Conecte-se conosco

Jaguariúna

Maternidade atípica: mães dedicadas que tem filhos muito especiais

Publicados

em

O que a maternidade representa para uma mãe? Pode significar coisas profundamente distintas, mas com um final semelhante: o amor

Ser mãe é um sonho para muitas mulheres. Fernanda Saduh tinha este sonho e realizou. Casada com Fernando da Cunha Cordeiro eles têm duas lindas crianças: Giovana e Lucas.
A primeira gestação foi uma surpresa. Tendo o ciclo menstrual regulado, com um dia de atraso, Fernanda fez o teste de farmácia e descobriu a gravidez.

Em casa, escreveu em um papel escreveu “segura o coração, você vai ser papai”, para contar a novidade ao seu marido. “Ficamos chocados. Não sei o que eu estava sentindo. Eu queria, mas foi um choque muito grande”, conta Fernanda.

Por volta da 14ª semana de gravidez o casal descobriu o sexo do seu primeiro bebê. Giovana estava prestes a chegar.

Seis meses após o nascimento da pequena, veio a descoberta da segunda gravidez. Fernanda conta que desta vez teve uma série de sintomas. Primeiro, náuseas, depois, mudança no horário de dormir, seguido de cansaço. O pensamento de que estaria grávida já estava presente, mas ao fazer um teste de farmácia o resultado deu negativo.

LEIA TAMBÉM:

Um pouco depois, Fernanda fez o exame de sangue, qualitativo e quantitativo, que os resultados saem em dias diferentes. O primeiro deu negativo. O segundo, positivo. “Eu dei risada. Eu sabia que estava. Eu estava sentindo”, conta. A história comprova a expressão de que ‘mãe sabe de tudo’.

E após algum tempo de gestação Fernanda faria a sexagem do bebê para fazer a revelação para a família, mas, na segunda ultrassom a média conto que o sexo do bebê estava visível. Era um menino.

Período de gestação
Assim como as descobertas, o período de gestação das crianças foi diferente para a mamãe. Na primeira, enjoo de tudo que fosse gorduroso e nada parava no estômago. Fernanda engordou 9kgs.

A gravidez do Lucas foi na pandemia. “Eu não tenho rede de apoio aqui, minha família é de Guarulhos, então foi bem complicado, porque eu tinha que lidar com minha cabeça. Em quase 10 meses só vi eles duas vezes. Engordei 26kgs e me sentia muito gorda e feia. A questão emocional foi bem difícil e tinha o medo da pandemia também”, conta a mãe.

O nome das crianças foi escolhido antes do nascimento, como é comum. Fernanda fez uma lista, pois é bem indecisa, e em consenso com seu marido Fernando, escolheram Giovana e Lucas Maurício.

Parto
A Giovana nasceu na semana do Dia das Mães, inclusive comemora seu quarto ano neste domingo, 14. Naquele dia Fernanda foi para o hospital (em Guarulhos) com muita dor, mas após exames constataram que estava tudo bem com o bebê, a medicaram e ela foi para casa. A noite passou e pela manhã as dores continuavam.

Nessas idas e vindas Fernanda fez a cardiotocografia cerca de três vezes – exame que tem o objetivo de monitorar os batimentos cardíacos do bebê, seus movimentos e sua oxigenação. Na terceira vez Fernanda teve um sangramento e com muita dor e desespero em avisar o marido e familiares que sua filha estava prestes a nascer, a equipe médica a levou para a sala de cirurgia. “Do momento do sangramento até o nascimento foi 30 minutos, então nem deu tempo da minha família chegar”.

Fernanda conta que o motivo do sangramento foi um descolamento silencioso de placenta e por isso ela estava sentindo muitas dores. O descolamento foi de 40% e com isso Giovana precisou vir ao mundo quase um mês antes do previsto. Ela chegou forte e saudável.

O parto do Lucas foi mais tranquilo. Diferente de Giovana que nasceu em Guarulhos, Lucas nasceu em Campinas. Seu parto foi uma cesárea programada. Seu marido ficou junto o tempo todo desde que chegaram ao hospital. Foi um parto mais tranquilo.

LEIA TAMBÉM:

Porém, depois de dar à luz, os pais viveram momentos marcantes, negativamente falando. “Enfermeiras despreparadas, sem sensibilidade com aquele momento que as mães estavam passando. Elas batiam a porta do quarto às 4h da manhã. No frio de setembro queriam que eu tirasse a roupa do bebê em plena madrugada. Fiquei muito mal e me senti muito maltratada”, diz. Em contrapartida Fernando esteve ao seu lado e deu todo o suporte.

Diagnóstico
Giovana deu aos pais diversos parâmetros do desenvolvimento de um bebê. Com um ano e três meses ela já falava mamãe e papai. Ao contrário de Lucas, que mesma idade só chorava e fazia barulhos. “Eu sabia que tinha um atraso no desenvolvimento, mas não imaginava que fosse autismo. Meu marido contou mais tarde que já imaginava, pois tinha procurado sobre o assunto, mas não quis me chatear”, conta Fernanda.

Os pais levaram Lucas no pediatra, que pediu para aguardar um pouco mais, pois as crianças têm tempo diferentes de desenvolvimento. Fernanda insistiu e levou o filho no fonoaudiólogo, depois no otorrinolaringologista e por último no neurologista, que disse que Lucas estava dentro do espectro autista.

“Até hoje eu não sei o que senti. Fiquei imóvel e comecei a chorar. Eu estava confusa, com medo, tudo ao mesmo tempo. Chorei o dia inteiro”, conta.

Em um segundo momento, Fernanda admite que foi egoísta. “Eu fiquei muito brava, pois sempre fui uma pessoa que sempre tive dificuldade em começar e terminar uma coisa, e naquele momento eu estava em um momento profissional muito legal. Eu falava de emagrecimento para mães”.

Mas, mãe é um ser humano como outro qualquer, então Fernanda buscou não se culpar por esse sentimento. Na terceira semana após o diagnóstico Fernando já sabia muito sobre o espetro autista e Fernanda passava mal – foi aí que descobriu que estava com ansiedade.

Certo dia, em meio a pesquisas sobre o autismo, se deparou com a seguinte frase: ‘Uma mulher sábia edifica o lar’. “Nesse momento caiu minha ficha. Eu sempre tive como maior valor da minha vida a família. As pessoas que eu amo em primeiro lugar. E estou fazendo errado. Estou abandonando um valor que é uma das minhas maiores qualidades. E em meio a tanto choro caiu minha ficha e senti um alívio muito grande que o problema não era meu filho e sim minhas emoções”, revela Fernanda.

Aceitação
O processo de aceitação foi acontecendo gradualmente. Na internet, contou sua história e assim descobriu seu propósito de ajudar mães.

“Ser mãe é muito difícil, mas ser uma mãe atípica é o triplo do trabalho e não só pela rotina, mas pelas preocupações. Será que aos 30 anos meu filho vai saber se defender? Vai conseguir ser independente? Eu nunca parei para pensar sobre isso em relação a Giovana, mas em relação ao Lucas é recorrente”.

Hoje Fernanda aceita o diagnóstico e fala sobre o assunto tranquilamente. Ela sempre faz questão de falar, inclusive, pois se empodera. “A gente foi criado para fugir das dificuldades, então está sempre brigando dentro da gente mesmo para dar o melhor pelos nossos filhos e se a gente não aceita, aquele outro lado egoísta do ser humano está ganhando. A aceitação é o primeiro passo e tem mais a ver com o próprio psicológico da mãe do que com a severidade do autismo do filho”.

Na internet Fernanda se sente muito acolhida. Conversa com mulheres de diferentes realidades e encontra nisso seu propósito. Reconhece que não pode mudar o diagnóstico do seu filho, mas se pudesse, mudaria. “Eu não queria que meu filho não tivesse uma unha encravada, uma febre nada. Então não tem como. Se eu pudesse meu filho não seria autista, pois isso gera preconceito, bullying e julgamentos. Não queria que ele passasse por nada disso. Mas, como não podemos mudar, a gente controla o que é possível. E eu não me lamento por isso”, diz.

Ser mãe
Ser uma mãe atípica é um desafio. O maior, lidar com os próprios sentimentos. “São muitas responsabilidades e a gente se larga. Se acostuma a não fazer unha, a não arrumar o cabelo, com as crises de ansiedade, com o relacionamento meio distanciado… A gente se coloca na última prioridade”, conta.

Mas, além de mãe, Fernanda é mulher e esposa com o privilégio de ter ao lado uma pessoa especial. “Ter Fernando como parceiro, não só como pai, mas parceiro de vida, que não me julga, é tudo para mim. Se fosse alguém diferente, eu acho que seria uma experiência bem diferente e talvez eu não estivesse no momento que estou hoje”, diz Fernanda.

Mãe é amor, doação, dedicação. Fernanda mostra muito bem todas essas características e muito mais. Mostra sua força e representa aqui tantas mães atípicas, e reconhece neste diagnóstico seu propósito de conscientizar a sociedade sobre o TEA e garantir os direitos da criança e da família.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas

Publicados

em

Chitãozinho e Xororó, Murilo Huff, Lauana Prado e Felipe & Rodrigo embalam a primeira noite de festival

O Jaguariúna Rodeo Festival chega a sua 36ª edição neste 2025. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 27 de setembro, na Red Eventos, faz parte do “Circuito Sertanejo”.

Na primeira noite, a dupla Chitãozinho e Xororó, Murilo Huff, Lauana Prado e Felipe & Rodrigo já estão confirmados.

Chitãozinho e Xororó apresenta a turnê “Uma História de Sucesso”, em que a dupla celebra mais de 50 anos de estrada.

LEIA TAMBÉM:

Murilo se apresenta pela primeira vez no festival. O sertanejo já antecipou que vai preparar um show inédito para o público de Jaguariúna.

Lauana Prado chega para marcar mais um capítulo no evento. Donos de “Gosta de Rua”, música mais tocada nas plataformas do Brasil em 2024, Felipe & Rodrigo, estreiam no festival.

Outra atração já anunciada é a apresentação da estrela do country, Kacey Musgraves, no dia 27 de setembro.

As vendas para todos os dias, mesmo sem a divulgação completa do line-up, estão abertas pela internet com valores a partir de R$ 49. Os ingressos são divididos em Arena, Pista Premium, Camarote Super Bull Ballantine’s, Camarote Open Super Bull Ballantine’s e Camarote Brahma.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna

Publicados

em

Ambiente cultural e turístico promete ser fonte de história e lazer para moradores e visitantes

Em plena era digital, os brinquedos de madeira seguem encantando gerações. Muito antes da popularização dos brinquedos de plástico, esses objetos já faziam parte da infância de muitos — e agora ganham espaço e reconhecimento em Jaguariúna, com a inauguração do 1º Museu de Jogos de Madeira Tradicionais da América Latina. O novo atrativo cultural abre as portas neste sábado, 03, e reúne um acervo com mais de 40 jogos de diferentes épocas e regiões do mundo.

A iniciativa é do diretor artístico e cenógrafo Fernando Demonte, cuja relação com os jogos começou anos atrás, durante um projeto gastronômico com temática de aldeia. A pesquisa o levou a mergulhar no universo dos brinquedos artesanais em madeira, e a coleção que nasceu desse interesse acabou se transformando em paixão e trabalho.

LEIA TAMBÉM:

“Quanto mais eu estudava, mais jogos eu descobria. Fui além dos jogos europeus que já conhecia e hoje tenho peças americanas, canadenses, vietnamitas, africanas e até sumérias. A coleção atual tem 42 jogos estruturados, mas o acervo estudado já ultrapassa 100”, conta Fernando.

Todos os jogos são produzidos artesanalmente por ele próprio, com atenção aos detalhes históricos e técnicos. “Estudar e depois ir para a oficina produzir é meu momento de prazer. Para mim, é uma válvula de escape. Um jogo simples levo um dia para fazer, mas os mais complexos chegam a três dias de produção”, revela.

O museu reúne peças raras, algumas inspiradas em jogos antigos até criações mais contemporâneas. O grande diferencial do espaço, segundo Fernando, é a interatividade. “Não é um acervo estático. As pessoas podem jogar. Queremos criar experiências e memórias. Esse é o objetivo principal do museu”, destaca.

Localizado na charmosa Fazenda Santa Francisca do Camanducaia, o museu promete ser um novo polo de cultura e turismo para o Circuito das Águas, região em que Jaguariúna se destaca como a “Estrela da Mogiana” e “Capital do Cavalo”. O evento de inauguração acontece das 16h às 22h, com atrações como oficinas de arte, apresentações de dança, passeio a cavalo, boa gastronomia e a vista de um belíssimo pôr do sol.

Além de resgatar a história dos brinquedos, o museu convida adultos a revisitarem a infância e apresenta às crianças um universo de jogos que marcaram gerações passadas. Uma verdadeira viagem no tempo por meio da madeira, da criatividade e da interação.


Serviço
Inauguração do 1º Museu de Jogos de Madeira da América Latina
📍 Onde: Fazenda Santa Francisca do Camanducaia – Av. Dr. Sebastião Paes de Almeida, 2100 – Bairro Primavera, Jaguariúna
📅 Quando: Sábado, 3 de maio
🕓 Horário: Das 16h às 22h

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

UniFAJ realiza atendimentos gratuitos para quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda

Publicados

em

IR Solidário ocorre entre os dias 05 e 09 de maio, das 19h às 21h, em Jaguariúna

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) realiza, de 05 a 09 de maio, mais uma edição do IR Solidário. A ação tem por objetivo oferecer atendimentos gratuitos para os contribuintes que precisam fazer a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2025). Os plantões ocorrem das 19h às 21h, no campus 1 do centro universitário em Jaguariúna.

O IR Solidário é promovido pelo curso de Ciências Contábeis da UniFAJ. Alunos do 5º e 7º semestres, sob supervisão dos docentes, realizarão atendimentos que vão desde tirar dúvidas sobre o IR, até a montagem e envio da declaração à Receita Federal.

Para isso, o contribuinte deve comparecer ao local da ação com documento pessoal que tenha o número do CPF; informes de rendimentos de trabalho e dos bancos onde possuir contas; e comprovantes de despesas com saúde, educação e de bens em nome do titular. O contribuinte deverá ter em mãos a senha Gov.br, que será digitada por ele no momento de envio da declaração.

LEIA TAMBÉM:

Para o docente de Ciências Contábeis da UniFAJ e organizador do evento, Luis Fernando de Morais, o IR Solidário é uma forma de o contribuinte fazer a sua declaração de maneira segura.

“A ação representa ao contribuinte a chance de acesso gratuito à orientação especializada, segurança no preenchimento da declaração e incentivo à cidadania fiscal”, garante. “Aos alunos, é a oportunidade única de aplicar conhecimentos técnicos em situações reais, desenvolvendo competências profissionais e senso de responsabilidade social”, complementa o gestor de Ciências Contábeis da UniFAJ, professor Anderson Barros.

Além de auxiliar na declaração, o IR Solidário busca incentivar os contribuintes a ajudarem os projetos voltados ao bem-estar das crianças, adolescentes e idosos, com a doação de 3% a 6% do Imposto de Renda para entidades assistenciais de Jaguariúna. Em 2024, 45 contribuintes passaram pelo IR para tirar dúvidas e fazer a declaração.

Quem precisa fazer a declaração?
O prazo para envio da declaração do IR em 2025, ano-calendário 2024, vai até às 23h59 do dia 30 de maio. Pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$33.888 anuais ou que tenham posse ou propriedade de bens com valor superior a R$800 mil, são obrigadas a declarar.

Entre as principais mudanças para este ano, estão a exigência de declaração de rendimentos no exterior; prioridade na restituição para quem usar a declaração pré-preenchida com Pix; a possibilidade de atualização de bens imóveis com tributação diferenciada; além da exclusão de alguns campos no preenchimento online. A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações, quase 3 milhões a mais do que as 43,2 milhões entregues no ano passado.

IR Solidário – UniFAJ 2025 

Datas: 05 a 09 de maio
Horário: 19h às 21h
Local: Campus 1 da UniFAJ – Rua Amazonas, 504, Jardim Dom Bosco – Jaguariúna

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias