Conecte-se conosco

Jaguariúna

Tomaz de Aquino, história viva de Jaguariúna

Publicados

em

68 anos de Jaguariúna – Jaguariúna completa mais um ano de emancipação, mais um ano em que o povo jaguariunense se reúne e comemora mais um aniversário do jovem município do interior paulista. 

Para quem visita o centro da cidade, se depara com a Casa da Memória, local onde boa parte da história do município é contada e preservada por meio de fotos, arquivos e documentos que são fielmente mantidos em segurança neste local.

E é também neste ambiente que temos a oportunidade de conhecer um homem que no auge de seus 74 anos, inspira a todos com um espírito jovial incrível.  Estou falando de Tomaz de Aquino Pires.

68 anos de Jaguariúna – Tomaz de Aquino, história viva de Jaguariúna – Ouça a entrevista

O professor aposentado e “historiador” nato tem uma história que se confunde com a de Jaguariúna. O homem é uma enciclopédia viva no que se diz respeito a conhecimento e significado histórico para o município.

Em uma conversa rápida, mas profunda, pude “arrancar” deste grande amigo de Jaguariúna algumas informações importantes, aí você poderá entender o porquê o classifico como uma enciclopédia viva. Tomaz, onde você nasceu? Perguntei, a resposta: “nasci na fazenda do fundador da cidade, Fazenda Florianópolis, que foi do Coronel Amâncio Bueno”.

LEIA TAMBÉM:

O simpático curador da Casa da Memória, com a maior naturalidade e simplicidade do mundo, respondeu como se a informação sobre este acontecimento, fosse nada além do normal. O que se analisar as devidas proporções, não o é.

Afinal de contas, quantos municípios existem por aí que tem na população, uma pessoa que além de nascer no marco zero da cidade, ainda é um poço de memória capaz de recontar toda a história de fundação?  

Aquino conta ainda que, o local em que está situada a Casa da Memória era a antiga fazenda.

68 anos de Jaguariúna - Jaguariúna completa mais um ano de emancipação, mais um ano em que o povo jaguariunense
Tomaz de Aquino, história viva de Jaguariúna – 68 anos de Jaguariúna

O homem que já atravessou sete décadas, disse que o avô a comprou em um leilão. “Meu avô era boiadeiro e uma vez, ele e o sócio foram assistir um leilão e neste leilão eles arremataram a Fazenda Florianópolis por 83 contos de réis e nasci nesse lugar ouvindo as histórias”.

Humilde, Tomaz diz se sentir grato em poder trabalhar em um local que, além de ser o pontapé inicial de uma grande cidade interiorana, também traz para ele inúmeras lembranças pessoais. “Se você não conhece o passado da cidade, você não interpreta a situação da cidade hoje” afirma.

68 anos de Jaguariúna uma história feita por gente

Dei uma pausa na conversa com o Tomaz e fui andar pelo centro de Jaguariúna e na andança, encontrei também a senhora Lourdes Rodrigues, 68 anos, moradora da cidade e que tem a idade da emancipação do município.

Lourdes Rodrigues, 68 anos, moradora da cidade e que tem a idade da emancipação do município.

Ela conta que chegou na cidade com apenas quatro anos, ou seja, há 64, vive por aqui. Diz que foi adotada por Jaguariúna e vibra com o crescimento. “É muito bom ver esse crescimento, principalmente aqui no centro, eu amo Jaguariúna e à medida que fui crescendo pude ver também o crescimento da cidade”, diz.

68 anos de Jaguariúna – O contraste

Ainda nas andanças, conversei com a Edilaine e Vitoria Gotti, mãe e filha, ambas não moram em Jaguariúna, mas expressam amor pela cidade. “Nós gostamos muito de Jaguariúna, amo vir aqui”, diz Vitória Gotti de 14 anos.  Já mãe, Edilaine, afirma que “a cidade tem tudo que precisa”.

Edilaine e Vitoria Gotti, mãe e filha, ambas não moram em Jaguariúna, mas expressam amor pela cidade

De volta ao Tomaz, que desde 2008 é curador da Casa da Memória, reforçou a importância de preservarmos e valorizarmos a história. “A memória procura preservar o passado, pois só assim conhecemos a história de uma cidade, devemos preservar nossos centros históricos para as lembranças e nossas histórias não se percam”, finaliza.  

Por: Márcio Nato Rodrigues
Fotos : MNR

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Atleta revelada pelo esporte de Jaguariúna é convocada para Seleção Brasileira de Basquete

Publicados

em

No último dia 21 de março saiu a lista final das 12 atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina de Basquete que participará do Tour da WNBA, nos dias 02 e 04 de maio, quando enfrentará Indiana Fever e Chicago Sky em Baton Rouge e Iowa City, respectivamente.

LEIA TAMBÉM:

A atleta Taíssa Queiroz, que hoje faz parte da equipe Universitária de North Caroline, mesma que revelou o maior atleta de basquetebol de todos os tempos, Michael Jordan, iniciou no basquete em Jaguariúna, no Projeto Campeões Primeiros Passos, onde permaneceu dos 8 aos 13 anos de idade. A partir dos 14 Taíssa passou a ser atleta federada e desde então começou a ser convocada pela seleção brasileira em todas as categorias de base e agora, pela 1ª vez, defenderá o time adulto rumo ao Ciclo Olímpico de Los Angeles 2028.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

UniFAJ e UniMAX realizam feirão com mais de 5 mil vagas de emprego

Publicados

em

Dia de Carreiras ocorre em 1° de abril, nos campi dos centros universitários em Jaguariúna e Indaiatuba

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), por meio de seus Núcleos de Carreiras (NUCA) e das Escolas de Negócios, realizam nesta terça-feira, dia 1º, o Dia de Carreiras, um feirão de empregos que ofertará mais de 5 mil vagas de emprego para atuar em 36 empresas da região. As ações são gratuitas e serão realizadas em Jaguariúna, das 17h às 21h, e em Indaiatuba das 18h às 22h, nos campi de ambos os centros universitários.   

Em Indaiatuba, o feirão ocorre no campus 1 da UniMAX e reunirá 17 empresas da região. Já em Jaguariúna, a ação será promovida no campus 2 da UniFAJ e contará com 19 participantes. Serão disponibilizadas ainda vagas das unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), das cidades da região de Campinas. Durante o Dia de Carreiras, as empresas receberão os currículos e haverá também a possibilidade de já realizar entrevista com os candidatos no próprio local.  

LEIA TAMBÉM:

As vagas são para diversas áreas nos setores administrativos, operacionais e comerciais. São oportunidades para diversos níveis de escolaridade, desde o fundamental incompleto ao ensino superior. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comparecer aos centros universitários com documentos pessoais e o currículo impresso.

Em ambas as ações, o candidato contará ainda com análise de currículo e orientação de como se portar em entrevistas de empregos, ações promovidas pelos cursos de RH e Psicologia da UniFAJ e UniMAX. Em Jaguariúna, serão realizadas também palestras com temas relacionados ao mercado de trabalho.

O Dia de Carreira conta com o apoio das prefeituras de Jaguariúna e Indaiatuba, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER) e da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ).

Empresas presentes no feirão: 

Indaiatuba

  • – Aeroporto de Viracopos
  • – CPFL  
  • – SEW-Eurodrive Brasil 
  • – Mann+Hummel
  • – Valeo
  • – Kion
  • – CIEE
  • – PAT Indaiatuba
  • – Grupo Erviegas
  • – Grupo Bio
  • – Nube
  • – Redutores IBR
  • – Hydac
  • – Grupo GTA
  • – Dayco Power Transmission 
  • – Hella do Brasil Automotive
  • – Grupo Proficenter

Jaguariúna

  • – Ambev
  • – Motorola Mobility
  • – Jaguar Plásticos
  • – Sealed Air (Cryovac)
  • – Camfil Latinoamerica
  • – PAT Jaguariúna
  • – Antonelli Supermercados
  • – Cooperflora
  • – Holambelo
  • – CIEE
  • – Unicharm do Brasil
  • – Imediato Nexway
  • – Expert Consultoria
  • – Gualapack Brasil 
  • – Falcão Mentoring
  • – Deal4B – Soluções em Tecnologia
  • – Casa Alea
  • – WME Engenharia
  • – Grupo Hiper Loja

Serviço
Dia de Carreiras na UniFAJ e na UniMAX 
Quando: Terça-feira, dia 1º de abril

Local:
– Em Jaguariúna: Campus 2 da UniFAJ – Rodovia Campinas-Mogi Mirim, s/nº – km 127 -Tanquinho Velho
Horário: 17h às 21h
– Em Indaiatuba: campus 1 da UniMAX – Avenida Nove de Dezembro, 460, Jardim Pedroso 
Horário: 18h às 22h
Mais informações: 0800 775 55 55

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Vencem nesta segunda, 31, cota única e primeira parcela do IPTU de Jaguariúna

Publicados

em

Vencem nesta segunda-feira, 31, a cota única (10% desconto) e a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício financeiro de 2025 em Jaguariúna.

Quem optar pelo parcelamento deve ficar atento. As demais parcelas deverão ser pagas no dia 20 de cada mês subsequente, totalizando 10 ao longo do ano.

LEIA TAMBÉM:

Os carnês de pagamento foram distribuídos com antecedência para que todos possam se programar. Além disso, os contribuintes podem optar por emitir as guias diretamente pelo site da Prefeitura.

Os recursos do IPTU são investidos em saúde, educação, segurança, infra-estrutura, empregos, cultura, esportes, turismo, dentre outras áreas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias