Economia
Ibovespa um ano após a queda
Olá meu povo Rico! Há exatamente um ano, em 12/03/2020, os mercados de capitais ficaram marcados na história, o Ibovespa caia 14,78%, o maior tombo deste século, devido à preocupação do novo coronavírus (Covid-19) no País. Naquela quinta, dois circuit breaks traduziam as incertezas do mercado até hoje.
O circuit breaks é o botão que é acionado para que o mercado quando a bolsa cai 10%, e depois 15% foi acionado seis vezes numa sequência de oito pregoes. Naquele dia muitas empresas de representatividade no mercado tiveram desempenho muito negativos, as que sofreram maior impactos foram as companhias aéreas, como Gol e Azul.
A 12 meses o Ibovespa fechava o dia com 72.582 mil pontos, com os investidores monitorando os impactos da doença na economia global, o Brasil registrava 77 novos casos e no ministro Paulo Guedes afirmava que seria uma crise passageira.
Em 2020 o produto interno bruto (PIB) caiu 4,1% a maior retração desde 1996. No cenário da saúde hoje o País está em seu pior momento, batendo recordes sequenciais da media de mortes pela doença.
O mês de março do ano passado não sairá da memória dos investidores tão cedo. Durante aquele período o Ibovespa caiu quase 30% na maior proporção de 1998. Por outro lado, quem entrou na bolsa em abril, não passou por este ambiente critico, e surfou na onda do mercado em linha reta para cima.
O ano passado a Bolsa brasileira praticamente subiu em linha reta, impulsionada pela queda na taxa de juros e alocação da poupança local. Entretanto, agora com a perspectiva de aumento da Selic e menor auxílio emergencial (com desemprego ainda alto), outros aspectos voltam a entrar na análise.
Aqueles que entram em março ganho o Ibovespa quando a mesma fechou em na casa dos 63 mil pontos, obtiveram ótimos resultados até o começo deste ano quando a mesma chegou aos 125 mil pontos, porém recuou novamente diante das incertezas politicas e escalada da pandemia.
E o que esperar neste momento, muitos se perguntam se faz sentido o maior acionário da B3 retornar tudo o que foi perdido, enquanto a economia derrapa e procura atenuar os riscos com o isolamento social?
Segundo Elias Wiggers do escritório EQI, sim “A economia real sempre demora mais para se recuperar do que o mercado de capitais de capitais, pois assim como ocorrem nas quedas , os investidores costumam tentar antecipar os movimentos .Quem compra Bolsa, compra futuro, afirma o especialista.
Embora os esforços do governo para manter o sustento das atividades tenha sido importante, existem entraves macroeconômicos a frente, consequentemente subir a taxa de juros e uma disrupção da estabilidade econômica”.
Segundo um levantamento da XP Investimentos, até esta sexta 54% das empresas que já divulgaram seus resultados do quarto trimestre e que compõem o Ibovespa, superaram as expectativas do mercado. Do restante, 27% veio em linha com o estimado pelos analistas e apenas 19% abaixo das projeções.
Com as dificuldades impostas pela pandemia, os investidores embutem suas expectativas ajustadas às empresas, e mesmo assim boa parte do mercado brasileiro está resiliente.
Vale lembrar que, até o fim do ano passado, o Brasil possuía 19,7 milhões de CNPJs ativos, segundo o Mapa das Empresas. As cerca de 420 companhias listadas na Bolsa são as melhores do País e, em sua maioria, sairão da crise melhores do que entraram
E vamos lá ao que nos espera, este ano de 2021! Fortes emoções e muita saúde para todos nós!
Fonte Suno Notícas
Economia
Festa do Peão movimentou R$ 395 milhões para Barretos
Evento atraiu mais de 900 mil pessoas vindas das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Considerado o maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos movimentou R$395 milhões em receita direta para o turismo na cidade e recebeu cerca de 900 mil visitantes, entre turistas e moradores, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Além disso, de acordo com a organização, 10 mil pessoas foram contratadas para a realização do evento.
A maior parte do público é do próprio estado de São Paulo (67%), sendo 34% moradores de Barretos e 33% de outros munícipios, como a Capital Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Olímpia. A festa segue atraindo turistas de outras regiões do país como, por exemplo, de Minas Gerais (12%), Paraná (4%), Rio de Janeiro (3%) e Goiás (3%), o que a coloca como um dos grandes eventos estimuladores do turismo doméstico para o estado.
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“A Festa do Peão de Boiadeiro é fantástica a cada edição. O melhor rodeio do mundo, emprega, movimenta o turismo e toda a sua cadeia. Nosso Estado se orgulha de ter um grande evento como este”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
A pesquisa também apontou que os turistas permaneceram em média seis dias na região, participando em média quatro dias da festa. Em média cada visitante gastou R$ 2,4 mil com despesas relacionadas ao turismo, que inclui ingresso, alimentação, transporte, hospedagem e compras, impulsionando significativamente a economia local.
A programação do evento e o rodeio foram bem avaliados por mais de 95% dos participantes e comentários como “Melhor rodeio do mundo”, “Pessoal acolhedor, atendimento excelente” e “Shows ótimos”, foram destacados pelos turistas e frequentadores na pesquisa. Outro dado positivo é que 95,5% dos turistas consideraram boas as opções de turismo e lazer de Barretos e 93% se sentiram seguros na cidade. A vida noturna e os passeios turísticos da região foram as atividades mais apreciadas, além do próprio rodeio.
Em 2024, a Festa do Peão de Barretos atraiu um público diverso, composto por 48% de mulheres e 52% de homens. A idade média dos visitantes foi de 36 anos, com 66% possuindo curso superior completo e uma renda familiar média de R$ 9 mil.
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Economia
Pronas/PCD e Pronon: Congresso derruba veto sobre dedução de IR por doação
Vanderlei Tenório
Foi promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei 14.564/23, a qual estabelece a reabertura do prazo para dedução, no Imposto de Renda (IR), das doações realizadas ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
O ato de promulgação foi divulgado em uma edição extra do Diário Oficial da União, na quinta-feira, 05. A lei é fruto do projeto (PL 5307/20) da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que havia sido vetado na íntegra pelo presidente Jair Bolsonaro sob alegação de falta de estimativa do impacto orçamentário e financeiro do benefício fiscal. Na semana passada, o Congresso Nacional derrubou o veto.
Os mecanismos de incentivo fiscal PRONON e PRONAS/PCD estavam indisponíveis desde o final de 2021, quando venceu o prazo legal para sua utilização. Em julho do mesmo ano, foi apresentado o Projeto de Lei (PL05307/2020) para prorrogar os programas, que foi aprovado pelo Senado. No entanto, o projeto não chegou a ser votado na Câmara Federal, deixando os mecanismos sem perspectiva de retomada.
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Em sua rede social, a senadora Mara Gabrilli defendeu a derrubada do veto e destacou que o Pronon proporcionou investimentos em pesquisa, diagnóstico e tratamento que resultaram em avanços na atenção oncológica no Brasil. A senadora também mencionou o impacto positivo do Pronas, que através de estratégias de combate ao câncer e reabilitação, beneficiou a vida de milhares de brasileiros com deficiência.
Nesse ponto, o veto do governo, publicado no Diário Oficial da União, alegou inconstitucionalidade do PL 5.307/2020 por falta de apresentação de estimativa de impacto orçamentário e financeiro para o exercício em que entraria em vigor e nos dois anos subsequentes.
Os programas Pronas/PCD e Pronon receberam doações de pessoas físicas até 2020 e, de jurídicas, até 2021. Eles foram criados para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam na oncologia e no campo das PCDs. A intenção é ampliar a oferta de serviços, expandir a prestação de serviços médico-assistenciais, apoiar o treinamento de recursos humanos e promover pesquisas epidemiológicas e clínicas.
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Economia
Páscoa possibilita crescimento no faturamento das empresas, veja dicas para engrenar seu negócio
Mercado espera crescimento de 30% nas vendas de produtos focados na data
Datas sazonais são importantes para o comércio, isso porque possibilitam um aumento no número de vendas e novas possibilidades para as empresas que abraçam a ideia das comemorações. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, (CNC), as expectativas para a Páscoa de 2023 são altas, com um crescimento de 30% nas vendas. No ano passado o setor faturou R$2 bilhões.
Para quem possui um negócio próprio ou trabalha com o comércio de doces e chocolates, a época da Páscoa é uma das datas mais importantes. Sendo assim, para ajudar alavancar nas vendas é preciso pensar em como atrair novos clientes, por exemplo: pensar em promoções; compras online ou brindes especiais.
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Além do crescimento para o comerciante, o aumento na venda de produtos para a Páscoa traz oportunidade para aqueles que procuram emprego, a estimativa é que 13 mil vagas de trabalho sejam abertas em março por conta da data, isso vindo das pequenas e grandes empresas.
O mentor de empresários, André Minucci, explica a importância das empresas investirem no crescimento durante a Páscoa. “De fevereiro a abril às redes de lojas começam a organizar os espaços para os produtos de Páscoa, olhando de fora pensamos que apenas grandes e consolidadas empresas atribuem essa atenção, porém esse é um bom momento para empresas em ascensão começarem a se preparar para atender os clientes”, explica.
Renda Extra
Os ovos de Páscoa caseiros também são uma boa opção para ganhar uma renda extra. André Minucci, fala sobre algumas dicas para quem vai começar a vender. “Primeiro passo é colocar metas para as suas vendas e também criar uma lista personalizada no WhatsApp. As pessoas próximas precisam saber que estão vendendo. Segundo passo, é trabalhar com as redes sociais para despertar a atenção das pessoas, principalmente para quem está começando, e por último, mostre o seu diferencial, é muito importante, principalmente para quem está começando”, comenta.
Como alavancar seu negócio na Páscoa
Segundo o especialista, é necessário encontrar as melhores estratégias, por exemplo: um treinamento de vendas que pode potencializar na tratativa e negociação do seu negócio. “ O seu time será muito mais produtivo, principalmente neste período de datas comemorativas”, diz André.
Análise das vendas do período;
Verificar como foram as vendas do mesmo período no ano anterior e como a empresa trabalhou durante a data;
Design como aliado no marketing digital;
No caso de usar as redes sociais e e-commerce como aliada nas vendas, é importante se atentar com o design utilizado nas plataformas de maneira que chame atenção da clientela;
Assegure a qualidade da produção e pós-produção;
Veja se todos os processos da produção e pós-produção como entrega dos produtos estão no padrão de qualidade de sua empresa;
Mostre seu diferencial;
Com tantos produtos parecidos no mercado, o diferencial é um ponto-chave para o sucesso do negócio, no ramo alimentício apresentar produtos low carb ou sem lactose, por exemplo, atinge um público ‘esquecido’ pelas grandes fabricantes.
“É importante sempre pensar na inovação que é possível se fazer com detalhes que sejam atrativos ao público. Com pequenos investimentos na apresentação dos produtos e a divulgação focada no cliente que quer atingir, é viável alcançar os objetivos traçados no planejamento da empresa para essa data”, finaliza o mentor.
Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br
Confira nossas redes sociais: Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci
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