Serra Negra
Serra Negra realiza “Festival do Café” para apresentar os cafés de alta qualidade produzidos na região

De 24 a 26 de maio, Serra Negra realiza um grande evento de valorização dos cafés especiais da região, o 3º Festival do Café, organizado pela Prefeitura de Serra Negra, Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap) e Visite Serra Negra, como parte do Festival do Café e da Cachaça do Circuito das Águas Paulista.
Com características genuínas, o café da região vem se destacando entre os cafés especiais do Brasil, principalmente por sua doçura extra, o que gera a brincadeira que já foi adoçado no pé, e tem conquistado prêmios nos principais concursos do país.
O Festival do Café, já em sua terceira edição, tem como objetivo principal divulgar os cafés especiais do Circuito das Águas Paulista, sua evolução nos últimos anos, ensinar o público a tomar e degustar cafés de qualidade, deixando aos poucos o café “extra forte” para dar lugar a um novo aprendizado. Bem como tornar o produto reconhecido por suas características e propriedades únicas, o que tem sido tema de pesquisas científicas e deu início a um processo para obter indicação geográfica – IG do Café do Circuito das Águas Paulista.
LEIA TAMBÉM:
Essa classificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e mostra, sobretudo, que um local ou região tem reputação por produzir um determinado produto, cuja tipicidade e notoriedade ganharam fama. A tradição, o modo de fazer e as características naturais do ambiente influenciam na qualidade final. Mais conhecida no mundo do vinho, a Indicação Geográfica (IG) é um selo que reconhece uma área de vinha determinada, dentro de um país e pela sua qualidade diferenciada, é o caso, por exemplo do “Vinho do Porto”, de Portugal e da “Champagne”, da região de Champagne, na França. A indicação geográfica é um processo que reúne várias contribuições, sendo um reconhecimento nacional e internacional, de que aquele produto é único e possui características únicas.
O café é sem dúvida um dos produtos identitários de Serra Negra, ligado a história de formação da cidade, e que avança cada vez mais como produto Premium. Na última década, o Circuito das Águas Paulista notadamente migrou do café de commodity para o café especial, impulsionado também pelo movimento mundial da segunda e terceira ondas do café. A decisão tem dado bons frutos e já desdobra em cafés premiados, de altíssima qualidade para o consumidor, melhor rentabilidade para os produtores, sustentabilidade para um café de montanha, com características de topografia e relevo e no desenvolvimento de produtos associados, um deles é o turismo de experiência, que incrementa a produção agrícola e valoriza ainda mais o café da região.
Quem visitar o festival vai conhecer de perto esse universo dos cafés do Circuito das Águas Paulista, seus produtores, a maioria associados à Acecap – Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista, que foi criada em 2018 para unir esforços dos produtores em busca de mais qualidade do café e promover essa riqueza do café especial produzido na região, e por meio do festival, promover e oferecer essa experiência para conhecer o produto.
De acordo com dados da Acecap, a região reúne hoje 1.800 produtores, com 7 mil hectares de plantação de café, colheita média de 192 mil sacas de 60 quilos, cuja produtividade chega a 30 sacas por hectare. O resultado vem em sua maioria de pequenas e médias propriedades, muitas vezes lideradas por mulheres cafeeiras, com até 50 hectares de produção, o que resulta em um café de produção familiar, muito bem cuidado em todas as suas etapas e com muita tradição, passada de geração em geração, alguns chegando à quinta ou sexta geração, especialmente de imigrantes italianos que se instalaram nas fazendas de café da região no século XIX. Há também uma nova onda de cafeicultores, que vieram à região atraídos pela qualidade de vida, vocação agrícola e características produtivas.
De visitas guiadas às fazendas até lugares charmosos para degustar o “queridinho” dos brasileiros, o Circuito das Águas Paulista é um bom destino para experiências turísticas com café.
A região é apontada como ideal para o cultivo do produto, por conta do solo e altitude, melhoramento de variedades advindo das pesquisas do IAC – Instituto Agronômico, além de amplitude térmica com diferentes temperaturas (calor de dia e frio à noite) dentro de uma estabilidade equilibrada, que valoriza a maturação da fruta e resulta na principal característica do Café do Circuito da Águas Paulista, a doçura acentuada e marcante. “Diferente de qualquer região do Brasil, nosso café tem uma doçura aguçada, que se brinca por aqui que o açúcar é colocado no pé de café”, explica a presidente da Acecap, Silvia Fonte, que é proprietária do Sítio São Roque e se dedica a expansão do café orgânico entre os cafés especiais, tendência também em alta na região.
De acordo com o barista e mestre em torra, Fernando Gomes Moreira, que atua com os cafés da região há 9 anos e acompanha toda essa evolução, o Circuito das Águas Paulista tem clima e altitude favoráveis à produção de um café privilegiado, que chega ao auge de suas características com o desenvolvimento do cultivo de cafés especiais na região, com esse movimento de transição por um café de maior qualidade. De acordo com estudiosos, a soma do terroir da região e a elevação do nível do mar são fatores diferenciais e que se destacam na qualidade do café do Circuito das Águas Paulista, o que provoca nuances únicas à xícara.
Dentre outras características, o preenchimento de boca, que resulta em um café extremamente aveludado, com acidez de frutas amarelas, notas de frutas secas, nozes, caramelo e chocolate, às vezes, floral, sabores e características mais encontradas no café do Circuito das Águas Paulista.
No Festival do Café será possível conhecer e experimentar os cafés produzidos na região, conhecer os produtores, além de diferentes preparos da bebida, venda de produtos e atrações musicais todos os dias. O evento apresenta ainda diversos produtos locais, como licores, vinhos, cervejas, chocolates, quitutes, guloseimas, bolos, doces, lanches, entre outros.
Segundo a Acecap, a ideia de realização do Festival do Café é utilizá-lo como instrumento de divulgação e sensibilização sobre a potência dos cafés especiais com selo Circuito das Águas Paulista tanto para turistas, quanto moradores e comércios locais, fortalecendo o objetivo maior da Indicação Geográfica de agregar valor à produção de café, aumentar a renda, alcançar novos mercados, se diferenciar e ser mais competitivos no âmbito nacional e internacional, pois isso irá gerar benefícios para diversos elos da cadeia produtiva, bem como para todo o trade turístico (geração de emprego e renda local, aumento de atrativos turísticos, valorização da tradição e história da região, movimentação de negócios locais e da economia, aumento da margem de lucro do produtor e das empresas, reconhecimento da região como origem produtora, entre outros.
O Festival do Café e da Cachaça do Circuito das Águas Paulista é uma realização em conjunto da Prefeitura de Serra Negra, Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap), Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista (Adecap) conta com apoio do Sindicato Rural de Serra Negra, Sebrae, Instituto Federal São Paulo, Associação dos Hotéis de Serra Negra e Comtur de Serra Negra, e patrocínio da Água Eco Leve e Sicoob Credinter.
Serviço:
Festival do Café e da Cachaça do Circuito das Águas Paulista
Local: Av. Deputado Campos Vergal, atrás do Palácio das Águas, em Serra negra
Quando: de 24 a 26 de maio, de sexta a domingo
Sexta feira: das 16h às 20h, com apresentações musicais na programação
Sábado: das 9h às 20h, com diversas apresentações musicais
Domingo: das 9h às 18h, com diversas apresentações musicais
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Serra Negra
Mérieux NutriSciences participa do FORÁGUA 2025, principal encontro da indústria de águas, sucos, refrigerantes

A Mérieux NutriSciences, referência global em segurança e qualidade dos alimentos, participa da edição 2025 do ForÁgua – Feira dos Fornecedores da Indústria de Águas, Sucos e Refrigerantes, nos dias 07 e 08 de maio, em Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, uma das regiões mais produtivas do Brasil em termos de águas minerais e bebidas não alcoólicas.
Reforçando seu compromisso com soluções sustentáveis e integradas para toda a cadeia dos alimentos, a Mérieux NutriSciences leva ao evento toda a expertise em análises laboratoriais, consultorias técnicas e programas de monitoramento que auxiliam empresas do setor a garantir a segurança e a conformidade de seus produtos da fazenda até a mesa do consumidor.
Durante o evento, a empresa estará presente com um estande exclusivo, onde os visitantes poderão conhecer de perto os serviços oferecidos, conversar com especialistas e entender como a Mérieux NutriSciences atua como parceira estratégica da indústria das bebidas envasadas, apoiando a tomada de decisões seguras e eficientes.
LEIA TAMBÉM:
“Participar do ForÁgua é uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias e compartilhar conhecimento sobre o papel da água na cadeia produtiva de alimentos. Como parceira técnica, contribuímos com soluções que atendem aos desafios regulatórios e de sustentabilidade enfrentados pelo setor”, destaca Ellen Moraes, Coordenadora Comercial.
Para garantir qualidade na produção de alimentos, é fundamental adotar práticas que garantam a segurança do processo. Dentro deste cenário, o monitoramento ambiental desempenha um papel crucial, contando com etapas como amostragem, análises microbiológicas, resultados e ações corretivas, podendo contar com o suporte de tecnologias automatizadas pela Mérieux NutriSciences.
Na feira, a empresa estará orientando o mercado sobre como monitorar todo o processo desde receber a matéria prima até o produto final, o que exige um plano de controle de perigos de modo eficaz, das matérias-primas, produtos, superfícies, embalagens e outros parâmetros relevantes para o monitoramento ambiental, conforme normas de certificações e podendo contar com um laboratório acreditado pelo ISO/IEC 17025.
Compromisso com a qualidade e a sustentabilidade
A Mérieux NutriSciences oferece uma gama completa de serviços que vão desde análises microbiológicas e físico-químicas, auditorias, treinamentos e suporte regulatório. A participação no ForÁgua reforça a importância do uso responsável da água e de práticas sustentáveis na produção de alimentos seguros e de alta qualidade.
A edição deste ano do ForÁgua reúne especialistas, autoridades e empresas que atuam na gestão de recursos hídricos e saneamento, promovendo diálogos sobre inovações, políticas públicas e boas práticas.
Sobre a FORÁGUA
Reconhecida como um dos principais encontros da cadeia produtiva de bebidas não carbonatadas no Brasil, a feira e o seminário técnico impulsionam negócios e soluções em um dos setores mais estratégicos da indústria nacional.
Além da feira, a programação inclui um seminário técnico de alto nível, que abordará temas centrais para o futuro da indústria: gestão hídrica, eficiência produtiva, sustentabilidade, inovações em envase, embalagens e insumos, além de compartilhar erros, acertos e soluções vivenciadas por profissionais do setor.
A proposta é unir teoria e prática com foco na aplicação direta dentro das empresas.
Sobre a Mérieux NutriSciences
Na Mérieux Nutrisciences, aproveitamos mais de 50 anos de experiência para atender às necessidades do setor de meio ambiente, alimentos, agroquímicos, fármacos e saneantes. Oferecemos soluções abrangentes para apoiar nossos clientes, desde o desenvolvimento de produtos até a adequação ao mercado, contribuindo para a saúde dos consumidores em todo o mundo.
Com presença global, temos mais de 100 laboratórios credenciados e uma equipe de mais de 8.000 funcionários comprometidos. Acreditamos firmemente que juntos podemos criar soluções para oferecer ao nosso planeta BETTER FOOD. BETTER HEALTH. BETTER WORLD.
Serviço – FORÁGUA 2025
Visite o stand da Mérieux NutriSciences
Data: 7 e 8 de maio de 2025
Horário: 15h às 20h
Local: Centro de Convenções Circuito das Águas – Rua N.Sa. do Rosário, 630 – Serra Negra/SP
Site: www.foragua.com.br, credenciamento gratuito pelo site
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Serra Negra
Lei contra queimadas reflete compromisso ambiental de Serra Negra

Uma lei específica foi aprovada pelo Poder Legislativo de Serra Negra, em 28 de abril, que proíbe a realização de queimadas nas áreas urbanas do município.
A lei municipal 4.769 de 29 de abril de 2025 faz importante alteração na lei municipal 3.944 de 21 de junho de 2016, que trata do assunto.
Na zona rural, a regulamentação é regida por leis estaduais e federais.
LEIA TAMBÉM:
O texto anterior permitia o “uso de fogo para queima de pequena quantidade de folhas e galhos, provenientes de sua limpeza, desde que amontoados e adotadas as devidas precauções”. A regra aprovada no dia 28 de abril suprimiu o parágrafo 1º do artigo 4º que descrevia isso.
Com a mudança, segundo a lei, só “é permitido o uso de fogo, de pequena proporção, excepcionalmente para fogueiras festivas, utilizando madeiras de espécies exóticas e sento proibido o uso de espécies nativas da Mata Atlântica, devendo os responsáveis pela fogueira se comprometerem em apagá-la ao final da festa”.
Punições
Os valores de multas variam de acordo com o tamanho do terreno em que ocorreu a queimada:
– Área de até 180 m², 10 UFESP`s: R$ 370,20;
– Área de 181 m² até 500 m², 20 UFESP`s: R$ 740,40;
– Área de 501 m² até 1.000 m², 30 UFESP`s: R$ 1.110,60;
– Área de 1.001 m² até 2.000 m², 40 UFESP`s: R$ 1.480,80;
– Área acima de 2.000 m², 50 UFESP`s: R$ 1.851,00.
No último caso também será obrigatório o plantio ou o reflorestamento de uma árvore para cada 200 m² de área queimada, limitado a 50. A UFESP tem seu valor majorado no início de cada ano.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Serra Negra
Programa “Respire Fundo” oferece apoio gratuito para quem deseja parar de fumar em Serra Negra

Moradores de Serra Negra que desejam parar de fumar podem contar com o apoio do Programa Respire Fundo, que realiza encontros semanais voltados ao combate ao tabagismo. A iniciativa é da Prefeitura de Serra Negra, com apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Saúde.
LEIA TAMBÉM:
A participação é gratuita, aberta a pessoas de todas as idades e não exige inscrição prévia. As reuniões acontecem às quartas-feiras, das 8h às 9h, na EMEB Profissionalizante José Franco de Godoy.
O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro e dentista, além do suporte médico e farmacêutico. Os participantes têm acesso a avaliação médica, prescrição de medicamentos e fornecimento de adesivos de nicotina, por meio da médica de referência e da assistência farmacêutica do município.
O Respire Fundo tem como objetivo oferecer um suporte integral a quem deseja abandonar o cigarro, promovendo saúde, acolhimento e qualidade de vida à população.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna6 dias atrás
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas
-
Jaguariúna7 dias atrás
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1984
-
Campinas1 semana atrás
Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing
-
Holambra1 semana atrás
Festa do Trabalhador de Holambra contará com 5 shows ao vivo
-
Campinas1 semana atrás
Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo
-
Amparo1 semana atrás
CNH Social atenderá pessoas de baixa renda de Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura retira caminhões de entulho de residência em situação crítica em Artur Nogueira