Conecte-se conosco

Jaguariúna

Livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona narra a trajetória do periférico que virou centro do mundo

Publicados

em

Autor de Jaguariúna especializado na Literatura Hip Hop se envereda pelo mundo do futebol e biografa um dos maiores jogadores do planeta: Diego Armando Maradona. Jeff Ferreira, que assina obras como Assim Que É – A História do RZO, 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua e Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap, dente outros, agora acompanha a trajetória de Pelusa, desde os campinhos de terra da Villa Fiorito, uma favela argentina, até a conquista do mundo.

Diego Armando Maradona é considerado pelo povo argentino como D10S, porém nunca foi santo, nem buscou ser. De família humilde e peronista, tinha consciência de classe e peitou a FIFA, a AFA, João Havelange, Julio Grondona e tantos outros cartolas. Dentro de campo foi um gênio, fora dele foi um guerreiro. Também teve seus vacilos e gerou muitas polêmicas: abusou do álcool, se relacionou com a cocaína, teve inúmeros desafetos e caiu em várias armadilhas.

LEIA TAMBÉM:

Em 338 páginas conhecemos um pouquinho mais de Diego, ou Pelusa, como era chamado em círculo mais íntimo. Círculo esse que teve como amigo o líder cubano Fidel Castro, quem Dieguito ensinou a bater pênaltis no Palácio da Revolução, em Havana. Aliás, Dieguito viveu em Cuba, onde fez seu tratamento de recuperação quanto à química. Castro assina um dos prefácios do livro, através de um texto – inédito por anos – publicado no jornal Granma, principal veículo cubano de comunicação.

Outro prefácio é assinado por Martín Alejandro Biaggini, professor, cineasta e pesquisador argentino, coordenador da Conferência Arte, Cultura Internacional e Política da Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ), de Buenos Aires. Martín é amigo pessoal de Jeff Ferreira, o brasileiro traduziu (para o português) o primeiro livro argentino sobre Hip Hop, o Rap de Acá, de autoria de Biaggini, lançado em 2020 e com versão em nosso idioma no ano seguinte. Outro argentino que participa do livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona é Robert Malungo, jornalista e livreiro que atua na causa dos afro-argentinos e mantém a revista Página Negra, da qual Jeff é correspondente, abordando a cultura alternativa. Malungo assina a orelha do livro.

“A ideia de escrever um livro sobre Maradona parte da carência de literatura em português sobre o atleta. Até se tem obras em nosso idioma sobre Diego, mas geralmente publicações de Portugal e no Brasil não há uma biografia que mergulha em sua história”

comenta o autor

O livro aborda os 60 anos de Maradona, os clubes por onde passou, as conquistas, as dores, os fracassos, as polêmicas e toda a humanidade daquele que chamam de D10S. Pelusa é uma figura ímpar, contraditório, como todo ser humano, mas alguém que lutava por aquilo que acreditava.

O livro foi composto em 2022, iniciando-se no primeiro semestre. A pesquisa foi baseada em outras biografias do atleta – todas em espanhol –, sobretudo a autobiografia Soy Diego de la gente, de 2000. No entanto, essa não é a única fonte, pois, apesar de ser um livro que faz ode à Diego, esta não é uma obra “chapa branca”. Há momentos em que é necessário puxar a orelha de El Diez. Desse modo, foi necessário recorrer a várias fontes, principalmente aquelas que eram desafetos de Dieguito. O autor vasculhou diversos periódicos da América Latina e mundo a fim de narrar a cronologia de Maradona.

Livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona narra a trajetória do periférico que virou centro do mundo

Em Pelusa – Diego: Armando o Maradona, como o título sugere, vemos o menino da Villa Fiorito se preparando, se armando, para se tornar o mundialmente famoso Maradona e traz a dualidade – muitas vezes difícil de desvincular – entre o craque e o bom pai, bom esposo, bom filho e excelente colega de trabalho. Isso humaniza a figura daquele que sofreu bastante como quando foi cortado da Copa de 1978, quando foi eliminado em 1982, na Espanha, ou o caso do doping de 1994 e as acusações e preconceitos que sofreu em seus últimos anos.

Na obra acompanharemos, também, as relações de Dieguito com personalidades, como Pelé, Mike Tyson, Ben Johnson, Guillermo Coppola, Hugo Chávez, Evo Morales, Careca, Caniggia, Riquelme, Verón, Carlos Bilardo, César Menotti e tantos outros.

O livro é idealizado pelo Campinho de Terra, um selo da Editora Dando a Letra, focada no universo musical underground, e que, com este selo, pretende expandir seu alcance através de obras literárias ligadas ao futebol, com o viés de quebrada. O livro foi possível graças a financiamento coletivo, onde 10% do arrecadado na campanha foi destinado a instituições de apoio a dependentes químicos.

Polêmico e talentoso, Diego nos deixou no dia 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. O livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona ganha lançamento na data de passagem de El Diez para a eternidade e poderá ser adquirido no site da Editora Dando a Letra. Essa é a trajetória do periférico que virou centro do mundo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Votação do Prêmio Professor Porvir está aberta à população; veja como votar nas professoras de Jaguariúna

Publicados

em

Já está aberta à população a votação online da 3ª edição do Prêmio Professor Porvir, que reconhece práticas pedagógicas inovadoras em todo o país. As professoras Elisandra de Sousa e Luciene Mára de Lima, da rede municipal de ensino de Jaguariúna, estão entre as 30 finalistas com o projeto “Um oceano de possibilidades: inclusão, ciência e escrita em uma turma do 3º ano”, na Escola Municipal Professor Mário Bergamasco.

Para votar nas professoras de Jaguariúna basta acessar o link bit.ly/votepremioporvir3 e siga o passo a passo abaixo:

  1. Valide: resolva a operação na pergunta 1 (para evitar votos robotizados).
  2. Selecione: localize e selecione as professoras Elisandra de Souza e Luciene Mára de Lima.
  3. Confirme seu voto: role a página até o final e clique no botão Enviar.

O anúncio dos finalistas foi realizado no último dia 27 de fevereiro, após a análise de mais de 600 projetos inscritos, abrangendo diferentes etapas da educação básica. A premiação destaca iniciativas que transformam o ensino em experiências significativas, com foco em investigação, escuta ativa e conexão com a realidade dos estudantes.

LEIA TAMBÉM:

Elisandra e Luciene desenvolveram o projeto “Um oceano de possibilidades: inclusão, ciência e escrita em uma turma do 3º ano”, na Escola Municipal Professor Mário Bergamasco. A proposta interdisciplinar integrou robótica, produção de fábulas e investigação científica, a partir dos interesses dos alunos.

Ao longo do ano letivo, o projeto apresentou resultados expressivos, como a redução de 12 para apenas 1 aluno fora da hipótese alfabética – quando a criança já compreende que a escrita representa os sons da fala e passa a usar letras para registrar esses sons nas palavras –, além de promover maior engajamento, autonomia e protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Espetáculo “A Paixão de Cristo” de Jaguariúna será apresentado pela 1ª vez na Fazenda da Barra

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nos dias 26, 27 e 28 de março mais uma edição do tradicional espetáculo “A Paixão de Cristo”. Neste ano, pela primeira vez, a encenação será realizada na Fazenda da Barra, trazendo um novo cenário para uma das apresentações culturais mais aguardadas do calendário da cidade.

As apresentações têm início às 19h30, com abertura dos portões às 18h30, e entrada gratuita para toda a população.

O espetáculo contará com a participação de mais de 250 artistas de Jaguariúna e região, envolvendo integrantes das comunidades locais e alunos da Escola das Artes de Jaguariúna. A produção reúne atores, bailarinos, músicos e equipe técnica, em um grande trabalho coletivo que valoriza os talentos da cidade e promove a cultura local.

LEIA TAMBÉM:

Além da encenação, o público também poderá aproveitar uma praça de alimentação, garantindo mais conforto e opções de lazer durante o evento.

“A Paixão de Cristo” de Jaguariúna é uma das manifestações culturais mais tradicionais do município, emocionando o público ao retratar a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo por meio de teatro, música e dança.

“A Secretaria Municipal de Cultura convida toda a população e visitantes da região para prestigiar o espetáculo e vivenciar esse momento especial de arte, cultura e reflexão em um novo espaço da cidade”, informa a secretaria.

Serviço

Espetáculo: “A Paixão de Cristo”
Datas: 26, 27 e 28 de março
Horário: 19h30
Abertura dos portões: 18h30
Local: Fazenda da Barra – Jaguariúna
Entrada: Gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna entrega kits escolares a todos os alunos da rede municipal

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a entregar os kits escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino.

Segundo a secretaria, os kits foram organizados de acordo com cada faixa etária e etapa de ensino, contendo materiais de qualidade, adequados às necessidades dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
A entrega dos kits escolares é realizada nas unidades escolares, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, e é feita diretamente ao aluno, não sendo necessária a presença dos pais ou responsáveis para a retirada.

Nos próximos dias, também serão entregues os kits de materiais escolares para os alunos da Educação Infantil, garantindo que todos os estudantes da rede municipal recebam os itens necessários para o desenvolvimento das atividades escolares.

Veja abaixo os itens que compõem os kits:

  • Infantil: agenda escolar, apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, guache, lápis de cor grande, lápis grafite, massa de modelar, pincel nº 8, tesoura sem ponta e cola branca.
  • Fundamental I: apontador com depósito, borracha branca, caderno brochurão, caderno de desenho, caneta esferográfica azul, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, cola bastão e cola branca.
  • Fundamental II: apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, caderno universitário, caneta esferográfica azul, preta e vermelha, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, tesoura sem ponta, transferidor e cola branca.

“Com essa ação, a Prefeitura de Jaguariúna reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, investindo em estrutura, materiais pedagógicos e no bem-estar dos alunos, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem em toda a rede municipal”, informa a Secretaria de Educação.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias