Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Vereadores de Amparo pedem confiança nas autoridades e fazem propostas sobre ataques em escolas

Publicados

em

Botão de pânico foi uma das pautas

Durante a sessão ordinária do dia 10 de abril, os vereadores de Amparo fizeram uso do tempo destinado à Explicação Pessoal para mencionar as recentes ameaças de ataques a escolas na cidade, e também no país. “Há uma Comissão reunida e trabalhando por nós, o sistema de segurança está empenhado com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil. O que não podemos é colocar a cidade em pânico por conta de postagens na internet”, discursou o vereador Farlin Conrado (MDB), que é guarda civil municipal.

Conrado se refere a publicações em redes sociais que citam escolas de Amparo em supostos atentados, com datas anunciadas, após a tragédia ocorrida em uma creche em Blumenau (SC), no dia 5. “Como já anunciado pelo prefeito, em todas as escolas há câmeras de vigilância, viaturas em monitoramento e profissionais atentos”, completou ele, opinando ainda que não vê como solução a disponibilização de um profissional de segurança em cada escola. “É humanamente impossível”, disse.

LEIA TAMBÉM:

O vereador Carlos Cazotti (MDB) demonstrou sua tristeza. “Todos nós ficamos estarrecidos com o que está acontecendo em nosso Brasil, crianças indefesas, escolas invadidas e mortes. E agora nos causa repulsa por colocarem esse terror em nossa cidade. Vamos confiar no nosso Comitê (Gabinete Especial de Segurança nas Escolas, criado pelo Executivo) e punir quem faz essas divulgações, porque é crime”, disse.

 A professora e vereadora Sílvia Forato (PT) chamou a atenção para as divulgações das próprias pessoas públicas. “É uma situação triste, mas há protocolos a serem seguidos sob os olhares técnicos, formas corretas de agir. Digo isso para não sairmos dando opinião de como deve ser feito, como pessoas públicas, sem tomar esse cuidado”, declarou.

Silvinha lembrou que, na semana passada, ela fez declarações sobre o ambiente escolar atual e como certas atitudes levam à violência. “O abandono das escolas, os discursos de ódio que são incentivados publicamente, discursos de racismo, falas alusivas a ideias nazistas, tudo isso gera consequências violentas”, finalizou.

LEIA TAMBÉM:

O vereador André de Oliveira (PP) parabenizou a ação rápida do Executivo em formar o Gabinete Especial e apresentou sua indicação para disponibilizar profissionais fardados e armados nas escolas e também a realização de palestras. “Pensei em policiais/guardas da reserva. Sei que é algo perturbador para as crianças, mas é necessário para a segurança de todos. E também sugiro uma palestra semanal de 15 minutos para os envolvidos nesse trabalho, com treinos práticos para situações como estas. Só quero poder ajudar e tentar amenizar o medo dos pais”, disse.

Como nova sugestão prática ao Executivo, o vereador Pastor Elson Batista (PL) indicou a instalação de ‘botão de pânico’ para as unidades escolares, não apenas para ataques maiores como estes. “Sabemos que foram casos pontuais, mas há situações como briga interna de alunos, com uso de estiletes e tesouras, disponíveis na sala de aula. Nestes casos, o monitoramento e as portas de detector de metal não resolveriam, mas o botão de pânico sim”, comentou. Pastor Elson ressaltou que o principal, ao analisar os ataques em escolas, é que está faltando Deus na vida das pessoas. “Falta o amor pelas pessoas, a empatia, porque às vezes não existe dentro de casa. Essas crianças, muitas vezes, são instigadas a brigar, bater, devolver a ofensa”.

A vereadora Alice Veríssimo (União), que foi secretária municipal de Educação até dezembro de 2022, reforçou que o monitoramento já acontece em todas escolas e creches do município, mas que novas ações podem ser pensadas. “Treinamento com diretores das escolas já está acontecendo e o botão de pânico será adotado. Precisamos também de um programa interno nas escolas para que alunos e funcionários saibam lidar com esse tipo de situação de violência. Precisamos tratar o ambiente escolar, o bullying, o  dia a dia deles. Vimos de um tempo onde o armamento era estimulado, e não é por aí que se resolve. Temos que criar nas nossas escolas ambientes menos violentos, abertos à convivência familiar, da comunidade, para se sentirem corresponsáveis por aquele ambiente”, finalizou.

O presidente da Casa, vereador Edilson Camillo (Dil – PSD), também destacou os valores morais e pessoais. “Projetos de segurança são necessários, mas temos que pensar na questão da criança, da família. O  mais importante é cuidar dentro de casa, apresentar valores pessoais, ensinar e exigir o respeito. Fica a reflexão”.

Assista à sessão AQUI

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Artur Nogueira

Programa “Mulheres de Peito” chega em Artur Nogueira oferecendo exames gratuitos até o dia 21 de dezembro

Publicados

em

A carreta do Governo do Estado de São Paulo operacionalizada pela FIDI, é uma forma de levar exames de mamografia de maneira acessível para todas as mulheres do estado

A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e operacionalizada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), é uma ação que visa promover cada vez mais saúde para as mulheres de maneira prática e acessível.  A carreta estará na cidade de Artur Nogueira permanecerá entre os dias 17 e 21 de dezembro, realizando gratuitamente mamografias para mulheres acima de 35 anos.  

Localizada na Rua Antônio Matheus, 1033, Jardim Amaro, a carreta atende por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), por meio de distribuição de senhas no período da manhã. Serão realizados 55 exames por dia durante a semana e 25 exames aos sábados.   

LEIA TAMBÉM:

A mamografia é um exame muito versátil e é indispensável para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Se for detectado em fase inicial, aumenta as chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são estimados 73.610 novos casos da doença, sendo essa a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil ¹.  

O projeto da carreta da mamografia contribui com a agilidade do diagnóstico e garante o acesso facilitado a mulheres da cidade e região. Para realizar o exame na carreta do Programa Mulheres de Peito, as pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar RG, cartão do SUS e pedido médico; e as pacientes de 50 a 69 anos devem levar apenas RG e cartão do SUS. 

Programa Mulheres de Peito em Artur Nogueira 
Período: entre os dias 17 e 21 de dezembro 
Endereço: Rua Antônio Matheus, nº 1033 – Jardim Amaro – CEP: 13162-012 – Artur Nogueira
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados).  
Distribuição de senhas de atendimento no período da manhã. 

Documentos necessários 
– Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos: RG, cartão do SUS e pedido médico. 

– Mulheres de 50 a 69 anos: RG e cartão do SUS. 

(1) Dados e números sobre o câncer de mama – Relatório anual 2023 relatorio_dados-e-numeros-ca-mama-2023.pdf (inca.gov.br). 

Sobre a Carreta da Mamografia  
As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo localizado na capital paulista, que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.  

A carreta do Programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo ininterruptamente, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população.  

A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e um agente administrativo. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.  

O projeto existe desde 2014, e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizados cerca de 300 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 3 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento em Rede especializada. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Cultura Rock “especial de Natal” acontece nesta quinta em Artur Nogueira

Publicados

em

Bandas Strawfire e Superhall sobem ao palco nesta quinta-feira, 12, a partir das 20h, na Praça da Fonte/Coreto

O Cultura Rock deste mês será no palco que receberá diversas atrações da programação de Natal. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, a partir das 20h, na Praça da Fonte | Coreto.

O público poderá prestigiar shows com repertórios vasto que vai do rock nacional ao internacional, interpretado pelas bandas Strawfire e Superhall. 

LEIA TAMBÉM:

Desenvolvido por um grupo de amigos, o Cultura Rock acontece na segunda quinta-feira de cada mês e é apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo.

Strawfire – Fogo de Palha
O fogo de palha é um tipo de chama intensa que, num explosivo show de cores e intenções, chama a atenção de todos que o presenciam pelo breve momento de sua existência. 

De mesmo modo, músicas tão tocantes e inspiradoras foram forjadas na fornalha do coração de cada artista que inspirou a chama artística ardente de cada integrante desse supergrupo. 

Assim, a Strawfire promete trazer a esta noite toda a intensidade e calor de consagrados artistas, com um repertório repleto de influências roqueiras e da cultura popular, mas direcionado e adaptado especialmente para o público do Cultura Rock nogueirense.

Superhall
A banda SuperHall veio da junção de duas bandas nogueirense dos anos 90/00 a Supérfluos e a Bayhall. 

Formada por Sandrinho na bateria, Vitão no baixo, Marcão na Guitarra e João Bertaglia no vocal. 

Em seu repertório tocam principalmente rock nacional de bandas como: Raimundos, Planet Hemp, O Rappa, Charlie Brown, Nação Zumbi, Pitty, Tihuana, Tim Maia, Zé Ramalho entre outras, porém já existem músicas autorais em andamento.

A Superhall promete sempre um show diferente e com diversão garantida.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira anuncia inscrições das oficinas culturais gratuitas 2025 

Publicados

em

Interessados podem se inscrever de 02 a 06 de dezembro em oficinas de Balé, Desenho, Capoeira ou Teatro

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo, abriu as inscrições para as oficinas gratuitas de Balé, Desenho e Teatro no Centro Cultural Tom Jobim. As inscrições estarão abertas de 2 a 6 de dezembro e são uma excelente oportunidade para quem deseja se envolver com a arte, seja para aprimorar habilidades ou começar uma nova atividade cultural.

As oficinas são destinadas a diferentes faixas etárias e estão organizadas em diversos horários, para atender a todos os interessados. A oficina de Balé oferece aulas no período da manhã e tarde, enquanto as de Desenho também acontecem nesses mesmos horários. Já as oficinas de Teatro estão disponíveis nos períodos da manhã, tarde e noite, proporcionando flexibilidade para quem busca um horário mais acessível.

LEIA TAMBÉM:

As inscrições podem ser feitas diretamente no Centro Cultural Tom Jobim, que estará aberto para o atendimento nos seguintes horários: das 09h às 11h e das 14h às 16h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópias do RG/CPF do aluno, do RG/CPF do responsável (quando necessário) e um comprovante de residência atualizado.

Ieda Ribeiro, secretária de Cultura & Turismo, afirma que essa é uma oportunidade única de participar de atividades culturais de qualidade e totalmente gratuitas. “Estamos promovendo o desenvolvimento artístico e a inclusão social em nossa cidade. Mas é importante frisar que as vagas são limitadas, por isso, é importante que os interessados se inscrevam o quanto antes para garantir a participação”, pontua.

SERVIÇO
Inscrições para as oficinas: 2 a 6 de dezembro

Horário de Inscrição: 09h às 11h e 14h às 16h
Local: Centro Cultural Tom Jobim
Documentos necessários: RG/CPF do aluno, RG/CPF do responsável (quando aplicável) e comprovante de residência atualizado.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias