Morungaba
Prefeitura de Morungaba inicia Semana da Inclusão 2024 com enfoque em manejo escolar para TEA e DPAC
A Semana da Inclusão 2024 teve seu início nesta segunda-feira, dia 1º, no Teatro Municipal Fioravante Frare, promovida pela Prefeitura de Morungaba por meio do Departamento de Educação.
A abertura da Semana da Inclusão contou com a Palestra “Manejo Escolar nos Casos de TEA e DPAC”, ministrada pela Fonoaudióloga Ana Letícia Witchoff Dittert, acompanhada pela diretora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) Rosemeire S. N. Cruz. O objetivo da palestra foi apresentar conceitos teóricos e estratégias práticas para o cotidiano escolar e familiar, visando o aprimoramento da prática dos professores no atendimento aos alunos com TEA e DPAC.
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Durante seu discurso, o prefeito Marquinho de Oliveira ressaltou a importância da participação dos pais nesse processo de inclusão: “Vamos começar a Semana da Inclusão, semana que é dedicada a esse belo trabalho que vocês já fazem nas escolas e seria muito bom que tivéssemos também aqui todos os pais que têm seus filhos com TEA e DPAC, pois é necessário que o trabalho realizado na escola seja continuado em casa. A Semana da Inclusão é uma lei municipal que ressalta a inclusão no município de Morungaba.”
Além disso, estiveram presentes na abertura da semana da inclusão o vice-prefeito Luís Fernando Miguel e os vereadores Ramon Lamartine de Moraes e Tomás Federicci.
A Semana da Inclusão em Morungaba segue com uma programação diversificada, incluindo palestras, roda de conversa, cinema para as crianças e atividades práticas, todas voltadas para promover a inclusão e aprimorar o atendimento aos alunos com necessidades especiais no âmbito escolar.
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Morungaba
Prefeito de Morungaba participa da eleição da nova mesa diretora da Aprecesp
O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, participou na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, da eleição da nova mesa diretora da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) para o ano de 2025, no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A Aprecesp representa as 70 estâncias turísticas do estado paulista, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do turismo e valorizar este setor como motor da economia estadual. A associação também atua como interlocutora com os governos estadual e federal, buscando investimentos, incentivando boas práticas e oferecendo apoio na gestão de políticas públicas voltadas para o turismo.
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A eleição teve como destaque a aclamação do prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, como novo presidente da entidade. A chapa única “Vamos em Frente”, liderada por Chedid, assume o comando da Aprecesp em 2025 com o compromisso de fortalecer o turismo e o setor das estâncias turísticas paulistas.
Diversas autoridades estaduais e representantes do setor turístico também prestigiaram o evento, como o deputado estadual Itamar Borges, o presidente da Associação dos Municípios Paulistas (APM), Fred Guidoni; o presidente da Amitesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) e prefeito de Santa Clara d’Oeste, José Basílio de Faria, entre outros.
O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, destacou, em seu discurso, a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Aprecesp para o avanço do turismo paulista. “O trabalho conjunto entre o Governo e a Aprecesp é fundamental. Tenho grande expectativa em trabalhar com essa nova diretoria liderada pelo prefeito Edmir Chedid. Vamos entregar muitas ações importantes neste ano”, afirmou Lucena.
Na ocasião, o novo Conselho de Administração da Aprecesp para a gestão 2025 foi oficialmente anunciado, e Luis Fernando Miguel, prefeito de Morungaba, foi eleito suplente de conselho.
A novo Conselho de Administração é formado por: presidente Edmir Chedid (Bragança Paulista); 1º Vice-Presidente João Victor Barboza (Águas de São Pedro); 2º Vice-Presidente Herculano Passos (Itu); 1º Secretário Daniel Viana Melo (Nuporanga); 2º Secretário Tiago Cervantes (Itanhaém); 1º Tesoureiro Willian Landin da Silva (Bananal); 2º Tesoureiro Daniel Martini (Atibaia). Para o Conselho Fiscal Fernando Capato (Holambra), 1º Vice-Presidente Luciano Francisco de Godoi (Lindóia), 2ª Vice-Presidente: Geninho Zuliani (Olímpia), 1º Secretário: Carlos Alberto Martins (Amparo); 2º Secretário: Luiz Gustavo Pinheiro Volpi (Ribeirão Pires); Conselheira Maristela Cardona (Ilha Comprida) e, como suplente de conselheiro, Luis Fernando Miguel (Morungaba).
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Morungaba
Segurança Pública é tema de reunião na prefeitura de Morungaba
Encontro marca o início de uma série de ações voltadas à melhoria da segurança no município
O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, recebeu o assessor do deputado estadual Capitão Telhada, Diogo Gandra. O encontro teve como pauta a segurança do município, com foco na identificação de pontos que necessitam de melhorias e aperfeiçoamento.
Durante a reunião, foram debatidas diversas questões relacionadas à segurança pública, com a intenção de elaborar um conjunto de demandas que serão encaminhadas ao deputado Telhada, buscando recursos e ações que atendam as necessidades locais.
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A reunião contou com a presença dos vereadores de Morungaba, Luis Carlos de Lima e Antônio Salvador Marques, além do Guarda Municipal, Luis Fernando Lima, de Itatiba, e do assessor de Gabinete para Segurança Pública, Marcio Alexandre Bartelt. Juntos, discutiram estratégias para fortalecer a segurança na cidade, com a colaboração de autoridades locais e apoio do deputado estadual.
O prefeito Luis Fernando Miguel destacou a importância desta parceria com o deputado e seus assessores, sobretudo que as melhorias na área de segurança que fazem parte das prioridades para a gestão municipal e beneficiarão diretamente a qualidade de vida da população de Morungaba.
Este encontro marca o início de uma série de ações voltadas à melhoria da segurança pública no município, com o compromisso de continuar o trabalho conjunto com as esferas estadual e municipal para atender às necessidades da comunidade.
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Morungaba
Em Morungaba: Prefeito Fernando realiza primeira reunião com diretores municipais
O prefeito da Estância Climática de Morungaba Luis Fernando Miguel, acompanhado de sua vice Claudia Rossi, comandou a primeira reunião dos diretores municipais da gestão, na manhã desta segunda-feira, 27.
Durante o encontro, o prefeito explicou que as primeiras semanas do ano resultaram no tempo necessário para os devidos levantamentos de cada departamento, de modo que todas as áreas pudessem se integrar. Fernando adiantou a todos os presentes que serão adotadas medidas de austeridade para garantir a sustentabilidade fiscal, mantendo a qualidade do atendimento à população, porém com menores despesas.
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“Iniciamos esta gestão com muito otimismo e com os olhos voltados ao futuro. Mas mantendo sempre os pés na realidade atual, portanto deveremos conter os gastos, sanear as despesas e saldar os compromissos da prefeitura. As ações integradas entre todos os departamentos serão planejadas sempre pensando na Saúde Pública, que é uma área prioritária para a população; na Educação, mantendo as escolas em perfeito estado principalmente para o início do ano letivo e, sempre primando por manter a limpeza e organização da cidade”, explicou.
Segundo o prefeito, mesmo com os desafios, a ideia é que cada diretor contribua tecnicamente junto de suas equipes com ações na prática para honrar os compromissos do Plano de Governo 2025-2028.
Estiveram presentes: a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Zuiani Rossi Piovesan; Elaine Aparecida Barreto, do Departamento de Educação; Hygor Andrei Petroli, do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Everton Leardini Bazeto, do Departamento de Serviços Públicos; Monique Anniele Molena, do Departamento de Ação e Inclusão Social; Tania Mara Cardoso, do Departamento de Administração; Clara Geromel, do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura; Vinicius Gonçalves de Faria, do Departamento de Finanças; Ronaldo Frare, do Departamento de Obras e Urbanismo, Marcel Antonio Assis Mendes de Oliveira, do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento, além dos assessor de Gabinete, Paulo Marine; de Segurança Pública, Márcio Alexandre Bartelt e de Comunicação, Vanessa de Paula.
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