Conecte-se conosco

Jaguariúna

Fórum que vai tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está com inscrições abertas

Publicados

em

Por Viviane Westin

O município de Jaguariúna vai sediar no próximo dia 23 abril o “Fórum ODS 2019”, promovido pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Trilhos do Jequitibá, com apoio de um grupo de voluntários e a colaboração do Hotel Matiz. O público-alvo são os diversos segmentos da sociedade, representantes dos setores públicos e privados, além daqueles que atuam junto ao terceiro setor. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas a partir de terça-feira (18), até 15 de abril.

O presidente da Oscip, Hilário Argemiro, destaca a necessidade de entendimento e apoio aos ODS para a adesão ao Pacto Global por parte dos diferentes setores da sociedade. Segundo ele, o foco da proposta é possibilitar a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das instituições representadas pelos participantes, alinhadas à Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Agenda 2030 é formada por 17 ODS e dois palestrantes vão tratar da importância das metas para a sociedade e o impacto causado no meio ambiente durante o Fórum. A programação do evento vai contemplar a explanação dos ODS e de como podem ser implementados nas instituições públicas e privadas, com a participação da assessora técnica da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos de São Paulo, Eliana Falque. Já o coordenador do projeto Mudavisão em Compostagem, Cássio Henrique Silva, vai tratar das diretrizes, em especial o objetivo 12 dos ODS sobre o tema “Consumo e produção responsáveis – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.

O evento também contará com a participação da presidente da 232ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Jaguariúna, dra. Maria do Carmo Santiago Leite, que vai tratar do tema “Empoderamento da mulher”. Vale ressaltar que o objetivo 5 dos ODS trabalha o tema “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

“O Fórum será uma oportunidade para que empresas e instituições públicas possam aderir ao Pacto Global, e assim promoverem ações junto à comunidade e ONGs, visando o bem-estar e a progressão de uma sociedade cada vez melhor e mais inclusiva, consciente de suas responsabilidades e preocupada em zelar pelo espaço e ambiente em que vive”, detalha Hilário.

A Oscip Trilhos do Jequitibá é a instituição âncora apoiadora do Núcleo ODS Jaguariúna, que já vem discutindo o tema desde 2017. Segundo Hilário, a principal atuação do grupo tem sido levar informação por meio das das redes sociais, campanhas e palestras nas empresas envolvendo temas específicos referentes aos ODS.

Como idealizador da proposta e coordenador do Núcleo, Hilário detalha que, até o início de 2019, a ação do grupo se limitou a apoiar e divulgar ações ligadas aos ODS, sendo o atual momento de reestruturação: “Após a realização do Fórum, iremos rever se será mantido o Núcleo ou se os projetos desenvolvidos pela Oscip deverão estar relacionados aos ODS e trabalhar em conjunto com a Rede Pacto Global. Outra opção será a de ter um projeto especifico que possa tratar todos os ODS”, finaliza.

Serviços:
Inscrições para o Fórum ODS 2019
Período: de 18/03 até 15 de abril
E-mail: [email protected]
Data do evento: 23/04 (3ª.feira), das 9h às 12h30 – credenciamento até às 8h30
Local: Hotel Matiz – Av. Armando Mário Tozzi, 1400 – Núcleo Santa Úrsula, Jaguariúna

Jaguariúna

Bolsa Trabalho dá oportunidades aos jaguariunenses

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou nesta quinta-feira, 30, a assinatura dos contratos do programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, que promove qualificação profissional com pagamento de bolsa-auxílio de R$535 por cinco meses. Ao todo 60 jaguariunenses que estavam desempregados estiveram presentes e devem começar a trabalhar na Prefeitura de Jaguariúna no dia 18 de julho.

O contrato de trabalho é de cinco meses e durante esse período os profissionais devem cumprir quatro horas diárias de serviço, quatro vezes por semana em algum órgão da Prefeitura. Além disso, uma vez por semana também farão um curso de qualificação oferecido gratuitamente. 

Essa é a terceira edição do programa Bolsa Trabalho realizada em Jaguariúna. Na primeira, no início do ano passado, foram oferecidas 20 vagas. Agora são 40 a mais.

Bolsa Trabalho
O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras.

Continue lendo

Jaguariúna

Balões irão colorir o céu de Jaguariúna na abertura do Festival de Férias

Publicados

em

O céu de Jaguariúna fica mais colorido neste fim de semana. No sábado, 02, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, fará abertura do Festival de Férias de Julho com balões que irão sobrevoar a cidade e DJs que devem colocar todo mundo para dançar.

Os balões ficarão reunidos no gramado do Boulevard, ao lado do Centro Cultural, antes de levantar vôo. No local, o público pode conferir de perto cada balão, como eles funcionam e tirar muitas fotos.

O agito musical começa às 15h com a apresentação da DJ Desirée Lais. No fim da tarde, às 16h30, os balões vão decolar juntos e dar uma volta por cima da cidade.

Em seguida, ás 18h, será a vez da DJ Anna Glam se apresentar e às 19h, os balões serão inflados novamente no gramado do Boulevard.

O evento é totalmente gratuito.

Continue lendo

Jaguariúna

Meio Ambiente realiza plantão gratuito para tirar dúvidas sobre cadastro

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, inicia na próxima terça-feira, 05, um plantão de atendimento ao produtor rural. O objetivo é ajudar e tirar dúvidas sobre a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O trabalho será feito gratuitamente graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Mogi Mirim. Serão passadas informações especificamente aos pequenos produtores rurais do município que tenham propriedades de até 40 hectares.

Durante todo o mês de julho os atendimentos serão realizados às terças-feiras, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h. É necessário fazer agendamento prévio pelo telefone: (19) 3867-3073.

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, ressalta a importância desta regularização. “Nesse plantão, toda terça-feira o produtor rural receberá a ajuda necessária para entender o passo a passo do que deve ser feito. Assim, saberá quais providências devem ser tomadas para que a propriedade avance no processo de regularização ambiental”, explicou a secretária. 

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL
O Programa de Regularização Ambiental garante ao produtor os benefícios previstos no Novo Código Florestal, para os casos com passivo ambiental.

Para ter acesso ao Programa, o produtor deve realizar as atualizações necessárias em seu cadastro, via sistema (car.agricultura.sp.gov.br), até o dia 31/12/2022.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias