Conecte-se conosco

Jaguariúna

Duo Luciana Viana e Eddy Andrade faz show de lançamento de álbum autoral em Jaguariúna

Publicados

em

Apresentação gratuita de Raízes nas Nuvens acontece na próxima quinta-feira, 10, às 19h30, no Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna

Há canções que são como sementes. Brotam poesia, esperança e musicalidade na terra fértil da emoção de cada ouvinte. A lavoura, que transcende, tem colheita certa de notas, melodias e composições de puro encantamento. Tratando-se do duo Luciana Viana e Eddy Andrade o resultado dessa safra criativa se dá com o álbum autoral de canções modernas brasileiras batizado de Raízes nas Nuvens. O show de lançamento do disco acontece na quinta-feira, 10, às 19h30, no Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna. A entrada é franca (os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro).

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), a partir do edital Nº 16/2021 – Música/Gravação, o projeto prevê, além da gravação do álbum, da divulgação de um teaser, da produção de uma live e da promoção de oficinas musicais, a realização de shows de lançamento em três cidades do interior de São Paulo: Jaguariúna, Araras e Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Quem for ao show ou escutar o álbum perceberá que o diferencial desse duo, influenciado por referências da MPB das décadas de 1960 e 1970, do cancioneiro regional brasileiro e do jazz, reside na somatória das diferentes potencialidades da cantora e compositora Luciana Viana e do músico e arranjador Eddy Andrade (violão, guitarra, baixo fretless e voz).

“Luciana possui uma gama de conhecimentos sobre a canção popular brasileira e o desenvolvimento de letras a partir de textos literários de Guimarães Rosa, além de seu crescente interesse pelas palavras de Ailton Krenak e Davi Copenawa. Já eu possuo experiência sobre as ferramentas de composição e arranjo musical voltadas para a música instrumental brasileira”, destaca Eddy.

Quanto à inspiração para o título do álbum, bem como para as composições, a resposta está justamente nos lugares de origem e na busca por pertencimento e identidade. “Mostra o entendimento de que nossas raízes existem e são diversas, mas não necessariamente estão fincadas em um único lugar. Elas podem vir de diferentes lugares. Isso faz com que as referências quanto a temática, a inspiração e a sonoridade do projeto sejam diversas”, conta Luciana.

E qual mensagem o show deve reverberar no íntimo de cada espectador? Eddy abre a reflexão: “A natureza musical permite uma diversidade de interpretações. Para mim, a mensagem principal está na resistência da cultura e a necessidade de continuamente reiterá-la e expandi-la, não permitindo que a nossa música seja reduzida a alguns ecos de uma cultura pop plastificada e desgastada”, destaca o arranjador.

Luciana leva a palavra para o campo do telúrico. “Trata-se da busca por raízes e por sonhos, demonstrando que eles não estão presos a apenas um só chão, mas que são fluidos, presentes na saudade e nas buscas. Queremos demonstrar que o fincar raízes, por exemplo, também reside nos encontros com as pessoas e não necessariamente nos encontros com lugares!”, avalia a cantora.

O álbum
Sob a direção do renomado pianista André Mehmari, o álbum Raízes nas Nuvens é composto por canções assinadas pela inspiração de Luciana Viana, em parceria com outros dois compositores: Daiane Correa e o próprio Eddy Andrade, que fica a cargo de todos os arranjos. Soma-se a elas a regravação de um clássico da música caipira: Tristeza do Jeca, de Angelino de Oliveira.

Das canções autorais, o duo brinda os ouvintes com Mercúrio (toada), Palavra saudade (ijexá/baião), O que a vida quer da gente (improvisação com viés clássico/romântico), Coragem (chamamé), Jussara (toada), Ybyrá (gênero musical indefinido), Poeira-saudade-poeira (baião), Margem (maracatu), Depois desse Rio (bossa nova) e Rastro de nuvem (rock mineiro).

Gravado em Campinas e São Paulo, o disco do duo, que tem a banda de base formada por Cecília Collaço (bateria), Gabriel Peregrino (percussão e voz) e Henrique Simas (baixo acústico e elétrico), conta com as participações especiais de André Mehmari (piano, sintetizadores e marimba), Teco Cardoso (flautas e saxofone), Carol Panesi (violino), Edu Guimarães (sanfona), Domingos de Salvi (viola caipira), Lucas Andrade (guitarra), Klesley Brandão (flugelhorn), além das cantoras Ana Lis Marum e Luisa Meirelles (voz).

“Esse encontro representa uma parceria muito produtiva, amigável e de grandes trocas, resultando em um álbum que traz canções modernas de muita originalidade e que fazem referência e reverência às origens, às raízes e às tradições”, pontua André. Não por acaso, “o destaque do projeto fica justamente no encontro de uma coletividade muito forte”.

A divulgação
Além das cópias físicas, o álbum Raízes nas Nuvens será disponibilizado gratuitamente, a partir de 24 de novembro, nos principais agregadores de podcast, entre os quais o Spotify e o Apple Music.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

32 anos de história: O Bortolettão se despede de Jaguariúna

Publicados

em

O encerramento do Bortolettão em Jaguariúna certamente representa
o término de uma parte importante da história local

Em 1992 Jaguariúna recebia a loja O Bortolettão, fundada por Walter Francisco Bortoletto (in memorian). Uma empresa que já tinha sua sede em Pedreira e que já atendia famílias jaguariunenses, chegou em Jaguariúna quando esta completava 28 anos, uma cidade promissora e em pleno desenvolvimento econômico e social. E neste ano em que completa seus 70 anos, O Bortolettão encerra suas atividades na cidade, partindo assim, para um novo rumo.

De lá para cá a família Bortolettão tornou-se referência e trouxe a variedade de produtos de vestuário e decoração para o lar e nunca mediu esforços em participar ativamente na vida social da cidade. Foram inúmeras as ações promovidas em prol de seus amigos clientes, principalmente em datas comemorativas, como promoções de Natal e outras datas, patrocínio ao esporte, cultura e apoio a ações sociais, além da participação ativa nas promoções da Associação Comercial, entidade que O Bortolettão fez parte desde sua chegada.

O Bortolettão foi um centro de referência para a cidade, e ao longo desses 32 anos gerou muitos empregos e resistiu as mudanças sociais econômicas do mundo. Os proprietários se orgulham desta trajetória.

O encerramento das atividades do O Bortolettão em Jaguariúna após 32 anos marca o fim de um ciclo significativo na história local. Por mais de três décadas, a loja não apenas ofereceu produtos, mas também se tornou um ponto de encontro querido por muitos na comunidade. Suas portas fechadas representam não apenas o fim de um negócio, mas também o encerramento de um capítulo importante na vida de seus clientes e colaboradores.

Os proprietários agradecem a todos os funcionários, fornecedores e clientes amigos que fizeram parte dessa jornada, restando a gratidão pelos momentos compartilhados e pela contribuição para a vida na cidade ao longo dos anos. Isso tornou O Bortolettão uma empresa que tem o orgulho de fazer parte da história de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro GT apresenta “Queen Experience” e Toninho Tornado e Netto Tomaz em Jaguariúna

Publicados

em

O show musical e a comédia estarão em cartaz no Teatro Municipal Dona Zenaide, respectivamente, na quinta e na sexta-feira. Os ingressos estão à venda nas bilheterias e no site https://ingressodigital.com.

O Teatro Municipal Dona Zenaide (Rua Alfredo Bueno, nº 1.151), de Jaguariúna recebe esta semana dois espetáculos. Na quinta-feira, 18, às 21, será apresentado o show musical “Queen Experience”, às 21h. Os ingressos custam de R$70 a R$140. A classificação etária é Livre. Na sexta-feira, 19, às 21h, Toninho Tornado e Netto Tomaz estão na comédia “Os Calabresos”. Os ingressos custam de R$35,00 e R$ 70,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e no site https://ingressodigital.com. A classificação etária é 16 anos.

LEIA TAMBÉM:

A banda “Queen Experience” foi idealizada em 2018 pela BRZ Produções. O espetáculo traz os maiores sucessos da banda “Queen”, como: “Don’t Stop me Now”, “Killer Queen” e “Under Pressure”, entre outros. A proposta é homenagear e relembrar a mente brilhante de Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e Roger Taylor. A direção geral é de Bruno Rizzo e, a direção musical, do maestro Eduardo Pereira.

Toninho Tornado e Netto Tomaz apresentam “Os Calabresos”, trazendo para o palco um humor genuíno e inteligente. Inicialmente, eles se revezam em apresentações individuais. Na segunda parte do show, Toninho Tornado (Delício/Calabreso) e Netto Tomaz (Dorival/Quero Café), se unem para bordões e pegadinhas que estão na boca do povo, referências da carreira construída pela dupla.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias