Amparo
Saúde de Amparo faz visita técnica em SAMU referência da região
Serviço também deve ser implantado no município
A equipe técnica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Amparo esteve em Bragança Paulista, com a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O encontro teve o objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento do SAMU Regional Bragança.
Os coordenadores do SAMU 192 Regional, Israel da Silva e de Frota, Publio Leite, em que ambos esclareceram as dúvidas, além de trocar experiências com os profissionais presentes.
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O SAMU 192 Regional Bragança, foi o primeiro SAMU do estado a utilizar o sistema CROSS para regulação de vagas de urgência e emergência, estreitando laços entre as unidades hospitalares de toda região e agilizando transferências quando necessárias, além de ser pioneira na América Latina, por ser o primeiro SAMU a carregar bolsas contendo sangue que pode ser transfundido imediatamente salvando vidas.
“Amparo terá o seu SAMU, com os melhores equipamentos e profissionais da nossa rede que já são capacitados para o atendimento de salvamento de vidas. Em 2.023, o serviço deve ser efetivado no Município”, explica o secretário de Saúde de Amparo, Gilberto Martins Ferreira Filho.
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Amparo
Bacia do Rio Camanducaia recebe investimento privado para a restauração florestal das Áreas de Preservação Permanente (APP)
Após diagnóstico e mapeamento de áreas prioritárias para restauração, projeto busca engajar proprietários rurais para o plantio de 25 mil mudas de espécies nativas em 16 hectares
Com o objetivo de contribuir para a preservação ambiental e a segurança hídrica na Bacia do Rio Camanducaia, a Ypê, empresa 100% brasileira e líder em importantes segmentos de higiene e limpeza do país, em parceria com o H2A Hub Agroambiental e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), iniciam o plantio de 25 mil mudas de espécies nativas em áreas com déficit de vegetação consideradas prioritárias. A iniciativa, com investimento inicial de aproximadamente R$1,3 milhão, faz parte do projeto ‘Plantar Vida’ que busca engajar proprietários rurais para realizar a restauração de 16 hectares, prioritariamente, em Área de Preservação Permanente (APP), no município de Amparo, interior de São Paulo.
“Fizemos previamente um grande diagnóstico, identificando áreas prioritárias para restauração florestal, a partir do cruzamento de uma série de parâmetros no estudo da paisagem, como uso e ocupação do solo, declividade, incidência de nascentes, déficit de vegetação nativa e outros. E, agora, demos início ao plantio em uma propriedade localizada em área de extrema importância, classificada com a máxima prioridade”, explica Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.
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A primeira fase do projeto contou com uma análise detalhada da paisagem em 2022 e 2023, dentro de uma área de 670 km², das áreas com déficit de mata nativa, sobretudo aquelas que ficam próximas às nascentes e aos rios e que precisam ser restauradas. “Essa iniciativa visa também mitigar riscos climáticos, ampliar a biodiversidade local e melhorar tanto a quantidade quanto a qualidade da água do Rio Camanducaia no médio e longo prazo.”, concluiu Souza.
Na etapa atual, o Plantar Vida busca a mobilização e participação de mais proprietários rurais, que estejam interessados em restaurar suas APPs, sejam de passivo ambiental ou de forma voluntária, com preferência para as propriedades localizadas em áreas prioritárias. Após a análise documental e um processo de diligência, os produtores selecionados serão beneficiados com a restauração de aplicação dos insumos necessários, a execução do plantio e 12 meses de manutenção da área de plantio. Ao final do período, o proprietário se tornará o guardião da área plantada, cuidando e realizando as manutenções devidas por dois anos com supervisão do H2A Hub Agroambiental.
“É importante ressaltar que a restauração florestal e a recuperação de áreas degradadas são de extrema importância para a produção e para o produtor rural. Trabalhamos intensamente para disseminar mais informações sobre, pois a restauração é benéfica não só para a propriedade, mas para a região. Nosso objetivo é desmistificar esse processo, tornando-o mais acessível e compreensível para todos os produtores“, ressalta Leonardo Sobral, diretor florestal do Imaflora e Coordenador Geral do H2A Hub Agroambiental.
Segundo as empresas parceiras do projeto, os proprietários rurais da região que tenham interesse em participar poderão obter mais informações sobre o projeto através do site. “Todo o monitoramento detalhado das áreas restauradas, dados sobre a restauração e verificação da quantidade de carbono sequestrado será feito por meio da Carbon on Track, plataforma de mensuração de carbono do Imaflora. Serão ainda realizados monitoramentos anuais in loco com profissionais altamente qualificados com o uso de tecnologias de georreferenciamento avançadas.”, completou Sobral.
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Amparo
Em Amparo, Ipem-SP realizará verificação de radares
Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, fará verificação metrológica na próxima terça-feira, 20 de agosto, e quarta-feira, 21 de agosto, nos radares instalados nos seguintes endereços em Amparo, cidade localizada a 138 km da capital. Serão eles:
20/08 (terça) a partir das 10h
- Rua João Alexandre Bispo, n° 233, sentido bairro;
- Avenida Prefeito Raul de Oliveira Fagundes, próximo à avenida da Saudade.
21/08 (quarta) a partir das 10h
- Rua Anna Cintra, n° 375, sentido centro;
- Avenida Doutor Carlos Burgos, n° 2070, sentidos bairro e centro.
Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
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A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.
A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas.
Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.
Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.
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Amparo
Em Amparo, Ipem-SP realizará verificação de taxímetros
A ação é destinada a todas as categorias de táxi
Os taxistas de Amparo já podem consultar no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas das verificações. A próxima está programada para ocorrer em 1º de agosto, quinta-feira, conforme horários disponíveis no sistema, sendo o ponto de partida na avenida Doutor Carlos Burgos, número 3.603, Jardim Camanducaia.
A ação é realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo.
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Todos os serviços referentes a taxímetro devem ser agendados no site do Ipem-SP, tanto para “Verificação” como para “Outros Serviços”. Por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.
O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.
Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.
Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:
– Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;
– Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);
– Certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2023;
– GRU quitada.
Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas permissionárias pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros). A verificação também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Campinas.
Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.
Fique de olho
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.
O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.
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