Conecte-se conosco

Jaguariúna

Tomaz de Aquino, história viva de Jaguariúna

Publicados

em

68 anos de Jaguariúna – Jaguariúna completa mais um ano de emancipação, mais um ano em que o povo jaguariunense se reúne e comemora mais um aniversário do jovem município do interior paulista. 

Para quem visita o centro da cidade, se depara com a Casa da Memória, local onde boa parte da história do município é contada e preservada por meio de fotos, arquivos e documentos que são fielmente mantidos em segurança neste local.

E é também neste ambiente que temos a oportunidade de conhecer um homem que no auge de seus 74 anos, inspira a todos com um espírito jovial incrível.  Estou falando de Tomaz de Aquino Pires.

68 anos de Jaguariúna – Tomaz de Aquino, história viva de Jaguariúna – Ouça a entrevista

O professor aposentado e “historiador” nato tem uma história que se confunde com a de Jaguariúna. O homem é uma enciclopédia viva no que se diz respeito a conhecimento e significado histórico para o município.

Em uma conversa rápida, mas profunda, pude “arrancar” deste grande amigo de Jaguariúna algumas informações importantes, aí você poderá entender o porquê o classifico como uma enciclopédia viva. Tomaz, onde você nasceu? Perguntei, a resposta: “nasci na fazenda do fundador da cidade, Fazenda Florianópolis, que foi do Coronel Amâncio Bueno”.

LEIA TAMBÉM:

O simpático curador da Casa da Memória, com a maior naturalidade e simplicidade do mundo, respondeu como se a informação sobre este acontecimento, fosse nada além do normal. O que se analisar as devidas proporções, não o é.

Afinal de contas, quantos municípios existem por aí que tem na população, uma pessoa que além de nascer no marco zero da cidade, ainda é um poço de memória capaz de recontar toda a história de fundação?  

Aquino conta ainda que, o local em que está situada a Casa da Memória era a antiga fazenda.

68 anos de Jaguariúna - Jaguariúna completa mais um ano de emancipação, mais um ano em que o povo jaguariunense
Tomaz de Aquino, história viva de Jaguariúna – 68 anos de Jaguariúna

O homem que já atravessou sete décadas, disse que o avô a comprou em um leilão. “Meu avô era boiadeiro e uma vez, ele e o sócio foram assistir um leilão e neste leilão eles arremataram a Fazenda Florianópolis por 83 contos de réis e nasci nesse lugar ouvindo as histórias”.

Humilde, Tomaz diz se sentir grato em poder trabalhar em um local que, além de ser o pontapé inicial de uma grande cidade interiorana, também traz para ele inúmeras lembranças pessoais. “Se você não conhece o passado da cidade, você não interpreta a situação da cidade hoje” afirma.

68 anos de Jaguariúna uma história feita por gente

Dei uma pausa na conversa com o Tomaz e fui andar pelo centro de Jaguariúna e na andança, encontrei também a senhora Lourdes Rodrigues, 68 anos, moradora da cidade e que tem a idade da emancipação do município.

Lourdes Rodrigues, 68 anos, moradora da cidade e que tem a idade da emancipação do município.

Ela conta que chegou na cidade com apenas quatro anos, ou seja, há 64, vive por aqui. Diz que foi adotada por Jaguariúna e vibra com o crescimento. “É muito bom ver esse crescimento, principalmente aqui no centro, eu amo Jaguariúna e à medida que fui crescendo pude ver também o crescimento da cidade”, diz.

68 anos de Jaguariúna – O contraste

Ainda nas andanças, conversei com a Edilaine e Vitoria Gotti, mãe e filha, ambas não moram em Jaguariúna, mas expressam amor pela cidade. “Nós gostamos muito de Jaguariúna, amo vir aqui”, diz Vitória Gotti de 14 anos.  Já mãe, Edilaine, afirma que “a cidade tem tudo que precisa”.

Edilaine e Vitoria Gotti, mãe e filha, ambas não moram em Jaguariúna, mas expressam amor pela cidade

De volta ao Tomaz, que desde 2008 é curador da Casa da Memória, reforçou a importância de preservarmos e valorizarmos a história. “A memória procura preservar o passado, pois só assim conhecemos a história de uma cidade, devemos preservar nossos centros históricos para as lembranças e nossas histórias não se percam”, finaliza.  

Por: Márcio Nato Rodrigues
Fotos : MNR

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Alunos de Jaguariúna vão ao ar com projetos ‘Rádio Escola’ e ‘Hora do Conto’

Publicados

em

A Rádio Estrela FM e a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna lançaram dois projetos que vão envolver os alunos da rede pública: o Rádio Escola e A Hora do Conto.

O Rádio Escola é para os estudantes dos oitavos anos. Eles vão aprender como funciona uma rádio por dentro, e cada turma vai produzir um programa que será transmitido pela Rádio Estrela FM.

LEIA TAMBÉM:

A Hora do Conto é voltada para os alunos do quinto ano. Nesse projeto, as crianças vão escolher livros, treinar a leitura e gravar histórias, que também vão ao ar na programação da rádio.

“Os dois projetos têm como objetivo principal dar espaço para que os alunos se expressem, desenvolvam a criatividade e aprendam de forma divertida e diferente, usando o rádio como ferramenta de aprendizado”, disse Hellen Hayano, diretora da Rádio Estrela FM.

As primeiras gravações já começaram e poderão ser conferidas pelos ouvintes a partir do próximo dia 24 de maio, às 10h.

Para acessar a Rádio Estrela FM, uma emissora da Prefeitura de Jaguariúna, basta acessar o site estrelafm.net ou sintonizar no 94,5 FM.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Alunas de estética da Escola das Artes realizam atendimentos gratuitos na Praça Umbelina Bueno

Publicados

em

Em comemoração ao Dia das Mães, a Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, será palco de uma iniciativa especial voltada ao bem-estar das mulheres. Neste sábado, 10, das 9h às 12h, as alunas do curso de Estética da Escola das Artes vão oferecer atendimentos gratuitos, abertos ao público e realizados por ordem de chegada.

A ação, promovida pela Escola das Artes – um projeto da Secretaria Municipal de Cultura –, tem como objetivo proporcionar uma manhã de cuidado e beleza na véspera do Dia das Mães, além de oferecer às alunas uma oportunidade prática de aplicar seus conhecimentos em um ambiente real e acolhedor.

LEIA TAMBÉM:

A equipe irá realizar a gomagem facial, um tipo de esfoliação para tirar as células mortas da pele. Em seguida, será feita uma hidratação profunda com aplicação de filtro solar, tudo com a supervisão de profissionais da área e seguindo protocolos de higiene e segurança.

“É uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho das nossas alunas, ao mesmo tempo em que oferecemos um serviço gratuito de qualidade para a comunidade na véspera do Dia das Mães”, afirma o secretário de Cultura de Jaguariúna, Celso Lauro.

A atividade integra o compromisso da Escola das Artes de Jaguariúna com a formação técnica e humana dos seus estudantes, promovendo ações que conectam aprendizado, cidadania e bem-estar.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna inicia 2ª etapa da nebulização contra a dengue

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna vai iniciar na próxima terça-feira, 13, a segunda etapa da termonebulização veicular, também conhecida como fumacê contra a dengue, nos bairros da cidade. A primeira etapa foi realizada em abril.

A aplicação da nebulização ocorrerá em todos os bairros da cidade, começando pela Roseira de Cima, Roseira de Baixo, Cruzeiro do Sul e Águas do Jaguari. Nos bairros da área urbana, a ação será realizada das 18h30 às 21h30 e, na área rural e periurbana, a partir das 15h.

LEIA TAMBÉM:

A termonebulização veicular é uma técnica de dedetização usada para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de doenças como a dengue. Um equipamento acoplado a um veículo dispersa uma névoa de inseticida no ar. A névoa atinge locais de difícil acesso e o inseticida elimina o mosquito na fase adulta.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o fumacê é uma medida adicional no combate ao mosquito, porém, deve ser utilizado com cautela, não sendo o primeiro meio de controle. O foco principal deve estar na eliminação dos criadouros.

Ainda de acordo com a secretaria, é importante que os moradores reforcem os cuidados para evitar a proliferação do vetor, como a remoção de recipientes que possam acumular água e se transformar em criadouros, além da desobstrução de calhas, lajes e ralos.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias