Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Corporação Musical 24 de Junho, de Artur Nogueira, celebra 97 anos de história

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Em comemoração, banda produziu um vídeo musical em parceria com grandes nomes da música, como Derico Sciotti e Marcinho Eiras

Em 1924, um grupo de músicos decidiu se juntar para trazer harmonia à pequena cidade de Artur Nogueira. Naquela época, o município nogueirense ainda não havia sido emancipado. Historiadores relatam que os ensaios ocorriam na famosa Praça do Coreto e, mais tarde, se estenderam e ganharam os palcos luxuosos de teatros e programas de televisão. E é entre batuques e sinfonias que a Corporação Musical 24 de Junho completa, nesta quinta-feira, 24, 97 anos de história.

Sem poder realizar a tradicional apresentação de aniversário, a “banda”, como é carinhosamente chamada pelos moradores, recorreu à internet para homenagear e relembrar a história da instituição. Em uma série de vídeos publicados nas redes sociais, a Corporação trouxe fatos e curiosidades que moldaram a identidade da banda (https://facebook.com/projretreta).

Ainda na intenção de comemorar os 97 anos, a Orquestra Sinfônica Jovem do Projeto Retreta de Artur Nogueira – que segue com atividades à distância devido à pandemia da Covid‐19 – lançou mais uma edição dos vídeos musicais on-line, onde interpretaram o clássico de Ivan Lins “Novo Tempo”.

A gravação contou com a presença de músicos consagrados como o guitarrista Marcinho Eiras (Domingão do Faustão), do saxofonista Derico Sciotti (Programa do Jô), do trompetista Chico Oliveira (Programa do Jô), e do trompetista João Lenhari (Roberto Carlos).

O prefeito Lucas Sia (PSD) parabeniza a Corporação e ressalta a importância da instituição para o município nogueirense. “Já prestigiei muitas apresentações da banda e posso dizer que sou um grande fã. É impossível ouvi-lá tocar e não se emocionar com tamanha perfeição. Sempre ouvi falar que a música tem um poder transformador, e a banda reafirma isso. Parabenizo a Corporação pelo excelente trabalho que vem desempenhando há 97 anos em nossa cidade”.

Parceria com a prefeitura
Em 2010, em parceria com o Prefeitura de Artur Nogueira, a Corporação Musical deu vida ao Projeto Retreta, que hoje conta com mais de 3 mil alunos atendidos de forma gratuita na sede da banda e nas escolas municipais. Conforme o secretário de Cultura Renato Carlini, o projeto oferece aulas de musicalização, instrumentos musicais e canto coral, com vistas à formação de público e de músicos para as mais diversas formações, bem como a difusão da música como método de propagação de cultura.

O presidente da Corporação, Gilberto de Lelis Ribeiro, expressa sua alegria. “Agradeço imensamente ao maestro Ricardo Michelino que idealizou e coordena o Projeto Retreta. Este projeto leva a cultura e o ensino de musicalização para todas as escolas municipais de nossa cidade. Além disso, fico grato com a parceria com a Prefeitura Municipal de Artur Nogueira na pessoa do exmo. Sr. Prefeito Lucas Sia, que não mede esforços para apoiar o nosso projeto”, disse.

“Comemorar mais um ano da Corporação 24 de Junho é motivo de muito orgulho para nós cidadãos nogueirenses. A cultura de nosso município teve seus alicerces nesta entidade quase secular. E hoje, através do Projeto Retreta, difunde a arte da música de uma maneira abrangente, não fazendo distinção de classe social ou idade. Enquanto secretário de Cultura fico muito feliz em fazer parte, e fortalecer essa Instituição”, destacou Carlini.

Universo on-line
De acordo com o maestro Ricardo Michelino, as ações on-line visam dar continuidade às atividades da Corporação Musical 24 de Junho, mantendo assim acesa a chama da prática musical em Artur Nogueira.

Para levar música aos lares nogueirenses, e ainda capacitar os alunos do projeto, a orquestra deu vida ao “Quarentena Artística”, onde os músicos realizam gravações de clipes musicais de casa e com os recursos que lhe estão disponíveis.

As gravações já contaram com a participação de convidados nacionais e, até mesmo internacionais, tais como a cantora norte‐americana The Danos (EUA), o guitarrista Hudson Cadorini da dupla Edson & Hudson, o cantor norte americano Shaw Klush, a Spok Frevo Orquestra do Recife, Leo Gandelman, Derico Sciotti, Serginho Sciotti, João Cortes, Chiquinho Oliveira, Samuel Pompeo, cantor Daniel, dentre outros.

Sobre a corporação
A Corporação Musical 24 de Junho foi fundada por Daniel Cezário de Andrade, seu presidente até o ano de 1935 e que dá nome à sede da Corporação, em 24 de junho de 1924, sendo a mais antiga instituição da cidade de Artur Nogueira.

A Corporação é uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é preservar o patrimônio histórico cultural e priorizar a divulgação da música mundial, além de manter a tradição do repertório de ouro das Bandas Musicais do Brasil.

Oportunizando à população a aprendizagem de música, a Corporação desenvolve programas e projetos junto a diversos segmentos da sociedade, de modo a tornar a música um método acessível e abrangente de propagação da cultura, enriquecimento intelectual e formação de ouvintes.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira vacina pessoas de 28 anos sem comorbidades nesta sexta-feira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Vacinação ocorre no sistema drive-thru e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho

Artur Nogueira conta com tenda drive-thru, nesta sexta-feira, 30, para a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 28 anos sem comorbidades. A aplicação dentro do carro acontece das 9h às 11h e das 13h às 14h, em uma tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. 

A vacinação também ocorre na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, das 9h às 15h, mediante a agendamento. As doses foram liberadas nesta quinta-feira, 29, aos moradores de 29 anos sem comorbidades, mas, vale destacar, que a imunização desse grupo ocorre de forma escolada. Isso porque, a quantidade de pessoas que atendem aos critérios dessa etapa é grande e, para evitar aglomeração, os moradores serão atendidos em dias diferentes e conforme a idade. Confira:

Quinta-feira, 29 – pessoas com 29 anos sem comorbidades
Sexta-feira, 30 – pessoas com 28 anos sem comorbidades

A secretaria de Saúde salienta que o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

Como agendar
Para receber a vacina no sistema drive-thru ou a aplicação da 2ª dose, não é necessário agendamento. No entanto, a aplicação da 1ª dose na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone (19) 3877-3751. 

Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

No dia da vacina, além dos comprovantes das comorbidades, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência e CPF.

Continue lendo

Artur Nogueira

Secretaria de Educação inicia entrega de Kit-merenda em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Ao todo, 5.286 estudantes receberão o benefício nesta quinta e sexta-feira, 30

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, nesta quinta-feira, 29, a entrega do 3º Kit Merenda Escolar. A distribuição se estenderá até esta sexta-feira, 30, de 8h às 16h30, nas unidades escolares da cidade. O benefício é voltado aos 5.286 alunos da rede municipal de ensino que realizaram o cadastro dentro do prazo estipulado. 

Vale destacar que a retirada do kit-Merenda só é possível para quem realizou a inscrição. De acordo com a Administração, a solicitação prévia é necessária para que não haja perda dos alimentos.

A secretária de Educação do município, Débora Sacilotto, destaca que o kit merenda em casa não é uma cesta básica para a família, mas sim para o aluno. “A nossa equipe de nutrição prepara, com todo carinho e cuidado, um kit com cereais, proteínas, frutas e verduras. Essa quantidade é baseada no quanto uma criança consome na escola em suas refeições, nos dias letivos, com o objetivo de levar esses alimentos às residências enquanto estivermos em pandemia”, esclarece a educadora.

O benefício é referente aos meses de junho e julho. Assim, após processo licitatório para a compra de alimentos, 1.105 estudantes das creches municipais, 598 das EMEIs e 3.583 das EMEFs podem usufruir do kit que contém arroz, feijão, macarrão parafuso, macarrão para sopa, fubá, extrato de tomate, leite em pó, biscoito integral salgado, biscoito doce maisena, óleo de soja, drumet de frango, pão integral, além de legumes e frutas.

O prefeito Lucas Sia (PSD) lembra que já foram entregues milhares de kits até o momento. “Mesmo tendo voltado parcialmente as aulas presenciais, estamos tendo o cuidado de servir a merenda na escola e entregar os kits. Em breve, as aulas retornarão, mas até lá continuaremos tendo esse cuidado com nossos estudantes”, diz.

Os profissionais da Secretaria de Educação comemoraram o resultado da licitação realizada no último dia 15 já que houve uma economia de 30% no valor comparado aos kits anteriores. Além disso, dessa vez, os alimentos serão recebidos em embalagens prontas e entregues ponto a ponto nas unidades educacionais. 

“Com esse processo, a Prefeitura conseguiu diminuir a dificuldade na logística de entrega dos alimentos e na montagem dos kits pelas profissionais das escolas, e, atingiu, uma economia expressiva”, comenta a gestão.

Kit merenda escolar
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não determina uma periodicidade da entrega dos kits. Por isso, o FNDE deixa a critério de cada município essa definição, levando-se em consideração a estrutura para armazenamento dos insumos, logística e todas as particularidades envolvidas.  Em Artur Nogueira, o kit está sendo entregue a cada 2 meses desde o início da pandemia.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira vacina pessoas de 29 anos sem comorbidades nesta quinta-feira, 29

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Vacinação ocorre no sistema drive-thru e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho

Artur Nogueira conta com tenda drive-thru para a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 29 anos sem comorbidades. A aplicação dentro do carro acontecerá das 9h às 11h e das 13h às 14h, em uma tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. 

A vacinação também ocorre na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, das 9h às 15h, mediante a agendamento. A secretaria de Saúde salienta que o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

Como agendar
Para receber a vacina no sistema drive-thru ou a aplicação da 2ª dose, não é necessário agendamento. No entanto, a aplicação da 1ª dose na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone (19) 3877-3751. 

Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

No dia da vacina, além dos comprovantes das comorbidades, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência e CPF.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias