Morungaba
Morungaba integra o Mapa do Turismo Brasileiro pelo segundo ano consecutivo
O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou que a Estância Climática de Morungaba integrará o Mapa do Turismo Brasileiro. Esta é a segunda vez que Morungaba integra o mapa, já que o município vem se destacando a cada ano. As paisagens naturais e o clima agradável devido à preservação de muitas áreas verdes é o que tem atraído os visitantes, além da tranquilidade em sua área urbana e a receptividade de seus anfitriões.
O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” e a Praça do Artesanato são alguns dos atrativos mais procurados entre os visitantes. Outra atração são os caminhos para a prática do cicloturismo muito em alta na região.
LEIA TAMBÉM:
“É uma alegria para toda a cidade integrar novamente o Mapa Turístico Brasileiro. Esta conquista significa que nossa estância está oficialmente apta a receber ainda mais investimentos para a promoção do Turismo. Esta conquista demonstra que tem sido de muito valor todo o empenho – não só do poder público municipal como também da própria população – principalmente os comerciantes que recebem bem nossos visitantes. O crescimento do turismo em uma cidade significa qualidade de vida, desenvolvimento de novos negócios e geração de renda para moradores”, comenta o prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira.
Estabelecido pelo Ministério do Turismo, o Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.
O certificado do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro foi assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e pelo secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Sergio Silveira Zuanazzi e é válido até 24 de novembro de 2024.
Atrativos da Estância
A cidade é considerada uma das maiores coberturas vegetais da Região Metropolitana de Campinas e vêm investindo e acreditando no turismo como potencial gerador de renda. E junto com as ações do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Morungaba vêm conquistando cada vez mais espaço.
Localizada a apenas 103 km da capital, o acesso é fácil, por estar próximo à Rodovia Dom Pedro I. E na Rodovia das Estâncias, pouco antes da entrada da cidade, já se pode avistar o famoso Túnel de Bambu, um verdadeiro “portal natural” que convida o visitante a relaxar e desfrutar das delícias morungabenses, como os famosos “Doces David” e as especiarias fantásticas da “Companhia das Ervas” – ambos de fabricação local cuja tradição já conquistou os paladares mais refinados em todo o país.
A cada ano, o município vem sendo mais reconhecido não só pelos seus atrativos gastronômicos, mas também por suas paisagens naturais, seu clima – considerado um dos melhores do Estado – seus artesãos e seu acolhimento para com os visitantes.
São vários os fatores que fazem com que a estância seja uma opção considerada para os passeios em família e também para estadias mais prolongadas para quem necessita de descanso e busca conforto e tranquilidade.
A cidade também é conhecida pelo Parque Ecológico Pedro Mineiro, com uma grande área verde, lago e quedas d’água. E o Cruzeiro é um ponto de visitação de onde é possível ter uma bela vista de toda a cidade.
Cicloturismo
A Estância Climática de Morungaba está no roteiro dos praticantes de cicloturismo da região integrando trajetos via Joaquim Egídio, em Campinas; Amparo, Pedreira, Itatiba, Valinhos, Tuiuti e Bragança Paulista.
As rotas para os ciclistas na região podem chegar a um trajeto de 230 km, dialogando com os os atrativos dos municípios vizinhos.
São cerca de 70 trilhas turísticas a serem visitadas entre Campinas e Morungaba, passando por Sousas e Joaquim Egídio por meio das ciclovias rurais, onde os ciclistas podem observar belas fazendas, arquiteturas históricas e religiosas, estações ferroviárias, planetários, montanhas, usinas hidrelétricas e inúmeras cachoeiras, contemplando atrativos do turismo rural da região.
O cicloturismo é uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. O mapa das rotas do cicloturismo regional consiste em uma parceria entre os municípios com o objetivo de organizar e fomentar o turismo de aventura com segurança.
Morungaba também integra importantes movimentos que promovem o turismo, como o Polo Turístico do Circuito das Frutas e a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Cia de Achadouros encena o espetáculo Os Lavadores de Histórias em Morungaba
Apresentação está marcada para sexta-feira, 15, às 17h, no Teatro Municipal Fioravante Frare. Entrada franca, com ingressos distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do espaço
Você sabia que é possível lavar histórias? E não é que é! Para tanto, faz-se necessário convocar três lavadores profissionais de muitas paragens: Urucum, Tom Tom e Jatobá. Reunidos em quintais abandonados da infância, os três ensaboam a memória para enxaguar velhas lembranças quase esquecidas. Depois disso, basta pendurá-las no varal para secá-las. E o que mais? Os curiosos terão de assistir ao espetáculo infantil Os Lavadores de Histórias, da reconhecida Cia de Achadouros (São Paulo), em cartaz nesta sexta-feira, 15, às 17h, no Teatro Municipal Fioravante Frare, em Morungaba. A entrada é franca, com ingressos distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do espaço.
Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, a temporada de Os Lavadores de Histórias integra a Lei Paulo Gustavo, a partir do Edital 20/2023 – Difusão Cultural. Ao todo, serão contempladas 14 cidades do Estado, entre as quais Morungaba, Leme, Pirassununga e São Sebastião.
LEIA TAMBÉM:
Além da apresentação do espetáculo, protagonizado pelo trio de atores-palhaços Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes, o projeto prevê a realização da Oficina Jogos Teatrais, da intervenção Varal de Memórias e da distribuição gratuita de um programa lúdico da montagem, que recebeu 4 Estrelas da Revista Veja São Paulo e foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Prêmio FEMSA), nas categorias Direção Revelação e Trilha Musical Adaptada.
“O destaque do espetáculo está justamente no resgate das memórias de infância, das memórias de quintais. Descobrimos juntos algo de universal em nossas memórias de infância, que revela as crianças que fomos, trazendo-as de volta à vida. Ao tocar nesses temas, acessamos um fundo poético comum que todo mundo tem dentro de si, que fica escondido. Com a lanterna do espetáculo, iluminamos esses cantos esquecidos da memória permitindo o resgate e o seu reconhecimento. É lindo!”, destaca Tereza Gontijo, a diretora do espetáculo.
Para alvejar a trama, que mistura circo, teatro de sombras e contação de histórias, o trio de atores-palhaços combinou três elementos na mesma lavagem artística: a inspiração de poemas de Manoel de Barros, aquele mesmo poeta que afirmava que em sua vida “só teve infância”; as memórias e lembranças autobiográficas de cada ator da montagem; e as vivências e os causos recolhidos durante o laboratório do elenco no bairro São Mateus, localizado na Zona Leste de São Paulo, considerado o local de atuação da companhia teatral desde a sua fundação.
Sobre a experiência naquele espaço, o ator Felipe Michelini, intérprete do Jatobá, recorda-se: “Como palhaços, fizemos intervenções pelas ruas para descobrir as histórias de formação do bairro a partir de seus moradores e moradoras. Entrevistamos pessoas para descobrir as suas memórias de infância, conhecemos e entrevistamos três figuras muito importantes para a trajetória da região: a sambista Tia Cida do Samba e os agricultores Dona Sebastiana e Senhor Genival. Por sinal, eles foram inspirações para a criação das personagens Tom Tom e Urucum, e para algumas das falas do espetáculo”.
Na trama, Urucum, Tom Tom e Jatobá, os lavadores de histórias, visitam todas as noites os quintais abandonados da infância para lavar o que foi esquecido e revelar memórias. Ao descobrir personagens e segredos de cada história, sentem-se tocados e se divertem com elas. “Contamos e encenamos histórias narradas como forma de estimular a imaginação do público. A história narrada dialoga com o imaginário da plateia, que, além de assistir, vivencia emoções e sentimentos íntimos, e memórias guardadas”, pontua a atriz Mariá Guedes, intérprete da Tom Tom.
Vale destacar que a pesquisa sobre a linguagem da palhaçaria, tão presente no DNA da companhia, aparece na montagem, mas não de forma explícita, como destaca o ator Emiliano Favacho, intérprete do Urucum. “Apesar de os artistas não usarem a máscara de palhaço, a palhaçaria aparece na interação dos artistas em cena, na construção corporal de cada personagem, na dinâmica das cenas que buscam provocar comicidade e nas ações que são como piadas visuais. Por exemplo, quando Jatobá estende a mão e alcança, sem sair do lugar, uma toca a 2 metros de distância”.
Ao fim de cada varal estendido, a montagem tem o propósito de desvendar memórias, histórias e lembranças de cada espectador. “Nelas, transmitimos a essência do espetáculo e os valores que acreditamos, tais como a importância do brincar, de ver o lado bom das coisas e dos encontros, das memórias boas e afetuosas, das lições que levamos dos encontros e da vivência em comunidade, das amizades e do grande valor de ser livre, de não esquecer de quem somos, de prestigiar o que gostamos e o que nos faz feliz. Cada um, é claro, à sua maneira!”, completa Mariá.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Evento marca entrega do Currículo Municipal das Escolas de Morungaba
O Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba realizou a entrega do Currículo Municipal de Educação Básica na quinta-feira, 24, no Teatro Municipal Fioravante Frare.
O evento marca o esforço conjunto de gestores, professores e a comunidade escolar em busca de uma educação de qualidade para crianças e jovens do município, sendo um passo significativo rumo a uma educação adaptada às necessidades locais, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecendo a identidade educacional do município.
LEIA TAMBÉM:
O evento foi prestigiado pelo prefeito Marquinho Oliveira que destacou a importância do currículo desenvolvido ao longo de três anos de trabalho. “Quero muito agradecer a todos os presentes, pelo trabalho realizado. Vocês são guerreiros que levam a Educação de Morungaba adiante. Acredito que o que estamos fazendo hoje, com a entrega do Currículo Municipal significa um grande avanço para o município, um momento histórico para a Educação de Morungaba”, afirmou.
Os participantes também puderam conhecer a exposição “Sonhos do Amanhã: O Futuro pelo Olhar da Primeira Infância”, que faz parte do Plano Municipal da Primeira Infância. A mostra busca valorizar a escuta e a arte dos alunos das creches e pré-escolas, reforçando o compromisso da administração municipal com a educação integral.
Entre os presentes estavam o vereador Ramon Moraes, a diretora de Educação Leninha Spiguel Polizello, o supervisor de ensino Pedro Paulo Xavier, e as coordenadoras técnicas da Educação Infantil e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Alexandra Zipolato, Gilmara de Moraes Aquino e Margarida Maria Franco de Lima Frare e Léia Porto, que também é coordenadora técnica do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Em Morungaba: Shows musicais e Festa do Dia das Crianças agitam Feira de Artes & Artesanato
A 16ª Feira de Artes & Artesanato encerrou na noite deste domingo (13/10) recebendo um grande público no CEM (Centro de Eventos de Morungaba) desde a sua abertura na quarta-feira (9/10). Paralelamente à Feira, o Festival de Primavera, com diversas atrações musicais, engrandeceu ainda mais o evento, além da Praça de Alimentação e do Parque de Diversões.
Os eventos são realizados pela Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. A Feira de Artes & Artesanato contou com 50 stands e reuniu os artesãos moradores da cidade e convidados da região que apresentaram e comercializam diversas peças de artesanato, quadros, esculturas, bijuterias, artigos de decoração e objetos utilitários.
LEIA TAMBÉM:
Um repertório eclético para todos os públicos passou pelo palco do Cem desde a última sexta-feira (11/10) com grandes atrações musicais da cidade e da região: Léo Guiilhony e Goma Team Show, na sexta (11); Analy e Banda, Sr. Prekarius e Elton John Cover, e Pedro & Luciano, Roda de Samba do Tiago Meyer, Banda Suzy Kill e Bruna Reis e Banda, no domingo (13/10).
Reunindo muitas famílias, a Festa do Dia das Crianças contou com atividades gratuitas voltadas ao público infantil, brinquedos infláveis com acesso livre, além da distribuição de pipoca, algodão-doce. Destaque para a “Hora da Inclusão” que a prefeitura tem proporcionado em seus eventos voltados às crianças de modo que todos possam se divertir, inclusive os que têm necessidades especiais.
Festival de música
Em apresentações solo, em dupla ou banda, trazendo músicas autorais e covers, o XIII Festival de Música contou nesta edição com alta qualidade de apresentação, segundo sua Comissão Organizadora.
“Agradecemos a todos que fizeram este Festival conosco: participantes, jurados, Banda convidada Rollin’ River (tributo à Banda Creedence), patrocinadores, público, amigos queridos que divulgaram o nosso evento e a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba”, disse Vanesca Furtado, uma das integrantes da Comissão Organizadora.
Confira os resultados do Festival de Música:
Categoria Autoral
1° lugar: Banda Ataráxia (música “Além da sua lembrança”)
2° lugar: Banda Pindorama (música ” Who?”)
3° lugar: Sebá e Diego Marques e Banda (música “Sem você”) e Banda Echo Talkers (música ” Like Tired Bombs)
Melhor intérprete: Pedro Poli – Banda Pindorama (música “Who?”)
Melhor letra: Viajante Careta (música ” O Pirata”, composição de Anderson Soares) e Banda Echo Talkers (música ” Like Tired Bombs”, composição de Lucas Facundes)
Categoria Cover
1° lugar: Banda Pindorama (música “Holy Wars” – Megadeth) e Viajante Careta (música “Só para loucos” – Ventania)
2° lugar: Banda Kyrios (músicas “Ele Vive” – Oficina G3 e “Necessário” – Oficina G3)
3° lugar: Banda Echo Talkers (música “Highway Star” – Deep Purple)
Caracterização de figurino: Banda Echo Talkers (música “Highway Star” – Deep Purple)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrás
Em 10 meses, Educação de SP supera número de obras concluídas em escolas no ano passado
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Lucas Sia tem duas contas consecutivas aprovadas pelo TCE
-
Campinas1 semana atrás
Renovias prepara equipes para etapa de reparos emergenciais de pavimento
-
Amparo1 semana atrás
Festival Interno leva mais de 120 crianças para o tatame do judô
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira