Jaguariúna
ISA CTEEP inicia operação da primeira subestação 4.0 do Brasil em Jaguariúna

Iniciativa visa a atender às novas demandas do setor elétrico para melhorar a integração das fontes renováveis, aumentar a resiliência da rede e acelerar a transição energética
A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, acaba de entregar mais um projeto inédito no Brasil: a primeira subestação 4.0 do sistema de transmissão brasileiro, instalada na Subestação Jaguariúna, ativo já existente e localizado no interior de São Paulo. A iniciativa é resultado de projeto de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e contou com investimento superior a R$11 milhões.
“Com a subestação 4.0, podemos propor avanços na regulação da Rede Básica, de forma a incorporar os avanços tecnológicos estudados em P&D, além de podermos avaliar a integração desse modelo em futuros novos projetos”, explica Silvia Wada, diretora-executiva de estratégia e desenvolvimento de negócios da ISA CTEEP.
LEIA TAMBÉM:
Com a implantação desse projeto, a subestação passa a dispor de um sistema de proteção, controle, automação, monitoramento, comunicação e gerenciamento de ativos de toda a subestação, totalmente digital e centralizado, por meio de uma plataforma de computação e comunicação de alto desempenho, que utiliza cabos de fibra ótica, internet das coisas (IoT) e redes Wi-Fi.
“Essa integração possibilita acesso a um maior número de informações sobre os ativos, o que torna a subestação mais inteligente e flexível. Por meio dos sensores, os técnicos conseguem atuar preventivamente, à distância, analisar tendências e tomar decisões que evitam a falha, o que reduz os riscos de interrupção no fornecimento. O avanço para a subestação 4.0 figura entre as novas tecnologias que são desenvolvidas para elevar a segurança e a confiabilidade no fornecimento de energia, diante das transformações vigentes no setor elétrico, para integrar as fontes renováveis, elevar a resiliência da rede e aprimorar o atendimento à sociedade”, explica Gabriela Desirê, diretora-executiva de operações da ISA CTEEP.
Com a utilização da tecnologia 4.0 na Subestação Jaguariúna foi possível a implantação de sensor de monitoramento de óleo do transformador e de baterias, que apoiará as tomadas de decisão das equipes de manutenção, contribuindo com uma melhor gestão de ativos.
LEIA TAMBÉM:
A subestação 4.0, desenvolvida em parceria com a Hitachi Energy e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), é um importante laboratório para as subestações do futuro, com potencial de permitir avanços na regulação junto ao operador do sistema. Também é um catalisador para a digitalização das instalações do setor.
Mais sustentabilidade e economia
Com a subestação 4.0, os custos de instalação também são menores, porque os equipamentos secundários são concentrados no mesmo hardware. Com isso, é possível utilizar menos equipamentos em relação a uma subestação digital, ao mesmo tempo em que conta com maior capacidade de processamento, o que permite reduzir em até 50% o uso de espaço físico e gerar menos resíduos como a troca do cabeamento de cobre por fibra ótica, por exemplo.
“A consequente diminuição da quantidade de dispositivos físicos ainda reduz os esforços de gestão e manutenção, o que torna o sistema como um todo mais robusto e confiável. Além disso, os técnicos podem não apenas se antecipar a uma possível falha nos ativos, como também conseguem criar simulações e cenários que contribuirão para tomadas de decisão mais acertadas”, complementa Gabriela.
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.500 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 18 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 29 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 1,5 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 133 subestações próprias (126 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Saúde realiza avaliação de densidade larvária no combate à dengue

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Controle de Vetores, está realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), uma ação fundamental no combate à dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Essa atividade, que faz parte das estratégias de prevenção às doenças, consiste em visitas domiciliares feitas por agentes de saúde treinados para coletar amostras e identificar áreas com maior risco de infestação do mosquito. Serão visitados cerca de 600 imóveis neste mês de maio.
A ADL é semelhante aos mutirões contra a dengue, já conhecidos da população, e tem o objetivo de localizar possíveis focos de proliferação do mosquito em imóveis residenciais. Os bairros visitados são sorteados por critérios técnicos, e algumas casas são escolhidas aleatoriamente dentro dessas regiões para que seja feita a coleta de larvas e a verificação de recipientes com acúmulo de água.
LEIA TAMBÉM:
A Prefeitura destaca que a colaboração da população é essencial para o sucesso desse trabalho. Os agentes, devidamente uniformizados e identificados, precisam entrar nas residências para realizar a vistoria.
“A colaboração dos moradores é decisiva para que possamos redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar estratégias de controle das larvas no município”, explica a diretora da Vigilância em Saúde de Jaguariúna, Renata Miranda.
A ADL é realizada em ciclos periódicos e fornece dados importantes que orientam as próximas ações de combate, como aplicação de larvicidas, visitas educativas e mutirões de limpeza. Quanto mais completa for essa amostragem, mais eficaz será o planejamento e a resposta do município frente ao risco de epidemias.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que, ao permitir a entrada dos agentes, o morador contribui diretamente para a saúde pública e para a proteção de toda a comunidade.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
SOMA apresenta a palestra: Desafios familiares e educacionais na sociedade atual: reflexões inspiradas na minissérie Adolescência

A SOMA convida para um encontro de reflexão e diálogo sobre os desafios enfrentados por famílias, escolas e jovens na sociedade atual. Inspirada na série Adolescência, da Netflix, a palestra será conduzida por Cecília Carmen Jacintho Andrade, doutora em Psicologia Sócio-Histórica, e acontece no dia 27 de maio.
Com o tema, Desafios familiares e educacionais na Sociedade atual: reflexões sobre a minissérie Adolescência., a proposta é discutir a normalização de fatores disfuncionais que afetam a saúde social, familiar e individual — e que exigem atenção diante dos dilemas vividos por jovens e seus círculos de convivência.
LEIA TAMBÉM:
A palestra trará reflexões sobre como lidar melhor com a cultura tóxica instalada na sociedade, abordando também o papel das redes sociais no comportamento das novas gerações e o impacto disso nas relações familiares e escolares.
“A minissérie Adolescência nos oferece uma importante provocação e uma denúncia sobre fatores que adoecem a Sociedade, desafiando pais, educadores e profissionais da saúde a buscarem soluções para as dificuldades de comunicação e de relacionamento entre as gerações, o papel da Escola e a hostilidade que permeia a vida social” Afirma Cecília Andrade.
Sobre a palestrante
Cecília Carmen Jacintho Andrade é doutora em Psicologia Sócio-Histórica pela PUC-SP e sócia fundadora da Cecília Andrade Desenvolvimento Humano. Atua há mais de 40 anos em projetos de governança familiar e corporativa, desenvolvimento de líderes e harmonização de grupos. Foi professora em instituições como FIA-USP, FGV, INSPER, ESPM e Instituto Mauá de Tecnologia, e é autora de diversos artigos e livros na área.
Serviço
Palestra: Adolescência — Conflitos, Anseios e o Impacto das Redes Sociais
Data: 27 de maio de 2025
Local: Sede Acij – Rua Silvia Bueno, 484 –Centro – aguariúna
Ingresso: R$30,00 (via PIX: (chave PIX 19991199069)
Realização: SOMA
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Centro de Cultura Caipira terá ‘Café com Viola’ neste domingo

O Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes, volta a ser palco do Café com Viola neste domingo, 25, a partir das 9h, em Jaguariúna. Toda a programação do evento é aberta ao público e gratuita.
O evento deste domingo começará com a apresentação do espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, da Coletiva Carochinhas, grupo coordenado pela atriz jaguariunense Júlia Prudêncio e que tem apoio do Edital de Fomento Cultural de Jaguariúna, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A peça terá acessibilidade em Libras.
LEIA TAMBÉM:
A atração musical desta edição ficará por conta da Orquestra de Violeiros de Águas da Prata, a partir das 10h.
O Café com Viola já se tornou uma tradição na cidade. Além da boa música, os participantes podem desfrutar de um delicioso café da manhã com bolo. No local também há feira de artesanato e food trucks, promovendo momentos de convivência e celebração da cultura local.
O evento é promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo valorizar as tradições musicais e proporcionar um espaço de encontro para a comunidade.
SERVIÇO
Café com Viola
Data: 25/05/2025 (domingo)
Horário: das 9h às 12h
Local: Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes
Programação:
9h – Espetáculo “Meia Xícara de Prosa”
10h – Orquestra de Violeiros de Águas da Prata
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Campinas1 semana atrás
AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia
-
Morungaba1 semana atrás
Jovens formados nas categorias de base do Guarani FC em Morungaba assinam contrato profissional
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Amparo1 semana atrás
Sebrae-SP tem programa para produtores rurais de Amparo
-
Campinas5 dias atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Campinas1 semana atrás
Americana terá edição do Pork’s Festival Motor Rock na área externa do Teatro de Arena
-
Campinas1 semana atrás
População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral