Brasil
Líder – LOA e LDO
Assim como uma empresa, o município também deve elaborar o seu orçamento anual para que se possa realizar as suas ações. Nelas devem estar embutidos a previsão das receitas, despesas e investimentos para o exercício seguinte. No poder público isto é determinado pela LOA e pela LDO.
O líder na cidade deve colaborar na coleta de sugestões para a elaboração destes documentos, pois são importantíssimos para o bom andamento da cidade e de melhoria de vida para o cidadão. Você, líder cidadão, precisa conhecer mais sobre isto, por isto hoje trago informação de como você pode participar e contribuir para que a LOA e LDO estejam em sintonia com os anseios do cidadão para termos uma cidade inteligente onde a qualidade de vida, mobilidade e a sustentabilidade estejam presentes, além das premissas básicas da pirâmide: saúde, educação, segurança, infraestrutura.
LOA – Lei Orçamentária Anual, é propriamente o orçamento anual detalhado onde se prevê os orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimentos, assim como todos os gastos do governo para o próximo ano. Você encontrará ainda a estimativa da receita e a fixação das despesas, divididos por temas como saúde, educação e transporte. Constará também a previsão de arrecadação, de modo que os gastos programados possam ser executados. A LOA deve estar em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborada anualmente tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano serve para orientar a elaboração da LOA, baseando-se no que foi estabelecido no PPA – Plano Plurianual. Como podem perceber, é um elo entre os documentos.
A LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas no PPA. Enquanto o PPA é um documento de estratégia, a LOA delimita o que não é possível realizar no ano seguinte.
Após se saber o que são a LOA e a LDO, como o líder da cidade inteligente pode colaborar? Já vimos em outros artigos sobre a importância do Plano Diretor e do PPA que em agosto é enviado pelo Executivo para a Câmara e a partir disto se discutem mudanças e se pode incluir o desejo do cidadão. Para tanto, na cidade foi elaborado um formulário eletrônico onde o cidadão e empresários podem dar sugestão para a melhoria da cidade para os próximos anos, dê sua contribuição: https://bit.ly/PPAJaguariuna.
Os representantes do legislativo se reunião e devem convocar audiências públicas para o bom debate das propostas e sugestões apresentadas pelo Executivo e pelo cidadão, para que isto esteja contido no PPA ( próximos 4 anos), posteriormente se discute o que será feito em cada ano, neste momento se discutirá a LDO e LDO, onde também ocorrerá audiência pública para verificar se os itens propostos são os que a população classificou como prioritários para serem executados no ano seguinte.
No portal de transparência dos municípios deve estar exposto as audiências públicas, e o que foi aprovado no Plano Diretor, PPA, LOA e LDO, cabe a você cidadão verificar se realmente foi realizado que estava orçado e planejado, e aos legisladores fiscalizar. Em Jaguariúna você encontra em: https://www.jaguariuna.sp.gov.br/portais/transparencia/?page_id=769
O Governo Federal também vê no conceito de cidades inteligentes algo importantíssimo, tanto é que criou um documento a “Carta Brasileira Cidades Inteligentes”, onde informa que precisamos construir uma visão de futuro de forma participativa e inclusiva e devemos colocar esta visão em instrumentos como Plano Diretor, PPA, LOA, LDO. Conheça: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-regional/projeto-andus/carta_brasileira_cidades_inteligentes.pdf
As perguntas: Que cidade temos? Que cidade queremos? É para ser respondida de forma coletiva e para isto precisamos de líderes que levem este conhecimento e se conectem com o cidadão para construirmos esta cidade bonita, inteligente, prospera e inclusiva para todos.
Brasil
Ibrahort celebra 15 anos de história

Ao longo de sua trajetória, o instituto tem se destacado por sua capacidade de adaptação às demandas do setor e por sua atuação estratégica em diversas frentes
Nesta semana o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) celebrou seus 15 anos em evento realizado em Holambra com a presença daqueles que fazem parte desta história. Fundado com o propósito de promover alimentos seguros e saudáveis, o Ibrahort tem sido um elo fundamental entre produtores, empresas, pesquisadores e consumidores.
Com o tema “Sonhar, crescer, realizar: juntos pela horticultura do futuro!”, a celebração reforçou a importância do trabalho conjunto para construir uma horticultura mais próspera, sustentável e inovadora. “Este é um momento de celebração, mas também de renovação dos nossos compromissos com o futuro. Cada associado faz parte dessa história e desse movimento de transformação. É com gratidão e entusiasmo que brindamos os 15 anos do Ibrahort e aos muitos que ainda virão”, afirma o diretor-executivo do Ibrahort, Manoel José Gonçalves de Oliveira.
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Ao longo de sua trajetória, o instituto tem se destacado por sua capacidade de adaptação às demandas do setor e por sua atuação estratégica em diversas frentes. Um exemplo disso é a realização dos Encontros Nacionais Ibrahort, eventos que reúnem especialistas e profissionais para discutir tendências e inovações na horticultura.
Com uma agenda repleta de eventos técnicos, visitas a centros de pesquisa e ações de promoção do consumo saudável, o Ibrahort reafirma seu compromisso com a evolução contínua da horticultura brasileira. Ao celebrar seus 15 anos, o instituto projeta um futuro ainda mais promissor, pautado pela inovação, sustentabilidade e colaboração entre todos os atores da cadeia produtiva.
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Brasil
Jader Filho detalha a nova versão do Minha Casa Minha Vida, com destaque para a classe média, no Bom Dia, Ministro

Titular da pasta das Cidades será entrevistado por emissoras de rádio de diversas regiões nesta quarta, a partir das 8h
O ministro Jader Filho (Cidades) é o entrevistado do “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 16, a partir das 8h. Durante a conversa com radialistas de várias regiões do país, o ministro vai abordar o Programa Minha Casa, Minha Vida, maior programa habitacional da história do país.
Retomada em 2023, a nova versão do MCMV avançou na questão da localização dos empreendimentos habitacionais, garantindo proximidade ao comércio, a equipamentos públicos e acesso ao transporte público. Em dois anos, 2.948 municípios foram beneficiados com 1,4 milhão de imóveis contratados, sendo 1,2 milhão financiados e 205 mil subsidiados.
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FAR — Outro tópico abordado pelo ministro será o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), um dos principais fundos que apoiam as políticas habitacionais do Governo Federal, com o objetivo de promover o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.
Entre os seus objetivos, está o de prover os recursos ao Programa Minha Casa Minha Vida, para realização de investimentos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, edificação de equipamentos de educação, saúde e outros complementares à habitação. Para maio de 2025, estão previstas 110 mil unidades habitacionais financiadas pelo fundo.
Prevenção de desastres — Durante a entrevista, Jader Filho falará sobre o investimento de R$ 24,3 bilhões para obras de contenção de encostas e drenagem urbana. São R$ 17,8 bilhões para obras em todo o Brasil, e R$ 6,5 bilhões em crédito extraordinário para o Rio Grande do Sul.
Regularização fundiária — Na pauta de assuntos, o ministro detalhará também as ações voltadas à regularização fundiária urbana, que busca garantir o direito à moradia legalizada para milhares de famílias brasileiras. A iniciativa permite que moradores de áreas ocupadas irregularmente há anos possam obter o título de propriedade do imóvel, assegurando segurança jurídica, acesso a financiamentos e valorização dos bens. Desde 2023, já foram 213 contratos firmados e R$ 61 milhões de investimento.
Mobilidade urbana — Na conversa com radialistas de todo o país, Jader falará sobre o investimento de R$ 9,9 bilhões em mobilidade urbana de grandes e médias cidades, com o intuito de reduzir o tempo de viagem e emissão de poluentes. Por meio do Novo PAC, serão realizados investimentos em transporte público de alta e média capacidade como BRTs, VLTs, Trens Urbanos e Metrôs e também corredores de ônibus, ciclovias e ciclofaixas, que promovem a conexão de redes cicloviárias e a de pedestres com rotas acessíveis à proposta de transporte público.
Os novos investimentos fortalecem a integração entre diferentes tipos de transporte e a garantem melhor qualidade nos deslocamentos urbanos, gerando impacto direto na qualidade de vida da população e benefícios econômicos e sociais.
Ao vivo — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
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Brasil
Ypê abre 101 vagas de emprego em todo o Brasil

Entre os estados com maior número de oportunidades estão São Paulo (61 vagas), Goiás (15 vagas) e Pernambuco (10 vagas), com processo seletivo inclusivo para todos os gêneros e Pessoas com Deficiência (PcDs)
Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, está com 101 vagas de emprego abertas. As oportunidades são para diferentes áreas e níveis de experiência – de aprendizes a cargos de liderança – e o processo seletivo é voltado para profissionais de todos os gêneros e pessoas com deficiência (PcDs). Os interessados devem acessar o site oficial de carreiras da marca para conhecer todas as vagas e se candidatar: Link
Atualmente, os três estados com maior número de vagas abertas são São Paulo (61 vagas), Goiás (15 vagas) e Pernambuco (10 vagas), com posições disponíveis nos municípios de Amparo, Salto, Campinas, Anápolis, Goiânia e Itapissuma, entre outros. Também há oportunidades em cidades como Brasília (DF), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Natal (RN), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Grande Vitória (ES).
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As vagas contemplam diferentes áreas como Logística, Qualidade, Comunicação, Produção, Comercial, Supply Chain, Gente, Manutenção e Segurança do Trabalho. Entre os cargos abertos, estão posições como promotor(a) de vendas, técnico(a) em segurança do trabalho, motorista carreteiro, operador(a) de processos, supervisor(a) de produção e manutenção, além de analistas e coordenadores nas áreas de desenvolvimento, embalagens, fiscal, comunicação e meio ambiente. Também há oportunidades para compradores, especialistas em marketing, eletromecânicos e executivos(as) de contas regionais, além de vagas para aprendizes e auxiliares operacionais.
As oportunidades estão distribuídas entre diferentes níveis de senioridade, com posições para júnior, pleno, sênior, técnicos, especialistas, coordenadores e gerentes executivos, ampliando as possibilidades para profissionais em diferentes fases da carreira. A Ypê oferece um pacote de benefícios competitivo, que inclui assistência médica e odontológica, acesso ao Wellhub (Gympass), participação nos lucros ou resultados (PPR), previdência privada, seguro de vida, transporte fretado (em algumas localidades), refeição no local, vale-alimentação e uma cesta mensal com produtos da marca.
Com mais de 7.300 colaboradores e 75 anos de história, a Ypê tem se destacado como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o ranking Great Place to Work (GPTW). Em 2024, foi reconhecida em quatro categorias, incluindo o estado de São Paulo e a região do interior paulista, além de ter recebido destaque em Saúde Mental – reforçando a cultura de cuidado com o bem-estar e desenvolvimento das pessoas.
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