Conecte-se conosco

Jaguariúna

Cachorra faz tutora descobrir câncer de mama

Publicados

em

Que o amor dos cães transforma vidas, a gente já sabe, mas dessa maneira você precisa conhecer

Você pode acreditar, ou não, mas os cães possuem muitas virtudes e uma delas é perceber o que seu dono está sentindo. Esses animais são bem sensitivos devido aos seus sentidos apurados e foi por conta disso que Patrícia Nascimento descobriu que estava com câncer de mama.

Patrícia reside em Campinas, é casada há 25 anos, tem dois filhos: Igor 25 e Gabriel 17. Formada em diversas áreas e especialidades, atualmente tem a empresa de geleias, D’gust, e é responsável pelo Infusion Bar, da Villa Gourmet.

Aos 35 anos, sem nenhum caso na família ou suspeita, Patrícia descobriu o câncer de mama, de uma forma inusitada. Seus filhos Igor e Gabriel ganharam uma cachorrinha que se apegou a ela na hora. “Só ficava comigo. Aquilo me chamou a atenção e despertou minha curiosidade. Como gosto muito de ler, pensei em comprar algo que me desse informações sobre essa relação com a cachorrinha”, conta Patrícia.

Naquele momento ela foi até uma livraria para comprar um livro para seu filho e “bateu” o olho em um livro chamado “Os cães nunca deixam de amar”. Patrícia comprou e começou a ler.

O livro conta, inicialmente, a relação de uma mulher com um Beegle, e logo depois eles descobrem que o cachorro está com câncer no rabo, e conta toda a relação dos dois durante o tratamento dele. Em seguida ela começa a relatar a descoberta de um câncer de mama por meio de um autoexame.

LEIA TAMBÉM:

“Fiquei tão impressionada com o relato que resolvi tomar banho e fazer esse autoexame. Logo senti um caroço do lado esquerdo. Fui mostrar para meu marido e ele também sentiu. Bom, aí começa o desespero”, relata Patrícia.

Mil coisas passaram pela cabeça de Patrícia e ela precisava saber com urgência se aquele caroço era um câncer. Ela estava em um momento de lazer com a família em Jaguariúna e no dia seguinte, ao voltar para Campinas, agendou uma consulta com a ginecologista.

Ela relata que a ginecologista naquele momento disse que não sentia o nódulo e que era coisa da cabeça dela. Graças a sua insistência, a médica encaminhou Patrícia para um ultrassom. “Nessa hora lutamos contra o tempo. Você não quer esperar, e tudo é demorado”, conta.

Com a demora, já normal no sistema de saúde, Patrícia não conseguia nenhuma data próxima para fazer esse exame. Sua irmã nessa época estava grávida, e com o último ultrassom do bebê marcado para uns quatro dias pra frente. Ela ligou para o médico, explicou a situação e ele atendeu Patrícia junto com ela.

Em meio ao misto de emoções em ver o bebê de sua irmã pelo ultrassom, algo que foi incrivelmente gostoso e divertido, Patrícia continuou no consultório para seu exame. Ela explicou toda a história para o médico, que, ao conversar com ela, foi muito cuidadoso, mas ele deixou transparecer que o que estava vendo não era bom e aí ele sugeriu fazer uma biopsia.

LEIA TAMBÉM:

“Sai de lá com a certeza de que era câncer, e a primeira coisa que fiz foi ligar para uma colega de faculdade que era a minha única referência. Expliquei tudo para ela. Ela disse que meu exame era muito parecido com o dela. No dia seguinte ela ligou no consultório do médico que ela fez o tratamento, e que é uma referência em Campinas, mas ele estava de férias”, relata.

Porém, a substituta do médico atendeu a emergência e fez um pedido de biopsia. Chegando lá, o médico que ia realizar esse exame era primo da mãe de Patrícia, que ouviu toda a história já vivida até ali e ele falou assim: Patrícia, você tem dúvida do resultado dessa biopsia porque é Deus que está com você. “Eu realmente não tinha dúvidas. Saindo do laboratório falei: sei que estou com câncer, mas não vou morrer disso”.

Uma semana depois o resultado ficou pronto e Patrícia, com toda sua coragem, foi buscar, sozinha. “Quando abri e li estava na calçada. O mundo desaba, e a única coisa que importa é que você vai fazer de tudo para se curar”, diz.

E aí começou a luta. Patrícia ainda foi muito forte em contar para sua família, fez uma publicação nas redes sociais para contar aos amigos e disse para seu marido que seria um dia de cada vez, sem atropelar nenhuma etapa.

E quem já passou por isso, direta ou indiretamente, sabe que são várias etapas, que neste caso Patrícia enfrentou por meio de convênio. Na primeira consulta com o médico ele chamou o nódulo de cancerzinho. Pediu vários exames e no retorno ele explicou as possibilidades. “Sou uma pessoa muito prática e direta. Segundo ele, se eu tirasse apenas uma mama a chance de voltar na outra seria mais de 70%. Na hora já decidi tirar tudo”, conta Patrícia.

Todo esse processo durou os primeiros meses de 2014 e em março Patrícia fez a cirurgia para retirada do tumor e das mamas. “Como eu era nova, meu médico optou em colocar as próteses nessa cirurgia. Depois da cirurgia eu tinha um prazo de vinte a trinta dias para iniciar a quimioterapia”, explica.

Durante o tratamento a mãe de Igor e Gabriel manteve o sorriso no rosto. Procurou se cercar das pessoas importantes sem sua vida.

Mas, como nem sempre depois da chuva vem o sol, a cicatrização da cirurgia não estava boa. A pele de Patrícia tinha um pedaço necrosada, e assim que iniciada a quimioterapia, só piorou.

“Então eu tive que passar por todos os efeitos negativos da quimio e a pele que não cicatrizava, e por conta disso não pude colocar o acesso na veia para fazer as quimios, o que me obrigava a ter que pegar a veia cada sessão de quimio, e a medicação precisa de uma veia grossa e ao mesmo tempo ela acaba com as veias. Teve um dia que eu fui furada 17 vezes até que conseguiram achar uma veia boa”, relata.

Paralelo a isso, o médico pediu que Patrícia fizesse sessões de câmera hiperbárica diariamente, para a cicatrização. Ela fez por dois meses e não deu certo.

Passados quatro meses, Patrícia já não aguentava mais, pois este processo é muito desgastante e ela ia no mínimo duas vezes por semana ao consultório para refazer os pontos que abriam.  Chegando no seu limite o médico sugeriu a retirada das próteses e ela aceitou.

“Foi o pior dia de todo meu tratamento. Se ver reta, sem mama, um sentimento de derrota. Chorei um dia todo, mas depois que vi que minha pele melhorou de forma absurda, eu fui me animando e entendendo que fiz o melhor”, conta reconfortada.

Patrícia ficou careca, usava lenços e se achava linda. “Tinha todas as cores e usava combinando com a roupa. Por onde ia falavam sempre do meu bom humor. Nunca duvidei da minha cura, nunca senti raiva, nunca me deixei abater por ela. Passei por momentos muito difíceis, mas eu tinha que ser forte para minha família acreditar junto comigo na cura”, diz.

O protocolo de tratamento foi de quatro ciclos, com intervalo de 21 dias da quimio chamada de vermelha. Ela destrói todas as células do organismo. É muito forte. E depois 12 sessões, realizadas uma vez por semana das brancas, Patrícia terminou o tratamento no dia 21 de outubro de 2014.

“Em dezembro fiz outra cirurgia para colocar a prótese chamada de expansor. É uma prótese vazia, onde o médico vai enchendo com soro aos poucos, para que a pele estique aos poucos dando o formato das próteses. Em agosto do ano seguinte coloquei as próteses definitivas que estou até hoje”, revela.

Diagnóstico
Patrícia explica que ao receber o diagnóstico de uma possível morte, você passa a ver que seus problemas não existem e que nada mais importa a não ser a sua vida. “Hoje nada mais me abala. Desses problemas com dinheiro, trabalho, coisas bobas. Eu só consigo dar a importância para aquilo que realmente importa. Não faço nada mais por obrigação, não faço nada mais para agradar os outros”.

E ela deixa um recado para quem recebeu o diagnóstico ou tem alguém em tratamento.  “ACREDITE. Acredite na cura, não se apegue a cabelo ou mamas, porque vai passar. A doença não te pertence, não é sua, ela está com você e você tem que lutar. Não se lamente, não queira entender… Viva todas as etapas e lute! Ahhh e sorriso no rosto, uma linda make e um lenço combinando com o look, pois isso não precisa ser pior do que já é”, finaliza.

Outubro Rosa
Siga as recomendações das autoridades de saúde e faça o autoexame. Procure um médico. Se cuide. Se ame.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Projeto celebra a história do Samba com show gratuito em Jaguariúna

Publicados

em

Para homenagear e preservar o samba, o músico Thiago Vieira criou o projeto “Borandá pela História do Samba” e preparou um repertório com 32 músicas emblemáticas do gênero. O show, que tem o apoio da Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Cultura, acontecerá neste sábado, 22, das 11h às 13h, na Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, com entrada gratuita.

O repertório fará uma viagem pela história do samba, desde o início do século 20 até os dias atuais, trazendo canções de grandes nomes como Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Clara Nunes, Adoniran Barbosa, Elza Soares, João Bosco e Aldir Blanc. Durante a apresentação, as músicas contarão com tradução em Libras.

LEIA TAMBÉM:

“Nosso objetivo é mostrar a diversidade e a beleza do samba, além de valorizar sua história e sua importância para a cultura brasileira”, afirma Thiago, que lidera o grupo Borandá ao lado de Douglas Garzo (percussão e voz). Para o show, foram convidados Ronaldo Gomes (cavaquinho e voz), Márcio Caparroz e Jorginho de Souza (percussão e voz) e Tatiana Ubinha (percussão).

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc do governo federal.

Serviço:
“Borandá pela História do Samba”
Local: Praça Umbelina Bueno, Centro – Jaguariúna
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: 11h às 13h
Entrada: Gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

1º Café com Viola do ano é neste domingo, 23

Publicados

em

Os amantes da música caipira já podem marcar na agenda: o primeiro Café com Viola de 2025 acontece neste domingo, 23, a partir das 9h, no Centro de Cultura Caipira, localizado na Estação de Guedes, em Jaguariúna.

O evento, que já se tornou uma tradição na cidade, contará com a apresentação gratuita da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary, um grupo reconhecido por preservar e difundir a música sertaneja raiz. Além da boa música, os participantes poderão desfrutar de um delicioso café da manhã, promovendo momentos de convivência e celebração da cultura local.

LEIA TAMBÉM:

O Café com Viola é uma iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo valorizar as tradições musicais e proporcionar um espaço de encontro para a comunidade.

A programação é gratuita e aberta a toda a família, garantindo uma manhã especial repleta de boa música e sabores típicos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Posto Veterinário de Jaguariúna passa a atender também aos sábados

Publicados

em

A partir deste sábado, 22, o Posto de Atendimento Médico Veterinário de Jaguariúna ampliará seus horários de funcionamento, passando a atender também aos sábados, das 8h às 12h. A medida visa beneficiar os munícipes que não conseguem levar seus animais para consulta durante a semana.

Com essa nova opção de horário, a expectativa é aumentar o acesso aos serviços veterinários oferecidos pelo posto, garantindo mais comodidade para os tutores de animais.

Para agendar um atendimento, os interessados devem entrar em contato com o Posto Veterinário pelo telefone (19) 3867-9700, nos ramais 3054 e 3055.

O Posto Veterinário de Jaguariúna está localizado na rua Maurício Silva, s/nº, no bairro Roseira de Baixo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias