Conecte-se conosco

Jaguariúna

Reflexos da Pandemia: Após seis anos, empresa de Jaguariúna encerra definitivamente as atividades

Publicados

em

Mesmo sabendo que valores de energia e de aluguel poderiam ser renegociados mais para frente, os sócios do estabelecimento concordaram que não conseguiram chegar lá devido à falta de capital de giro

A trajetória da Bodega do Petisco, em Jaguariúna, teve início em 2014 e chegou ao fim em maio de 2020. O encerramento das atividades é reflexo da quarentena devido à pandemia do novo corona-vírus.

O sócio-proprietário Marcos Lourenço conta que tudo começou quando notou o quiosque sem uso e foi até a prefeitura municipal saber quais eram as condições para ter o direito de explorar o ponto. A iniciativa também foi da sócia-proprietária Carla, sócia no negócio até o final.

“No setor de licitações a pessoa responsável nos informou que estava para haver uma licitação daquele quiosque em uma semana e nos convidou para participar. Participamos com mais dois interessados e ganhamos o direito de explorar aquele ponto a partir de maio de 2014”, lembra Marcos.

Foram dois meses preparando o local, limpando e adequando toda parte interna até que em 25 de julho o Bodega foi aberto ao público. “A ideia de montar um barzinho noturno naquele local foi, devido ao sentimento de como cliente, a falta de uma opção diferente na cidade naquela época”.

E realmente deu certo já no primeiro ano, lembra Marcos. De acordo com ele, as pessoas aceitaram bem a proposta de entretenimento.

Mas, ao fim de 2015, diante da crise que se instalou no Brasil, as coisas foram ficando mais difíceis e sempre desafiadoras. Ao mesmo tempo, outros estabelecimentos similares ao Bodega apareceram na cidade.

“Desta forma, resolvi inovar montando festivais de bandas de rock, pois eu também fui músico durante 25 anos, então conhecia muitos músicos que adorariam tocar nos lugares, mas não tinham oportunidades. Fizemos três eventos de bandas de rock e todos eles sempre frequentados por muitas famílias, o que desde o início foi o objetivo: fazer um bar noturno familiar”, lembra.

Com isso, Marcos relata que o seu estabelecimento ficou conhecido como ‘barzinho do Rock de Jaguariúna’ por um certo tempo, pois depois dos festivais, bandas tocavam eventualmente aos finais de semana. “Aliás, gostaria de agradecer muito a cada músico que tocou aqui na Bodega do Petisco”, diz.

Em 2017e 2018 o movimento da casa começou a cair e Marcos acredita que o motivo foi o crescimento da cidade e a diversidade de opção. Então, os sócios concordaram em focar na parte de alimentação e bebidas.

Até que, em 2019 a Bodega do Petisco recebeu o convite para participar do maior festival de comida de Boteco do Brasil. “Fomos um dos 34 bares escolhidos da região de Campinas”, recorda. A participação durante o concurso rendeu mais clientes do município e de outras cidades também. 

“Nesse ramo fala-se que se passar dos cinco anos existe uma certa estabilidade durante os anos sequentes. Realmente estávamos com quase seis anos e sentindo que cada vez mais estavam vindo novos clientes, confirmando uma certa estabilidade de funcionamento”, conta Marcos.

Mas, de acordo com ele, em todos esses anos de funcionamento os sócios não se atentaram para uma reserva de capital para qualquer tipo de problema que pudesse a vir acontecer, como essa pandemia. “Nós até fizemos alguma tentativa de delivery no ano de 2018/2019 mas não tínhamos estrutura nem capital para continuar com esse tipo de serviço. Então, na verdade, nós praticamente não fomos conhecidos como um estabelecimento que atendia delivery, mas sim somente clientes presenciais, apesar de termos um cardápio bem diversificado para delivery também”.

Com o início da pandemia o movimento presencial caiu vertiginosamente e, depois, com o decreto de quarentena em todo o Estado, o estabelecimento só poderia trabalhar fazendo delivery ou retirada no local. “Isso realmente não era o nosso forte e já havendo quedas nas vendas desde fevereiro/março de 2020 nós realmente não conseguimos continuar”.

Nesta semana, os sócios resolveram dar um tempo e conversar para procurar soluções e tentar voltar a funcionar com outro propósito de trabalho. Mesmo sabendo que valores de energia e de aluguel poderiam ser renegociados mais para frente, ambos concordaram que não conseguiriam chegar lá devido à falta de capital de giro.

Então, nesta terça-feira, 12, a Bodega do Petisco anunciou oficialmente o encerramento definitivo das atividades. “Sinto como tivesse perdido um filho, porque realmente é um ramo que eu gosto muito e também sei fazer bem”, lamenta Marcos.

Essa era sua, atualmente, única fonte de renda. Daqui para frente Marcos aguarda ser chamado em um concurso público e não tenho outra expectativa de nada por enquanto.

Jaguariúna

Alunos de Jaguariúna vão ao ar com projetos ‘Rádio Escola’ e ‘Hora do Conto’

Publicados

em

A Rádio Estrela FM e a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna lançaram dois projetos que vão envolver os alunos da rede pública: o Rádio Escola e A Hora do Conto.

O Rádio Escola é para os estudantes dos oitavos anos. Eles vão aprender como funciona uma rádio por dentro, e cada turma vai produzir um programa que será transmitido pela Rádio Estrela FM.

LEIA TAMBÉM:

A Hora do Conto é voltada para os alunos do quinto ano. Nesse projeto, as crianças vão escolher livros, treinar a leitura e gravar histórias, que também vão ao ar na programação da rádio.

“Os dois projetos têm como objetivo principal dar espaço para que os alunos se expressem, desenvolvam a criatividade e aprendam de forma divertida e diferente, usando o rádio como ferramenta de aprendizado”, disse Hellen Hayano, diretora da Rádio Estrela FM.

As primeiras gravações já começaram e poderão ser conferidas pelos ouvintes a partir do próximo dia 24 de maio, às 10h.

Para acessar a Rádio Estrela FM, uma emissora da Prefeitura de Jaguariúna, basta acessar o site estrelafm.net ou sintonizar no 94,5 FM.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Alunas de estética da Escola das Artes realizam atendimentos gratuitos na Praça Umbelina Bueno

Publicados

em

Em comemoração ao Dia das Mães, a Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, será palco de uma iniciativa especial voltada ao bem-estar das mulheres. Neste sábado, 10, das 9h às 12h, as alunas do curso de Estética da Escola das Artes vão oferecer atendimentos gratuitos, abertos ao público e realizados por ordem de chegada.

A ação, promovida pela Escola das Artes – um projeto da Secretaria Municipal de Cultura –, tem como objetivo proporcionar uma manhã de cuidado e beleza na véspera do Dia das Mães, além de oferecer às alunas uma oportunidade prática de aplicar seus conhecimentos em um ambiente real e acolhedor.

LEIA TAMBÉM:

A equipe irá realizar a gomagem facial, um tipo de esfoliação para tirar as células mortas da pele. Em seguida, será feita uma hidratação profunda com aplicação de filtro solar, tudo com a supervisão de profissionais da área e seguindo protocolos de higiene e segurança.

“É uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho das nossas alunas, ao mesmo tempo em que oferecemos um serviço gratuito de qualidade para a comunidade na véspera do Dia das Mães”, afirma o secretário de Cultura de Jaguariúna, Celso Lauro.

A atividade integra o compromisso da Escola das Artes de Jaguariúna com a formação técnica e humana dos seus estudantes, promovendo ações que conectam aprendizado, cidadania e bem-estar.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna inicia 2ª etapa da nebulização contra a dengue

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna vai iniciar na próxima terça-feira, 13, a segunda etapa da termonebulização veicular, também conhecida como fumacê contra a dengue, nos bairros da cidade. A primeira etapa foi realizada em abril.

A aplicação da nebulização ocorrerá em todos os bairros da cidade, começando pela Roseira de Cima, Roseira de Baixo, Cruzeiro do Sul e Águas do Jaguari. Nos bairros da área urbana, a ação será realizada das 18h30 às 21h30 e, na área rural e periurbana, a partir das 15h.

LEIA TAMBÉM:

A termonebulização veicular é uma técnica de dedetização usada para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de doenças como a dengue. Um equipamento acoplado a um veículo dispersa uma névoa de inseticida no ar. A névoa atinge locais de difícil acesso e o inseticida elimina o mosquito na fase adulta.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o fumacê é uma medida adicional no combate ao mosquito, porém, deve ser utilizado com cautela, não sendo o primeiro meio de controle. O foco principal deve estar na eliminação dos criadouros.

Ainda de acordo com a secretaria, é importante que os moradores reforcem os cuidados para evitar a proliferação do vetor, como a remoção de recipientes que possam acumular água e se transformar em criadouros, além da desobstrução de calhas, lajes e ralos.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias