Conecte-se conosco

Entretenimento

100 anos de Paulo Freire: 3 documentários para celebrar o Patrono da Educação Brasileira

Publicados

em

Vanderlei Tenório

No domingo, 19 de setembro, o recifense Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) – ou, simplesmente, Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira, completaria 100 anos. Segundo estudiosos, as ideias do educador continuam representando um norte para escolas e universidades que veem a sala de aula como mecanismo de transformação social.

Em seu centenário, Freire foi homenageado por diversas autoridades e personalidades, como o ex-presidente (2003-2011) e ex-deputado federal (1987-1991), Lula, o ex-prefeito de São Paulo (2013-2016) e ex-Ministro da Educação (2005-2012), Fernando Haddad (PT), o ex-candidato à Presidência da República (2018) e à Prefeitura de São Paulo (2020), Guilherme Boulos (PSOL), o professor Silvio Almeida (Mackenzie), entre outros.

‘‘Por vivermos tempos repressivos, o legado dele volta ainda com mais força’’, afirma Walkyria Monte Mór, professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia.

Freire estudou direito na Universidade do Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco), apesar disso, nunca exerceu ofício da advocacia, preferiu trabalhar como professor de língua portuguesa, voltando sua atuação profissional à educação. Em 1963, desenvolveu experiência pioneira de alfabetização de adultos em Angicos (RN), mas o programa, que seria ampliado em escala nacional, foi interrompido pela Ditadura Civil Militar (1964-1985).

Preso e exilado, foi para o Chile e depois para os EUA, onde deu aulas na Universidade Harvard. Escreveu seus principais livros no exterior. Voltou para o Brasil com a anistia (Lei nº 6.683, de agosto de 1979) e, em 1989, assumiu a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991) (ao lado de seu ilustre discípulo, Mario Sergio Cortella) na gestão Luiza Erundina (1989-1993), então no PT, até 1991.

Em 1991, foi fundado em São Paulo, o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as ideias de Freire. O instituto mantém até hoje os arquivos do educador, além de realizar numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial.

Paulo morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.

Seu trabalho segue reconhecido mundialmente: ele tem títulos em 41 instituições de ensino, como nas universidades de Harvard, Cambridge e Oxford. Em livros como ‘‘Pedagogia do Oprimido’’, o mais famoso deles, o autor defende o papel primordial da educação no processo de conscientizar o povo e levá-lo ao senso crítico.

Paulo Freire via a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avaliava que todo processo educacional devia partir da realidade do próprio aluno. Também valorizava a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

Para Walter Kohan, professor da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e autor de uma “biografia filosófica”, livro sobre Freire, ele conseguiu condensar diversas tradições de sua época na educação e expressá-las de uma forma poderosa como ninguém havia feito. Seu biógrafo Sérgio Haddad, autor do livro ‘‘O educador: um perfil de Paulo Freire’’, aponta a confluência do seu trabalho com o “espírito do tempo”, propondo uma pedagogia em prol da liberdade num momento de Guerra Fria e ditaduras na América Latina.

Em entrevista à DW Brasil, o sociólogo Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra, declarou: ‘‘A essência da obra de Freire é totalmente política, no sentido nobre do termo, não no sentido da política partidária. Por isso, em todas as regiões do mundo, sua obra é lembrada como algo muito interessante para refletir sobre o futuro da educação contemporânea’’, analisou.

O professor do curso de pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ítalo Francisco Curcio disse, também à DW Brasil, que os que rejeitam Paulo Freire, em grande parte, nem são especialistas em educação: ‘‘Eles acabam repetindo frases apregoadas por líderes com os quais se identifica. Isso é muito ruim. Quem padece é a própria população, desde a criança até o adulto’’, opinou.

Abaixo, conheça o grande Paulo Freire em 3 documentários imperdíveis:

Paulo Freire – Contemporâneo (2006), de Toni Venturi.

Um tocante documentário para a TV sobre o pensamento e a antropologia do pedagogo Paulo Freire. O filme atualiza Freire, mostrando as experiências educacionais atuais nas mais afastadas regiões do Brasil e como seu revolucionário método de alfabetização vai tirando os excluídos.

Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=y6_1vRCANLk&t=820s

De Pé no Chão se Aprende a Ler (1961), de Heinz Forthmann.

A campanha foi criada em Natal em fevereiro de 1961, sendo prefeito Djalma Maranhão e Moacyr de Góes secretário de educação, implantou o ensino primário para criança nos bairros pobres, em escolas de chão batido, cobertas de palha e metodologia inovadora. Valorizou as festas, músicas e danças populares e instalou bibliotecas populares, praças de cultura, museus de arte popular. Ampliou-se com a alfabetização de adultos pelo Sistema Paulo Freire e pela campanha De Pé no Chão também se aprende uma profissão.

Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=QkD6UfRYq9o&t=748s

Paulo Freire, 100 anos (2021), TV Cultura.

Na semana em que se comemoram os cem anos de nascimento do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, a TV Cultura exibe um documentário inédito sobre o educador, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora. Apresentada pelo jornalista e diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva. Paulo Freire, 100 Anos traz os principais estudiosos da obra do educador para explicar a sua importância e, ao mesmo tempo, os motivos dele estar sendo vítima de tantos ataques extremistas.

Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=tG_pVkhzr1c

* Com informações da DW Brasil, da Agência Senado, do MST e do Jornal do Brasil.

Entretenimento

Iluminação ideal para maquiagem

Publicados

em

Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista Master BIM

A iluminação correta é essencial para uma maquiagem impecável. Ela influencia o resultado, ajudando a evitar erros e garantindo um look perfeito. Vamos explorar como escolher a luz ideal, posicioná-la corretamente e fazer ajustes práticos.

A luz natural é a melhor opção para maquiagem, pois revela as cores verdadeiras. Posicione-se perto de uma janela sempre que possível. Se precisar de iluminação artificial, escolha lâmpadas LED com luz branca neutra (4000K), que imita a luz natural e fornece uma iluminação clara e uniforme.

LEIA TAMBÉM:

A iluminação frontal é a mais eficaz para maquiagem, evitando sombras indesejadas. Coloque luzes em ambos os lados do espelho para distribuir a luz de forma uniforme. Evite luzes diretamente acima, pois criam sombras que dificultam a aplicação da maquiagem.

Invista em um espelho iluminado com luz LED integrada para uma visão clara e uniforme do rosto. Adicione luz suave ao redor do espelho para complementar a iluminação principal. Mantenha o espaço de maquiagem organizado para evitar reflexos indesejados e garantir uma luz uniforme.

“A iluminação correta é a chave para uma maquiagem perfeita, revelando beleza com precisão e naturalidade”

Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista Master BIM

Para uma maquiagem perfeita, use luz natural sempre que possível, escolha lâmpadas LED de luz branca neutra e posicione a iluminação para minimizar sombras. Pequenos ajustes, como espelhos iluminados, fazem uma grande diferença. E para uma iluminação ideal, considere contratar um profissional.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Curingas do nécessaire: Dailus lança blush e contorno em versão stick, aposta da vez na beleza

Publicados

em

Fáceis de usar e com alta pigmentação, as novidades entram na onda do make cremoso e em bastão.

O blush e o contorno nunca estiveram tão em evidência! Com diferentes formatos e novos hacks de aplicação dominando a internet, os novos queridinhos do nécessaire se tornaram essenciais pro make do dia a dia. Uma leva de fórmulas com textura cremosa está conquistando espaço no mercado de beleza, oferecendo praticidade na aplicação e um acabamento natural. Os produtos cremosos ganharam ainda mais fôlego com trends recentes, especialmente difundidas pelo TikTok: boyfriend blush, sunset blush e underpainting contour e uplifting contour trazem dicas de aplicação e formas diferentes de uso. No embalo dessas novidades, a DAILUS apresenta os novos integrantes da categoria de pele: BLUSH E CONTORNO EM STICK. Os lançamentos chegam ao site da marca e nas principais perfumarias e farmácias do Brasil no dia 04 de julho.

Alinhados à tendência dos produtos em stick, para um make prático e versátil, as novidades têm textura macia, alta pigmentação e são superfáceis de esfumar. Com fórmula cremosa e emoliente na medida certa, os aliados para o dia a dia também não pesam no rosto, entregam uma cobertura impecável, uniforme e não craquelam. Essas belezinhas deslizam com leveza e entregam acabamento natural e hidratação durante o uso, com manteiga de karité e vitamina E.

LEIA TAMBÉM:

São 2 tons de blush e 2 de contorno queridinhos do momento: Pêssego (bege rosado suave), Rosé (rosa queimado suave), Caramelo (marrom claro) e Cacau (marrom escuro).

O BLUSH e o CONTORNO EM STICK são veganos, dermatologicamente testados, cruelty free e livres de parabenos.

“O boom dos produtos em formato stick e o desejo das consumidoras por produtos multifuncionais, com acabamento natural, nos motivaram a trazer a nossa versão cremosa de blush e contorno, com foco na versatilidade e praticidade”, conta a diretora de marketing Carolina Bertelli.

As novidades podem ser adquiridas no e-commerce da marca. Confira abaixo mais informações sobre o lançamento:

BLUSH EM STICKR$49,90

CONTORNO EM STICK R$ 49,90

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Passeio familiar em São Roque: onde o turismo rural se encontra com a beleza natural

Publicados

em

Sabe-se que a cidade de São Roque (SP), situada há cerca de 1h30 da Região Metropolitana de Campinas (RMC), é conhecida pela sua famosa Rota do Vinho. Há quem pense que o roteiro é apenas para os casais, já que o vinho traz essa ideia de romantismo, mas vou te mostrar uma opção muito familiar pra curtir com toda a família.

A Fazenda Angolana proporciona o contato direto com a natureza, animais e aventuras. E onde o turismo rural se encontra com a beleza natural.

A família toda adora a programação que envolve conhecer a mini fazenda cheia de animais bem cuidados e o mais incrível é que você pode alimentá-los. E tem passeio de pônei!

LEIA TAMBÉM:

Quem ama aventura também aproveita de montão. As opções são: tirolesa com 200 metros de percurso em 15 segundos entre as árvores e sob o lago; e o arvorismo, que conta com 12 pontes de pura adrenalina. Quem é mais tranquilo, aproveita o passeio de pedalinho.

E todo final de semana a fazenda oferece atrações especiais. Neste mês de junho a programação envolve muitos ‘arraiás’ com ambiente decorado, músicas típicas, barracas premiadas, oficina junina, pintura facial, paçoca e pipoca. O valor da entrada é R$15 por pessoa e inclui a fazendinha, trilhas e atração especial do dia.

A Fazenda Angolana está localizada na Estrada Turística da Angolana, nº 257 – São Roque. Possui estacionamento gratuito, restaurantes e cafeteria. Todo o espaço é inclusivo, contando com rampas e fraldário. Programe-se e aproveite as belezas de um dia em família.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias