São Paulo
Responsabilidade social: 40 novos empreendedores inauguram suas criações nas Lojas Colaborativas Junto & Misturado
Parceria entre Instituto SYN, Ecoar e Sebrae-SP promove capacitação em empreendedorismo e espaço para venda de artesanatos para microempreendedores de São Paulo e Santo André
A quarta edição do programa Loja Colaborativa acaba de começar em São Paulo e Santo André. Trata-se de um programa social, que oferece capacitação e espaço gratuito para cerca de 40 microempreendedores. Resultado da parceria entre o Instituto SYN, o Instituto Ecoar e o Sebrae-SP, as lojas e quiosques intitulados Junto & Misturado já estão recebendo nesta edição empreendedores de São Paulo e Santo André para comercializarem suas criações. No total, eles vivenciarão a experiência de vender durante seis meses nos espaços localizados nos shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza.
A loja faz parte de um programa que inicia com a capacitação de pequenos empreendedores pelo Sebrae-SP. Ao concluir esta etapa, os participantes validam e desenvolvem os produtos para venda e participam de uma roda de conversas, para reforçar os vínculos e aprimorar a habilidade de trabalhar em equipe.
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Ao longo dos 6 meses de experiência, as lojas contam com uma equipe do Instituto Ecoar responsável pela administração das lojas e relacionamento com os empreendedores. “Nossa atuação no projeto Junto & Misturado, em parceria com o Instituto SYN e o Sebrae, vai desde a escolha conjunta das partícipes, passa pela capacitação para a gestão compartilhada do empreendimento, aprendizagem do trabalho coletivo, despertar do senso de sororidade até o gerenciamento da loja”, explica Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar.
A vivência permite para cada microempreendedor não só vender, como amadurecer o próprio negócio. “Significa uma oportunidade única de exposição e fortalecimento da marca de cada uma delas, de interlocução com as colegas, de realização de parcerias, de convívio direto com os clientes e como consequência, enorme aprendizagem sobre técnicas de vendas, adequação dos produtos ao mercado, além da fidelização da clientela à marca, para além da permanência no projeto”, analisa Miriam.
Impacto social e foco no longo prazo
Já o Instituto SYN efetua a gestão do programa, que ocorre nos shoppings administrados pela SYN. “Ao longo desses anos de parceria, já passaram pelos shoppings 167 empreendedores, que tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de vendas em um shopping e conhecer o público mais a fundo. O objetivo é contribuir com a geração de renda para pequenos empreendedores em situação de vulnerabilidade social e promover uma capacitação para que possam desenvolver seus negócios”, explica Grasiela Caldeira, analista de responsabilidade social do Instituto SYN.
Realizado desde 2021, o programa já possibilitou o total de R$1,990 milhão em vendas. “O programa Junto & Misturado faz parte de um dos pilares de investimento social do Instituto SYN. As lojas colaborativas também contribuem ao gerar uma rede de apoio entre os empreendedores, fomentando negócios em conjunto e aprendizagem”, complementa Alexandre Nunes, também analista de responsabilidade social do Instituto SYN.
Por fim, cada um dos negócios e as histórias dos empreendedores também são alvo de uma série de reportagens, publicadas no site do Instituto SYN e nas redes sociais. Tudo para trazer ainda mais visibilidade aos microempreendedores.
Confira as criações dos novos empreendedores nos três shoppings. No Cidade São Paulo, a loja está localizada no piso 3. No Tietê Plaza a loja fica no piso 2. Já o Grand Plaza inaugurou este mês uma loja maior no shopping destinada ao programa. Aproveite também para conhecer as histórias de cada um dos empreendedores e suas criações ao longo dos meses no site institutosyn.org.br e redes sociais do @institutosyn.
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São Paulo
Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível
Nos primeiros 15 dias deste ano, mais de 2,3 milhões de pessoas já regularizam o veículo no estado de SP
O pagamento do licenciamento 2025 já está disponível para o cidadão paulista. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possibilita que veículos com qualquer final de placa possam ter a situação regularizada de forma antecipada, de janeiro a junho, antes do início do calendário oficial, no segundo semestre do ano. Essa é uma facilidade para os condutores do estado que desejam também pagar o IPVA de forma integral e começar o ano sem pendências.
O procedimento para licenciar o veículo é totalmente automatizado e custa R$167,74 este ano. Para pagar adiantado, basta que o proprietário do veículo faça o acesso ao seu sistema bancário, tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo acesso on-line, para concluir o pagamento. Após realizar o pagamento, o condutor pode acessar o site do Detran-SP para emitir o documento eletrônico do veículo atualizado, por meio do acesso com login e senha (https://novo.detran.sp.gov.br/detransp?id=licenciar_veiculo ), ou ainda consultar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
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Em janeiro de 2024, o Detran-SP licenciou 3.879.829 veículos, sendo que 89% foram realizados de maneira tecnológica e automatizada – sem intervenção humana. Apenas 401.289 operações precisaram ser realizadas manualmente por servidores do Detran-SP. Esses casos ocorrem, por exemplo, quando existem erros por multas de outros Estados, que não estejam integrados à base do órgão estadual de trânsito ou quando há bloqueios a serem sanados.
“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirma Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, como não ter pago o licenciamento do ano anterior, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravame ou outros).
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São Paulo
Helicóptero cai em Caieiras, na Grande SP, com quatro pessoas a bordo
O piloto e uma criança foram resgatados com vida
Um helicóptero com quatro passageiros caiu em Caieiras, no interior de São Paulo, nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes. A aeronave foi avistada pelo helicóptero Águia do Corpo de Bombeiros no Morro do Tico Tico, nesta sexta-feira, 17.
O piloto, identificado como Edenilson de Oliveira Costa, e uma criança de 12 anos, foram resgatados com vida.
Além deles, a aeronave estava ocupada por mais dois passageiros, segundo os bombeiros. Eles (homem e mulher) foram encontrados sem vida. O dono da aeronave era um empresário de Americana.
Segundo a Defesa Civil, o piloto e a criança foram levados para o Hospital das Clínicas.
A aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 da noite de quinta-feira, 16. A informação também foi confirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O helicóptero é um modelo EC 130B4 de prefixo PRWVT. A aeronave estava a caminho da cidade de Americana quando se acidentou.
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São Paulo
Prefeitura de Monte Alegre do Sul declara situação de calamidade financeira
Prefeitura publica decreto que suspende pagamentos de despesas dos exercícios anteriores
Por determinação do prefeito Rafa Vezzan, e após diagnóstico do balanço financeiro das contas públicas da cidade nos primeiros 10 dias do mandato, a prefeitura de Monte Alegre do Sul publicou decreto de situação de calamidade financeira.
O documento suspende o pagamento de despesas dos exercícios anteriores, devido às dificuldades para o encerramento do exercício contábil de 2024, que impossibilita a realização de empenhos de contratos correntes em 2025 e que afeta grande parte dos serviços, inclusive os essenciais, da cidade.
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Após assumir a prefeitura, a atual administração tomou conhecimento da grave situação financeira e fiscal no município, inclusive, com o bloqueio de R$448.377,27, ocorrido no dia 10/01, do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a compromissos assumidos e não pagos pela Prefeitura na administração anterior, junto ao INSS.
Até o momento, há um saldo de contas a pagar que passa o montante de R$2 milhões, com menos de R$75 mil deixados em conta para esses compromissos.
Além das dívidas, da falta de recursos em caixa e da desorganização fiscal do município, a atual administração herdou da anterior uma série de problemas que passam desde a estrutura dos equipamentos públicos, até pela falta de materiais básicos para manutenção e limpeza.
O decreto tem por objetivo, tentar equilibrar a saúde financeira de Monte Alegre do Sul, sem paralisação dos serviços essenciais da cidade.
Com isso, o Departamento Municipal de Fazenda e Finanças avaliará a situação financeira do tesouro municipal e, no prazo máximo de 45 dias apresentará proposta que possibilite o pagamento dos compromissos financeiros assumidos que não possuam a correspondente disponibilidade financeira, sem prejuízo da continuidade dos serviços públicos essenciais e das despesas constitucionais.
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