Conecte-se conosco

Campinas

Começa a temporada de campeonatos de kart próprio no Kartódromo San Marino

Publicados

em

Complexo esportivo é base para sete campeonatos fixos, nas categorias F4, 125 cilindradas e shifter

A temporada de competições de kart próprio sediadas do Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, começou no mês de fevereiro. Ao todo, sete campeonatos utilizam o complexo para promover treinos e provas, ao longo do ano. O objetivo, conforme os organizadores, é fomentar a prática do kartismo na região de Campinas entre pilotos ingressantes no esporte. Mas as provas locais também são uma possibilidade de treinamento para pilotos profissionais.

Ivan Milani, organizador da Copa Sanremo de Kart, conta que o campeonato, de kart 125 cilindradas, teve início em 2014 e tem o Kartódromo San Marino como sede há cinco anos. “Eu tinha uma turma e montei a Copa Sanremo interna, só com os pilotos da nossa oficina Sanremo. Começou assim e permaneceu nesse formato por 4 anos e meio. Depois, optamos por fazer todas as etapas no San Marino. O objetivo principal foi não deixar o kart 125 morrer aqui no interior”, esclarece Milani.

LEIA TAMBÉM:

A Copa Sanremo conta com uma média de 22 a 25 pilotos e se divide em 10 etapas, entre os meses de fevereiro a novembro, ou dezembro, de cada ano, conforme a necessidade de alteração por conta do calendário de competições oficiais da CBA, já que muitos dos pilotos são profissionais. Os interessados devem possuir karts com motores 2 tempos de 125 cilindradas e se inscrever para participar, pois não há restrições. “Com um kart nessa configuração, é só fazer a inscrição e correr. O diferencial do campeonato é que o piloto não tem a obrigação de correr todas as etapas, pode participar esporadicamente, tudo depende do que ele pretende no kartismo. Mas se o piloto quer desenvolver seu equipamento, pode participar de todas as etapas”, explica o organizador.

Ivan Milani diz que a categoria 125 cilindradas está carente no interior por conta da escassez de campeonatos e que o kartismo é quase terapêutico. “A ideia de montar o campeonato surgiu porque as competições de 125 cilindradas estavam morrendo aqui no interior, começaram a ficar escassas. E me considero um apaixonado pelos motores 125, categoria formadora de pilotos para o automobilismo, e por formar uma campeonato forte. O kart ajuda no condicionamento, dá um fôlego, uma resistência. E se a cabeça tem muita preocupação, ao andar de kart você esquece tudo, no momento em que se está na pista, é como uma terapia”, revela Milani. 

A Copa Sanremo reúne preparadores de vários estados do Brasil e pilotos de cidades da região de Campinas e outras localidades do estado, como São Paulo, Poços de Caldas, São Carlos, Ribeirão Preto e outros.

Modalidade shifter também atrai praticantes ao San Marino
O kart shifter possui marcha e é apreciado entre boa parte dos pilotos por oferecer alta performance, com velocidade final que pode ser superior a 170 quilômetros por hora, dependo da pista, segundo sites especializados.

LEIA TAMBÉM:

Conforme o diretor de provas Clayton Rodrigues Caldas, organizador da modalidade shifter no campeonato Talent Kart Cup (TKC) desde o segundo semestre do ano passado, além de desempenho, o diferencial é a dinâmica proporcionada às competições. “Um kart com marcha torna uma corrida muito mais dinâmica, devido às reduções. Começamos como Copa Shifter, mas o campeonato foi incorporado ao TKC, para que a gente conseguisse organizar datas e fomentar o campeonato junto à categoria F4, que possui um grid super forte na competição”, informa o organizador.

Caldas conta que tudo começou com um piloto da categoria, Angelo Sampaio, que o procurou em 2022 por já praticar a modalidade e ser fã do esporte, sobretudo pelo fato de não haver campeonatos similares na região. “Inclusive, vários pilotos vêm de lugares mais longes, como Araraquara e Ribeirão Preto. Então, a ideia foi fomentar a categoria na região e estamos tendo sucesso, graças a Deus”, comemora.

O TKC tem 10 etapas de fevereiro a novembro, nas modalidades F4, com karts de motores 4 tempos, e shifter, ambas de kart próprio e divididas nas  categorias Pró e Light. A primeira é para pilotos mais experientes, já praticantes do kartismo, e a segunda para ingressantes. “Hoje, na shifter, a gente conta com um grid de 15 pilotos com motores próprios, todos liberados de marca e modelo, desde que mantenham suas características originais, para que todos possam correr e treinar em igualdade”, destaca Clayton Caldas.

O campeonato de kart shifter é um atrativo para qualquer piloto, e, segundo o organizador, é o único da modalidade na região de Campinas. “A gente acredita que um dos principais diferenciais seja a competitividade, pois tem pilotos de excelente nível. E o objetivo, para muitos pilotos, é treinar para campeonatos maiores, como o paulista e o brasileiro. O baixo custo de inscrição também é um atrativo. Na região, o TKC categoria shifter acontece somente no San Marino”, salienta o organizador.

O Talent Kart Cup começou em 2018 e este ano é a 4ª temporada da competição no kartódromo de Paulínia. Os interessados podem entrar em contato com os organizadores pelo WhatsApp (19) 97404-9593, no caso da Copa Sanremo, e (19) 99433-1303, para a modalidade shifter ou F4 do campeonato TKC.

O Kartódromo Internacional San Marino fica na Rua Armando Botasso, nº 1.200, em Betel – Paulínia (SP).

Serviço
Kartódromo Internacional San Marino

Começa a temporada de campeonatos de kart próprio no Kartódromo San Marino

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

2ª etapa do Campeonato San Marino de Endurance Rental reúne pilotos da região de Campinas e de outras localidades para disputas por equipes

Publicados

em

Na competição, de longa duração, participantes utilizam karts de aluguel da frota do centro esportivo, em Paulínia

O Kartódromo Internacional San Marino, de Paulínia, promoverá a segunda etapa do Campeonato San Marino de Endurance Rental, no próximo dia 03 de maio. A competição conta com pilotos da região de Campinas e de outras localidades, que disputarão durante 3h por equipes, na pista do centro esportivo, pilotando karts de aluguel da frota.

O campeonato de longa duração começou no mês de  março e ainda terá outras duas etapas, nos meses de agosto e outubro, ocorrendo sempre aos sábados. É composto pelas categorias Prata, para equipes inscritas com apenas um kart, e Ouro, para equipes com dois ou mais karts, todas devendo ter peso mínimo de 95 quilos para o conjunto (pilotos + equipamentos + lastros).

Em cada etapa, os pilotos recebem um briefing, para orientações gerais; depois se enfrentam em provas classificatórias, que estabelecem os grids das duas categorias, e por último, disputam por três horas na pista, se revezando. 

LEIA TAMBÉM:

Conforme o gestor do Kartódromo Internacional San Marino, Paulo Maso, a competição de longa duração propõe um novo desafio para quem já costuma praticar o esporte por meio do kart de aluguel, em grupos ou nas baterias disponíveis no centro esportivo.

“Quem pratica o kart rental já faz parte de um ou mais grupos e está há algum tempo no esporte, participando de competições periódicas de curta duração. A ideia é apresentar a todos esses pilotos um novo desafio, que é o que se busca entre os que permanecem no kartismo. A possibilidade de fazer algo novo e se superar é um combustível para quem tem paixão pelo automobilismo”, esclarece Maso.

As cinco primeiras equipes de cada categoria receberão dois troféus personalizados para levar para casa e as equipes campeãs da temporada 2025 também terão descontos nas inscrições da temporada do ano que vem.

As inscrições para participar do Campeonato San Marino de Endurance Rental ficam abertas até às 16h15 do dia 3 de maio. Podem participar da competição pilotos de kart rental a partir dos 13 anos, menores de idade somente com autorização dos responsáveis legais. Os interessados podem se inscrever pelo https://bit.ly/CAMPEONATOSANMARINOENDURANCESRENTAL2025.

Serviço

Campeonato San Marino de Endurance Rental 

Etapas: 4 no total

2ª etapa: 3 de maio

Onde: Rua Armando Botasso, nº 1.200 – Betel – Paulínia (SP)

Inscrições: 

https://bit.ly/CAMPEONATOSANMARINOENDURANCESRENTAL2025

Informações: (19) 3833-1818 ou WhatsApp (19) 99119-9895

Fotos: Divulgação | Diogo Moreno

Classificação após a 1ª etapa | Campeonato San Marino de Endurance Rental

Categoria Ouro — Pontos

1º – Mig Kart Race 1 — 45

2º – FKart 2 — 34

3º – Z19 Squadra 2 — 29

4º – Mig Kart Race 2 — 25

5º – Z19 Squadra 6 — 22

6º – Z19 Squadra 7 — 20

7º – Mig Kart Race 3 — 19

8º – Z19 Squadra 3 — 18

9º – FKart 1 — 17

10º –  Z19 Squadra 4 — 16

11º – Z19 Squadra 5 — 15

12º – Z19 Squadra 1 — NC

Categoria Prata — Pontos

1º – Scuderia Marcelino & Hello Next — 45

2º – RC4.Mind — 34

3º – Equipe TKC — 29

4º – TKI Team — 25

5º – Preeg Kart Racing — 22

6º – CMC — DQ

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

3ª etapa do Campeonato San Marino acirra disputas entre categorias em Paulínia

Publicados

em

Com 75 pilotos, principal competição oficial do Interior de São Paulo tem a rodada mais disputada até o momento

O Campeonato San Marino 2025 viveu seu melhor momento em termos de disputas entre pilotos na terceira etapa da competição, realizada no último sábado, 26, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia. Praticamente todas as 11 categorias em disputa registraram grandes “pegas” na pista que empolgaram o público presente ao kartódromo. A quarta etapa acontecerá no dia 24 de maio.  

A categoria Cadete foi um dos destaques, com boas disputas entre os pilotos Bernardo Grespan e João Costa. No final, Grespan foi o vencedor da etapa. Na Mirim, Luiz Moro conquistou a terceira vitória seguida e segue firme na primeira colocação.

Na F4 Júnior, Renato Frota Pionti, João Vitor Solis, Samuel Marcandali e Lorenzo de Castro foram os destaques nas provas, alternando posições com belas ultrapassagens. No final, vitória de Renato Pionti.  

LEIA TAMBÉM:

Na MY Sênior, Kaio Dias, Rafael Pastorello e Marcelo Arruda também protagonizaram boas disputas. Dias foi o campeão da etapa. Na MY Graduados, o vencedor foi João Lucas Samur. 

A F4 Sprinter – mais uma vez o maior grid da etapa, com 18 pilotos – não deixou por menos na emoção dentro da pista. Lorenzo Schneider, Rapha Siqueira e Fabrício Deaguia travaram boas disputas que tiraram o fôlego dos torcedores presentes. Schneider levou a melhor, conquistando a terceira vitória consecutiva e mantendo-se na liderança da categoria. 

Na F4 Graduados – uma das mais disputadas e equilibradas –, João Alécio, Fred Bueno, João Murari e Alain Sisdeli protagonizaram grandes “pegas”, tanto na primeira quanto na segunda prova. No final, Sisdeli foi o vencedor da etapa.  

Mulheres na pista
A terceira etapa contou com 75 pilotos inscritos, três a mais do que o registrado na segunda rodada. Houve também um recorde de pilotas inscritas: quatro no total: Ana Barbosa, na F4 Júnior, e Manu Clauset, Gabi Kayahara e Maria Fernanda Santos, na F4 Sprinter.

As inscrições com desconto para a quarta etapa do Campeonato San Marino já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/4j7cue3j.   

Principal competição oficial do Interior de São Paulo, o campeonato é disputado em nove etapas, divididas em dois turnos, com pontuação dobrada na Super Final. Estão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Sprinter, F4 Super Sênior, F4 Grand Sênior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 60+ (todas com motores sorteados RBC), além de Iame MY Graduados e Sênior (com motores próprios). 

A competição conta com vistoria e diretores de prova da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp), motores fornecidos pela RBC lacrados e sorteados, fiscalização de pneus, combustível e balança, cobertura fotográfica e divulgação para a imprensa. Também há transmissão ao vivo de todas as etapas pelo YouTube. 

Há premiação com troféus exclusivos do 1º ao 5º colocado e ao pole position nas etapas e geral do campeonato, e aos pilotos e preparadores campeões dos turnos. Também haverá sorteio de um kart Thunder zero completo e vouchers com descontos na personalização de capacetes da Gandolfo Estúdio, ao final da competição.

O Campeonato San Marino conta com patrocínio de Mega Kart, Thunder, Concept Kart, Kart Machine, Dias Diesel, ToyKids, Hello Next, YHBrasil e Gandolfo Estúdio. 

Foto: Fernando Camargo

Resultados de pódio da etapa 3

MIRIM

1º) Luiz Moro

2º) Augusto Nogueira

3º) Max Maximino

4º) Leonardo Braga

CADETE

1º) Bernardo Grespan

2º) João Costa

3º) Rodrigo Ginato

4º) Eduardo Fonseca

5º) Artur Andreolli

F4 JÚNIOR

1º) Renato Pionti 

2º) João Vitor Solis

3º) Samuel Marcandali

4º) Lorenzo de Castro

5º) Felipe Luco

F4 SPRINTER

1º) Lorenzo Schneider

2º) Enzo Contessotto

3º) Arthur Viella

4º) Fabrício Deaguia

5º) Manu Clauset

F4 GRADUADOS

1º) Alain Sisdeli

2º) Fred Bueno

3º) Caio Murari

4º) João Fornaro

5º) André Salmoria

F4 SÊNIOR

1º) Maurício Guzzo

2º) Léo Gianfagna

3º) Guilherme Putnoki 28

4º) Bruno Lima

5º) Davi Pisani

F4 SUPER SÊNIOR

1º) Thiago Miranda

2º) Rodrigo De Giovanni

3º) Paulo Roseiro

4º) Eduardo Rizzo

F4 GRAND SÊNIOR

1º) Marcelo Dias

2º) Jozué Balarin

3º) Marcos Contessoto

4º) Marcelo Valle

F4 60+

1º) Marcelo Pompeu

2º) Jayme Barbarisi

3º) Paulo Rosa

MY GRADUADOS

1º) João Lucas Samur

2º) João Neves

3º) Henrique Pelaquim

4º) José Rebecchi Neto

5º) Gustavo Kabbara

MY SÊNIOR

1º) Kaio Dias

2º) Marcelo Arruda

3º) Helton Lima

4º) Gustavo Favoretto

5º) Eduardo Werneck

Fotos: Fernando Camargo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, nesta segunda, discute a importância propriedade intelectual na setor de moda

Publicados

em

O ramo da moda no Brasil abrange uma longa e ampla cadeia, formada principalmente por pequenos negócios. Nele atuam fornecedores da indústria de tecidos e confecções até o varejo da moda, com lojas e marcas de variados segmentos. Os números de produtos criados e desenvolvidos no país vem crescendo a cada ano, por conta da demanda dos mercados interno e externo. E a região de Campinas tem um papel importante neste segmento, tanto na produção, como a presenças de marcas fortes e até internacionais.

Para quem gosta de estar antenado nesse mundo, suas tendências e lifestyle,  inovações e criatividade, acontece em Campinas, na próxima segunda, 28, a primeira edição do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas. Nomes importantes do mundo da moda, como Alexandre Herchcovitch estarão presentes com palestras e atualizações.

LEIA TAMBÉM:

O segundo painel do Bio Extratus Fashion Meeting Campinas terá a participação de Marcelo Brandão, diretor da regional Campinas da Vilage Marcas e Patentes. Ele vai abordar um tema importante no mundo da moda: a propriedade intelectual nas inovações e criações de peças, marcas e produtos, com destaque para de estamparia na era da Inteligência Artificial (IA).

“Propriedade Intelectual é um assunto que muita gente que está dentro desse segmento esquece, mas que faz toda a diferença na vida de estilistas, desenvolvedores de produtos e empresas do segmento”, alerta Brandão. “Vamos levar para esse painel questões e reflexos sobre como a propriedade intelectual protege o mundo da moda, evitando prejuízos com falsificações de produtos e, até mesmo, a perda da propriedade intelectual sobre uma criação, quando ela deixa de ser protegida por lei”, acrescenta o executivo

Os direitos de propriedade industrial protegem a criação da sabedoria humana como insumo industrial. Tais criações podem ser protegidas no âmbito dos direitos de propriedade industrial por meio de registro, que protege marcas e desenhos industriais, e pelas patentes, responsáveis pela proteção das invenções e modelos de utilidade. Tanto o registro quanto o patenteamento constituem direitos de propriedade de bens intangíveis ou de propriedade intelectual, o que garante exclusividade legal temporária para o uso, gozo e disposição de tais bens perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

O estilista que aplica em suas peças um sinal distintivo, individualizando seu trabalho, poderá proteger suas criações, solicitando junto ao INPI o depósito do pedido de registro da sua obra, observando as formas de proteção disponibilizadas pela LPI (nº 9.279/96).

Ele conta que não são apenas as marcas que devem ter o cuidado na hora pedir o registro de proteção, mas também designs de roupas, bolsas, joias, óculos, relógios, por exemplo. Para exemplificar, Brandão cita os casos das famosas três listras da Adidas e o solado vermelho da marca Louboutin, que têm seus direitos de propriedade intelectual protegidos como marcas de posição. “Tudo precisa e deve ser devidamente protegido, pois uma criação de moda só é exclusiva quando tem proteção do INPI”, alerta Brandão.

“Em meio a esse cenário corrido, muitas empresas e estilistas acabam se esquecendo de um detalhe importante e crucial, que pode gerar perdas significativas em receitas e até no direito da criação: o registro da propriedade intelectual”, complementa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias