Conecte-se conosco

Jaguariúna

Livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona narra a trajetória do periférico que virou centro do mundo

Publicados

em

Autor de Jaguariúna especializado na Literatura Hip Hop se envereda pelo mundo do futebol e biografa um dos maiores jogadores do planeta: Diego Armando Maradona. Jeff Ferreira, que assina obras como Assim Que É – A História do RZO, 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua e Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap, dente outros, agora acompanha a trajetória de Pelusa, desde os campinhos de terra da Villa Fiorito, uma favela argentina, até a conquista do mundo.

Diego Armando Maradona é considerado pelo povo argentino como D10S, porém nunca foi santo, nem buscou ser. De família humilde e peronista, tinha consciência de classe e peitou a FIFA, a AFA, João Havelange, Julio Grondona e tantos outros cartolas. Dentro de campo foi um gênio, fora dele foi um guerreiro. Também teve seus vacilos e gerou muitas polêmicas: abusou do álcool, se relacionou com a cocaína, teve inúmeros desafetos e caiu em várias armadilhas.

LEIA TAMBÉM:

Em 338 páginas conhecemos um pouquinho mais de Diego, ou Pelusa, como era chamado em círculo mais íntimo. Círculo esse que teve como amigo o líder cubano Fidel Castro, quem Dieguito ensinou a bater pênaltis no Palácio da Revolução, em Havana. Aliás, Dieguito viveu em Cuba, onde fez seu tratamento de recuperação quanto à química. Castro assina um dos prefácios do livro, através de um texto – inédito por anos – publicado no jornal Granma, principal veículo cubano de comunicação.

Outro prefácio é assinado por Martín Alejandro Biaggini, professor, cineasta e pesquisador argentino, coordenador da Conferência Arte, Cultura Internacional e Política da Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ), de Buenos Aires. Martín é amigo pessoal de Jeff Ferreira, o brasileiro traduziu (para o português) o primeiro livro argentino sobre Hip Hop, o Rap de Acá, de autoria de Biaggini, lançado em 2020 e com versão em nosso idioma no ano seguinte. Outro argentino que participa do livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona é Robert Malungo, jornalista e livreiro que atua na causa dos afro-argentinos e mantém a revista Página Negra, da qual Jeff é correspondente, abordando a cultura alternativa. Malungo assina a orelha do livro.

“A ideia de escrever um livro sobre Maradona parte da carência de literatura em português sobre o atleta. Até se tem obras em nosso idioma sobre Diego, mas geralmente publicações de Portugal e no Brasil não há uma biografia que mergulha em sua história”

comenta o autor

O livro aborda os 60 anos de Maradona, os clubes por onde passou, as conquistas, as dores, os fracassos, as polêmicas e toda a humanidade daquele que chamam de D10S. Pelusa é uma figura ímpar, contraditório, como todo ser humano, mas alguém que lutava por aquilo que acreditava.

O livro foi composto em 2022, iniciando-se no primeiro semestre. A pesquisa foi baseada em outras biografias do atleta – todas em espanhol –, sobretudo a autobiografia Soy Diego de la gente, de 2000. No entanto, essa não é a única fonte, pois, apesar de ser um livro que faz ode à Diego, esta não é uma obra “chapa branca”. Há momentos em que é necessário puxar a orelha de El Diez. Desse modo, foi necessário recorrer a várias fontes, principalmente aquelas que eram desafetos de Dieguito. O autor vasculhou diversos periódicos da América Latina e mundo a fim de narrar a cronologia de Maradona.

Livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona narra a trajetória do periférico que virou centro do mundo

Em Pelusa – Diego: Armando o Maradona, como o título sugere, vemos o menino da Villa Fiorito se preparando, se armando, para se tornar o mundialmente famoso Maradona e traz a dualidade – muitas vezes difícil de desvincular – entre o craque e o bom pai, bom esposo, bom filho e excelente colega de trabalho. Isso humaniza a figura daquele que sofreu bastante como quando foi cortado da Copa de 1978, quando foi eliminado em 1982, na Espanha, ou o caso do doping de 1994 e as acusações e preconceitos que sofreu em seus últimos anos.

Na obra acompanharemos, também, as relações de Dieguito com personalidades, como Pelé, Mike Tyson, Ben Johnson, Guillermo Coppola, Hugo Chávez, Evo Morales, Careca, Caniggia, Riquelme, Verón, Carlos Bilardo, César Menotti e tantos outros.

O livro é idealizado pelo Campinho de Terra, um selo da Editora Dando a Letra, focada no universo musical underground, e que, com este selo, pretende expandir seu alcance através de obras literárias ligadas ao futebol, com o viés de quebrada. O livro foi possível graças a financiamento coletivo, onde 10% do arrecadado na campanha foi destinado a instituições de apoio a dependentes químicos.

Polêmico e talentoso, Diego nos deixou no dia 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. O livro Pelusa – Diego: Armando o Maradona ganha lançamento na data de passagem de El Diez para a eternidade e poderá ser adquirido no site da Editora Dando a Letra. Essa é a trajetória do periférico que virou centro do mundo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

32 anos de história: O Bortolettão se despede de Jaguariúna

Publicados

em

O encerramento do Bortolettão em Jaguariúna certamente representa
o término de uma parte importante da história local

Em 1992 Jaguariúna recebia a loja O Bortolettão, fundada por Walter Francisco Bortoletto (in memorian). Uma empresa que já tinha sua sede em Pedreira e que já atendia famílias jaguariunenses, chegou em Jaguariúna quando esta completava 28 anos, uma cidade promissora e em pleno desenvolvimento econômico e social. E neste ano em que completa seus 70 anos, O Bortolettão encerra suas atividades na cidade, partindo assim, para um novo rumo.

De lá para cá a família Bortolettão tornou-se referência e trouxe a variedade de produtos de vestuário e decoração para o lar e nunca mediu esforços em participar ativamente na vida social da cidade. Foram inúmeras as ações promovidas em prol de seus amigos clientes, principalmente em datas comemorativas, como promoções de Natal e outras datas, patrocínio ao esporte, cultura e apoio a ações sociais, além da participação ativa nas promoções da Associação Comercial, entidade que O Bortolettão fez parte desde sua chegada.

O Bortolettão foi um centro de referência para a cidade, e ao longo desses 32 anos gerou muitos empregos e resistiu as mudanças sociais econômicas do mundo. Os proprietários se orgulham desta trajetória.

O encerramento das atividades do O Bortolettão em Jaguariúna após 32 anos marca o fim de um ciclo significativo na história local. Por mais de três décadas, a loja não apenas ofereceu produtos, mas também se tornou um ponto de encontro querido por muitos na comunidade. Suas portas fechadas representam não apenas o fim de um negócio, mas também o encerramento de um capítulo importante na vida de seus clientes e colaboradores.

Os proprietários agradecem a todos os funcionários, fornecedores e clientes amigos que fizeram parte dessa jornada, restando a gratidão pelos momentos compartilhados e pela contribuição para a vida na cidade ao longo dos anos. Isso tornou O Bortolettão uma empresa que tem o orgulho de fazer parte da história de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro GT apresenta “Queen Experience” e Toninho Tornado e Netto Tomaz em Jaguariúna

Publicados

em

O show musical e a comédia estarão em cartaz no Teatro Municipal Dona Zenaide, respectivamente, na quinta e na sexta-feira. Os ingressos estão à venda nas bilheterias e no site https://ingressodigital.com.

O Teatro Municipal Dona Zenaide (Rua Alfredo Bueno, nº 1.151), de Jaguariúna recebe esta semana dois espetáculos. Na quinta-feira, 18, às 21, será apresentado o show musical “Queen Experience”, às 21h. Os ingressos custam de R$70 a R$140. A classificação etária é Livre. Na sexta-feira, 19, às 21h, Toninho Tornado e Netto Tomaz estão na comédia “Os Calabresos”. Os ingressos custam de R$35,00 e R$ 70,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e no site https://ingressodigital.com. A classificação etária é 16 anos.

LEIA TAMBÉM:

A banda “Queen Experience” foi idealizada em 2018 pela BRZ Produções. O espetáculo traz os maiores sucessos da banda “Queen”, como: “Don’t Stop me Now”, “Killer Queen” e “Under Pressure”, entre outros. A proposta é homenagear e relembrar a mente brilhante de Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e Roger Taylor. A direção geral é de Bruno Rizzo e, a direção musical, do maestro Eduardo Pereira.

Toninho Tornado e Netto Tomaz apresentam “Os Calabresos”, trazendo para o palco um humor genuíno e inteligente. Inicialmente, eles se revezam em apresentações individuais. Na segunda parte do show, Toninho Tornado (Delício/Calabreso) e Netto Tomaz (Dorival/Quero Café), se unem para bordões e pegadinhas que estão na boca do povo, referências da carreira construída pela dupla.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias