Campinas
Startup hospedada no Parque da Unicamp cria algoritmo que conecta educação com carreira

Com inovação, tecnologia e educação, a edtech FM2S preenche lacuna ao unir demanda de mercado com cursos que capacitam para habilidades requisitadas
A FM2S Educação e Consultoria, startup hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, acaba de criar um algoritmo que conecta a educação profissional às principais vagas buscadas pelo mercado. Por meio de análises estatísticas dos pré-requisitos exigidos por centenas de vagas, o algoritmo mapeia as competências e habilidades mais exigidas para cada área corporativa. Em seguida, sugere ao aluno qual formação da FM2S é mais indicada para o alcance de seus objetivos.
“Até o momento, o modelo mapeia dados nas áreas de Qualidade, Projetos, Indústria, Logística e Processos e Excelência Operacional. Com isso, obtemos informações precisas e sólidas sobre as habilidades mais requisitadas para essas carreiras e seus cargos: sejam iniciantes ou de liderança. Isso envolve tanto hard skills, com conhecimento técnico, como soft skills, que englobam habilidades como empatia, gestão de rotina e comunicação assertiva”, exemplifica Virgilio Marques dos Santos, Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp e um dos fundadores da FM2S.
Com base nos apontamentos do algoritmo, a startup analisou competências e habilidades trabalhadas em cada um de seus cursos e preencheu uma lacuna: permitiu um cruzamento de dados direto entre vagas e cursos, criando trilhas de desenvolvimento que abordam exatamente as características mais demandadas para determinadas áreas e cargos.
Assim, a startup passou a oferecer planos específicos de capacitação, voltados a analistas, coordenadores, gestores e até especialistas.
“O aluno trilha um caminho já desenvolvido por nossa startup e entregue a ele, com o intuito de se preparar ao que o mercado exige. Ao concluir as capacitações de cada módulo, o profissional tem de 80 a 90% de chances de ser bem-sucedido, em conseguir uma posição na carreira ou vaga escolhida. Com isso, aprende só o que precisa para alcançar o que sonha”, destaca Virgilio.
Crescimento exponencial: de 10 mil a 200 mil alunos em dois anos
Criada em 2016, a FM2S viu seu número de alunos crescer exponencialmente de 2020 para cá. Segundo Virgilio, a startup é pioneira em cursos online, já sendo adepta à modalidade antes da pandemia. Mas foi justamente a partir de 2020 que a procura por cursos à distância aumentou – e, por já acompanhar essa tendência, a empresa foi de 10 mil para 200 mil alunos em apenas dois anos.
O objetivo de Virgilio, ao criar a startup junto ao seu irmão, Murilo Marques dos Santos, também Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp, foi alavancar o progresso profissional dos seus alunos, fornecendo uma experiência educacional fundamentada em conceitos sólidos, exemplos práticos e com linguagem simples.
Com isso, a edtech (empresa que usa tecnologias inovadoras no setor educacional) conseguiu preencher a lacuna entre cargo e treinamento. “O aluno só fará o curso que fizer sentido para adquirir o que precisa para alcançar o cargo dos seus sonhos”, reforça Virgilio.
Junto a isso, a localização estratégica da empresa – dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp – fortalece ainda mais a cultura da inovação, juntamente com tecnologia e educação, reforçando a FM2S como uma startup edtech.
“Tínhamos um antigo sonho de criar uma empresa que colocasse a teoria acadêmica em prática. Após as primeiras consultorias, conquistas e percalços, colocamos a mão na massa e ofertamos o Green Belt, com certificação reconhecida internacionalmente. Foi um divisor de águas: o curso traz conhecimentos da metodologia Lean Seis Sigma, uma das mais solicitadas no mundo, com vantagens como diminuição de custos, eliminação de problemas e melhora de processos e serviços ao cliente”, pontua Virgilio.
A partir deste momento, a startup desenvolveu outros treinamentos, inclusive todos do Lean Seis Sigma – do White ao Master Black Belt –, e mais de 80 outros, nas áreas de Gestão de Processos, Visualização de Dados, Gestão de Projetos e Carreira e Liderança.
Ao ampliar o leque de atuação, a FM2S também aumentou o time e a rede de colaboradores e seguiu com seu propósito: possibilitar que o aluno consiga sair de uma aula já aplicando o conhecimento.
“Hoje, 98,62% dos 200 mil alunos ativos na plataforma estão empregados, e o acompanhamento feito pela própria ferramenta detectou que, nos últimos três meses, 50% deles tiveram promoções”, comemora Murilo, que ocupa o cargo de diretor de Educação da FM2S.
Para o futuro, a empresa que é considerada uma filha da Unicamp pela origem dos sócios, traz perspectivas que envolvem parceria com universidades, como a própria Unicamp, para continuar o desenvolvimento de seu algoritmo de machine learning, buscando padrões para demais áreas do conhecimento.
“Inovação, educação e tecnologia precisam caminhar juntas para oferecer muito mais do que cursos esparsos; o foco é promover um real desenvolvimento de pessoas, apoiando a carreira dos futuros profissionais do País”, finaliza Murilo.
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Campinas
Nova febre de Campinas, patinetes elétricos têm regras; saiba quais

Recém-locadora de patinetes elétricos em Campinas, a JET mantém uma equipe de instrutores que se reveza nos principais pontos de fluxo de trânsito a fim de orientar a população sobre o uso correto dos veículos azuis. Afinal, como nova alternativa de micromobilidade urbana, a sensação dos patinetes deve ser acompanhada do bom senso dos usuários a fim de evitar atrapalhar o trânsito ou impedir o fluxo de pedestres.
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De acordo com a JET, é fundamental que o munícipe obedeça às regras de trânsito, respeitando os limites de velocidades. Os usuários devem ser maiores de 18 anos, e não podem utilizar o veículo como transporte de carga ou em duplas. Além do mais, é importante que o cliente estacione o veículo nos pontos localizados no GPS do aplicativo, onde há fotos de como guardar o equipamento.
Assim, evitando parar os patinetes elétricos em meio a faixas de pedestres, rampas de acessibilidade, no meio das calçadas ou em locais de acesso e saída de veículos. Compactos e modernos, os patinetes azuis são dotados de sistema de freios, campainhas e sinalização noturna.
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Campinas
Projeto de inclusão esportiva em Campinas quer atingir a meta de 30% de alunos com deficiência

Iniciativa apoiada pela Fundação FEAC oferece aulas gratuitas duas vezes por semana nos bairros São Bernardo e no DIC VI; são 100 vagas abertas para a nova fase
O Projeto Esporte Social (PES), desenvolvido pela Associação Paraolímpica de Campinas (APC), com apoio da Fundação FEAC, abre a oportunidade para que mais crianças e jovens com idades entre 8 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social, possam se beneficiar da prática esportiva. Atualmente, 20% dos 100 alunos possuem algum tipo de deficiência, seja física, visual ou intelectual. A meta é que, com a abertura de novas vagas, a porcentagem alcance 30%.
As aulas e treinos que trabalham diversos exercícios do atletismo são conduzidos por 12 profissionais altamente qualificados das áreas de Educação Física, Medicina e Gestão, sem contar os professores e auxiliares, que vivem nas regiões onde agora atuam. Além de se exercitarem e ganharem em pouco tempo avanços na coordenação motora, no equilíbrio e na concentração, os alunos são acompanhados de perto com avaliações periódicas para identificar suas evoluções.
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No caso daqueles com deficiência, os professores trabalham com exercícios adaptados específicos, mas sempre junto com os demais colegas. E não raramente se ouvem gritos de torcida e comemoração pelas conquistas de quem precisa de alguma ajuda para participar das atividades. A dona de casa Maria Andrea Cardoso, mãe de Antonio, de 15 anos, que teve paralisia cerebral quando nasceu e se locomove com o auxílio de uma bengala, atesta os benefícios que a prática esportiva tem trazido para seu filho. “Soube do PES na Casa da Criança Paralítica e inscrevi o Antonio para, pela primeira vez, ele poder praticar esporte. Ele adora as aulas, se dedica às atividades e sabe que é apoiado pelos professores e os novos amigos que fez aqui”, conta.
Além da inclusão, o PES trabalha com a valorização e o uso de espaços públicos, no caso as praças de esportes dos bairros São Bernardo e DIC VI. A analista de projeto da Fundação FEAC, Viviane de Faria Machado, explica que a iniciativa foi levada para duas regiões de Campinas com poucas opções de lazer justamente para ser uma alternativa de promoção da saúde e socialização por meio da prática esportiva, ao mesmo tempo em que é um convite para usar e se apropriar desses espaços. “O PES visa garantir o direito à prática esportiva, fator determinante para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, ressalta.
Pertencimento ao território e à sociedade
O domínio do território é, de fato, um dos pilares do Projeto Esporte Social e já é uma realidade. “Percebemos diariamente que as comunidades estão confortáveis com a presença dos professores nos bairros e quem participa conta para o vizinho ou amigo e assim as turmas vão crescendo”, revela o coordenador técnico do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz. Os professores sempre ouvem das mães que a garotada que faz as atividades no período da manhã acorda cedo sem reclamar, pelo fato de gostar muito das aulas.
Outro pilar é ter a equidade entre meninos e meninas e isso já foi alcançado. “Desde o início nos chama a atenção o grande interesse por parte das meninas. Hoje temos 48% de meninas e 52% de meninos matriculados”, diz. Ele ressalta ainda que há um trabalho especial de acolhimento às meninas, focado na transição da fase para menina-mulher, com muita conversa e a disponibilização de kits de higiene, incluindo absorvente e lenço umedecido.
Mais um dado de sucesso é o envolvimento das famílias, o que explica que o índice de desistência seja menor que 1%. “Todos que chegaram nas atividades de férias e seguem nas aulas regulares, assim como aqueles que vão entrar agora em fevereiro passarão por uma integração onde vão aprender que a inclusão é fundamental. Acolher os novos colegas, sobretudo aqueles com alguma deficiência, faz parte do trabalho que realizamos com o foco no desenvolvimento social que está por trás da prática esportiva”, destaca Viviane.
Cinco entidades e serviços de Campinas, como centros de saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e abrigos, trabalham em rede para a garantia de direitos de todo o público-alvo e para a divulgação do PES. Agora, com as novas vagas para as aulas que se estendem até junho, a expectativa é que os resultados finais do projeto sejam ainda mais positivos.
O que é necessário para se matricular?
As atividades acontecem sempre às segundas e quartas ou às terças e quintas-feiras, com duas turmas no período da manhã (das 9h15 às 10h45 e das 10h às 11h30) e duas à tarde (das 14h às 15h15 e das 15h30 às 16h45). Para participar, basta que os interessados compareçam nos núcleos de atuação do São Bernardo (Praça de Esportes Argemiro Roque, na Av. João Batista Morato do Canto, 390) ou do DIC VI (Praça de Esportes Emil Rached, na Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n), nos dias e horários das aulas. Os menores de 18 anos precisam ir acompanhados pelos pais ou responsáveis para a inscrição, quando são preenchidas fichas e apresentados documentos pessoais dos alunos.
Há 100 vagas abertas. É dada preferência para quem está matriculado em escolas públicas e é atendido por alguma entidade assistencial de Campinas.
Serviço
Aulas de atletismo do Projeto Esporte Social (PES)
Quando: às segundas e quartas ou às terças e quintas-feiras, em quatro horários: das 9h15 às 10h45; das 10h às 11h30; das 14h às 15h15 ou das 15h30 às 16h45
Onde: Núcleo São Bernardo (Praça de Esportes Argemiro Roque – Av. João Batista Morato do Canto, 390) e Núcleo DIC VI (Praça de Esportes Emil Rached – Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n)
Mais informações pelo telefone (19) 99215-5360 (Luiz Marcelo)
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Campinas
Campinas contará com serviço de aluguel de 330 patinetes elétricos

Cerca de 330 patinetes elétricos farão parte do cenário urbano de Campinas a partir do próximo dia 23. O lançamento do serviço de aluguel dos veículos previsto para o final de semana contará com uma aula gratuita à população sobre o uso adequado dos equipamentos. Trata-se da Escola de Direção Segura, no mesmo sábado, a partir das 9h, na Praça Arautos da Paz (Vila Nogueira).
O evento é aberto ao público e contará com uma equipe de instrutores que orientará os interessados sobre como utilizar os patinetes elétricos, além das regras de trânsito local. Modernos e seguros, os patinetes elétricos são rastreados por GPS e têm um limite de velocidade de 20 km/h. Eles são equipados com placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados.
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Proporcionando assim comodidade aos seus clientes em prol do trânsito local, a JET apoia iniciativas para melhorar a segurança no trânsito. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes gratuito, além de contar com equipe de instrutores a orientar os usuários nos principais pontos de fluxo da Cidade.
Vale ressaltar que os patinetes elétricos contribuem também para a redução de emissões de carbono, sendo uma alternativa de modal mais sustentável para a comunidade. Entre as principais regras de trânsito, o usuário deve ser maior de idade e não pode utilizar o equipamento em duplas, para carga de transporte ou sob efeito de álcool. Também deve estacionar os veículos nos locais pré-determinados no aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito local.
Sobre a JET
Criada em 2021, a empresa se tornou na líder sul-americana do segmento, com mais de 10 mil veículos distribuídos em 19 municípios do Sul ao Nordeste brasileiro, como Brasília, São Paulo, Salvador e Florianópolis.
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