Jaguariúna
Livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona narra a trajetória do periférico que virou centro do mundo

Autor de Jaguariúna especializado na Literatura Hip Hop se envereda pelo mundo do futebol e biografa um dos maiores jogadores do planeta: Diego Armando Maradona. Jeff Ferreira, que assina obras como Assim Que É – A História do RZO, 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua e Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap, dente outros, agora acompanha a trajetória de Pelusa, desde os campinhos de terra da Villa Fiorito, uma favela argentina, até a conquista do mundo.
Diego Armando Maradona é considerado pelo povo argentino como D10S, porém nunca foi santo, nem buscou ser. De família humilde e peronista, tinha consciência de classe e peitou a FIFA, a AFA, João Havelange, Julio Grondona e tantos outros cartolas. Dentro de campo foi um gênio, fora dele foi um guerreiro. Também teve seus vacilos e gerou muitas polêmicas: abusou do álcool, se relacionou com a cocaína, teve inúmeros desafetos e caiu em várias armadilhas.
LEIA TAMBÉM:
Em 338 páginas conhecemos um pouquinho mais de Diego, ou Pelusa, como era chamado em círculo mais íntimo. Círculo esse que teve como amigo o líder cubano Fidel Castro, quem Dieguito ensinou a bater pênaltis no Palácio da Revolução, em Havana. Aliás, Dieguito viveu em Cuba, onde fez seu tratamento de recuperação quanto à química. Castro assina um dos prefácios do livro, através de um texto – inédito por anos – publicado no jornal Granma, principal veículo cubano de comunicação.
Outro prefácio é assinado por Martín Alejandro Biaggini, professor, cineasta e pesquisador argentino, coordenador da Conferência Arte, Cultura Internacional e Política da Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ), de Buenos Aires. Martín é amigo pessoal de Jeff Ferreira, o brasileiro traduziu (para o português) o primeiro livro argentino sobre Hip Hop, o Rap de Acá, de autoria de Biaggini, lançado em 2020 e com versão em nosso idioma no ano seguinte. Outro argentino que participa do livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona é Robert Malungo, jornalista e livreiro que atua na causa dos afro-argentinos e mantém a revista Página Negra, da qual Jeff é correspondente, abordando a cultura alternativa. Malungo assina a orelha do livro.
“A ideia de escrever um livro sobre Maradona parte da carência de literatura em português sobre o atleta. Até se tem obras em nosso idioma sobre Diego, mas geralmente publicações de Portugal e no Brasil não há uma biografia que mergulha em sua história”
comenta o autor
O livro aborda os 60 anos de Maradona, os clubes por onde passou, as conquistas, as dores, os fracassos, as polêmicas e toda a humanidade daquele que chamam de D10S. Pelusa é uma figura ímpar, contraditório, como todo ser humano, mas alguém que lutava por aquilo que acreditava.
O livro foi composto em 2022, iniciando-se no primeiro semestre. A pesquisa foi baseada em outras biografias do atleta – todas em espanhol –, sobretudo a autobiografia Soy Diego de la gente, de 2000. No entanto, essa não é a única fonte, pois, apesar de ser um livro que faz ode à Diego, esta não é uma obra “chapa branca”. Há momentos em que é necessário puxar a orelha de El Diez. Desse modo, foi necessário recorrer a várias fontes, principalmente aquelas que eram desafetos de Dieguito. O autor vasculhou diversos periódicos da América Latina e mundo a fim de narrar a cronologia de Maradona.

Em Pelusa – Diego: Armando o Maradona, como o título sugere, vemos o menino da Villa Fiorito se preparando, se armando, para se tornar o mundialmente famoso Maradona e traz a dualidade – muitas vezes difícil de desvincular – entre o craque e o bom pai, bom esposo, bom filho e excelente colega de trabalho. Isso humaniza a figura daquele que sofreu bastante como quando foi cortado da Copa de 1978, quando foi eliminado em 1982, na Espanha, ou o caso do doping de 1994 e as acusações e preconceitos que sofreu em seus últimos anos.
Na obra acompanharemos, também, as relações de Dieguito com personalidades, como Pelé, Mike Tyson, Ben Johnson, Guillermo Coppola, Hugo Chávez, Evo Morales, Careca, Caniggia, Riquelme, Verón, Carlos Bilardo, César Menotti e tantos outros.
O livro é idealizado pelo Campinho de Terra, um selo da Editora Dando a Letra, focada no universo musical underground, e que, com este selo, pretende expandir seu alcance através de obras literárias ligadas ao futebol, com o viés de quebrada. O livro foi possível graças a financiamento coletivo, onde 10% do arrecadado na campanha foi destinado a instituições de apoio a dependentes químicos.
Polêmico e talentoso, Diego nos deixou no dia 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. O livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona ganha lançamento na data de passagem de El Diez para a eternidade e poderá ser adquirido no site da Editora Dando a Letra. Essa é a trajetória do periférico que virou centro do mundo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
1º Dia de Campanha aplica 60 doses de vacina em alunos das escolas municipais

A campanha de vacinação nas escolas da rede pública de ensino de Jaguariúna aplicou um total de 60 doses em crianças e adolescentes no primeiro dia, na última terça-feira, 13. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação. O objetivo é atualizar as carteiras de vacinação dos estudantes até 15 anos das escolas municipais.
No primeiro dia da campanha, foram vacinados alunos da Escola Municipal Mário Bergamasco. No período da manhã, foram aplicadas 18 doses em 17 alunos. Já no período da tarde foram mais 42 doses de vacina em 34 crianças e adolescentes.
LEIA TAMBÉM:
Também foram verificadas 360 cadernetas de vacinação. Quem estiver com o calendário de vacinação atrasado recebe doses de vacinas contra a gripe, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana e HPV.
Nesta primeira etapa, cinco escolas participam da campanha. Hoje, dia 15 de maio, é a vez da CEI Lourdes Baccarelli, no Florianópolis, receber a campanha. As demais unidades de ensino do município também receberão a vacinação em datas ainda a serem divulgadas.
Confira abaixo o calendário de vacinação nas escolas:
Hoje, 15/05
Manhã/tarde
CEI Lourdes Baccarelli
Florianópolis
20/05
Manhã/tarde
Escola Oscarlina Pires Turato
Tanquinho
29/05
Manhã/tarde
Escola Franklin de Toledo
Roseira de Baixo
27/05
Manhã/tarde
Escola Francisco Xavier
Guedes
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Teatro resgata saberes da cultura caipira com programação para toda família em Jaguariúna

Espetáculo gratuito “Meia Xícara de Prosa” une memória, culinária e afeto na Estação de Guedes
A Coletiva Carochinhas, grupo coordenado pela atriz jaguariunense Júlia Prudêncio, estreia em
Jaguariúna o espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, no domingo, 25 de maio, às 9h, na Estação de Guedes, dentro da programação do projeto Café com Viola. A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com acessibilidade em Libras.
A apresentação é realizada com apoio do Edital de Fomento Cultural do Município de Jaguariúna, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Além da performance teatral, o evento contará com a tradicional participação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary.
LEIA TAMBÉM:
Um espetáculo que mistura histórias, cozinha e afeto “Meia Xícara de Prosa” é inspirado em um antigo ritual familiar da atriz e diretora Júlia Prudêncio: as reuniões semestrais entre mulheres da família para preparar coxinhas. Em cena, Júlia revive esse momento com o público, colocando literalmente a “mão na massa” ao preparar a receita enquanto compartilha memórias e histórias de mulheres do interior.
Mais do que uma peça teatral, a performance é uma homenagem à transmissão de saberes femininos e populares — culinários, afetivos e culturais — que fazem parte da identidade caipira.
“A Coletiva Carochinhas tem um histórico de projetos que valorizam os saberes femininos, as construções coletivas e participativas. Mais do que apresentar uma peça teatral, desejamos que o público queira se aproximar e transformar a cena junto com a gente. Para isso, resgatamos memórias afetivas e familiares que geram identificação. Esse projeto, em especial, tem cheiro de festa e gosto de comida de vó. Quer coisa mais gostosa?”, descreve Júlia.
Sobre a artista e a Coletiva Carochinhas
Júlia Prudêncio é atriz, diretora e professora de teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, mestre em Teatro pela UDESC e doutoranda também pela Unicamp. Atuou com grupos renomados como o Lume Teatro (Campinas), a Trupe Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto
Alegre) e o coletivo peruano Yuyachkani. Atualmente, coordena a Coletiva Carochinhas, formada por artistas, pesquisadoras e educadoras com projetos voltados para questões de gênero, cultura e território. A artista também integra o Coletivo Cultura Independente, que reúne profissionais de diversas linguagens na luta por políticas culturais em Jaguariúna.
Serviço
Espetáculo de Teatro: Meia Xícara de Prosa
Local: Centro de Cultura Caipira – Estação de Guedes: R. Francisco Dal’bo, Jaguariúna – SP
Data: 25 de maio (domingo)
Horário: 9h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito
Acessibilidade: Sessão com Intérprete de Libras
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.
A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.
LEIA TAMBÉM:
A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.
Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1985
-
Amparo1 semana atrás
Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares
-
Amparo1 semana atrás
Amparo In Concert traz orquestras, bandas, dança e artesanato para comemoração do Dia das Mães
-
Amparo1 semana atrás
Amparo terá como foco resposta rápida e prevenção contra as queimadas
-
Amparo1 semana atrás
Amparo rememora os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Dia D de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado em Artur Nogueira
-
Campinas4 dias atrás
AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura anuncia mutirão de atualização do Cadastro Único em Artur Nogueira