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Brasil

VTV SBT alcança audiência histórica com final da Libertadores

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Afiliada do SBT está presente em 61 cidades e consegue atingir todo o mundo com as mídias sociais

A VTV, emissora afiliada ao SBT na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Baixada Santista e Litoral Norte mantém em sua grade um formato jornalístico dinâmico e moderno que, em sintonia com programas de entretenimento, fazem o diferencial da emissora. A VTV está em 61 cidades e em quase 7 milhões de lares.

“O grande diferencial é que somente VTV tem uma área de cobertura com esse potencial. Cobrimos duas grandes regiões e com duas das principais cidades do estado: Campinas, que é a principal cidade da RMC e Santos, centro do comércio e investimentos na Baixada Santista”, explica o Diretor Executivo da emissora, Marcus Mansur.

Marcus considera Santos um município que se transforma de tempos em tempos e que as atividades ligadas ao Porto – o maior da América Latina, com 13 quilômetros de extensão e por onde passa mais de um quarto de todas as cargas que entram e saem do Brasil – tornam a região uma das mais ricas do País . “Os setores do turismo, de serviços e da pesca em geral completam a lista de maiores atividades da economia santista”, acrescenta.

A região de Campinas, por sua vez, o mais importante polo econômico do interior do Estado de São Paulo, faz da cidade um dos locais mais atraentes de investimentos do País. “O desenvolvimento intensificado com a implantação da Rodovia Anhanguera, que facilitou a migração de empresas da Capital para o interior do Estado de São Paulo, é baseado na logística, na geração do conhecimento e na base tecnológica instalada na região. Essas características tornam a região de Campinas o melhor lugar do para se investir. As estradas bem traçadas, o Aeroporto de Viracopos, que abriga o segundo maior terminal de cargas do País”, afirma.

Nas Redes Sociais, a VTV potencializou o alcance de sua programação, inovando na forma e conteúdo, tornando-se a única emissora na região presente de forma significativa nas principais redes sociais, com notícias, entretenimento e grande divulgação de seus eventos.  De acordo com o Diretor Executivo, isso faz com que a VTV SBT seja a afiliada com o maior engajamento e relevância na internet, somando mais de 4,5 milhões de pessoas ativas.

Sempre em movimento e evolução, as diferentes plataformas da VTV misturam-se fazendo com que pessoas interagem e equipamentos conversam. “A comunicação vai ficando cada vez mais fácil, rápida e eficiente. O que era longe, ficou perto e o que parecia ficção, tornou-se realidade”, diz o diretor.

Pandemia
Com a pandemia, tudo precisou ser acelerado e tornar-se digital. “Agora, nosso telespectador tem a possibilidade de encontrar nosso conteúdo em diversas plataformas, isso faz com que a VTV seja relevante, sempre levando entretenimento, informação e diversão para lares e smartphones não só em nossa área de cobertura, mas para o mundo todo”.

A emissora adaptou-se ao cenário e, mesmo no meio da pandemia, com o adiamento dos grandes eventos da casa já consolidados como os ‘7K’ e a ‘Meia Maratona de Santos’, conseguiu criar alternativas, como a grande surpresa que foi repensar o ‘Passeio Teleton’ que se transformou em uma grande corrente do bem.

“O engajamento dos nossos telespectadores ao longo dos últimos sete anos só vem crescendo e consequentemente a arrecadação, com isso não poderíamos deixar de realizar esse evento que a principal causa é arrecadar doações através das inscrições que são 100% revestidas para a AACD. Por conta da pandemia, o evento foi totalmente virtual”, explica o diretor.

A proposta foi ousada, mas com a ajuda de todos, a emissora atingiu a meta de mais de 4.800 inscrições e R$102.400,00, que foram doados para a AACD.  Os participantes receberam o kit pelo correio ou puderam retirar em uma loja Drogasil que foi grande parceria no evento.  “A 8ª edição do evento foi um sucesso”, comemora.

Futebol e visibilidade
Falar de Libertadores tornou-se habitual para a empresa desde que o SBT adquiriu os direitos no segundo semestre de 2020. “Nunca tínhamos trabalhado com o produto futebol antes e foi uma grata surpresa, não só pela aceitação dos telespectadores que jogo a jogo nos ajudaram a bater recordes de audiência, mas também o mercado publicitário que rapidamente percebeu a qualidade de transmissão do SBT e apoiou adquirindo cotas de patrocínio nacional e local”, comemora o diretor.

“Fizemos uma grande campanha divulgando a final entre Palmeiras e Santos oque resultou na maior audiência já registrada pela VTV em 18 anos de existência, mais de 19 pontos de média na final da libertadores”, acrescenta. “Para os jogos de 2021 já temos grande parte dos anunciantes renovados, isso mostra que a libertadores é um sucesso”, garante.

Brasil

Março Azul Marinho: SMCC alerta sobre a importância da colonoscopia

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Exame pode reduzir a incidência e a mortalidade do câncer colorretal em até 50%

A colonoscopia pode reduzir a incidência do câncer colorretal em mais de 30% e diminuir a mortalidade em até 50%. Para conscientizar e incentivar a população a realizar este exame, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) está fazendo um alerta no mês de prevenção ao câncer de intestino, o Março Azul Marinho.

O câncer colorretal é o segundo mais comum no Brasil, representando 9,2% dos casos em homens e 9,7% em mulheres, conforme dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Para o triênio 2023-2025, estima-se que cerca de 45.630 novos casos sejam diagnosticados anualmente no país. Essa estatística alarmante reforça a importância da conscientização e da prevenção.

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O coordenador do Departamento Científico de Endoscopia e vice-presidente da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo, destaca que a colonoscopia é considerada o “padrão-ouro” para o rastreamento do câncer colorretal. “Este exame não apenas permite a detecção precoce de pólipos, que são lesões precursoras do câncer, mas também possibilita a remoção desses pólipos durante o procedimento”, explica Dr. Amade.

Apesar da eficácia do exame, muitos ainda hesitam em realizá-lo devido a tabus e desinformação. No Brasil, embora não haja dados precisos sobre a adesão ao exame de rastreamento preventivo, a taxa de realização de colonoscopia para rastreamento ainda é relativamente baixa. “Temos observado um aumento gradual, reflexo de esforços educativos, campanhas de conscientização, como a promovida pela SOBED, e melhorias no acesso ao exame. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar níveis ideais de cobertura”, afirma.

Nos Estados Unidos, onde o rastreamento está bem disseminado, estima-se que cerca de 60–65% dos adultos na faixa etária recomendada estejam em dia com o rastreamento por colonoscopia, com tendência de crescimento. Isso é refletido na queda de incidência de novos casos na faixa etária acima de 60 anos.

O Dr. Marcelo ressalta que negligenciar o rastreamento adequado pode resultar em diagnósticos tardios, aumentando a mortalidade. “O câncer colorretal, quando detectado precocemente, apresenta uma alta taxa de cura, o que torna a conscientização ainda mais crucial”, diz.

A incidência do câncer colorretal em jovens tem aumentado, levando especialistas a recomendarem que o rastreamento comece a partir dos 45 anos, mesmo na ausência de sintomas. No caso de haver um familiar que teve o câncer do intestino, a recomendação é que a colonoscopia seja feita dez anos antes da idade do diagnóstico do familiar, ou seja, se a mãe, um tio ou o irmão, por exemplo, foi diagnosticado aos 50 anos, a pessoa deve fazer sua primeira colonoscopia aos 40 anos.

Os principais grupos de risco da doença incluem pessoas com mais de 50 anos, histórico familiar de câncer colorretal, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool. “É fundamental que as pessoas conheçam os fatores de risco e a importância da prevenção. Uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios e a realização de exames de rastreamento são essenciais para a saúde intestinal”, enfatiza o médico.

Embora a preparação para a colonoscopia possa ser desconfortável, Dr. Marcelo ressalta que o exame é seguro e bem tolerado. “Enfrentar o medo e superar os tabus em relação à colonoscopia pode salvar vidas. Os benefícios do exame superam qualquer inconveniente temporário que possa ser enfrentado durante a preparação”, conclui.

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Brasil

Alexandre Padilha é o novo ministro da Saúde a partir de março

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta terça-feira, 25, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Na ocasião, comunicou a ela a substituição na titularidade da pasta, que passará a ser ocupada pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a partir da posse marcada para a quinta-feira, 06 de março.

O presidente agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação à frente do ministério.

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Brasil

Governo vai destinar R$35,5 bilhões para salário-educação em 2025

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Critérios e estimativas anuais de repasses foram divulgados nesta segunda-feira, 17. Repasses dos recursos entre os entes federativos são feitos pelo Ministério da Educação

Em 2025, o salário-educação destinará R$35,5 bilhões para a educação básica pública. O valor, que será repassado a estados e municípios, poderá ser utilizado em diversas ações de educação, como manutenção das escolas, transporte escolar e equipamentos. A única exigência é que sejam despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, com restrição do uso para pagamento de pessoal.

Os critérios de distribuição dos recursos da Quota Estadual e Municipal do Salário-Educação, bem como a estimativa de repasses aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o exercício de 2025, foram publicados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) — autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — na segunda-feira, 17 de fevereiro, por meio da Portaria nº 167/2025.

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O repasse é fruto da arrecadação de empresas vinculadas à previdência social, que contribuem com o percentual de 2,5% sobre a folha de pagamento de seus empregados. O valor total arrecadado é destinado à educação básica pública a título de fonte adicional de financiamento.

Do valor da arrecadação líquida do salário-educação, 60% são destinados diretamente aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios sob a forma de Quota Estadual e Municipal. Os restantes 40% são destinados ao FNDE, que também reparte esses recursos entre os entes federativos por intermédio das ações educacionais alocadas em seu orçamento.

Cálculo — Os valores foram calculados com base no número de matrículas na educação básica pública, utilizando dados do Censo Escolar de 2024. A estimativa poderá ser ajustada ao longo do ano, conforme a arrecadação da contribuição social efetivada do salário-educação. Em 2025, os estados, o Distrito Federal e os municípios contarão com R$21,3 bilhões de Quota Estadual e Municipal. Esse valor é superior ao valor da quota de 2024 em R$1,5 bilhão, um aumento de 7,57% em relação ao ano anterior.

Manutenção e desenvolvimento – A Quota Estadual e Municipal deve ser aplicada pelos entes federativos no financiamento de programas, projetos e ações da educação básica. No entanto, esses recursos não podem ser aplicados no pagamento de pessoal e de aposentadorias e pensões, em face de vedação expressa prevista na Constituição Federal e na Lei nº 9.766/98.

FNDE — O FNDE é o órgão responsável pelo cálculo dos coeficientes de distribuição da Quota Estadual e Municipal e pelos repasses dos recursos entre os entes federativos, além de prestar assistência técnica visando à sua correta e eficiente aplicação. Os repasses aos entes são realizados em 12 parcelas mensais, de fevereiro de 2025 a janeiro de 2026, até o dia 20 de cada mês.

Os detalhes completos, incluindo os coeficientes de distribuição e valores estimados, estão disponíveis no site do FNDE.

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