Jaguariúna
Em Jaguariúna, Dr. Luiz Augusto Filizzola D’Urso fala sobre crimes cibernéticos
Dono de um extenso currículo, Dr. Luiz é entrevistado pela Gazeta Regional
A internet dispõe de diversos recursos para facilitar a vida das pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Ela está cada vez mais portátil e incorporada à vida de todos, o que faz com que o seu tempo de uso seja ainda maior.
Com a migração de quase tudo para a rede virtual, os criminosos também são atraídos para esse ambiente, o que resulta em crimes cibernéticos. Eles também são chamados de: crimes on-line, crimes de alta tecnologia, crimes digitais, crimes eletrônicos, crimes virtuais, entre outras denominações.
Presente em Jaguariúna para palestrar sobre a era digital no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj), o advogado criminalista, Dr. Luiz Augusto Filizzola D’Urso, esclareceu para a Gazeta Regional temas acerca dos crimes cibernéticos. O Dr. também é Presidente da Comissão Nacional de Estudos dos Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), Coordenador e Professor do Curso de Direito Digital e Cibercrimes da FMU e mais.
Segundo o advogado, os cibercrimes, na maioria das vezes, já existiam, mas migraram para a internet. Com isso, o indivíduo que comete o crime tem mais segurança para agir de qualquer distância, dificultando ainda mais a investigação.
A sociedade, por sua vez, tem o desejo de aumentar a punição de crimes pela internet por ter uma ofensividade maior. “Um coisa é você difamar alguém na praça, entre amigos, isso tem um poder mínimo. Quando se difama alguém no Facebook, o potencial deste crime é muito maior”, explica.
Um exemplo de crime pela internet são as notícias falsas, comumente conhecidas como Fake News. No entanto, nem todas elas configuram como crime, pois para isso devem prejudicar alguém, feri-la de maneira íntima ou a sua reputação. E existem as Fake News que são criadas para receber cliques, que não prejudicam ninguém.
Com isso, o indivíduo que compartilha uma notícia falsa criminosa, pode se responsabilizar. Se a vítima processar, no âmbito civil, ele pode pagar multa ou indenização. Na área criminal, é feito uma análise se ele tinha condições de entender que a notícia era criminosa: difamatória ou injuriosa.
Dr. Luiz comenta sobre um caso que aconteceu em março deste ano, onde fotos íntimas da cantora Luísa Sonza foram vazadas na internet. “Muita gente compartilhou. Todos cometeram crime, pois ninguém tinha autorização para este compartilhamento, no Brasil foram milhões de pessoas. Então o que a gente pensa: Focar naqueles indivíduos que tem maior influência na internet, como os grandes digitais influencers, ou, naqueles que a pessoa tem um intuito ruim, de prejudicar o trabalho da cantora”. Desse modo, Dr. Luiz considera priorizar alguns destes dois exemplos e, quando condenados, usar de caráter pedagógico para informar à população que todos estão sujeitos à punição.
Um exemplo de difamação na internet, que foi processado no âmbito civil e resultou em indenização, é de um indivíduo que foi condenado a pagar R$100.000,00 no Tribunal do Rio de Janeiro, para o cantor e compositor Chico Buarque, por um comentário feito no Instagram. O caso aconteceu em janeiro de 2018 quando a sua filha, a atriz Silvia Buarque, postou uma fotografia do pai na rede e o indivíduo comentou: “Família de canalhas! Que orgulho de ser ladrão!”.
Embora a evidência atual do cibercrime seja em relação às Fake News, acontecem muitos destes crimes financeiros. “Este é um crime mediante fraude. O indivíduo cria um e-mail parecido com o do banco, ou cria um WhatsApp e se passa por alguém oficial do banco. O objetivo sempre é conseguir o touch de verificação do banco para fazer uma transferência para furtar um valor mediante fraude”, explica o Dr. Luiz.
Neste mesmo cenário, há o estelionato. O indivíduo não furta um valor do banco, ele pede dinheiro emprestado como se fosse um conhecido. “Ou, ele clona o WhatsApp. E como acontece isso na prática? Eu acompanho um portal de anúncio de vendas, aí o criminoso acompanha e vê que entrou um anúncio novo (o meu). Aí ele liga ou manda uma mensagem, se identifica, confere alguns dados para ter credibilidade e diz que a pessoa vai receber um código de verificação que é para ativar o seu anúncio. A vítima recebe um código, que na verdade dá acesso ao seu WhatsApp e o criminoso começa a pedir dinheiro emprestado para os conhecidos”.
Outro problema que não é novo na sociedade é a invasão de privacidade. “E não são os smartphones que trazem esse problema, embora agravem, pois há hackers que conseguem invadir notbooks, celulares e ativar a câmera. Por isso, quando se tem um notbook com câmera integrada, ou uma Smart TV, é bom colocar um post-it, pois não é difícil de hackear”, alerta o advogado.
Para não ser vítima da clonagem do WhatsApp, Dr. Luiz sugere ativar a autenticação em duas etapas no aplicativo o que faz necessário o uso de duas senhas para acessá-lo. Ainda, ele ressalta que sempre se deve desconfiar de pedidos de empréstimos pela internet e que bancos nunca solicitam códigos ou informações da conta por telefone ou e-mail.
O prefeito Gustavo Reis, que acompanhou a agenda do advogado, diz que foi uma alegria recebê-lo. “É sempre um prestigio ter pessoas do gabarito do Dr. Luiz Augusto D’urso em nossa cidade”. O Dr. agradeceu o prefeito e também a UniFaj pelo convite e a oportunidade de estar em Jaguariúna.
Caso Neymar
Em junho, o jogador da seleção brasileira e do time francês PSG, Neymar Jr., teve os holofotes voltados a ele devido às acusações de agressão sexual de Najila Trindade Mendes de Souza. Ele divulgou as conversas de WhatsApp com fotos, mas, neste caso, não configura-se como cibercrime.
“É importante esclarecer que ele não cometeu o cibercrime por dois motivos. Primeiro é a questão da privacidade: ele é interlocutor, participa da conversa e pode divulgar em sua defesa. A segunda situação: ele não comete cibercrime por vazamento de nudez (pois na conversa havia fotos que a moça mandou), porque ele desfocou as fotos, então presume-se que não há nudez, nem pornografia”, explica.
No dia 08 de agosto a Justiça arquivou o processo contra o jogador por não haver provas suficientes do que foi alegado pela vítima. Apesar disso, Neymar ainda não é considerado inocente. Caso haja novas provas e evidências, o inquérito pode ser reaberto.
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrás
Em 10 meses, Educação de SP supera número de obras concluídas em escolas no ano passado
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Lucas Sia tem duas contas consecutivas aprovadas pelo TCE
-
Amparo1 semana atrás
Festival Interno leva mais de 120 crianças para o tatame do judô
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’