Conecte-se conosco

Jaguariúna

Em 2022 o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna e a Revista Autismo comprovam que “Lugar de autista é em todo lugar!”

Publicados

em

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como objetivo ajudar a derrubar preconceitos e promover esclarecimentos sobre o TEA

Celebrado desde 2008, o mês de abril vem se tornando um grande marco no calendário anual em função do dia 02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo e neste ano o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna (CAJ), além de todo o trabalho que realiza em prol da pessoa com autismo, abraçou a campanha da Revista Autismo, a 1ª revista periódica da América Latina e no mundo em língua portuguesa.

Segundo a Neuropsicopedagoga e Coordenadora do CAJ, Mariane Donato Rossatto, “a data se torna mais necessária atualmente, pois, mesmo com o maior acesso às informações e diagnósticos precisos, há também um maior número de inadequações com pessoas dentro do espectro. O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” (TEA)”.

Desenvolvida pela Revista a partir da frase “Lugar de autista é em todo lugar!” da escritora e mãe de autista Fátima de Kwant — com o incentivo de utilização da hashtag #AutistaEmTodoLugar —, a campanha reforça a inclusão da pessoa autista em todos os âmbitos, todos os aspectos, em todo lugar. Com a colaboração do Instituto Maurício de Sousa, o objetivo da campanha estrelada por André, o personagem autista da Turma da Mônica, é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade “de dentro para fora”.

“O número de autistas não está aumentando, o que está aumentando é o número de pessoas diagnosticadas”

Veridiana mellilo

No dia 23 de março o CAJ celebrou três anos de atuação e, mesmo sendo uma instituição nova, vem ganhando muita representatividade a nível nacional em função dos resultados de seus atendimentos, de eventos e da exposição de sua gestora Veridiana Mellilo, que é empreendedora e foi diagnosticada com autismo no final do ano passado com apoio de seu próprio time.

O centro, que começou com oito atendimentos em 2019, atende hoje 142 famílias por meio da abordagem comportamental. Segundo Mariane, “o CAJ como um todo observa e avalia cada paciente como um ser único e individual, proporcionando orientações, terapias, e adaptações, a fim de proporcionar um melhor ambiente para todos”.

Fernanda Alamino, mãe do Yuri afirma que no CAJ o Yuri tem todas terapias que é necessário para o desenvolvimento dele, sendo Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional (T.O), Psicóloga e Psicopedagoga. “As profissionais são maravilhosas, dedicadas, atenciosas, fazem o melhor para que o desenvolvimento do Yuri, sou grata a todas as profissionais que fazem parte do CAJ, porque por meio delas o Yuri vem tendo uma melhora gigantesca, ele consegue se expressar melhor”.

Mileide Campanholi, mãe do Vinícius também relata que, ao chegar em Jaguariúna, a família trouxe a esperança de dias melhores. “Descobrir o CAJ foi simplesmente sensacional. Sou imensamente grata por todo o carinho e atenção que ele sempre recebeu e queria deixar o meu muito obrigada por todos os profissionais que nestes últimos anos o tem atendido”.
Para a equipe do CAJ, abraçar a campanha foi algo muito natural, pois é de compreensão de todos que a responsabilidade em prol da causa se estende além das salas de atendimento clínico ambulatorial. Segundo a psicóloga do CAJ, Thamiris Caroline Souza, a conscientização é muito mais do que aprender diariamente sobre o Autismo; é atuar a favor da igualdade, do respeito e inclusão. “Autismo não é doença, não tem cara e não tem cura. Não se torna autista, se nasce autista. Cada autista é único, tanto em suas limitações quanto em suas potencialidades.”

No ano passado, a convite da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), o CAJ iniciou seu trabalho de envolvimento científico no Projeto de Pesquisa Comunicar com Equoterapia, que é um estudo em nível nacional sobre os efeitos da equoterapia na reabilitação de pessoas que se encaixam no Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da especialidade de fonoaudiologia. Além disso, sua gestora Veridiana, esteve no palco do TEDx Insper, uma comunidade global que busca “espalhar boas ideias”, falando sobre o autismo e a equoterapia.
Erica Araujo Constantini, psicóloga do CAJ também compartilha da mesma visão e afirma que “trazer informações à sociedade tira o Autismo e a pessoa Autista da invisibilidade, combate o capacitismo e promove uma convivência e relacionamentos melhores com a diversidade do Espectro Autista, de forma humana, respeitosa com oportunidades e equidade de direitos”. Com esse embasamento, em março de 2022 o CAJ promoveu ao lado do Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas (CAUCAMP) o primeiro encontro entre autistas universitários e autistas adolescentes. O evento superou as expectativas dos idealizadores e das equipes envolvidas.

Na visão de Veridiana, as pessoas estão tomando consciência do que é o autismo há pouquíssimo tempo. “Não apenas a população para o desenvolvimento harmônico do convívio social, mas os profissionais das áreas da saúde, educação e o próprio mercado de trabalho. O que me move perante esta data é promover a oportunidade de cada pessoa autista se desenvolver em sua melhor capacidade. Para isso é necessário a disseminação correta de informações, de ferramentas e de pessoas autistas adultas aparecendo nos diversos cenários da realidade: no mercado, no esporte, na educação. O número de autistas não está aumentando, o que está aumentando é o número de pessoas diagnosticadas. Com isso a cada dia fica mais claro que já existe #AutistaEmTodoLugar”.

Jaguariúna

Jaguariúna terá passeio de Maria Fumaça para pessoas com Síndrome de Down no domingo de Páscoa

Publicados

em

Neste domingo de Páscoa, 20, Jaguariúna será palco de uma ação especial que une tradição, inclusão e muita alegria. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna promoverá um passeio de Maria Fumaça voltado exclusivamente para pessoas com Síndrome de Down e seus acompanhantes.

LEIA TAMBÉM:

A iniciativa faz parte do programa Turismo Inclusivo, que tem como objetivo garantir o acesso de todos ao lazer e às experiências culturais e turísticas da região. Para a ocasião, um vagão inteiro foi reservado para este público, garantindo conforto, segurança e uma experiência única durante o trajeto ferroviário.

A recepção dos convidados será feita por uma equipe da secretaria, que contará com a presença especial do coelho da Páscoa. O personagem distribuirá ovos de chocolate e muito carinho aos passageiros.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna e região: Um roteiro imperdível pelo interior paulista

Publicados

em

Localizada no interior do estado de São Paulo, Jaguariúna é um destino encantador que combina história, cultura, lazer e belezas naturais. Parte do famoso Circuito das Águas Paulistas, a cidade é conhecida por sua tradição ferroviária, suas festas e pela proximidade com outros destinos turísticos incríveis, como Holambra, Pedreira e Amparo.

Um dos pontos mais visitados da cidade é a Maria Fumaça, um trem turístico que percorre um trajeto histórico entre Jaguariúna e Campinas. A cidade também abriga o Museu Ferroviário, onde os visitantes podem conhecer mais sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento da região.

LEIA TAMBÉM:

Outro destaque é o Red Eventos, um dos maiores centros de eventos do estado, que recebe grandes shows e festivais, incluindo o tradicional Rodeio de Jaguariúna, um dos mais importantes do Brasil. Para os amantes da natureza, a cidade conta com o Parque dos Lagos, um ótimo local para caminhadas e lazer ao ar livre.

O Naga Cable Park é o primeiro parque de esportes aquáticos da América Latina com sistemas de 2 e 5 torres, oferecendo emocionantes opções de wakeboard, wakeskate, e esqui aquático. E ainda possui o maior parque aquático de brinquedos flutuantes do Brail o Naga Floats.

Holambra: A Cidade das Flores

Conhecida como a “Cidade das Flores”, a apenas 20 km de Jaguariúna, o município é o maior produtor de flores e plantas ornamentais da América Latina. O grande destaque é a Expoflora, evento anual que celebra a cultura holandesa com exposições florais, danças típicas e culinária tradicional.

Além disso, Holambra oferece passeios, como o Moinho Povos Unidos, um dos maiores moinhos de vento do Brasil, e os belíssimos campos de flores, que proporcionam cenários perfeitos para fotos inesquecíveis.

Pedreira: A Capital da Porcelana

Para quem gosta de artesanato e decoração, Pedreira é um destino imperdível! Localizada a cerca de 25 km de Jaguariúna, a cidade é famosa por suas lojas de porcelanas, louças e artigos para casa. São mais de 500 estabelecimentos que oferecem produtos a preços acessíveis, atraindo turistas de todo o Brasil.

Amparo: História e Turismo Rural

Para quem busca contato com a natureza e experiências no campo, Amparo oferece o turismo rural, com visitas a fazendas de café, e fazendas produtoras de queijos, como fazenda Atalaia conhecida pelo seu premiado queijo. A aproximadamente 35 km de Jaguariúna, Amparo se destaca por seu charme histórico e suas fazendas centenárias, além de fazer parte do Circuito das Águas Paulistas.

Onde ficar:

Para garantir uma experiência completa ao visitar a cidade, o Matiz Hotel Jaguariúna, administrado pela Hotelaria Brasil, é a escolha perfeita. O empreendimento oferece acomodações bem equipadas, proporcionando um ambiente acolhedor para relaxamento após um dia cheio de atividades. Para os momentos de lazer, o hotel conta com uma piscina convidativa, ideal para se refrescar nos dias mais quentes, além de uma academia para aqueles que desejam manter a rotina de exercícios. O restaurante do hotel, comandado pelo Chef Luciano Carlos, apresenta um buffet diversificado e de alta qualidade, garantindo refeições saborosas e completas.

Mais informações em: www.hotelariabrasil.com.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna vacina crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a Dengue

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está vacinando contra a dengue crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reforçar a proteção desse público-alvo contra a doença.

A vacinação está sendo realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As UBSs participantes são: Nova Jaguariúna, Miguel Martini, 12 de Setembro, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, Cruzeiro do Sul e Florianópolis. Os atendimentos ocorrem durante o horário de funcionamento das unidades.

LEIA TAMBÉM:

Para receber a vacina, é necessário que o responsável leve o adolescente até uma das UBSs, portando um documento com foto e a carteira de vacinação e Cartão Cidadão, se disponíveis.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização como forma de prevenção e controle da dengue. Além da vacinação, a Prefeitura continua promovendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, como os mutirões nos bairros e atividades nas escolas municipais.

Com as ações contra a dengue, o número de casos positivos da doença em Jaguariúna registrou queda por três semanas seguidas, registrando uma redução de 43%, passando de 733 para 418 casos confirmados.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias