Conecte-se conosco

Jaguariúna

Em 2022 o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna e a Revista Autismo comprovam que “Lugar de autista é em todo lugar!”

Publicados

em

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como objetivo ajudar a derrubar preconceitos e promover esclarecimentos sobre o TEA

Celebrado desde 2008, o mês de abril vem se tornando um grande marco no calendário anual em função do dia 02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo e neste ano o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna (CAJ), além de todo o trabalho que realiza em prol da pessoa com autismo, abraçou a campanha da Revista Autismo, a 1ª revista periódica da América Latina e no mundo em língua portuguesa.

Segundo a Neuropsicopedagoga e Coordenadora do CAJ, Mariane Donato Rossatto, “a data se torna mais necessária atualmente, pois, mesmo com o maior acesso às informações e diagnósticos precisos, há também um maior número de inadequações com pessoas dentro do espectro. O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” (TEA)”.

Desenvolvida pela Revista a partir da frase “Lugar de autista é em todo lugar!” da escritora e mãe de autista Fátima de Kwant — com o incentivo de utilização da hashtag #AutistaEmTodoLugar —, a campanha reforça a inclusão da pessoa autista em todos os âmbitos, todos os aspectos, em todo lugar. Com a colaboração do Instituto Maurício de Sousa, o objetivo da campanha estrelada por André, o personagem autista da Turma da Mônica, é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade “de dentro para fora”.

“O número de autistas não está aumentando, o que está aumentando é o número de pessoas diagnosticadas”

Veridiana mellilo

No dia 23 de março o CAJ celebrou três anos de atuação e, mesmo sendo uma instituição nova, vem ganhando muita representatividade a nível nacional em função dos resultados de seus atendimentos, de eventos e da exposição de sua gestora Veridiana Mellilo, que é empreendedora e foi diagnosticada com autismo no final do ano passado com apoio de seu próprio time.

O centro, que começou com oito atendimentos em 2019, atende hoje 142 famílias por meio da abordagem comportamental. Segundo Mariane, “o CAJ como um todo observa e avalia cada paciente como um ser único e individual, proporcionando orientações, terapias, e adaptações, a fim de proporcionar um melhor ambiente para todos”.

Fernanda Alamino, mãe do Yuri afirma que no CAJ o Yuri tem todas terapias que é necessário para o desenvolvimento dele, sendo Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional (T.O), Psicóloga e Psicopedagoga. “As profissionais são maravilhosas, dedicadas, atenciosas, fazem o melhor para que o desenvolvimento do Yuri, sou grata a todas as profissionais que fazem parte do CAJ, porque por meio delas o Yuri vem tendo uma melhora gigantesca, ele consegue se expressar melhor”.

Mileide Campanholi, mãe do Vinícius também relata que, ao chegar em Jaguariúna, a família trouxe a esperança de dias melhores. “Descobrir o CAJ foi simplesmente sensacional. Sou imensamente grata por todo o carinho e atenção que ele sempre recebeu e queria deixar o meu muito obrigada por todos os profissionais que nestes últimos anos o tem atendido”.
Para a equipe do CAJ, abraçar a campanha foi algo muito natural, pois é de compreensão de todos que a responsabilidade em prol da causa se estende além das salas de atendimento clínico ambulatorial. Segundo a psicóloga do CAJ, Thamiris Caroline Souza, a conscientização é muito mais do que aprender diariamente sobre o Autismo; é atuar a favor da igualdade, do respeito e inclusão. “Autismo não é doença, não tem cara e não tem cura. Não se torna autista, se nasce autista. Cada autista é único, tanto em suas limitações quanto em suas potencialidades.”

No ano passado, a convite da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), o CAJ iniciou seu trabalho de envolvimento científico no Projeto de Pesquisa Comunicar com Equoterapia, que é um estudo em nível nacional sobre os efeitos da equoterapia na reabilitação de pessoas que se encaixam no Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da especialidade de fonoaudiologia. Além disso, sua gestora Veridiana, esteve no palco do TEDx Insper, uma comunidade global que busca “espalhar boas ideias”, falando sobre o autismo e a equoterapia.
Erica Araujo Constantini, psicóloga do CAJ também compartilha da mesma visão e afirma que “trazer informações à sociedade tira o Autismo e a pessoa Autista da invisibilidade, combate o capacitismo e promove uma convivência e relacionamentos melhores com a diversidade do Espectro Autista, de forma humana, respeitosa com oportunidades e equidade de direitos”. Com esse embasamento, em março de 2022 o CAJ promoveu ao lado do Coletivo Autista da Universidade Estadual de Campinas (CAUCAMP) o primeiro encontro entre autistas universitários e autistas adolescentes. O evento superou as expectativas dos idealizadores e das equipes envolvidas.

Na visão de Veridiana, as pessoas estão tomando consciência do que é o autismo há pouquíssimo tempo. “Não apenas a população para o desenvolvimento harmônico do convívio social, mas os profissionais das áreas da saúde, educação e o próprio mercado de trabalho. O que me move perante esta data é promover a oportunidade de cada pessoa autista se desenvolver em sua melhor capacidade. Para isso é necessário a disseminação correta de informações, de ferramentas e de pessoas autistas adultas aparecendo nos diversos cenários da realidade: no mercado, no esporte, na educação. O número de autistas não está aumentando, o que está aumentando é o número de pessoas diagnosticadas. Com isso a cada dia fica mais claro que já existe #AutistaEmTodoLugar”.

Jaguariúna

Jaguariúna recebe musical infantil no dia 27

Publicados

em

Com produção do grupo Os Geraldos, espetáculo dialoga com todas as idades e tem música ao vivo

O espetáculo musical PararaTimBum – Um Reino pela Música, do grupo Os Geraldos, que conta a história de uma princesa que assume o reino após seu pai adoecer e proíbe qualquer tipo de som, terá sessão única em Jaguariúna no próximo dia 27, às 19h. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Dona Zenaide e os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir do próximo dia 19.

Com direção de Douglas Novais, o espetáculo reúne 11 atores em cena e uma trilha sonora executada ao vivo, baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião. A dramaturgia – de autoria original de Everton Gennari, com adaptação da atriz Julia Cavalcanti – conta a história de uma princesa, que – ao assumir o reino de seu pai, que ficou doente – proíbe qualquer tipo de som, adoecendo ainda mais seu pai e todo o povo. Arrependida do que fez, ela vai a PararaTimBum e encontra o mundo colorido onde moram as Notas Musicais. Lá instrumentos tradicionais, como piano, acordeom e violoncelo, juntam-se a instrumentos inventados, como sacolas, bolas e baldes, para ensinar à princesa o poder transformador da música. “É um espetáculo muito alegre, que celebra a beleza e os ritmos da música brasileira”, declara o diretor.

LEIA TAMBÉM:

O projeto PararaTimBum – Um Reino pela Música é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da empresa PPC Santana e produção cultural de Os Geraldos D’color Produções Culturais, empresa que atua no mercado de produção cultural, assessorando, planejando e executando projetos culturais.

Sobre o diretor Além de dirigir o espetáculo, Douglas Novais é ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos. De 2013 a 2019, foi assistente de curadoria do Projeto Ademar Guerra, do Governo do Estado de São Paulo. Em 2021 foi consultor pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) – e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo Henrique IV. Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do Grupo.

O GRUPO Com mais de uma década de história, Os Geraldos já se apresentou em mais de 90 cidades do Brasil, além de países como Marrocos, Argentina e Peru. Ao longo de sua trajetória recebeu 44 prêmios e transitou em mais de 40 festivais. Em paralelo com a criação de espetáculos, o Grupo atua na formação de profissionais da área do teatro e na gestão de espaços dedicados à arte e à cultura. Dentre suas várias iniciativas desenvolveu a Incubadora de Grupos Artísticos que, desde 2017, já atendeu mais de duas mil pessoas, impactando positivamente 83 grupos artísticos originários de 102 cidades brasileiras.

PPC Santana Uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do Hemisfério Sul para isoladores de baixa, média, alta e extra alta tensão, até 800 kV (cc/ ca), a PPC Santana figura entre os principais provedores de isoladores de alta precisão para exigentes concessionárias & OEMs , não só no Brasil, como também em outros países da América Latina e ainda nos mercados dos EUA e Canadá.

SERVIÇO
PararaTimBum – Um Reino pela Música
Data 
27/07 l Horário 19h
Local Teatro Municipal Dona Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151 – Centro, Jaguariúna (SP) – MAPA AQUI 
Informações (19) 3256-4500 I WhatsApp: (19) 9 9127 5480 | [email protected]
Patrocinador PPC Santana
Classificação Livre l Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Ingresso Gratuito e disponível a partir das 7h da manhã do dia 19/07 – Aqui 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

32 anos de história: O Bortolettão se despede de Jaguariúna

Publicados

em

O encerramento do Bortolettão em Jaguariúna certamente representa
o término de uma parte importante da história local

Em 1992 Jaguariúna recebia a loja O Bortolettão, fundada por Walter Francisco Bortoletto (in memorian). Uma empresa que já tinha sua sede em Pedreira e que já atendia famílias jaguariunenses, chegou em Jaguariúna quando esta completava 28 anos, uma cidade promissora e em pleno desenvolvimento econômico e social. E neste ano em que completa seus 70 anos, O Bortolettão encerra suas atividades na cidade, partindo assim, para um novo rumo.

De lá para cá a família Bortolettão tornou-se referência e trouxe a variedade de produtos de vestuário e decoração para o lar e nunca mediu esforços em participar ativamente na vida social da cidade. Foram inúmeras as ações promovidas em prol de seus amigos clientes, principalmente em datas comemorativas, como promoções de Natal e outras datas, patrocínio ao esporte, cultura e apoio a ações sociais, além da participação ativa nas promoções da Associação Comercial, entidade que O Bortolettão fez parte desde sua chegada.

O Bortolettão foi um centro de referência para a cidade, e ao longo desses 32 anos gerou muitos empregos e resistiu as mudanças sociais econômicas do mundo. Os proprietários se orgulham desta trajetória.

O encerramento das atividades do O Bortolettão em Jaguariúna após 32 anos marca o fim de um ciclo significativo na história local. Por mais de três décadas, a loja não apenas ofereceu produtos, mas também se tornou um ponto de encontro querido por muitos na comunidade. Suas portas fechadas representam não apenas o fim de um negócio, mas também o encerramento de um capítulo importante na vida de seus clientes e colaboradores.

Os proprietários agradecem a todos os funcionários, fornecedores e clientes amigos que fizeram parte dessa jornada, restando a gratidão pelos momentos compartilhados e pela contribuição para a vida na cidade ao longo dos anos. Isso tornou O Bortolettão uma empresa que tem o orgulho de fazer parte da história de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias