Brasil
Reforma tributária é urgente, mas deve ser feita com eficiência
Por José Ricardo Roriz Coelho
O atual sistema tributário brasileiro é um obstáculo ao crescimento econômico e social do
País. Para as empresas, e mais notadamente para a indústria, o peso de taxas, impostos e
contribuições eleva custos e penaliza investimentos. Por estarmos próximos da realidade
que o empresariado vivencia no dia a dia, podemos afirmar que esta questão afasta o Brasil
do círculo da competitividade das maiores economias do mundo.
Neste sentido, nunca é demais reforçar: a reforma tributária é urgente, especialmente
quando adicionamos à discussão um conjunto de problemas chamado Custo Brasil.
As deficiências do sistema tributário brasileiro prejudicam profundamente o setor industrial,
que enfrenta a concorrência externa e está sujeito a cargas mais elevadas que os demais
setores. A indústria é responsável hoje por uma grande parcela da arrecadação de impostos
federais e de contribuições à Previdência.
De maneira muito resumida, a proposta de reformulação do sistema tributário brasileiro
busca simplificar a arrecadação de taxas, impostos e contribuições. Tributos, como PIS e
Cofins, seriam unificados pelo chamado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Especialmente na esfera de investimentos, é muito importante destacar que os recursos
não vão esperar o Brasil se decidir sobre o melhor regime tributário. Simplesmente, vão
deixar de existir ou vão escolher outros parceiros internacionais, deixando o empresário
brasileiro à deriva em suas necessidades de expandir os negócios.
Um fato recente causou consternação nos industriais sediados na capital paulista e
principalmente no Interior, como por exemplo, na região de Campinas. No dia 4 de maio, o
presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu extinguir a comissão de
reforma tributária que discutia, desde 2020, as alterações na cobrança de taxas e impostos
no Brasil.
Como candidato da Chapa 1 do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp),
ressalto que um assunto de tamanha relevância não pode ser negligenciado. Após a
extinção da comissão, a Câmara passou a discutir, desde o final de maio, o “fatiamento” da
reforma tributária, que traz inúmeros questionamentos e discussões.
O industrial paulista anseia por uma reforma tributária única e não “fatiada”, como querem
alguns membros do governo. Neste sentido, estamos trabalhando para que haja uma
reformulação de fato, e não apenas um carimbo de que a reforma foi votada.
Tudo o que é realizado para eliminar burocracias e aprimorar as regras é positivo no âmbito
tributário. Mas que a reforma traga eficiência e nos abra as janelas da competitividade que
tanto desejamos, em nome do desenvolvimento do País.

São Paulo
A empresários, Lula diz que não existe ‘governo Lula’, mas governo Lula-Alckmin
“Não existe ‘governo Lula’, mas governo Lula-Alckmin”

Jantar com 30 pessoas foi realizado no apartamento do advogado Sergio Renault na noite de terça-feira (28), no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Lula – Num jantar com empresários em São Paulo, o pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou sua fala para reforçar sua proximidade com seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Disse que não existe existe governo Lula – e, sim, Lula-Alckmin.
A aliança com Alckmin tem sido o principal trunfo do PT para argumentar, junto a empresários, centro e mercado que um eventual novo governo de Lula não terá medidas “radicais” na economia.
A reunião foi realizada no apartamento do advogado Sergio Renault na noite de terça-feira (28), no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Quer saber Notícias de Engenheiro Coelho – Clique aqui
“Aliança não é para ganhar, é para governar”, afirmou Lula, segundo relatos de participantes obtidos pelo blog- dizendo, ainda, que confia na habilidade de Alckmin para repactuar relação com Congresso.
O ex-presidente também disse que se sentia como se estivesse comemorando “bodas” com Geraldo Alckmin, como se fossem amigos há mais de 50 anos, e que “cotoveladas” do passado não comprometeram o respeito que eles têm um pelo outro.
Fontes que estavam no jantar disseram ao blog que ele elogiou o pessebista pelo menos quatro vezes e que ele disse estar mais animado agora para um eventual governo do que em 2003, quando tomou posse pela primeira vez.
Lula – Raiva, só de Moro
Lula também quis reforçar que um futuro governo seu com Alckmin teria caráter conciliador. “Eu não vou fazer nenhuma medida abrupta sem ouvir sociedade, empresários, Congresso. Vocês me conhecem”, disse o pré-candidato ao PT.
“Quero colocar empresário para conversar com trabalhadores. Quero viajar para fora, recuperar a imagem do Brasil”, afirmou.
Também fez uma crítica indireta a Bolsonaro, enfatizando que nunca enfrentou ministros do STF de forma personalizada. “Eu nunca chamei ministro do STF para o ringue, mesmo quando estava preso. Não é do meu feitio”, disse Lula.
Alguns empresários presentes relataram ao blog que, Lula chegou a dizer que se perguntarem de quem ele não gosta e teria raiva, só do ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro.
Petistas presentes disseram ao blog não terem presenciado esse recado mas que pode ter sido a um grupo menor.
Outro tema do encontro tratado por Lula foi a política de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de um possível governo . Lula disse que a grande política será de microcrédito, focada nos pequenos e médios, mas “sem inviabilizar ambiente de negociação da grande empresa”.
O jantar no apartamento de Renault reuniu 30 pessoas. Entre os empresários presentes estavam, entre outros, João Camargo (Grupo Esfera), Pedro Silveira (Upon Global Capital), Carlos Sanchez (EMS), Cândido Pinheiro (Hapvida), Matheus Santiago (Ageo Terminais) e Rosângela Lyra (ex-representante da Dior no Brasil).

Fonte: G1
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui e habilite seu App gratuitamente para receber os principais conteúdos da Gazeta direto em seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.
Quer saber Mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Brasil
Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

Como sentir paz e tranquilidade apesar dos desafios provocados pelo aumento do custo de vida, da violência, dos desastres naturais, do ódio e das guerras? O congresso mundial das Testemunhas de Jeová de 2022, com o tema “Busque a Paz!”, vai dar a resposta.
Devido ao prolongamento da pandemia, o evento ocorrerá apenas em formato virtual e estará disponível na internet para o público em mais de 500 idiomas a partir de 27 de junho. Todos são convidados para assistir a ele no conforto de suas casas ou em outro local de preferência. O programa será apresentado em seis partes – do final de junho até meados de agosto. Foram gravados 48 discursos e 66 vídeos. Pessoas cegas ou com deficiência visual contarão com o recurso da audiodescrição. O conteúdo poderá ser visualizado ou baixado gratuitamente no site JW.ORG. Não há necessidade de cadastro, nem é preciso fazer login.
PROGRAMAÇÃO
Nas duas primeiras sessões,as palestras vão abordar como o amor pode ajudar as pessoas a terem paz interior e paz com os outros. Os relacionamentos familiares serão abordados na série de discursos: “Como ter paz na família”.
Ainda no mês de julho, mais duas sessões do programa vão destacar algumas das características que destroem a paz – como o orgulho, a inveja e a desonestidade. Um vídeo com histórias reais mostrará como é possível ter paz mesmo tendo que lidar com doenças graves, dificuldades econômicas, desastres naturais ou outros problemas. Confira a programação completa no site JW.ORG.
“Esse congresso veio na hora certa, pois aumentará nossa determinação de suportar com equilíbrio os desafios da vida. Afinal, a verdadeira paz não é só a ausência de guerras e conflitos, é uma força mental que nos capacita a lidar com qualquer problema. Precisamos dessa paz mais do que nunca”, comentou Kleber Barreto, porta-voz das Testemunhas de Jeová.

VOLTA ÀS RUAS
Desde março de 2020, todas as formas presenciais das atividades das Testemunhas de Jeová estavam suspensas por preocupação com a saúde e segurança da comunidade. Mas agora, depois de 2 anos, com exceção da pregação de casa em casa, que permanece suspensa, elas estão voltando às ruas em lugares de grande circulação de pessoas, com os conhecidos carrinhos de publicações bíblicas gratuitas, convidando a todos para o congresso “Busque a Paz!”. Em todas essas circunstâncias elas usarão máscaras de proteção como medida de precaução visando a própria saúde e a dos outros.
Cronograma para o download das sessões
Sessão | Disponível |
Sessão 1 | 27 de junho |
Sessão 2 | 4 de julho |
Sessão 3 | 18 de julho |
Sessão 4 | 25 de julho |
Sessão 5 | 8 de agosto |
Sessão 6 | 15 de agosto |
Brasil
Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição
Começam nesta terça-feira, 28, as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão ficar atentos porque o prazo é curto, e terminará no dia 1º de julho.
A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, clique aqui.
Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.
Exigência
Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.
Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.
Fonte: Agência Brasil
-
Cosmópolis18 horas atrás
Câmara Municipal de Cosmópolis repassa quase 1 milhão de reais à Prefeitura
-
Jaguariúna16 horas atrás
Denis Aguiar conquista 3º lugar em Campeonato Mundial de Fisiculturismo
-
Amparo18 horas atrás
Patrulha Maria da Penha palestra para profissionais de Saúde do AME de Amparo
-
Cosmópolis1 hora atrás
SAMA e CPFL realizam a Campanha de Eficiência Energética
-
Engenheiro Coelho2 horas atrás
Vereadora solicita a finalização de obras no bairro Universitário
-
Engenheiro Coelho1 hora atrás
Criança é encontrada em rodovia de Engenheiro Coelho
-
Engenheiro Coelho1 hora atrás
Carro é furtado em Engenheiro Coelho
-
São Paulo39 minutos atrás
A empresários, Lula diz que não existe ‘governo Lula’, mas governo Lula-Alckmin