Conecte-se conosco

Jaguariúna

Aula Magna na Unifaj recebe principal referência na área de Educação no Brasil

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O professor Dermeval Saviani, uma das mais importantes personalidades da área de Educação no Brasil, vai ministrar Aula Magna de Pedagogia no Anfiteatro do Campus 2 do Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj), nesta quarta-feira (27), às 19h30. Quem não é aluno da IES deve se inscrever para efeitos de certificação no link encurtador.com.br/bezB8.

O evento organizado pelo curso de pedagogia da UniFAJ ainda terá a presença da Editora Autores Associados oferecendo livros com descontos especiais. “Convido a todos para a Aula Magna da Pedagogia com o professor Dermeval Saviani, que, ao lado de Paulo Freire, é a principal referência para a educação brasileira”, enfatiza a professora Regina Maringoni, coordenadora do curso de pedagogia.

“Ele desenvolveu o entendimento sócio-histórico da educação nacional no sentido de identificar as principais teorias pedagógicas no panorama educacional brasileiro, a fim de que a função social da escola e da prática docente seja compreendida em seu contexto para sua análise ampla e profunda, orientada para transformação da formação humana”, informa a docente.

Saviani

Dermeval Saviani possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela PUC São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente; em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da Unicamp; e em 1993 foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da Unicamp. Atualmente é professor aposentado da Unicamp, mas continua atuando como professor titular colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

É professor emérito da Unicamp, Pesquisador Emérito do CNPq e coordenador geral do grupo de estudos e pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”; tendo recebido o título de “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Tiradentes de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Continue lendo

Jaguariúna

Ação no Parque Santa Maria vacina 719 com a segunda dose contra Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A aplicação foi realizada nos sistemas tradicional e drive-thru, em que a pessoa não precisa descer do veículo para receber a vacina, o que agiliza a operação

A ação especial da Secretaria de Saúde de Jaguariúna para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em idosos de 69 a 71 anos de idade vacinou um total de 719 pessoas no sábado, 17, no Parque Santa Maria, em Jaguariúna. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 19, pela secretaria municipal.

Até o último sábado, um total de 3.766 pessoas já haviam recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus em Jaguariúna, segundo os dados do “Vacinômetro” divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras 6.222 pessoas já receberam a primeira dose, totalizando 9.988 doses aplicadas.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna deve antecipar pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna vai antecipar para maio o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais e do Hospital Municipal Walter Ferrari. Projeto de lei com a medida será encaminhado ainda nesta segunda-feira, 19, à Câmara Municipal para discussão e aprovação dos vereadores.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, a proposta visa valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários públicos da Prefeitura e do Hospital Municipal e minimizar eventuais dificuldades financeiras enfrentadas por famílias de servidores devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e às restrições de circulação impostas pela quarentena.

Hoje, o pagamento da primeira parcela é feito no mês de aniversário do servidor municipal. Os que fazem aniversário até maio, recebem normalmente pela atual regra de antecipação. Com a aprovação do projeto, excepcionalmente este ano, os servidores que fazem aniversário de junho a dezembro receberão a primeira parcela do 13º salário até o dia 31 de maio.

A Prefeitura também tem realizado o pagamento dos salários dos servidores até o dia 29 de cada mês, antecipando em quase uma semana a quitação da folha salarial. Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, essas antecipações fazem parte da política de valorização do funcionalismo municipal e, mesmo num momento de pandemia e de crise econômica, são possíveis graças às ações de austeridade e responsabilidade fiscal adotadas pela gestão do prefeito Gustavo Reis.

Continue lendo

Jaguariúna

Cultura de Jaguariúna abre inscrições para três festivais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, abriu inscrições para diferentes festivais on-line que prometem movimentar as redes sociais. São eles:

O “1º Cria MAKE” que tem como objetivo valorizar e promover a visibilidade, a criatividade, a técnica e a sensibilidade artística por meio da maquiagem. O festival acontece até o dia 28 e cada participante pode enviar duas imagens do mesmo trabalho.

Outro festival é o “1º Vídeo Literário de Jaguariúna” que foi criado para incentivar e difundir a produção literária da cidade e região, além de valorizar e promover a visibilidade dos escritores, contadores e poetas. A realização é até o dia 29 e não será dividido por categorias.

Ao mesmo Jaguariúna também realiza um intercâmbio entre diversas modalidades artísticas como: Teatro, Dança e Música durante o festival “Musicals” que acontece até o dia 30. As performances podem ser feitas individualmente ou em grupo.

As inscrições são gratuitas, devem ser feitas até 22 de abril e as imagens ou vídeos enviados para o e-mail: [email protected] Os 10 pré-selecionados serão exibidos nas redes sociais da Prefeitura e da Escola das Artes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3867-2404 e (19) 3867- 4223.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias