Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna reduz mortalidade infantil em 84%, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Um dos indicadores mais utilizados para se medir a qualidade de vida em qualquer município é o índice de mortalidade infantil, e nesse quesito Jaguariúna vai indo muito bem. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, no período entre 2016 e março de 2019 a mortalidade infantil na cidade foi reduzida em 84%, entre crianças menores de cinco anos de idade, o que iguala o município a países como Singapura, Islândia e Japão, que ostentam a menor taxa de mortalidade infantil no mundo, segundo o Index Mundi – Cia. World Factbook.

Em dois outros segmentos infantis a ótima notícia se confirma com indicadores bem parecidos: redução de 82% na mortalidade entre crianças menores de um ano e 81% na mortalidade neonatal, ou seja, entre crianças de zero a 27 dias. Para a secretária municipal da Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o quadro positivo confirma o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017 na rede municipal.

“Temos três programas que dão atenção especial à mulher e ao recém-nascido, e os consideramos fundamentais nesse avanço: o ‘Tempo de Cuidar’, voltado para gestantes até o pós-parto/puérpera, o ‘Tempo de Crescer’, para crianças de zero a cinco anos de idade, ou seja, na primeira Infância, e o ‘Tempo de Viver’, para crianças a partir dos cinco anos até a idade adulta”, explica.

Já Carolina Freire, Diretora de Desenvolvimento Sustentável, destaca outro aspecto positivo e não menos importante na realidade vivida por Jaguariúna. “Vale lembrar que estamos trabalhando com o Programa Cidades Sustentáveis e buscamos institucionalizar, através de projetos estratégicos e indicadores, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretriz das políticas públicas municipais”, lembra.

Segundo ela, após dois anos de trabalho constante e com foco na melhoria de indicadores de saúde, educação, causa ambiental, dentre outros, os resultados são robustos e destacam o município, que é referência na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Aliás, temos alguns destaques positivos que vão na contramão de dados nacionais recém-publicados por órgãos nacionais e internacionais”, pontua Carolina Freire, otimista.

Saúde

Uma análise da Fundação Abrinq sobre dados do Ministério da Saúde, portanto, um índice nacional, indica que em 2016 a taxa de mortalidade na infância (de crianças entre zero e cinco anos) registrou piora em todo o país, indo de 14,3 para 14,9 por 1.000 nascidos vivos, ou seja, houve alta de 4,19%. Esses dados de 2016 refletem a projeção do impacto negativo da recessão econômica, do aumento da pobreza e dos cortes em políticas sociais, conforme estudos recentes.

Em Jaguariúna, os resultados dos indicadores na saúde vão na contramão das estatísticas nacionais desde o início de 2017 graças às ações do Programa Construindo um Novo Tempo. O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que no segundo ano de sua primeira gestão (2009-2012) foi a Nova York receber o prêmio da ONU por ter alcançado a taxa zero de mortalidade infantil, fez questão de destacar e enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido na saúde municipal.

“Essa notícia nos enche de alegria e mostra que estamos conseguindo voltar aos índices altamente positivos já alcançados. Saúde é nossa prioridade e trabalhamos com muita seriedade e responsabilidade, que é para garantir aos nossos moradores um atendimento humano e de qualidade. Sempre digo, com saúde não se brinca, então, parabéns a todos os envolvidos em mais essa conquista, pois ela só reforça a qualidade de vida que buscamos para a população”, disse o prefeito.

Fonte : Prefeitura Municipal de Jaguariúna – Por Aluízio Santana /Foto: divulgação/SMS

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna abre inscrições para o Programa Prouni Municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna abre nesta sexta-feira, 03, as inscrições para as 500 vagas de bolsas de estudo do Programa Prouni Municipal, voltado a estudantes da cidade. As inscrições devem ser feitas pelo site prouni.jaguariuna.sp.gov.br e vão até o próximo dia 17 de dezembro.

O Prouni Municipal é um programa de concessão de bolsas de estudo do ensino superior voltado exclusivamente para moradores de Jaguariúna. No total, são disponibilizadas até 500 vagas para os mais diversos cursos no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), com desconto de 70% nas mensalidades para os alunos.

Os estudantes também contam com um plantão de dúvidas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone fixo (19) 3837-2888 e pelo WhatsApp, nos números (19) 99435-8484 e 99436-9898.

Criado em 2009, o Prouni Municipal oferece todos os anos 500 vagas de bolsas de estudo no ensino superior e já deu oportunidade a mais de 6 mil estudantes.

Continue lendo

Jaguariúna

De Jaguariúna, gestora Veridiana Mellilo foi destaque no TedxInsper

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

“A única pessoa que tem direito de definir do que você é capaz é você” foi o título da palestra

A palestrante, empreendedora e gestora do CEJ/CAJ, maior centro de equoterapia da América Latina Veridiana Mellilo foi uma das convidadas da edição 2021 do TedxInsper, que é um evento TED organizado de forma independente por alunos da instituição Insper, e sediado pela cidade de São Paulo, no auditório da FAAP. Esta edição ocorreu no dia 27 de outubro, e Veridiana entrou em palco às 15h.

Veridiana Mellilo, quando convidada para palestrar no evento, se deparou com diversas temáticas que poderia abordar em seu discurso: gestora, empreendedora, formada em relações públicas e mentora de negócios, ela também participava de uma banda na adolescência e chegou a representar o Brasil no Mundial de Hockey In-Line. A decisão final, porém, foi de falar sobre como a equoterapia pode dar as ferramentas necessárias para transformações pessoais e profissionais.

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo. É muito praticado por pessoas que se encaixem no espectro autista (TEA), e indivíduos com algum tipo de neurodivergência. A prática é presente na vida de Veridiana há mais de 20 anos. Sua família fundou os centros de equoterapia de Jaguariúna, e, em 2020, assumiu a gestão dos locais.

Através dessa experiência, em seu discurso, Veridiana provou como o ser humano é extremamente adaptável, e ele só precisa de ferramentas para atingir todo seu potencial. Para a gestora, a equoterapia pode ser esse vetor de transformação. Na prática, os movimentos do cavalo, e o laço do animal com o praticante, trabalham questões motoras, çde equilíbrio e sociais.

Continue lendo

Jaguariúna

Obras da nova adutora de água de Jaguariúna chegam ao Bairro Jardim Europa

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As obras de construção da nova adutora de água de Jaguariúna prosseguem esta semana na região do Jardim Europa. Os trabalhos realizados pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jaguariúna começaram no dia 22 de novembro. A nova adutora será interligada ao Reservatório do Rinaldi e deve atender os bairros Zambon, Rinaldi, Coração de Jesus e Arco-Íris.

Segundo o DAE, a obra é uma antiga demanda da população desta região da cidade e deve reduzir o número de ocorrências de interrupção no abastecimento local.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias