Cosmópolis
Projeto voltado para a Primeira Infância em Cosmópolis recebe selo internacional
Projeto Primeira Infância Cidadã foi certificado pelo World Forum Foundation, em reconhecimento pela contribuição para melhoria da vida das crianças
O Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), que tem atuação desde 2021 em Cosmópolis, recebeu o selo de Child Impact Initiative (Iniciativa de Impacto para Infância) da World Forum Foundation (Fundação Fórum Mundial). A escolha foi feita pelo Grupo de Trabalho sobre os Direitos da Criança (Working Group on Children’s Right), da World Forum Foundation, que tem o papel de reconhecer experiências que contribuem para um mundo melhor para as crianças.
O PIC foi apresentado no World Forum on Early Care and Education, que aconteceu no Panamá, onde foram compartilhados destaques das principais políticas, mudanças de atitudes sociais e ações afirmativas que estão sendo realizadas em diferentes países e contextos. Com foco na priorização da primeira infância no município, o PIC atua na elaboração e revisão dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs), com o foco na adequação e organização de investimentos em políticas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos, com articulação de diferentes setores da administração municipal.
LEIA TAMBÉM:
- Rodovias do Corredor Dom Pedro devem receber mais de 850 mil veículos durante o Feriado de Aparecida
O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio de parceria com a Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância, em 15 municípios, em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Segundo Ana Luiza Buratto, vice-presidente da Avante e coordenadora geral do PIC, responsável pela apresentação do projeto no evento, esse reconhecimento vem coroar um trabalho dinâmico e gratificante. “O Primeira Infância Cidadã é um projeto intenso e muito ousado. Ele reflete o forte desejo da Avante de transformar realidades locais, trazendo a primeira infância em primeiro lugar. Temos um profundo orgulho desta iniciativa, especialmente pelo que recebemos de retorno das comunidades”, destaca.
A gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Marcela Silva e Souza Levigard, expressou sua alegria diante da “excelente notícia”. “Já tivemos feedbacks muito positivos sobre o Projeto nos territórios e esse reconhecimento internacional só reforça a nossa certeza sobre a relevância dessa parceria para a Petrobras”, celebrou.
PIC em 15 municípios
O PIC vem sendo executado desde 2021 em 15 municípios, de cinco estados brasileiros, com o engajamento de 400 agentes públicos ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças. Eles foram preparados para elaborar ou revisar seus PMPIs.
Durante o projeto, foram realizadas escutas com 444 crianças, de 4 a 11 anos, e mais de 600 adolescentes, nas diversas localidades atendidas; 30 rodas de conversa, envolvendo mais de 150 especialistas dos 15 municípios; e aplicados 45 questionários, com acompanhamento de 50 indicadores.
Além da pactuação para a adesão ao projeto, todos os municípios já participaram de cinco trilhas formativas. Essas trilhas, eixo estruturante do Projeto, reúnem agentes públicos e conselheiros municipais e delineiam os caminhos que levarão aos planos municipais construídos de forma amplamente participativa, refletindo as realidades locais.
“Ações do PIC de apoio às gestões municipais e à sociedade civil na construção dos PMPI são fundamentais para aumentar o conhecimento sobre as fases iniciais de desenvolvimento da criança. Assim teremos mais gente bem-informada e engajada com a primeira infância em cada localidade”, conta Ana Luiza.
O Projeto também promove ações abertas à população, como os webinários gratuitos que trazem discussões relevantes com a participação de especialistas em educação, em escuta da criança e diversidade. Outra ferramenta utilizada pelo PIC foi o podcast com conteúdo sobre a primeira infância, com linguagem simples e direta. Os programas estão disponíveis na plataforma de streaming Spotify.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Cosmópolis
Espetáculo Infantil “O Que Será?” terá apresentação gratuita na APAE de Cosmópolis
Espetáculo leva arte e diversão para estimular o aprendizado infantil
A APAE de Cosmópolis recebe nesta terça-feira, 29, o espetáculo infantil “O Que Será?”. O projeto via PROAC ICMS, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, tem patrocínio da empresa Agristar.
Com mais de 20 mil espectadores e 200 apresentações por diversas cidades do Estado, “O Que Será?” combina arte e diversão para estimular o aprendizado infantil. A história mostra dois amigos que participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas. Em cada apresentação há diferentes possibilidades, podendo ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e outras atividades.
LEIA TAMBÉM:
Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada. No espetáculo, o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular.
Essa metodologia permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas etc.), oferecendo aos professores um amplo repertório de possibilidades de abordagens do conteúdo em sala de aula.A peça é apresentada em teatros e locais públicos, com entrada franca. Para garantir acessibilidade, as apresentações contarão com intérpretes de libras.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Cosmópolis
Peça Contos de Areia chega em Cosmópolis com entrada gratuita
Apresentação ocorre no dia 21 de outubro
A peça Contos de Areia será apresentada na segunda-feira, 21, na EMEB Rodrigo Otávio Langaard Menezes (Rua Santa Gertrudes, 1331 – Bela Vista – Cosmópolis), às 10h e às 15h30, com entrada gratuita. Depois do espetáculo, o público participa da vivência “Conhecendo o universo dos Bonecos de Saco”. A entrada é gratuita.
Encenada pelo grupo QTRUP (Daniel Salvi e Eduardo Brasil), a peça leva ao palco um montículo de areia numa mesa, uma mágica superfície retangular onde os bonecos contam histórias sobre a vida, o tempo, o poder, a arte e a amizade. Após o espetáculo será realizada a vivência “Conhecendo o universo dos Bonecos de Saco” – tipo de boneco utilizado nesta produção.
LEIA TAMBÉM:
O espetáculo é dividido e interligado por três Contos, o primeiro é o “Criação”, no qual uma dupla de bonecos descobre um simpático ser que surge da areia. Em seguida, o conto “O artista” que mostra o impacto da arte de um artista de rua transformando o dia de um executivo muito atarefado. O último conto se intitula “Abdução” e traz uma simples ampulheta que deixa de funcionar misteriosamente, provocando o mistério sobre quem ou o quê teria provocado tal fenômeno.
Após cada conto, um atrapalhado e cômico contrarregra é o responsável por limpar a areia das cenas que acontecem. A presença da anciã sábia, Pachamama, vela e protege cada grão de areia, cada protagonista das histórias.“Contos de Areia” as diversas imagens funcionam como espelhos da humanidade, cenas que instigam a capacidade de imaginar e refletir.
O nome Contos de Areia, além de ter uma narrativa que envolve a areia como elemento dramatúrgico, tem nela a matéria originária dos bonecos. A estrutura corporal dos bonecos permite aos atores-manipuladores desenvolver também corpos híbridos utilizando partes do seu corpo para completar o corpo do boneco.
Em memória de Lily Curcio
Concebido e dirigido pela mestra Lily Curcio (1954-2023), este espetáculo do gênero teatro de formas animadas afeta o público combinando humor, poesia e reflexão. A produção teve sua estreia em 2021 em formato on-line e foi apresentada com sucesso em 2022 em festivais no Brasil e no exterior. Com o falecimento de Lily Curcio, no ano passado, os atores Eduardo Brasil e Daniel Salvi dão continuidade à montagem.
Juntos, eles fundaram o QTRUP – nome alusivo à uma frase que Lily sempre dizia à equipe antes de entrar em cena: “Que Te Rompas Una Pata”. Essa é uma expressão que atrizes e atores que falam espanhol usam para desejar que seja um bom espetáculo. A atriz, palhaça, titereira e antropóloga Lily Curcio faleceu repentinamente no dia 07 de novembro de 2023, na Colômbia, viajando a trabalho.
Natural de Buenos Aires/Argentina, Lily chegou ao Brasil em 1994. Em Búzios/RJ começou a desenvolver o trabalho dos Seres de Luz Teatro, criando e apresentando seus espetáculos. Em 1998 mudou-se para o distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP, onde escolheu viver e criar laços.
A dramaturgia de Contos de Areia foi criada por Lily Curcio e Eduardo Brasil, que também assinam a concepção de cenografia, figurinos e confecção de bonecos. Eduardo Brasil também é responsável pela concepção de luz. As músicas foram compostas pelo sanfoneiro Eduardo Guimarães, especialmente para o espetáculo, criando os climas de cada cena.
Antes de chegar à Cosmópolis, a circulação de Contos de Areia passou por Santa Gertrudes (14/07), teve apresentação em Leme (08/08), depois Águas de São Pedro (15/08), São Pedro (16/08), Nova Odessa (18/08), Cordeirópolis (26/08) e Conchal (02/09). No dia 28/10 o espetáculo será apresentado na cidade de Araras. Esta circulação é realizada com apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa e o Programa de Ação Cultural – ProAC.
Serviço
Espetáculo Contos de Areia, com QTRUP
21/10 – 10h e 15h30
EMEB Rodrigo Otávio Langaard Menezes
Rua Santa Gertrudes, 1331 – Bela Vista – Cosmópolis
Entrada gratuita.
Classificação etária indicativa: Para todos os públicos, indicado para público infantil.
Gênero: Teatro de Formas Animadas.
Duração: 40 minutos
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Cosmópolis
Cosmópolis recebe concerto gratuito que promove encontro entre obras de Haydn, Mozart e Brahms nomês de outubro
O trio León, Schaefer e Ring divide o palco com o violinista francês Régis Pasquier, para apresentações gratuitas em Santos, Americana, Cosmópolis e Franca
Com a proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao litoral e interior, o Ministério da Cultura e a CPFL Energia apresentam os Concertos EPTV 2024, com apresentação gratuita no dia 19 de outubro, às 20h, no Auditório Escola Paulo Freire, em Cosmópolis, além de edições em Santos, Americana e Franca.
No palco, Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo) receberão o violinista francês Régis Pasquier, em um encontro único de talentos. Comemorando 23 anos de trajetória em 2024, este trio é um verdadeiro pilar da música clássica brasileira, tendo realizado mais de 800 concertos no país e representado o Brasil em eventos prestigiados na Argentina e Chile.
LEIA TAMBÉM:
Pablo de León, spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Horácio Schaefer, chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e o violoncelista Roberto Ring, se unem a Régis Pasquier, que aos 12 anos já havia conquistado o primeiro prêmio do Conservatório de Paris. Além de gravar obras icônicas, como o “Concerto para dois Violinos” de Bach pela Deutsche Grammophon, o violinista também um renomado professor do Conservatório de Paris, equilibrando seu tempo entre suas intensas apresentações internacionais e a formação de novos talentos.
Juntos, eles prometem uma performance inesquecível, interpretando obras-primas como o Quarteto em Ré Maior, Op. 64, nº 5 – “Cotovia”, de Haydn, o Quarteto nº 15 em Ré menor, K. 421, de Mozart, e o Quarteto nº 2 em Lá Menor, Op. 51, de Brahms.
Os ingressos para todos os Concertos EPTV 2024 são gratuitos. Classificação: 10 anos.
Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio CPFL Energia e EPTV. Apoio State Grid. Produção Stravinsky Produções Artísticas. Realização Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução.
Serviço:
19/10 – COSMÓPOLIS
Auditório Escola Paulo Freire
R. Sete de Abril, 649 – Damiano
19 de outubro, sábado, 20h
Informações: (19) 3812-2227
Retirada de ingressos: 1 hora antes do início do concerto
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrás
Campinas Hip-Hop Festival 2024 reúne grandes nomes do rap nacional e talentos locais neste final de semana
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1964
-
Amparo1 semana atrás
Amparo já tem microchipagem gratuita para cães e gatos
-
Amparo6 dias atrás
Casa Paulista entrega 148 casas para famílias de Amparo
-
Artur Nogueira5 dias atrás
Programa “Mulheres de Peito” chega em Artur Nogueira oferecendo exames gratuitos até o dia 21 de dezembro
-
Pedreira6 dias atrás
Coleta de Lixo será interrompida nos feriados de Natal e Ano Novo em Pedreira
-
Campinas5 dias atrás
Renovias prevê a circulação de mais de 1 milhão de veículos nas festas de final de ano
-
Jornal Online23 horas atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1965