação, no dia 12 de maio.
Conforme a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, os integrantes do grupo prioritário devem ser imunizados primeiro e quem saiu na frente foram os idosos, que são os que mais compareceram voluntariamente. Das 2.858 doses utilizadas até sexta-feira (04/05), 1881 (38% do total) foram aplicadas em idosos.
Além deles, o chamado grupo prioritário é formado por crianças (de seis meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.
Nas crianças foram aplicadas 457 doses (15,6%), nas gestantes foram 115 doses (20%), puérperas receberam 25 doses (26%) e profissionais da Saúde receberam 380 doses (30,7%). “A partir de 12 de maio iniciaremos a vacinação do grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas e dos professores das redes pública e privada”, explica a secretária titular da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
Segundo a secretária de Saúde, até o final da campanha a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Para todos, vale uma única regra: é preciso apresentar Cartão de Vacina, Cartão Cidadão ou um documento de identificação. Até o momento, conforme Maria do Carmo, não houve registro de óbito por gripe em Jaguariúna.
A Secretaria de Saúde informou que Jaguariúna possui 9.579 pessoas definidas como integrantes dos grupos prioritários, que serão imunizadas primeiro. Esse grupo representa 17,7% da população, sem incluir profissionais como os professores e outras categorias, que serão vacinados posteriormente. Confira abaixo as orientações básicas sobre o esquema de vacinação em Jaguariúna.
Onde há vacinação contra a gripe:
– das 8h às 15h30: UBS 12 de Setembro, UBS Miguel Martini, UBS Central, UBS Florianópolis, UBS Roseira de Baixo, UBS Roseira de Cima e UBS Fontanela;
– Detalhe: na UBS Fontanela a vacinação às quartas-feiras será apenas das 13h30 às 15h30;
– UBS de Guedes (área rural): a vacina estará disponível apenas no dia 12 de maio (Dia D), das 8h às 17h;
– No Sábado (12/05), que é o “Dia D” da vacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 8h às 17h.
Quando não é indicado tomar a vacina:
A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo, a proteína de galinha ou que tenham alergia grave a qualquer componente da vacina. Também se incluem nessa categoria as pessoas que tenham apresentado reação alérgica grave em dose anterior da vacina Influenza ou a outra vacina que contenha os mesmos componentes da Influenza.
É recomendado, também, adiar a vacina diante de doenças febris moderadas ou graves. E caso a pessoa seja portadora da Síndrome de Guillain-Barré, deverá ser criteriosamente avaliada pelo médico do próprio paciente.
Há efeitos colaterais? Quais são os sintomas?
Os efeitos colaterais são mínimos. A pessoa vacinada pode apresentar febre e dor no corpo, sintomas que podem aparecer até 48 horas após a aplicação da vacina, mas sem qualquer complicação mais séria. Os efeitos são raros e não é preciso se preocupar, pois são autolimitados e esperados. A vacina é fragmentada e inativada (vírus morto), portanto não tem como causar a gripe.
Há risco de tomar a vacina da gripe com outra vacina no mesmo dia ou em datas próximas?
Não. Como a vacina é constituído de vírus morto (inativado), ela pode ser administrada juntamente com outras vacinas sem nenhum problema.
Pessoas com gripe devem aguardar recuperação?
Sim, se a pessoa estiver gripada deve aguardar que os sintomas melhorem para poder receber a dose da vacina, para que os sintomas não sejam confundidos com o efeito da imunização.
Portadores de doenças crônicas podem tomar a vacina?
Apenas os portadores de doenças crônicas que não estejam incluídos nos grupos prioritários devem apresentar uma solicitação médica com justificativa para tomar a vacina, ou uma prescrição médica que indique o tratamento da doença de base, além do Cartão de Vacinação, Cartão cidadão ou RG.
Uncategorized
Em Morungaba: Mais 168 animais são castrados em mutirão
Um grande mutirão de castração de cães e gatos foi realizado durante o último sábado, 28, no CEM (Centro de Eventos de Morungaba), por meio de uma parceria entre o Abrigo de Animais Pitukinha e o IBEA (Instituto de Bem-Estar Animal), com a participação dos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e o apoio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura. Os recursos para a realização do mutirão vieram de uma emenda parlamentar do deputado estadual Ricardo França destinada ao Abrigo Pitukinha.
Uma equipe formada por 20 profissionais entre veterinários e auxiliares trabalhou durante a ação que foi um benefício designado a Morungaba pelo Abrigo de Animais Pitukinha, localizado em Itatiba, que tem como parceiro o IBEA para administrar o evento e toda a equipe.
LEIA TAMBÉM:
A ação contou com a Unidade Móvel Veterinária, conhecida como “castramóvel” – um ônibus adaptado especialmente para esta atividade. A unidade possui centro cirúrgico com capacidade para operar diversos animais simultaneamente.
Foram castrados um total de 168 animais, sendo 79 cães (57 fêmeas e 22 machos) e 89 gatos (50 fêmeas e 39 machos). Os tutores receberam orientações em relação ao pós-operatório, além da receita e dos medicamentos necessários. Vale destacar que todos os animais foram microchipados.
Controle populacional dos animais
Durante os serviços do mutirão de castração, o deputado estadual Ricardo França esteve no local acompanhando as ações. Ele foi recebido pelo prefeito de Morungaba, Luis Fernando Miguel, acompanhado da vice-prefeita Claudia Pretti Rossi e da vereadora Aninha Faccione. A fundadora do Abrigo de Animais Pitukinha, Roselvira Passini, também acompanhou o evento.
Além do controle populacional dos animais, o objetivo da campanha é evitar doenças no aparelho reprodutor de machos e fêmeas– tanto dos machos como das fêmeas – evitar abandonos, maus tratos e fugas devido ao cio das fêmeas.
Este foi o segundo mutirão de castração deste ano. Com este mutirão, já foram castrados somente neste ano um total de 339 animais no município. No início deste mês, no dia 1º de março, Morungaba promoveu a primeira ação do ano com 171 castrações, no mutirão realizado com o apoio do deputado estadual Márcio Nakashima.
Cadastro para a castração gratuita
Desde o início deste ano, está aberto o cadastro para os tutores de cães e gatos inscreverem seus animais para o programa de castração gratuita. Os residentes do município têm até esta terça-feira, 31 de março, para efetuar o cadastro para os próximos mutirões.
Para participar, os interessados devem acessar o formulário oficial através do link https://forms.gle/tPYWhnAVXpXwS9cG6. É fundamental a leitura atenta de todas as regras contidas no formulário, ressaltando-se que não é permitido o cadastro em duplicidade para o mesmo animal.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Uncategorized
Morungaba recebe representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae
O prefeito de Morungaba Luis Fernando Miguel recebeu em seu gabinete na tarde desta quinta-feira, 26, a diretora regional de Campinas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Carla Nais, e o gestor regional em Projetos e Programas de Desenvolvimento Econômico e Social do Sebrae, Samuel Aguiar de Castro e Souza.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Miguel, e o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da prefeitura, Marcel Assis Mendes de Oliveira, também participaram da reunião.
A diretora regional da SDE apresentou algumas iniciativas e oportunidades para apoiar o desenvolvimento econômico do município, tanto para qualificar pessoas e inseri-las na iniciativa privada, como para as empresas da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Já o gestor regional do Sebrae veio apresentar as soluções que o Sebrae tem para que a cidade possa trabalhar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, e as ações planejadas da instituição para 2026 na cidade, incluindo o Fundo Social e empresas locais.
“O nosso objetivo no Fundo Social é oferecer não apenas o suporte imediato, mas ferramentas para que as pessoas transformem suas realidades. Essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e com o Sebrae é fundamental para que possamos ampliar nossos cursos de capacitação, preparando nossos cidadãos para as oportunidades que as empresas oferecem e incentivando o pequeno empreendedor local”, afirmou a primeira-dama Eliana.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Uncategorized
Morungaba participa da 250ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC em Campinas
Encontro realizado na quarta-feira, 18, tratou de temas cruciais como a ampliação de leitos hospitalares e o cronograma do Trem Intercidades
O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, participou na manhã desta quarta-feira, 18, da 250ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC).
O encontro, realizado no Palácio da Cidade, em Campinas, teve como pautas a deliberação de projetos de impacto regional e investimentos em saúde e infraestrutura com a participação de prefeitos e autoridades estaduais, recebidos pelo prefeito de Campinas e presidente do Conselho, Dário Saadi.
LEIA TAMBÉM:
A ordem do dia focou em soluções práticas para as demandas da população. O diretor regional de Saúde, Jorge Curi, (DRS-VII) – representando a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – apresentou a proposta de ampliação de leitos de UTI, Clínica Médica e Cirurgia via SUS, visando desafogar o sistema regional.
No setor de mobilidade, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) os presidentes da ARTESP, André Isper, e o presidente da TIC Trens, Pedro Moro, detalharam o cronograma atualizado do Trem Intercidades, projeto que conectará a região de forma mais rápida e eficiente à capital.
Ao final do encontro, foi apresentada a prestação de contas do Fundocamp referente ao exercício de 2025, com a aprovação do repasse de recursos municipais para 2026.
A presença do prefeito Luis Fernando Miguel reafirma o papel de Morungaba na busca por recursos e parcerias que garantam mais saúde e melhor infraestrutura para os cidadãos morungabenses.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2034
-
Jaguariúna1 semana atrásEm solenidade na prefeitura, contratos do Programa Bolsa Atleta de Jaguariúna são assinados
-
Jaguariúna1 semana atrásForró da Chica: um domingo especial na Fazenda Santa Francisca
-
Jaguariúna6 dias atrásDia de Brincar é neste sábado no Cruzeiro do Sul
-
Holambra1 semana atrásFestival do Rei movimenta Holambra com experiências gastronômicas até o dia 30
-
Holambra1 semana atrásPrefeitura de Holambra inaugura praça e anuncia pavimentação no Santo Antônio
-
Jaguariúna1 semana atrásVigilância Sanitária e Controle de Vetores de Jaguariúna passam a atender em novo endereço
-
Entretenimento1 semana atrásRodada dupla em Interlagos rende muita evolução a Renato Pionti


