Serra Negra
ABIC realiza workshop na região para falar sobre novas regras para o café torrado

Voltado para produtores de café da região, o evento será no dia 27 de setembro, em Serra Negra
A Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap) promove um workshop voltado para produtores de café da região em parceria com a ABIC- Associação Brasileira da Indústria de Café no próximo dia 27 de setembro, em Serra Negra. O objetivo é atualizar os pequenos produtores sobre as novas regras de classificação para o café torrado que a partir de agora terão de atender as exigências e requisitos da Portaria SDA nº 570/2022.
A coordenadora de qualidade da ABIC, Aline Marotti, estará na região para ministrar o workshop e apresentar as principais mudanças da portaria, as novas exigências para a classificação – de acordo com o novo padrão de classificação para o café torrado, o que muda na rotulagem e a importância dos programas de Certificações ABIC voltados para indústria e recentemente o programa para pequenos produtores, tendência que cresce no país.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a nova legislação, uma das principais mudanças está na torra do café e a necessidade de classificar o produto, que deverá se enquadrar nos padrões mínimos de identidade e qualidade estabelecidos pela Portaria. As empresas podem realizar esse processo internamente, com classificadores próprios, desde que apresentem um manual de boas práticas ao Ministério da Agricultura. Outra opção é terceirizar a atividade de classificação através de uma entidade credenciada. No que se refere à rotulagem, itens como espécie, tipo, torra e grupo passam a ser obrigatórios a partir de agora e devem estar estampados na embalagem. Foi concedido o prazo de 18 meses, da data da vigência da Portaria SDA nº 570/2022 (1º de janeiro de 2023), para que as empresas possam utilizar seus estoques já existentes de embalagens de café. Portanto, o estoque de embalagens já existentes pode ser utilizado somente até junho de 2024 e todo setor terá que se adequar, dos pequenos aos grandes volumes de produção.
A informação de torra do café será obrigatória na rotulagem, conforme o Art. 41 que determina as informações do PONTO DE TORRA (clara, média, escura) ou a CLASSIFICAÇÃO DE TORRA (escura, moderadamente escura, média, média clara), sendo que o café torrado possui regulamento próprio e só um profissional reconhecido pelo Ministério da Agricultura, denominado classificador de café pode avaliá-lo.
Na ocasião, a ABIC irá oferecer de forma gratuita os serviços para a análise sensorial de cafés torrados. Os interessados que quiserem ter seu café avaliado, é preciso levar duas amostras de no mínimo 250g do café torrado em grão ou torrado e moído. O café deve ser apresentado já na embalagem final que hoje é comercializado o produto.
De acordo com a presidente da Acecap, Silvia Fonte, o evento além de promover o setor, proporciona conhecimento e busca aumentar a qualidade do café produzido na região. De acordo com dados da Acecap, a região reúne hoje perto de 2 mil produtores, mais de 7 mil hectares, cuja produtividade chega a 28 sacas por hectare. O resultado vem em sua maioria de pequenas e médias propriedades, muitas vezes lideradas por mulheres cafeeiras, com até 50 hectares de produção, o que resulta em um café de produção familiar, muito bem cuidado em todas as etapas e cultivo tradicional passado de geração em geração.
Na última década, o Circuito das Águas Paulista notadamente migrou do café de commodity para o café especial, impulsionado também pelo movimento mundial da segunda e terceira ondas do café. A decisão vem dando bons frutos e já desdobra em um café premiado, de altíssima qualidade para o consumidor, melhor rentabilidade para os produtores, sustentabilidade para um café de montanha, com características de topografia e relevo e no desenvolvimento de produtos associados, um deles é o turismo de experiência e conhecimento, que incrementa a produção agrícola e valoriza ainda mais o produto. De visitas guiadas às fazendas até lugares charmosos para degustar o “queridinho” dos brasileiros, a região é um bom destino para experiências com café
Os profissionais do setor interessados e produtores de café da região devem fazer a inscrição pelo link: https://bit.ly/ACECAPEABIC . O workshop é gratuito.
Sobre a especialista
Aline Marotti é formada em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com especialização na área de certificações. Coordenadora de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC e Classificadora de Café Torrado, com experiência de 20 anos em processos de qualidade.
Serviço:
Workshop gratuito: Certificações ABIC e Portaria 570
Data: 27/09/2023
Horário: 9h às 15h
Local: Centro de Convenções de Serra Negra, Rua N. S. do Rosário, 630 – Estância Suíça, Serra Negra
Inscrições pelo link: https://bit.ly/ACECAPEABIC .
Programação completa:
9h – Boas-vindas
9h20 – Workshop: Certificações ABIC e Portaria 570 – Aline Marotti
10h45 – Pausa para o Café
11h – MATCHYA Comunicação – Desenvolvimento da comunicação gráfica de rótulo – Giulia Assato1
1h25 – Promtec – Fornecedor de embalagens – Jason Goulart
11h50 – Encerramento ACECAP
12h – Almoço no Restaurante O Recanto (somente para os que aderiram ao almoço)
13h30 – Visita ao Café Nonno Marchi e Degustação Orientada dos Cafés ABIC
15h – Encerramento
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Serra Negra
Prefeitura reforça pedidos de melhorias em infraestrutura para escolas estaduais de Serra Negra

A Prefeitura voltou a solicitar junto ao Governo do Estado de São Paulo melhorias na infraestrutura de três escolas estaduais de Serra Negra. As solicitações incluem cobertura de quadras, reformas e adequações estruturais nas unidades escolares, demandas que vêm sendo apresentadas pela administração municipal desde 2021.
LEIA TAMBÉM:
Em maio de 2024, a Prefeitura cobrou providências junto ao Presidente do FDE Jean Pierre Neto na cerimônia de inauguração da EMEB Professora Doraci Ramalho Silingardi. E em novembro de 2024, protocolou uma demanda por meio do sistema SP Sem Papel, reforçando a importância e a urgência das melhorias. As escolas contempladas no pedido são:
- Escola Estadual Nair de Almeida, localizada no Bairro das Três Barras;
- Escola Estadual Deputado Romeu de Campos Vergal, no Loteamento Parque Fonte São Luiz;
- Escola Estadual Professora Franca Franchi, no Bairro da Serra.
A Prefeitura de Serra Negra já havia encaminhado ofícios à Secretaria de Estado da Educação solicitando os serviços, reiterando o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e as condições adequadas de aprendizado para os alunos da rede estadual.
A administração municipal permanece à disposição para colaborar com os órgãos estaduais no que for necessário para viabilizar essas melhorias.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Serra Negra
Moradores de Serra Negra recebem ônibus do projeto Cidadania Itinerante com serviços de documentação gratuitos

Entre os dias 08 e 12 de abril, moradores de Serra Negra, região administrativa de Campinas, terão acesso aos serviços gratuitos de documentação do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC). A ação será realizada em um ônibus, que ficará em diversos endereços durante a semana, onde serão distribuídas 100 senhas por dia, por ordem de chegada, até uma hora antes do término dos atendimentos. Confira os endereços e horários no final do texto.
Serviços disponíveis para a população:
- Agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG;
- Agendamento de 2.ª via de CNH;
- Agendamento na Receita Federal;
- Atestado de antecedentes criminais;
- Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
- Consulta Serasa;
- Criação de conta GOV;
- Elaboração de currículo;
- Emissão 2.ª via de CPF e título de eleitor;
- Emissão de 2.ª via de contas (água e luz);
- Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
- Entrada no seguro-desemprego;
- Orientações com Procon e Defensoria Pública;
- Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM);
- Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa;
- Registro de boletim de ocorrência;
- Solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
1.Data e Horário: Terça-feira (08), das 10h às 18h
1.Endereço: Rua Benedito Costa Campos, s/n – Serra Negra – SP (Igreja Comunidade São João Batista)
2.Data e Horário: Quarta-feira (09), das 09h às 17h
2.Endereço: Praça Attilio Marcos Zelante – Rua Manoel Luiz Saragiotto, s/n Lot. Parque Fonte São Luiz – Serra Negra – SP
3.Data e Horário: Quinta-feira (10), das 09h às 17h
3.Endereço: Rua Reinaldo Polidoro, s/n, Ao lado da EMEB. Profa. Rosalba Perondini Salomão Alto das Palmeiras – Serra Negra – SP
4.Data e Horário: Sexta-feira (11), das 09h às 17h
4.Endereço: Estacionamento do Centro de Convenções – Rua Nossa Sra. do Rosário, 630, Centro – Serra Negra – SP
5.Data e Horário: Sábado (12), das 09h às 15h
5.Endereço: Rua Nelson Briotto Marchi, s/n, Bairro da Serra – Serra Negra – SP
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Serra Negra
Encontro de mulheres ostomizadas discute empoderamento e autoestima em Serra Negra

Com o objetivo de promover a valorização, o empoderamento e a autoestima das pacientes, a Prefeitura de Serra Negra realizou o Encontro para Mulheres Ostomizadas. O evento foi promovido por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, que cedeu o salão da EMEB Profissionalizante José Franco de Godoi para a sua realização.
Familiares também puderam participar do encontro, que proporcionou um espaço acolhedor para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e aprendizado sobre ostomia. O uso de placas e bolsas para coleta de eliminações fisiológicas pode gerar desafios e adaptações na rotina das pacientes, tornando essencial o acesso à informação e ao apoio.
LEIA TAMBÉM:
Durante a reunião, as participantes puderam conhecer melhor a condição, a importância dos cuidados com a ostomia e, principalmente, fortalecer a autoestima e o autocuidado. O engajamento das mulheres presentes demonstrou a relevância da iniciativa, abrindo espaço para futuras edições e novos encontros com essa temática.
A Prefeitura de Serra Negra reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar da população, promovendo a inclusão e o suporte necessário para garantir mais qualidade de vida às pessoas ostomizadas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Artur Nogueira dá início às celebrações de 76 anos com o ‘Street Fest’
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1980
-
São Paulo1 semana atrás
Turismo de SP participa de feira destinada a empreendedores do setor hoteleiro
-
Amparo6 dias atrás
Concessão de estradas e cobrança de pedágios no Circuito das Águas Paulista
-
Campinas6 dias atrás
Falta de apoio da população agrava a crise da dengue em Campinas
-
Amparo6 dias atrás
História, aprendizado e amor por Amparo: alunos das escolas municipais realizam atividades especiais sobre o 196 anos da Estância
-
Amparo6 dias atrás
Nebulização contra dengue: Prefeitura reforça pedido para que moradores abram as casas para as equipes aplicarem o biocida
-
Campinas6 dias atrás
Evento em Campinas reúne líderes do setor de panificação para debater inovação e lucratividade