Conecte-se conosco

Morungaba

Morungaba integra o Mapa do Turismo Brasileiro pelo segundo ano consecutivo

Publicados

em

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou que a Estância Climática de Morungaba integrará o Mapa do Turismo Brasileiro. Esta é a segunda vez que Morungaba integra o mapa, já que o município vem se destacando a cada ano.  As paisagens naturais e o clima agradável devido à preservação de muitas áreas verdes é o que tem atraído os visitantes, além da tranquilidade em sua área urbana e a receptividade de seus anfitriões.

O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” e a Praça do Artesanato são alguns dos atrativos mais procurados entre os visitantes. Outra atração são os caminhos para a prática do cicloturismo muito em alta na região.

LEIA TAMBÉM:

“É uma alegria para toda a cidade integrar novamente o Mapa Turístico Brasileiro. Esta conquista significa que nossa estância está oficialmente apta a receber ainda mais investimentos para a promoção do Turismo. Esta conquista demonstra que tem sido de muito valor todo o empenho – não só do poder público municipal como também da própria população – principalmente os comerciantes que recebem bem nossos visitantes. O crescimento do turismo em uma cidade significa qualidade de vida, desenvolvimento de novos negócios e geração de renda para moradores”, comenta o prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira.

Estabelecido pelo Ministério do Turismo, o Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

O certificado do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro foi assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e pelo secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Sergio Silveira Zuanazzi e é válido até 24 de novembro  de 2024.

Atrativos da Estância
A cidade é considerada uma das maiores coberturas vegetais da Região Metropolitana de Campinas e vêm investindo e acreditando no turismo como potencial gerador de renda. E junto com as ações do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Morungaba vêm conquistando cada vez mais espaço.

Localizada a apenas 103 km da capital, o acesso é fácil, por estar próximo à Rodovia Dom Pedro I. E na Rodovia das Estâncias, pouco antes da entrada da cidade, já se pode avistar o famoso Túnel de Bambu, um verdadeiro “portal natural” que convida o visitante a relaxar e desfrutar das delícias morungabenses, como os famosos “Doces David” e as especiarias fantásticas da “Companhia das Ervas” – ambos de fabricação local cuja tradição já conquistou os paladares mais refinados em todo o país. 

A cada ano, o município vem sendo mais reconhecido não só pelos seus atrativos gastronômicos, mas também por suas paisagens naturais, seu clima – considerado um dos melhores do Estado – seus artesãos e seu acolhimento para com os visitantes.

São vários os fatores que fazem com que a estância seja uma opção considerada para os passeios em família e também para estadias mais prolongadas para quem necessita de descanso e busca conforto e tranquilidade.

A cidade também é conhecida pelo Parque Ecológico Pedro Mineiro, com uma grande área verde, lago e quedas d’água. E o Cruzeiro é um ponto de visitação de onde é possível ter uma bela vista de toda a cidade.

Cicloturismo
A Estância Climática de Morungaba está no roteiro dos praticantes de cicloturismo da região integrando trajetos via Joaquim Egídio, em Campinas; Amparo, Pedreira, Itatiba, Valinhos, Tuiuti e Bragança Paulista.

As rotas para os ciclistas na região podem chegar a um trajeto de 230 km, dialogando com os os atrativos dos municípios vizinhos.

São cerca de 70 trilhas turísticas a serem visitadas entre Campinas e Morungaba, passando por Sousas e Joaquim Egídio por meio das ciclovias rurais, onde os ciclistas podem observar belas fazendas, arquiteturas históricas e religiosas, estações ferroviárias, planetários, montanhas, usinas hidrelétricas e inúmeras cachoeiras, contemplando atrativos do turismo rural da região.

O cicloturismo é uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. O mapa das rotas do cicloturismo regional consiste em uma parceria entre os municípios com o objetivo de organizar e fomentar o turismo de aventura com segurança.

Morungaba também integra importantes movimentos que promovem o turismo, como o Polo Turístico do Circuito das Frutas e a Aprecesp  (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Morungaba

Em Morungaba: Prefeito Fernando realiza primeira reunião com diretores municipais

Publicados

em

O prefeito da Estância Climática de Morungaba Luis Fernando Miguel, acompanhado de sua vice Claudia Rossi, comandou a primeira reunião dos diretores municipais da gestão, na manhã desta segunda-feira, 27.

Durante o encontro, o prefeito explicou que as primeiras semanas do ano resultaram no tempo necessário para os devidos levantamentos de cada departamento, de modo que todas as áreas pudessem se integrar. Fernando adiantou a todos os presentes que serão adotadas medidas de austeridade para garantir a sustentabilidade fiscal, mantendo a qualidade do atendimento à população, porém com menores despesas.

LEIA TAMBÉM:

“Iniciamos esta gestão com muito otimismo e com os olhos voltados ao futuro. Mas mantendo sempre os pés na realidade atual, portanto deveremos conter os gastos, sanear as despesas e saldar os compromissos da prefeitura. As ações integradas entre todos os departamentos serão planejadas sempre pensando na Saúde Pública, que é uma área prioritária para a população; na Educação, mantendo as escolas em perfeito estado principalmente para o início do ano letivo e, sempre primando por manter a limpeza e organização da cidade”, explicou.

Segundo o prefeito, mesmo com os desafios, a ideia é que cada diretor contribua tecnicamente junto de suas equipes com ações na prática para honrar os compromissos do Plano de Governo 2025-2028.

Estiveram presentes: a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Zuiani Rossi Piovesan; Elaine Aparecida Barreto, do Departamento de Educação; Hygor Andrei Petroli, do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Everton Leardini Bazeto, do Departamento de Serviços Públicos; Monique Anniele Molena, do Departamento de Ação e Inclusão Social; Tania Mara Cardoso, do Departamento de Administração; Clara Geromel, do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura;  Vinicius Gonçalves de Faria, do Departamento de Finanças; Ronaldo Frare, do Departamento de Obras e Urbanismo,  Marcel Antonio Assis Mendes de Oliveira, do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento, além dos assessor de Gabinete,  Paulo Marine; de Segurança Pública, Márcio Alexandre Bartelt e de Comunicação, Vanessa de Paula.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Comitê em Morungaba discute ações de combate à Dengue e à Febre Amarela

Publicados

em

Servidores da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba participaram da segunda reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, realizada no CAPS Durvalina Martins Pellisson, na manhã semana passada. A reunião teve como objetivo discutir estratégias para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela, dentro do Plano Municipal de Combate às Arboviroses. 

Promovida pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde da Prefeitura, a reunião contou com a presença de representantes da Saúde e da Comunicação. O município busca unir esforços para combater a disseminação dessas doenças, especialmente após o aumento de casos no ano passado, tanto em Morungaba quanto em toda a região.

LEIA TAMBÉM:

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Luiza Aymbere, apresentou as principais estratégias que serão implementadas, destacando a importância da integração das equipes de Saúde com outros departamentos municipais. Entre as ações planejadas, estão a intensificação das visitas casa a casa, a criação de mapas para monitoramento dos focos de incidência, arrastões para eliminação de criadouros e a divulgação de orientações por meio de vídeos e publicações nas redes sociais e imprensa. Além disso, serão intensificadas as campanhas de conscientização sobre o uso de repelente e a vacinação contra a dengue e a febre amarela, especialmente para crianças e adolescentes.

Ainda na manhã de quinta-feira, 23, a vice-prefeita de Morungaba, Claudia Rossi, e a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, participaram de um evento no Palácio dos Bandeirantes, onde o Governo do Estado anunciou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate ao Aedes aegypti.

Até a última quarta-feira, 22, São Paulo havia registrado 31 municípios em estado de emergência, com 29.604 casos de dengue e seis óbitos confirmados. O COE, formado por diversas secretarias estaduais e o Exército, atuará para coordenar estratégias e apoiar os municípios no planejamento de ações. Uma preocupação adicional é a reintrodução do sorotipo 3 da dengue no Estado de São Paulo, identificado desde 2023. Como esse sorotipo não circulava há anos, grande parte da população está mais vulnerável à infecção.

A diretora de Saúde de Morungaba, Maysa Piovesan, ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre os departamentos municipais para obter resultados positivos no combate à dengue. “A situação para os próximos meses é preocupante e exige ações imediatas e eficazes. Precisamos da mobilização de toda a sociedade, pois a preservação das vidas de nossos munícipes depende da colaboração de todos. Não podemos perder tempo!”, afirmou. A participação das escolas também foi destacada como essencial para conscientizar as crianças e suas famílias.

A próxima reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses está agendada para quinta-feira, 29, no CAPS.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Morungaba participa de Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Publicados

em

A realização da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Morungaba foi promovida juntamente com a 1ª Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana de Campinas, nesta terça-feira, 21, realizada na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, Clara Geromel, a participação da cidade reafirma o compromisso junto com a região em enfrentar a emergência climática, incentivando o diálogo, a participação popular e a construção de soluções que beneficiem toda a sociedade.

Sob o tema o tema “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”, o objetivo da conferência foi discutir e elaborar propostas em torno de cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; e governança e educação ambiental, sobre Emergência Climática a nível local e regional que serão levadas para a conferência Estadual para implementar a Política Nacional sobre Mudanças do Clima (Lei n° 12.187 de 2009).

LEIA TAMBÉM:

A conferência reuniu mais de 260 participantes dos municípios da RMC, que representaram a Sociedade Civil e o Poder Público que apresentaram propostas para diversas áreas –  como a de transformação de resíduos, ampliação da cobertura florestal, destinação de dotações orçamentárias exclusivas para ações preventivas, taxação de grandes emissores e implantação de centros de educação socioambiental em todos os municípios.

O poder público municipal de Morungaba também foi representado pelo engenheiro agrônomo Amarildo Rogerio e a assessora Luiza Cilindri, ambos do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, e Daniel dos Santos, do Setor de Comunicação da Prefeitura.  

A sociedade civil de Morungaba foi representada por meio da participação de Katia Coutinho, Camila Coutinho e Mario Celso Toloto, engenheiro e membro da comissão do Fundo Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Morungaba.

“Dentre os temas da conferência, foi abordado como as políticas públicas devem proteger os mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas que, geralmente, são os que menos contribuíram para o problema, além de responsabilizar os que mais contribuem. Os impactos ambientais são enfrentados de maneira desigual e desproporcional entre as diferentes classes sociais, numa mesma região. Também foram discutidos no evento: a criação de infraestruturas verdes – como parques, jardins de chuvas e maciços arbóreos nos municípios – e o incentivo a boas práticas agrícolas e à conservação do solo, com o pagamento por serviços ambientais em áreas cultivadas”, explicou a diretora municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Morungaba, Clara Geromel.

Dentre as principais autoridades estiveram: o prefeito de Campinas, Dario Saadi; o promotor do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público, Rodrigo Garcia, e o presidente do CDRMC (Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis.

As sugestões da RMC serão enviadas para a etapa estadual da conferência, que será realizada em março e, em maio, será promovida a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que reunirá as contribuições dos municípios, dos estados e das regiões.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias