Conecte-se conosco

São Paulo

Reunião de Conjuntura do SindusCon-SP analisa o momento da construção civil

Publicados

em

Diretor da Regional Campinas, Marcio Benvenutti, apresenta comparativos de unidades lançadas e vendidas na região

Espremidas entre os aumentos dos custos dos insumos e do financiamento da construção, e os valores que as famílias efetivamente podem pagar pela aquisição de imóveis, construtoras e incorporadoras têm sentido dificuldades em viabilizar novos empreendimentos. Somam-se a isso a dificuldade de acesso das empresas ao crédito, os juros ainda elevados e a expectativa de alguns compradores de imóveis de que valeria a pena aguardar uma queda maior dos juros. Essa foi a percepção expressa por integrantes da Reunião de Conjuntura do SindusCon-SP, conduzida em 8 de novembro por Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia da entidade, com a participação do presidente Yorki Estefan.

Regional Campinas – O diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, informou que as unidades lançadas na região no primeiro semestre de 2023 tiveram um aumento de 31,9%, quando comparado com o primeiro semestre de 2022. De 2.875 unidades foram para 3.793, nesse período. Em relação as unidades vendidas, ocorreu uma queda de 14,4%, nesse mesmo período analisado – caíram de 5.575 unidades (2022) para 4.770 (2023).
Benvenutti afirmou que a queda nas unidades vendidas, na comparação com o ano passado, “é reflexo dos juros altos, que prejudicam as vendas”.

LEIA TAMBÉM:

O diretor da Regional Campinas explicou que na região, as expectativas apontadas por alguns dos indicadores da Sondagem ainda são positivas, “como as vendas de materiais de construção, que permanecem nos mesmos patamares do ano passado”.

O vice-presidente do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, comentou que o custo de produção de um imóvel está cerca de 60% maior, comparado ao daquele anterior à pandemia. Estefan assinalou que a lucratividade cada vez mais reduzida tem sido a maior queixa da indústria imobiliária. Odair Senra, vice-presidente de Imobiliário, atribuiu o baixo volume de lançamentos à dificuldade de o empresário chegar a um preço de venda em função do aumento dos custos. Renato Genioli, vice-presidente Administrativo, observou que, embora o volume de vendas tenha se elevado, o VGV (Valor Geral de Vendas) tem diminuído.

Zaidan ainda criticou o texto da reforma tributária aprovado na véspera na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Segundo o vice-presidente, o grande número de exceções à alíquota geral do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) levará a uma alíquota alta, a reforma terá modificações a cada quatro ou cinco anos, sua implementação se dará em prazo muito longo e seus resultados serão desconhecidos. Isso dificilmente conduz a termos um cenário arrecadatório coerente com uma política fiscal, observou.

LEIA TAMBÉM:

Zaidan comentou que não se pode afirmar que a elevação da Bolsa, a inflação abaixo de 5% ao ano e o petróleo em baixa sejam “o novo normal”. Ele reiterou sua preocupação com a situação fiscal: “Enquanto não avançarmos na modernização do Estado e na melhoria do gasto público, continuaremos vivendo com sobressaltos”.

Cenário
Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), mostrou em sua apresentação que, no terceiro trimestre, as vendas do comércio de materiais tiveram ligeira elevação, diferentemente da indústria desses insumos. Já as vendas de cimento seguiram em ligeira queda e está mais acentuada na produção do insumo.

Na construção, houve queda no saldo líquido no emprego no país, mais forte no segmento de edificações. Mas no ano, o acumulado até o final de setembro registrou aumento do emprego no setor de 7%, com destaque para a elevação das contratações nas obras de infraestrutura, informou Ana Castelo.

Já no Estado de São Paulo, prosseguiu a economista, o destaque no emprego no terceiro trimestre foi o segmento de edificações, que, entretanto, mostra ligeira queda no acumulado em 12 meses. Na cidade de São Paulo, o setor de edificações mostra o melhor desempenho neste quesito, seguido da infraestrutura.

No Interior de São Paulo, as vendas tiveram desempenhos positivos ou negativos, dependendo da região, enquanto os lançamentos caíram. A habitação econômica tem a perspectiva de ganhar participação mais significativa no mercado, segundo Ana Castelo.

Em relação às maiores dificuldades enfrentadas pelas construtoras no país, demanda insuficiente e escassez de mão de obra destacam-se no topo do ranking. Entre as construtoras, as menos pessimistas em relação à demanda prevista são as de instalações e de edificações residenciais. A construção ainda segue sendo o setor menos pessimista, na comparação com os demais setores da atividade econômica. As famílias com maior poder aquisitivo são as que se mostram mais otimistas, mostrou Ana Castelo.

Perfil
SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

São Paulo

2ª etapa do Paulista de Fórmula Vee tem disputas intensas em Interlagos

Publicados

em

Levi Simões venceu na geral e na Master, enquanto o estreante Filipe Vriesman triunfou na Light e Marcelo Médici garantiu vitória na Super

A segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee 2026, disputada na última sexta-feira, 17, e no domingo, 19, no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, foi marcada por disputas intensas dentro da pista. Na categoria Light, a vitória ficou com Filipe Vriesman #1, enquanto Marcelo Médici #33 levou a melhor na Super, conquistando seu primeiro pódio na classificação geral. Já Levi Simões #44 foi o grande destaque da etapa ao conquistar a vitória na geral e também na categoria Master, consolidando um desempenho dominante. 

Na primeira prova, na sexta-feira, 17, os destaques foram Médici e Simões, que se revezaram na liderança da prova a partir da volta 4, além do estreante Filipe Vriesman, que fez corrida de recuperação após problemas na tomada de tempo e já estava em 4º, na mesma volta. Por fim, Médici superou Simões cruzando em primeiro por milésimos, com Simões em segundo, Vriesman em terceiro, Wellington Godoy #23, em quarto, e Davi Osachuki #35 fechando o top 5.

Na corrida 2, no domingo, 19, Médici teve problemas na classificação, enquanto Simões abriu vantagem desde a largada. Vriesman fez outra boa prova de recuperação, largando do fim do grid, mas chegando à segunda posição na quarta volta. Médici também escalou e já se encontrava no top 5, na volta 7, superando Vriesman na 10ª volta. Levi Simões foi o vencedor, com Médici em segundo, Vriesman em terceiro, Godoy em quarto e Gabriel Andrade #99 em quinto.

Lounge
Para relaxar nos intervalos das corridas, pilotos e convidados desfrutaram de um lounge confortável mais uma vez, com café da manhã e da tarde oferecidos pela Rede Sacolão e degustação de cerveja IPA Zero da Cervejaria Campinas. 

A novidade da etapa foi o oferecimento de acupuntura aos pilotos, com apoio da Liga Acadêmica de Acupunturiatria. “Esse final de semana teve uma exigência física muito grande, fui para a pista diversas vezes, cheguei com muita dor e sem força na mão. E depois do tratamento com acupuntura eu consegui correr até o final e ir para o pódio. Esse tratamento foi imprescindível”, comentou o piloto Gabriel Andrade. 

E, para aqueles que não abrem mão da adrenalina, o simulador Automobilista 2 garantiu a diversão no espaço, com carros da Fórmula Vee atualizados e fiéis às configurações reais da modalidade no Paulista, com os apoios da Extreme e Logitech G.

Próximos desafios
A programação da temporada 2026 da FVee continua neste fim de semana, entre os dias 24 e 26 de abril. A agenda começa na sexta-feira, com treinos livres abertos e o Super Curso de Pilotagem, voltados a iniciantes e pilotos com alguma experiência previamente inscritos. No sábado (25), as atividades e corridas da 2ª etapa da Copa FVee-ECPA, em Piracicaba (SP), enquanto o domingo será dedicado à FVee Open, campeonato voltado a estreantes, e ao Desafio AMIKA, iniciativa que busca impulsionar novos talentos para a principal categoria do Campeonato Paulista de Fórmula Vee.

CLASSIFICAÇÃO FINAL APÓS A ETAPA2 – PAULISTA DE FÓRMULA VEE | Pontos

PRO (Geral)
1º Levi Simões (SP) 104
2° Marcelo Médici (SP) 94
3° Oliver Paludo (USA) 79 
4° Filipe Vriesman (PR) 70
5° Wellington Godoy (SP) 67
6° David D’amico (SP) 60 
7° Gabriel Andrade (RJ) 60
8° Davi Osachuki (SC) 54
9° Guilherme Putnoki (SP) 54
10° André Crocci (SP) 54 

SUPER (Intermediários)
1° Oliver Paludo (USA) 108
2° Marcelo Médici (SP) 104
3° Filipe Vriesman (PR) 80
4° Wellington Godoy (SP)  79
5° David D’amico (SP) 67

LIGHT (Iniciantes)
1° David D’amico (SP) 106
2° Filipe Vriesman (PR) 104
3° Gabriel Andrade (RJ) 86
4° Davi Osachuki (SC) 75
5° Jackson Brito (SP) 64

Master (40 anos +)
1° Levi Simões (SP) 112
2° Marcelo Médici 94
3° David D’amico (SP) 75
4° Vinícius Vilela (SP) 70
5° André Crocci (SP) 67
6° Cláudio Reina (SP) 30

Júnior (14 a 22 anos)
1º Filipe Vriesman (PR) 104
2° Oliver Paludo (USA) 94
3° Davi Osachuki (SC) 84
4° João Dante (SP) 70
5º Rafael Marques (MT) 52

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Congresso da APM reúne lideranças estaduais e destaca iniciativas de desenvolvimento regional

Publicados

em

Entre os dias 06 e 08 de abril, a Associação Paulista de Municípios promoveu o 68º Congresso Estadual de Municípios, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. O encontro se consolidou como um momento de muito aprendizado, troca de experiências e, principalmente, conexões importantes para o futuro das cidades.

Com ampla programação, o congresso reuniu milhares de gestores públicos, especialistas e lideranças políticas de todo o Estado. A edição contou com a presença de autoridades como o governador Tarcísio de Freitas, vice-governador Felício Ramuth, o secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab, além de prefeitos, parlamentares e representantes de diversas regiões. Também participou do evento Gustavo Reis, atual vice-presidente da APM, acompanhando as agendas e articulações institucionais ao longo do congresso.

LEIA TAMBÉM:

Jaguariúna teve participação de destaque com um estande próprio, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócio. O espaço valorizou o potencial turístico e econômico do município, com a presença da iniciativa privada e a apresentação de pratos típicos locais, reforçando a identidade gastronômica da cidade e atraindo visitantes durante o evento.

A iniciativa evidenciou a estratégia de integrar poder público e setor produtivo na promoção do desenvolvimento, ampliando a visibilidade de Jaguariúna no cenário estadual.

Durante o congresso, foram debatidos temas fundamentais como saúde, educação, inovação, financiamento público e planejamento urbano, fortalecendo o diálogo entre municípios e o Governo do Estado e contribuindo para a construção de soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida da população.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Bruno Wellington filia-se ao PSD e pode disputar as Eleições 2026

Publicados

em

Empresário e benfeitor paulinense deve disputar uma das vagas de deputado federal

O empresário paulinense e gestor social, Bruno Wellington, filiou-se na tarde de quinta-feira (26/3) ao PSD (Partido Social Democrático) em evento realizado na sede da sigla em São Paulo e pode disputar uma das vagas de deputado federal nas Eleições 2026.

A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças da legenda, considerada uma das mais tradicionais e em franco crescimento no país. A filiação de Bruno Wellington foi abonada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O empresário chegou ao partido a convite do ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, importante nome da política da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o que demonstra a credibilidade e a possibilidade de reforço que o paulinense deve trazer à chapa partidária.

Conhecido por sua atuação voltada a pautas sociais, Bruno comemorou sua filiação, onde afirmou viver um momento de grande alegria e de profunda responsabilidade pessoal. Ao falar sobre a sua filiação, destacou que mesmo tendo conversado com lideranças de outras siglas, já tinha o desejo de ingressar no PSD, e com a formalização do ato teve a certeza de que estava no caminho certo.

LEIA TAMBÉM:

“Inicio agora uma nova etapa de nossa caminhada, pautada pelo diálogo, pela responsabilidade e fortalecimento do meu compromisso e dedicação às causas sociais. Agradeço ao meu presidente Gilberto Kassab e também ao amigo, Gustavo Reis, que me receberam de braço aberto e por acreditarem em nosso propósito”.

Quem é Bruno Wellington
Mesmo podendo disputar um pleito pela primeira vez, Bruno Wellington já atua com políticas públicas há quase 20 anos. Entre suas bandeiras políticas está a defesa de causas sociais e a promoção de iniciativas voltadas à Saúde, Cultura e Esporte.

Natural de Marília, ele é Bacharel em Direito, empresário e gestor de OSC (Organizações da Sociedade Civil) e reside em Paulínia desde os 11 anos de idade. No ano de 2007, ele coloca em prática uma de suas principais idealizações e funda na cidade, a Entidade Fábrica.ong.br, que através de diversos projetos idealizados, sonhados e pensados por ele, nas áreas de Esporte, Cultura e Saúde, já beneficiaram mais de 226 mil pessoas pelo Brasil, incluindo o Estado de São Paulo (somente em Paulínia foram mais de 10 mil pessoas atendidas).

Ainda em Paulínia, antes da fundação da Fábrica, Bruno já atuava em causas sociais. Ele foi idealizador do primeiro evento beneficente em prol da Aupaccc (Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer) criando-se assim o legado das festas organizadas anualmente pela entidade visando a arrecadação de fundos. Também foi organizador a Feijoada do Bem para a APAE, o Pedala Paulínia; expandido para outras cidades em todo território nacional, apoio financeiro ao Paulínia Racing Bicicross, entre outras ações.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias