Amparo
Polo Astronômico de Amparo abre alta temporada com atividades nos feriados em abril

Entre as novidades voltadas ao público estão sessões diurnas para a observação do Sol e programação especial nos dias 7 e 21, feriado que antecede a Páscoa e no Dia de Tiradentes, respectivamente
O Polo Astronômico, complexo construído em Amparo, na região do Circuito das Águas Paulista, abre oficialmente em abril a alta temporada de atividades para o público. Entre as novidades do mês estão sessões diurnas para contemplar o sol e uma programação especial para os feriados prolongados da Páscoa e Tiradentes, dias 7 e 21 abril, respectivamente.
O outono é uma das estações do ano que mais favorece a observação do céu. Os períodos de chuva diminuem e são esperados dias ensolarados e noites limpas e estreladas. “A partir de agora, entramos na melhor época para observação do céu. Assim preparamos uma série de novidades voltadas ao público e a alunos de escolas municipais, estaduais e privadas de todo o país”, diz o diretor do Polo Astronômico de Amparo, o professor Carlos Mariano.
O que ver no céu em abril e maio
O Polo Astronômico de Amparo é considerado referência no Brasil graças aos equipamentos modernos instalados no complexo e que permitem aos visitantes a observação ampla e clara dos objetos celestes, aglomerações de estrelas, planetas, e da Lua, satélite natural da Terra. Destaque para o telescópio refletor de 650mm de abertura, considerado o maior em operação no Estado de São Paulo e do Brasil aberto para a visitação pública.
O Polo Astronômico ainda conta com um moderno Planetário Digital montado em ampla sala de projeções com domo de oito metros. O espaço é utilizado para simulações do céu estrelado e projeções hemisféricas com grau elevado de imersão.
Durante os meses de abril e maio, o público tem a chance de ver belíssimos aglomerados de estrelas e algumas nebulosas. O professor Carlos Mariano explica que os aglomerados estelares são regiões do espaço com centenas ou até milhares de estrelas que se formaram e se localizam próximas umas das outras.
“Algumas até são visíveis a olho nu em locais com céu bem escuro, mas aparecem como manchas discretas no firmamento. Quando observados com bons telescópios, revelam toda a sua beleza, como o Omega Centauri, formado por centenas de milhares de estrelas e que estão a cerca de 20 mil anos-luz da Terra”, diz Carlos Mariano. Ele ainda explica que cada ano-luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões quilômetros.
Nos próximos meses ainda será possível observar outros tipos de aglomerados durante as sessões públicas no Polo Astronômico de Amparo. Entre eles, a “Caixinha de Joias”, na constelação do Cruzeiro do Sul, e o lindo “Poço dos Desejos” na constelação de Carina. E é nessa constelação que também está a nebulosa da Carina, uma imensa nuvem de gás e poeira, que fica a cerca de 7 mil anos-luz da Terra.
Observar o céu a olho nu é um espetáculo
Nas noites de outono, limpas e estreladas, é possível observar o céu a olho nu durante a visita ao Polo Astronômico, em Amparo. É um espetáculo à parte. Isso porque o complexo foi construído em um local com excelentes condições para a contemplar o céu.
O passeio começa no Planetário onde o público visualiza a simulação do céu com alto grau de realismo. Depois de vivenciar a experiência, é possível fazer a comparação no mundo real, quando os visitantes observam o céu natural e reconhecem as estrelas e constelações exibidas no Planetário. As fases iniciais de cada sessão antecedem a etapa de visualização do céu por meio dos telescópios.
Sobre as sessões noturnas
As sessões públicas noturnas em abril e maio ocorrem aos sábados às 19h e às 21h15. Também serão oferecidas sessões especiais nos próximos dois feriados, dias 07 de abril (sexta-feira) e 21 de abril, sexta-feira, Dia de Tiradentes. A programação completa pode ser encontrada no site oficial do complexo: www.poloastronomicoamparo.com.br.
Observação do sol é novidade
No início de 2023 foi instalado no Polo Astronômico de Amparo equipamentos de última geração que permitem a observação do Sol. Um deles é um telescópio especialmente preparado para explorar o astro. Ele favorece a observação de fenômenos incríveis como os filamentos e as proeminências (ejeções de materiais gasosos), além das manchas solares.
Atualmente, de acordo com os astrônomos, o Sol entra no período de “máxima atividade”. Trata-se de um ciclo de aproximadamente 11 anos. Quando atinge o máximo, como deverá ocorrer até 2024, outros fenômenos serão registrados nas camadas visíveis no Sol. Assim, o Polo Astronômico acompanha os meses agitados do astro com sessões públicas diurnas.
Como visitar
Para visitar as instalações do Polo Astronômico, em Amparo, é necessário comprar o ingresso com antecedência por meio do site oficial (www.poloastronomicoamparo.com.br). Basta escolher a data, o horário e fazer a compra. O número de visitantes é limitado por sessão. O ingresso custa R$60 (inteira) e R$30 (meia).
A entrada dá direito ao visitante de participar da simulação no Planetário, além da contemplação do céu a olho nu e a visita ao Observatório. Nas noites de céu nublado, a programação sofre alterações. Os ingressos não são vendidos no local.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Obras de ampliação da rede de esgoto avançam em Amparo

Como parte das condicionantes da Barragem Duas Pontes, Amparo está sendo beneficiada com a ampliação da rede de esgoto, com objetivo de tratar 100% do sistema, em todos os distritos e bairros da cidade.
Está sendo agilizada a implantação do sistema CATE/Amparo (Coleta, Afastamento e Tratamento de Esgoto), que irá tratar de maneira eficiente todo o esgoto antes de ele ser destinado ao rio Camanducaia, o que contribuirá também para a proteção daquele ecossistema.
A obra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com execução a cargo do SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), em parceria com a prefeitura de Amparo e acompanhamento e supervisão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Amparo (SAAE).
LEIA TAMBÉM:
Para que a população seja adequadamente informada sobre a obra e sobre as movimentações de máquinas e equipes, estão em andamento visitas cautelares feitas por funcionários das empresas contratadas pelo Estado.
Durante a visita cautelar, o agente faz um relatório fotográfico das paredes dentro e fora do imóvel. Esta é uma medida preventiva, para o caso de surgir rachadura ou algum outro dano na estrutura dos imóveis, durante ou após as intervenções no subsolo e na superfície das vias. Os moradores também são informados sobre o detalhamento das obras e recebem um folder explicativo (veja o folder nas imagens desta matéria).
Visitas cautelares já foram feitas em Arcadas, São Dimas e Jd. Juliana, e continuarão por toda a cidade, durante todo o ano, até chegarem no Distrito de Três Pontes, que também será contemplado pelo CATE/Amparo.
Além das visitas cautelares, algumas movimentações de maquinários já começaram no Jd. Juliana, mais precisamente na Rua Vereador Dr. Carlos de Campos Sampaio. No local, cones foram colocados para isolar parte da rua.
Uma equipe trabalha na perfuração da terra, no leito do Camanducaia. Segundo informações do Governo do Estado, o CATE de Amparo prevê redes coletoras de esgoto numa extensão total de 36 km, passando por distritos e pela área urbana.
Serão instaladas nove estações de bombeamento de esgoto até chegar na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que passa por reforma e ampliação, onde serão tratados, em média, 141 litros por segundo do esgoto coletado.
O município vizinho de Monte Alegre do Sul também terá obras do CATE. Segundo o Governo do Estado, Amparo e Monte Alegre do Sul terão tecnologia de tratamento do esgoto moderna, conhecida como nível terciário, que promove a remoção de fósforo e nitrogênio, atendendo aos padrões de qualidade exigidos pela legislação ambiental para o lançamento no rio Camanducaia.
Para mais informações ligue: Centro de Comunicação e Interação Social da SP Águas em Amparo: fone/whatsApp (19) 3817-4278 ou acesse www.spaguas.sp.gov.br/site/barragens-pedreira-e-duas-pontes
Centro de Comunicação e Interação Social da SP Águas em Amparo
Rua Comendador Guimarães, 249 – Cento – Amparo
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h
Contato: fone/whatsApp (19) 3817-4278
e-mail: [email protected]
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Projeto de escritora amparense alia Educação e Cultura nas escolas rurais de Amparo

Por meio do “Livro Amigo – semeando a leitura, colhendo futuros” as Cimes Profª. Jacyra Ribeiro Guilardi, Plínio Morato de Oliveira e Bairro da Areia Branca recebem atividades de quarta a sexta-feira
As escolas Cime (Centro Integrado Municipal De Educação) Profª. Jacyra Ribeiro Guilardi, Plínio Morato de Oliveira e Bairro da Areia Branca recebem nesta semana atividades do Projeto “Livro Amigo – semeando a leitura, colhendo futuros, que aliam Educação e Cultura.
LEIA TAMBÉM:
De autoria da escritora amparense Thaís Falleiros, a Princesa Tata, o projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc 1 e agora resulta diversas atividades: distribuição do livro infantil “Centopeia vaidosa, espetáculo de contação de história para as crianças, encontro entre os alunos e a autora para autógrafo e distribuição do e-book para os professores com atividades pedagógicas.
Formação pedagógica
Além das atividades para os alunos, também será ofertada aos professores das escolas localizadas nas áreas rurais de Amparo uma oficina denominada “A importância do livro enquanto estratégia lúdica no processo de ensino/aprendizagem”, a ser desenvolvida pela autora e pela psicopedagoga, Cíntia Maria Zanarella Ferreira. São 50 vagas para professores. A oficina ocorre nesta quinta-feira, 24, das 18h30 às 20h30, no Fundo Social de Solidariedade.
A formação será certificada pela Secretaria Municipal de Educação e podem participar os professores que atuam nas unidades escolares municipais, localizadas na área rural, os professores (PEB I, PAEB e PADI), que atuam nas unidades escolares por ordem de classificação docente, professores contratados pelo Processo Seletivo, professores contratados pela Promove e professores contratados pelas OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) com Termo de Colaboração junto à Prefeitura.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Amparo
Amparo sedia Copa São Paulo de Ciclismo no domingo, 27

No domingo, 27, Amparo será sede da Copa São Paulo de Ciclismo, maior campeonato sistematizado por etapas do Brasil. A competição chegou a sua 16ª temporada integrando os eventos comemorativos dos 100 anos da Federação Paulista de Ciclismo. A competição contará com categorias de ciclistas de 11 a 65 anos, divididos por classes e faixas etárias.
LEIA TAMBÉM:
Em 15 temporadas realizadas, a Copa São Paulo de Ciclismo ajudou a construir um legado para o ciclismo brasileiro, exportando alguns dos principais ciclistas da atualidade do país para as melhores e equipes nacionais e também internacionais, e integrantes da Seleção Brasileira, como Lauro Chamam, José Reginaldo Cardoso (in memoriam), Ruan Santana Guilen (Portugal), Marcos Levy da Matta (Espanha), Victor César de Paula, o Vitinho (Portugal/Espanha), Lucca Marques Batatinha (vice-campeão Mundial Junior de Pista – Prova por pontos), João Pedro Rossi, Ana Paula Finco Silva – Paulinha, entre outros.
Para a realização da prova, as avenidas Carlos Burgos e Raul de Oliveira Fagundes e as pontes da avenida da Saudade e Portugal estarão interditadas das 8h às 13h30.
O departamento de Trânsito da Prefeitura de Amparo sinalizará as rotas alternativas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Amparo1 semana atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Amparo chega a 14 mortes por Dengue
-
Jaguariúna1 dia atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira divulga novo processo seletivo temporário
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira adoça a Páscoa de mais de 5 mil alunos
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira promove palestra gratuita sobre atendimento
-
Artur Nogueira2 dias atrás
Prefeitura de Artur Nogueira vacina cães e gatos contra raiva nesta quarta e quinta
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1982