Conecte-se conosco

Campinas

Wesley Safadão: Fisioterapeuta explica diagnóstico de hérnia do cantor

Publicados

em

O cantor Wesley Safadão precisou ser internado nesta quarta-feira, 29. Ele estava enfrentando fortes dores nas costas e foi diagnosticado com hérnia de disco entre a terceira e a quarta vértebra lombar, com estreitamento do canal vertebral e importante compressão das estruturas neurológicas dentro deste canal, o cantor permanecerá de repouso até uma nova avaliação. Entenda:

Hérnia de disco: a doença que todo mundo acha que tem

O discurso é bastante comum. Basta sentir dores na região lombar que o paciente já se caracteriza como mais um portador de hérnia de disco, limitando sua vida com base nisso. O indício de dores em determinadas regiões faz com que o paciente acredite ser uma doença específica, e que na verdade e na maioria dos casos, pode ser decorrente de diversos outros problemas, as vezes mais simples, as vezes mais graves. Por essa razão, é imprescindível a avaliação correta de uma profissional, somada a exames mais específicos.

De acordo com o fisioterapeuta e diretor do ITC Vertebral Guarulhos, Dr. Bernardo Sampaio, é comum receber pessoas que se autodiagnosticam com a hérnia. “Diariamente chegam pacientes que afirmam ter hérnia de disco por conta de fortes dores na região, parecidas com a que um amigo que tem a patologia sente. Mas logo após uma avaliação, percebe-se que não existem sinais da doença, apenas dores lombares causadas por atividades cotidianas feitas de forma inadequada e a solução está em um tratamento simples” – afirma o fisioterapeuta.

Isso não quer dizer que uma dor na coluna deva ser ignorada, pelo contrário, dores na coluna precisam de atenção e cuidados para que não evoluam para condições mais limitantes e de diferentes gravidades.

Dependendo do estágio da ruptura do material fibrocartilaginoso, a hérnia de disco pode ser considerada grave, por isso, antes de se auto intitular “portador” é preciso conhecer os seus sintomas, como: persistência da dor por um tempo prolongado;  piora considerável da dor em atividades simples do dia a dia; formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores; perda de controle da bexiga ou do intestino; sensação  de pernas ou os braços pesados e sem força, além de dores de cabeça associadas a dores na região da nuca e que se prolongam para os ombros. Salvo as exceções de pacientes assintomáticos.

A classificação didática para os estágios da evolução ou regressão. Sim; regressão das hérnias de disco pode não estar associada aos sintomas apresentados para o paciente. De forma que, em casos em que o tamanho da hérnia é significativo, pode haver menos sintomas do que em uma pessoa que apresente uma hérnia maior (em exames de imagem). Inclusive, existem muitos casos onde a pessoa apresenta uma herniação na imagem e não tem sintomas, portanto, associar os sintomas somente com a presença de hérnia de disco pode ser um diagnóstico equivocado.

Outros falsos diagnósticos também podem surgir por overdiagnosis (excesso de diagnósticos) e pela má interpretação de exames laboratoriais. O ideal é que o paciente procure um fisioterapeuta para uma avaliação funcional completa, com uma avaliação clínica criteriosa, onde o profissional examina a região e faz perguntas cruciais, além de ressonância magnética que é capaz de dizer se o estágio da ruptura do material fibrocartilaginoso tem relação com os sintomas atuais e somada a outros sintomas de ordem neurológica, é detectada ou não, verdadeiramente a hérnia.

“O fato é, muita gente afirma ter, mas não tem. E isso é ótimo! Sofrer com a hérnia de disco não é tão fácil quanto parece e requer tratamento e dedicação para uma boa recuperação. A melhor forma de se livrar dessa desconfiança é procurar profissionais que avaliem de forma correta e tomem as providências necessárias” – resume.

É importante salientar que existe tratamento e que apesar de ocasionar limitação funcional (por um período), isso não é o fim do mundo, pois a hérnia de disco não é uma patologia grave, mas sim, uma condição.

Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor do curso de pós-graduação em fisioterapia traumato-ortopédica e também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. Saiba mais em: www.institutotrata.com.br  e www.itcvertebral.com.br

Campinas

AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia

Publicados

em

A Associação de Moradores e Amigos de Paulínia (AMAPAULÍNIA) completa 20 anos de atuação em defesa da cidadania, da qualidade de vida e do desenvolvimento socioambiental. Para marcar essa data tão significativa, a entidade apresenta à sociedade o Projeto Parque Linear do Rio Atibaia, um estudo preliminar que propõe a revitalização das margens do rio com espaços de lazer, esporte, cultura, hub de inovação ambiental e empreendedorismo e convivência comunitária.

Com o lema “Vida que flui: uma cidade onde o rio inspira, os parques acolhem e a natureza conecta”, a AMAPAULÍNIA convida a população a refletir sobre o futuro de Paulínia: Que cidade queremos? Qual legado deixaremos para as próximas gerações?

LEIA TAMBÉM:

“O Parque Linear do Rio Atibaia representa o nosso sonho coletivo de uma cidade mais humana, integrada com a natureza e aberta à inovação. Celebrar 20 anos da AMAPAULÍNIA com essa entrega simbólica é reforçar nosso compromisso com o futuro de Paulínia e com a qualidade de vida das próximas gerações”, afirma Valmor Amorim, presidente da AMAPAULÍNIA.

O projeto contempla ciclovia, pista de caminhada, paisagismo, academias ao ar livre, hub de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, espaço pet, sanitários, áreas de alimentação, quadras esportivas, pista de skate, área gourmet e de serviços – compondo um grande corredor verde urbano. A proposta é resultado da colaboração entre arquitetos, urbanistas e a sociedade civil, simbolizando um novo capítulo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Desde sua fundação, a AMAPAULÍNIA esteve à frente de importantes lutas ambientais e urbanas, como a proteção do cerrado, a conquista da estação de tratamento de esgoto em Cosmópolis, e a destinação de recursos compensatórios da ampliação da Replan para projetos de educação ambiental – decisão confirmada judicialmente em 2024, com impacto estimado de R$ 40 milhões para a região.

Evento Comemorativo – 20 anos da AMAPAULÍNIA
Durante o evento serão realizadas palestras com especialistas em arquitetura e urbanismo, como a Profa. Dra. Vanessa Gayego Bello Figueiredo (PUC-Campinas) e o Prof. Valdemir Lúcio Rosa (Associação Escola da Cidade/SP), será exibido o vídeo do projeto e o estudo preliminar por Guilherme Massucato, Letícia Peres e Amilcar Castaldi, além da presença de autoridades locais, regionais, empresários e representantes da entidade.

Serviço:
Inscrição prévia:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSZX2cjrEuGRDd31-k_FW6lLvoPy2gy2WbejwQTUcSTnm-Pw/viewform?usp=sharing

Data: 17/05/2025
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de Paulínia
www.amapaulinia.org.br
Informações / contato: [email protected]

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Americana terá edição do Pork’s Festival Motor Rock na área externa do Teatro de Arena

Publicados

em

Entre os dias 16 e 18 de maio, o município de Americana sediará pela primeira vez o Pork’s Festival Motor Rock

Reconhecido por atrair milhares de pessoas em suas edições anteriores em diversas cidades do estado de São Paulo, o festival chega agora à cidade com estrutura completa: palco com som e iluminação profissional, área coberta com mesas e cadeiras, espaço kids, feirinha de artesanato e variedades, além de estacionamento gratuito para motocicletas dentro do recinto.

O evento contará com uma ampla praça de alimentação com muito torresmo, costela na brasa, hamburguers artesanais, lanches, espetinhos, porções, pastéis, churros, doces, sorvetes e outras opções. Para beber haverá chopp , cervejas, batidas, caipirinha, suco natural e refrigerantes. A programação será realizada na área externa do Teatro de Arena Elis Regina, com entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM:

O Festival terá sete apresentações ao longo dos três dias, com bandas que realizam tributos a grandes nomes do rock mundial. A programação musical contempla vertentes como classic rock, hard rock, pop rock e metal.

Entre os destaques, estão covers de Queen (banda Her Majesty), Metallica (Kind of Monster), Iron Maiden (Brave New Maiden), Coldplay (Full of Dreams) e System of a Down (Shop Suit), além das bandas multicover Artéria Rock de Americana e Midnight Rockers com repertório voltado aos clássicos dos anos 1980.

Programação musical
Sexta-feira – 16/05
19:30h – Iron Maiden Cover (banda Brave New Maiden)

Sábado – 17/05
16:00h – Coldplay Cover (banda Full of Dreams)
19:00h – Midnight Rockers (Tributo Anos 80)
20:30h – Queen Cover (banda Her Majesty)

Domingo – 18/05
14:30h – Banda Artéria Rock (Classic / Pop Rock)
17:00h – System of a Down Cover (banda Shop Suit)
19:30h – Metallica Cover (banda Kind of Monster)

Horários do evento
Sexta-feira: das 18h às 22h
Sábado e domingo: das 12h às 22h

*Evento “pet friendly “ – animais de estimação também são bem vindos

Importante
Não será permitida a entrada com coolers, alimentos ou bebidas, exceto água para consumo pessoal. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis.

O Pork’s Festival Motor Rock é uma realização da MK Produções e Eventos, com patrocínio da Chopp Kremer, apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e apoio cultural de Anderson Kbeça.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged

Publicados

em

Região acompanha tendência nacional de crescimento, com predominância de jovens e pessoas com ensino médio entre os contratados

O mercado de trabalho formal na região metropolitana de Campinas apresentou desempenho positivo em março. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 57.757 admissões e 54.869 desligamentos, resultando em um saldo de 2.888 novas vagas com carteira assinada no período.

O setor que mais contratou foi serviços, responsável por 47,52% das admissões, seguido por comércio, com 21,20%. A análise do perfil dos trabalhadores contratados mostra que 67,83% possuíam ensino médio completo e 27,49% estavam na faixa etária entre 18 e 24 anos. Entre os admitidos, 31.368 eram homens e 26.389 mulheres.

LEIA TAMBÉM:

Entre os municípios da região que mais contrataram, destacam-se: Campinas (22.260 admissões), Indaiatuba (4.956 admissões) e Paulínia (4.042 admissões). Os que mais tiveram demissões foram: Campinas (22.212 desligamentos), Indaiatuba (4.850 desligamentos) e Americana (3.893 desligamentos).

Brasil registra saldo de 71 mil novas vagas formais
No cenário nacional, o mês de março também foi de crescimento. O Brasil contabilizou 2.234.662 admissões e 2.163.086 desligamentos, o que resultou em um saldo de 71.576 novos postos de trabalho com carteira assinada.

O setor de serviços liderou as contratações, com 1.074.630 admissões, seguido por comércio (513.006) e indústria (353.960). Entre os admitidos, a maioria tinha ensino médio completo (1.457.115) e idade entre 18 e 24 anos (636.001). Do total de contratações, 1.279.826 foram homens e 954.836, mulheres.

Trabalho temporário cresce no setor de serviços

O trabalho temporário também teve papel relevante na movimentação do mercado. Em todo o Brasil, foram 78.048 admissões nessa modalidade, das quais a ampla maioria — 77.789 — ocorreu no setor de serviços.

No estado de São Paulo, foram 55.695 contratações temporárias, sendo 4.352 na região metropolitana de Campinas.

“A modalidade permite flexibilidade e atende à demanda sazonal de empresas e segue sendo uma alternativa estratégica tanto para empregadores quanto para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado”, avalia Camila Rodrigues, gerente da Employer Recursos Humanos em Campinas.

Os municípios da região são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias