Conecte-se conosco

Campinas

Estudantes da Unicamp fazem paralisação e impedem aulas

Publicados

em

Ato é contra redução de cotas para pretos ou pardos e piora do bandejão

Estudantes da Unicamp – Estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fizeram uma paralisação na manhã desta terça-feira (4) e impediram a realização de aulas durante um ato contra a redução das cotas étnico-raciais no ingresso na universidade e contra a terceirização da empresa responsável pelo Restaurante Universitário (RU), o bandejão.

Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, a mobilização também é contra ataques racistas no campus. Eles exibiram faixas e cartazes no ato, que se dirigiu à reitoria. Parte dos professores também aderiu à manifestação.

O g1 questionou a Unicamp sobre o impacto nas aulas dos universitários, mas a administração informou que ainda não possui dados consolidados. Há agenda do DCE para a tarde desta terça, mas, até o momento, não há a confirmação sobre a suspensão de aulas.

‘Caramujo, pedra e vidro na comida’

No manifesto divulgado pelos estudantes, eles afirmam que houve uma piora na qualidade das refeições no bandejão, além de piora na condição de trabalho dos funcionários.

“Já vimos a comida terminar antes do horário previsto, caramujo, pedra e vidro na comida. Além de infecçãos alimentares”, diz o texto do comunicado entregue aos alunos nesta manhã.

Em nota, a Unicamp informou que constituiu um Comitê Gestor que acompanha as atividades da empresa contratada.

“O Comitê monitora, avalia e fiscaliza diariamente as atividades operacionais, nutricionais e sanitárias da empresa Soluções nos Restaurantes Universitários. Todas as denúncias enviadas por vias oficiais e não oficiais estão sendo averiguadas pelo Comitê e, se constatadas como verídicas, serão objetos de atuação administrativa e jurídica”, diz a nota

Estudantes da Unicamp fazem paralisação e impedem aulas em ato contra redução de cotas para pretos ou pardos e piora do bandejão

Estudantes da Unicamp fazem paralisação e impedem aulas em ato contra redução de cotas para pretos ou pardos e piora do bandejão
Manifestação de estudantes da Unicamp na manhã dsta terça-feira (4) em Campinas — Foto: Arquivo pessoal

“A Universidade não pode, no entanto, realizar ações de punição e quebra de contrato de forma apressada, sem a devida observância aos termos contratuais e aos trâmites administrativos previstos na legislação”, completou a Diretoria Executiva de Administração, da Diretoria Geral de Administração, da Prefeitura do Campus e da Secretaria de Administração Regional.

Na semana passada, uma funcionária do RU morreu enquanto estava em serviço e o ocorrido causou comoção entre os alunos. A técnica em nutrição Cleide Aparecida Lopes trabalhava na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira (SP).

“Cleide sofreu um acidente vascular cerebral em seu ambiente de trabalho, chegou a ser atendida por socorristas, mas infelizmente não resistiu. A Reitoria solidariza-se com a família e amigos”, divulgou a Unicamp em nota. O óbito foi na segunda (26).

Os estudantes levatantaram o questionamento sobre o óbito ter tido relação com terceirização e perda de direitos dos funcionários. A Unicamp complementou que, no momento do falecimento da funcionária, o restaurante já estava fechado para o atendimento ao público. “A equipe realizava atividades internas para o encerramento do expediente.”

LEIA TAMBÉM:

Disse também que o RU é uma atividade essencial da universidade e que as atividades foram retomadas no dia seguinte. “A empresa ofereceu suporte psicológico à família e aos funcionários, bem como apoio nos procedimentos funerários”, ressaltou.

Alunos da Unicamp protestam contra terceirização do bandejão em Campinas — Foto: Arquivo pessoal
Alunos da Unicamp protestam contra terceirização do bandejão em Campinas — Foto: Arquivo pessoal

Cotas étnico-raciais para escola privada

O DCE divulgou que, recentemente, a Unicamp decidiu pela retirada do direito às cotas étnico-raciais para os estudantes que fizeram o ensino médio em escolas privadas.

A informação foi confirmada ao g1 pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), que explicou que a mudança se refere às vagas para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção para ingresso em 2023, cujo edital ainda não foi publicado e as inscrições começam em 1º de novembro.

O ingresso na Unicamp conta com 80% das vagas gerais disponíveis para inscritos via vestibular tradicional e os 20% restantes via Enem. Nesta modalidade, havia a reserva de 25% dessas vagas (ou 5% do total) para autodeclarados pretos e pardos que estudaram em escolas particulares, e agora essas vagas foram restringidas somente para escola pública.

Como foi até o ano passado na modalidade :

  • 10% do total de vagas de cada curso para alunos de escola pública
  • 5% do total de vagas para autodeclarados preto ou pardos
  • 5% do total de vagas para alunos de escola pública e autodeclarados pretos ou pardos

Como ficou após a mudança:

  • 10% para estudantes do ensino médio de escola pública
  • 10%para estudantes do ensino médio de escola pública e autodeclarados pretos ou pardos

“A mudança se deve a dos objetivos: primeiro, ampliar e dar maior oportunidade para estudantes de escola pública; segundo, fazer com que a concorrência seja mais adequada, considerando que nós temos mais candidatos de escola pública pretos e pardos do que candidatos de escola privada pretos e pardos concorrendo a 5% de vagas em cada um dos nichos anteriores”, explicou o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Manifestação de estudantes na Unicamp, em Campinas, em dia de suspensão de aulas — Foto: Arquivo pessoal
Manifestação de estudantes na Unicamp, em Campinas, em dia de suspensão de aulas — Foto: Arquivo pessoal

Ataques racistas

Os estudantes também relataram que a Unicamp não tem dado relevância para ataques racistas recentes e cobraram punições.

Nesta terça (4), a universidade divulgou uma manifestação pela plenitude dos Direitos Humanos no site oficial, onde se compromete a erradicar “todas as formas de intolerância, de discriminação e de violação dos Direitos Humanos.”

“O princípio da dignidade da pessoa humana e da vida, em todas as suas formas, exige o firme repúdio e efetivas ações de enfrentamento a toda e qualquer forma de tratamento indigno e discriminatório, como define a Política Institucional de Direitos Humanos da Unicamp, aprovada por seu Conselho Universitário em 2020”, diz a universidade.

Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

ADEACAMP volta as atenções para o Regional Paulista em Ribeirão Preto

Publicados

em

Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas será realizado de 12 a 14/07 e garante vaga para a Copa dos Campeões

Ansiedade e responsabilidade em dose dupla marcam o Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas, que será disputado na cidade de Ribeirão Preto, entre os dias 12 e 14 de julho, no Centro de Referência Paralímpico. A competição é bastante esperada pelas equipes paulistas, porque garante ao vencedor uma vaga na Copa dos Campeões.

As atenções da ADEACAMP estão voltadas para esse torneio, que é o último antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Para Ademir Souza, presidente da ADEACAMP, é uma grande responsabilidade participar de uma competição como essa às vésperas de um dos maiores eventos esportivos do mundo. “Além de buscarmos a classificação para a Copa dos Campeões, estamos apresentando os nossos atletas e a nossa forma de jogar. É uma vitrine para a seleção”, garante o presidente.

LEIA TAMBÉM:

A ADEACAMP é a atual vice-campeã do Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas. O segundo lugar foi conquistado num momento importante para a equipe que, além de ser anfitriã do evento, estava reestruturando o time e apresentando reforços importantes, como o técnico Rafael Botelho Gouvêa. Para essa edição do torneio, a ADEACAMP vem ainda mais preparada, apostando no entrosamento do time e contando com a experiência de Erick Arthur de Souza em competições. “Estamos com um time bastante preparado e maduro. Temos reforços importantes e seguimos em busca de uma boa colocação”, reforça o técnico.

Além da ADEACAMP, participam desta edição do Torneio Regional Paulista os times Ronins, Gigantes, MSB e Drakkar. Essa é a segunda vez que a competição acontece fora do Centro Brasileiro de Treinamento Paralímpico, aproximando ainda mais as equipes da disputa. Neste ano, também haverá curso de formação em Arbitragem para Rugby em Cadeira de Rodas. O Torneio Regional Paulista é realizado pela ABRC, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Sobre a ADEACAMP:
A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em agosto de 2008, oferece três modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol, a Bocha e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Corredor Dom Pedro de rodovias tem feriado sem mortes, com passagem de 813 mil veículos

Publicados

em

Movimento nas rodovias administradas pelas Concessionária Rota das Bandeiras foi 3% acima do projetado

As rodovias que compõem o Corredor Dom Pedro tiveram a passagem de 813.407 veículos durante os cinco dias de Operação Especial da Concessionária Rota das Bandeiras por conta do feriado prolongado da Revolução Constitucionalista.

O movimento, 3% acima do esperado inicialmente pela Concessionária, foi verificado entre a 0h de sexta-feira, 05, e o fim de terça-feira, 09. O maior volume de tráfego foi verificado na saída para o feriado, com registro de dois pontos de lentidão na pista Sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I (SP-065), em Jarinu e Atibaia. O retorno do feriado teve trânsito diluído ao longo dos dias, sem registro de congestionamentos, apesar do tempo chuvoso. Também durante o período, foram registrados 28 acidentes, nenhum deles com vítimas fatais.

LEIA TAMBÉM:

Como previsto, o maior volume de tráfego ocorreu na rodovia D. Pedro I (SP-065), com a passagem de 559 mil veículos, equivalente a quase 69% do movimento total ao longo do Corredor Dom Pedro. Na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), a Concessionária registrou um fluxo de 123 mil usuários, enquanto na região de Jundiaí houve a passagem de 104 mil motoristas na Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e 26,7 mil na rodovia Romildo Prado (SP-063).

Durante a Operação Especial, guinchos e ambulâncias da Concessionária permaneceram posicionados em pontos estratégicos do Corredor Dom Pedro, para garantir a agilidade nos atendimentos. O monitoramento ininterrupto contou com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária. Além disso, oito viaturas percorreram as rodovias, para prestar auxílio aos motoristas.

O atendimento no Corredor Dom Pedro ocorre de forma permanente. Os motoristas que precisarem de auxílio ou informações devem entrar em contato com a Rota das Bandeiras por meio do telefone 0800-770-8070. A ligação é gratuita e o Serviço de Atendimento do Usuário (SAU) da Concessionária funciona 24 horas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Projeto social Fábrica de Atletas oferece aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em Campinas

Publicados

em

Inscrições ainda estão abertas; atividades são realizadas de segunda a quinta-feira no campo de futebol da Praça Jardim Fernanda

O projeto social Fábrica de Atletas, que tem apoio do Instituto CPFL por meio da frente CPFL Jovem Geração, está com inscrições abertas para aulas gratuitas de futebol. Ao todo, são 500 vagas totalmente gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

As aulas de futebol são realizadas de segunda a quinta-feira no campo de futebol da Praça Jardim Fernanda, em Campinas, sempre em contraturno escolar. As turmas de alunos têm duas aulas por semana, com duração de uma hora cada.

LEIA TAMBÉM:

Com 12 meses de duração, o projeto também inclui reposição nutricional e todo o material necessário para a prática do esporte, como coletes, cones, bolas e demais itens esportivos.

Inscrições
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas diretamente no campo de futebol da Praça Jardim Fernanda de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 10h30 ou das 14h às 16h15. Os interessados devem comparecer portando os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e CPF do responsável legal
  • Cópia do RG ou CPF do aluno
  • Cópia do Boletim Escolar de 2023 (anual)

Os menores devem estar acompanhados pelos responsáveis.

Realização
O projeto social Fábrica de Atletas é uma realização do Ministério do Esporte e da Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, parceria da State Grid e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Pelo Brasil, o projeto vai oferecer aulas de futebol gratuitas para um total de 2,5 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em cinco municípios: João Câmara (RN), Campinas (SP), Mococa (SP), Sorocaba (SP) e Ourinhos (SP).

“Enxergamos o esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social. O futebol, por exemplo, além de promover a saúde física e mental, também ensina valores essenciais como disciplina, respeito e trabalho em equipe. Nosso objetivo é proporcionar a essas crianças e adolescentes uma oportunidade de crescer em um ambiente saudável e de desenvolver habilidades. Estamos muito animados para iniciar essa jornada e ver o impacto positivo que essas aulas terão nas comunidades”, afirma o presidente da Fábrica, Bruno Wellington.

Mais informações: www.fabrica.ong.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias