Campinas
Recorde de empreendedores na pandemia puxa recorde de mentorias

Com 15 empresas, o CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, revela que com apenas uma sessão de mentoria é possível reverter quadros estagnados de crescimento
Crises podem impulsionar o surgimento de negócios criados por necessidade, mas esta pandemia não tem precedente. Segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, o número de empreendedores iniciais (negócios com menos de 3,5 anos) motivados por necessidade saltou de 37,5% (2019) para 50,4% (2020), mesmo nível de 2002. Entre os empreendedores nascentes (negócios com até 3 meses de atividade), salto de 20,3% (2019) para 53,4% (2020), mesmo nível de 19 anos atrás.
Em Campinas, o primeiro semestre deste ano teve um aumento de 189,9% na abertura de empresas em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) com base em dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Foram abertas 7.051 empresas e encerradas 2.706, representando um saldo positivo de 4.345 empreendimentos. Na comparação, no período de janeiro a junho de 2020 foram ativados 2.432 e encerrados 1.843.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o aumento foi ainda maior. De janeiro a junho de 2021 foram abertas 17.196 empresas e encerradas 6.392, enquanto no período de janeiro a junho de 2020 haviam sido abertas 5.858 empresas e encerradas 4.775. Um aumento de 193,55%. As cidades que percentualmente registraram a maior quantidade de abertura de empresas foram Monte Mor (aumento de 300%) na criação de novos negócios, Hortolândia (298,88%) e Santa Bárbara D’Oeste (253,4%).
Apesar do contexto adverso para negócios, os empreendedores precisam entender suas principais aptidões e possíveis nichos de atuação ou não conseguirão crescer. Poder contar com os conselhos de um profissional mais experiente e atento às tendências do mercado tornou-se quase um manual de sobrevivência no mundo dos negócios.
De acordo com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), nos anos 2019 e 2020 o número de mentores de negócios disparou 78% em comparação a 2016, saindo de 8 mil para 35 mil mentores. Crescimento de 19,5%. Recorde de empreendedores acabou puxando o recorde de mentorias também, afinal, num mercado complexo no qual o consumidor muda constantemente de comportamento, ter alguém com experiência de mercado para aconselhar com eficácia pode evitar processos que retardariam o crescimento orgânico.
O mais importante nessa tendência de mentorias e consultorias é encontrar pessoas sérias do mercado, que ganham dinheiro do que oferecem ensinar – e não dos que vivem de vender mentorias somente. Um mentor competente deve ter a capacidade de analisar o negócio, descobrir falhas e conduzir o mentorado a um caminho com soluções assertivas.
O CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, é apaixonado por empreender e decidiu dividir sua bagagem de vida e portfólio de soluções para ajudar estrategicamente os negócios de outras pessoas. Com a experiência de quem tem uma holding com 15 empresas em diversas áreas, além de prestar mentoria, organizou uma fraternidade de empresários como um grupo de ajuda mútua. “A partir da consultoria do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um.”, revela.
“Eu convivo com as dores de vários empreendedores e sei onde estão os gargalos dos negócios. Por isso tenho condições reais e sustentáveis de oferecer soluções que vão aumentar resultados e corrigir problemas”, diz sem hesitar. “Simplesmente uma sessão de mentoria tem esse poder de achar um ponto falho relevante no mentorado e arrumar de maneira rápida”. E cita rapidamente um de seus cases, o do gestor de tráfego (profissional responsável por gerenciar anúncios da conta online de uma empresa) Matheus Bertagna. “Logo na primeira mentoria identifiquei espaço para aumentar seu ticket de cobrança e passamos a trabalhar na persona dos seus clientes. Decidimos que ele focaria em empresas maiores apenas. O networking da fraternidade também o ajudou e ele conseguiu aumentar seu faturamento em 2,5 vezes em menos de 2 meses”.
Malaquias também cita exemplos com profissionais liberais, como médicos, arquitetos ou advogados. Na área da saúde, por exemplo, explica que um profissional recém-graduado na melhor faculdade do país pode entender tudo de sua especialidade de formação, mas pouco sobre como gerenciar um consultório, atrair mais pacientes, manter seu site atualizado com as últimas tendências de ranqueamento dos sites de busca, conduzir suas redes sociais de forma atraente e engajada, ou seja, transformar-se em um produto a ser consumido. Com o nutricionista Danilo Lamounier, Diógenes revela que o ajudou a caminhar para o mundo digital. Ao longo de um ano valorou sua consulta em mais de 100%, lotou agenda e trabalha atualmente na criação de infoprodutos na área de nutrição para distribuir seu conteúdo em maior escala.
Em tempos pandêmicos com mudanças importantes no comportamento do consumidor, ter a coragem de investir em uma mentoria para rever o atual modelo de negócio e se adequar à nova realidade pode ser a diferença entre ter um negócio ou “morrer na praia”.
Sobre Diógenes Malaquias, CEO Grupo Gether:
Apaixonado por empreendedorismo e transformar a vida das pessoas. Cria e maximiza o potencial de empresas através do conhecimento em gestão, marketing e tecnologia. Com formação em Engenharia de Produção na UFMG (sem nunca ter pegado o diploma), consegue através da disciplina tornar a vida mais leve, divertida e prazerosa.
Sobre Gether Fraternidade:
Fraternidade de empresários com o objetivo de ajuda mútua. A partir do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um. O foco é desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital.
Sobre Mentoria Gether:
Um grupo de pessoas, guiadas pelo mentor, se reúnem em 10 encontros online para a resolução de problemas de cada membro. Um processo rápido com grandes resultados que transformam os negócios dos participantes.
Sobre Gether Holding:
Um Holding empresarial com 5 vertentes: poker, fintech, educacional, fitness e serviços internos (fábrica de software e agência de mkt digital que atendem apenas às empresas da holding). Um total de 15 empresas abaixo dessa estrutura.
Campinas
Projeto de inclusão esportiva em Campinas quer atingir a meta de 30% de alunos com deficiência

Iniciativa apoiada pela Fundação FEAC oferece aulas gratuitas duas vezes por semana nos bairros São Bernardo e no DIC VI; são 100 vagas abertas para a nova fase
O Projeto Esporte Social (PES), desenvolvido pela Associação Paraolímpica de Campinas (APC), com apoio da Fundação FEAC, abre a oportunidade para que mais crianças e jovens com idades entre 8 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social, possam se beneficiar da prática esportiva. Atualmente, 20% dos 100 alunos possuem algum tipo de deficiência, seja física, visual ou intelectual. A meta é que, com a abertura de novas vagas, a porcentagem alcance 30%.
As aulas e treinos que trabalham diversos exercícios do atletismo são conduzidos por 12 profissionais altamente qualificados das áreas de Educação Física, Medicina e Gestão, sem contar os professores e auxiliares, que vivem nas regiões onde agora atuam. Além de se exercitarem e ganharem em pouco tempo avanços na coordenação motora, no equilíbrio e na concentração, os alunos são acompanhados de perto com avaliações periódicas para identificar suas evoluções.
LEIA TAMBÉM:
No caso daqueles com deficiência, os professores trabalham com exercícios adaptados específicos, mas sempre junto com os demais colegas. E não raramente se ouvem gritos de torcida e comemoração pelas conquistas de quem precisa de alguma ajuda para participar das atividades. A dona de casa Maria Andrea Cardoso, mãe de Antonio, de 15 anos, que teve paralisia cerebral quando nasceu e se locomove com o auxílio de uma bengala, atesta os benefícios que a prática esportiva tem trazido para seu filho. “Soube do PES na Casa da Criança Paralítica e inscrevi o Antonio para, pela primeira vez, ele poder praticar esporte. Ele adora as aulas, se dedica às atividades e sabe que é apoiado pelos professores e os novos amigos que fez aqui”, conta.
Além da inclusão, o PES trabalha com a valorização e o uso de espaços públicos, no caso as praças de esportes dos bairros São Bernardo e DIC VI. A analista de projeto da Fundação FEAC, Viviane de Faria Machado, explica que a iniciativa foi levada para duas regiões de Campinas com poucas opções de lazer justamente para ser uma alternativa de promoção da saúde e socialização por meio da prática esportiva, ao mesmo tempo em que é um convite para usar e se apropriar desses espaços. “O PES visa garantir o direito à prática esportiva, fator determinante para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, ressalta.
Pertencimento ao território e à sociedade
O domínio do território é, de fato, um dos pilares do Projeto Esporte Social e já é uma realidade. “Percebemos diariamente que as comunidades estão confortáveis com a presença dos professores nos bairros e quem participa conta para o vizinho ou amigo e assim as turmas vão crescendo”, revela o coordenador técnico do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz. Os professores sempre ouvem das mães que a garotada que faz as atividades no período da manhã acorda cedo sem reclamar, pelo fato de gostar muito das aulas.
Outro pilar é ter a equidade entre meninos e meninas e isso já foi alcançado. “Desde o início nos chama a atenção o grande interesse por parte das meninas. Hoje temos 48% de meninas e 52% de meninos matriculados”, diz. Ele ressalta ainda que há um trabalho especial de acolhimento às meninas, focado na transição da fase para menina-mulher, com muita conversa e a disponibilização de kits de higiene, incluindo absorvente e lenço umedecido.
Mais um dado de sucesso é o envolvimento das famílias, o que explica que o índice de desistência seja menor que 1%. “Todos que chegaram nas atividades de férias e seguem nas aulas regulares, assim como aqueles que vão entrar agora em fevereiro passarão por uma integração onde vão aprender que a inclusão é fundamental. Acolher os novos colegas, sobretudo aqueles com alguma deficiência, faz parte do trabalho que realizamos com o foco no desenvolvimento social que está por trás da prática esportiva”, destaca Viviane.
Cinco entidades e serviços de Campinas, como centros de saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e abrigos, trabalham em rede para a garantia de direitos de todo o público-alvo e para a divulgação do PES. Agora, com as novas vagas para as aulas que se estendem até junho, a expectativa é que os resultados finais do projeto sejam ainda mais positivos.
O que é necessário para se matricular?
As atividades acontecem sempre às segundas e quartas ou às terças e quintas-feiras, com duas turmas no período da manhã (das 9h15 às 10h45 e das 10h às 11h30) e duas à tarde (das 14h às 15h15 e das 15h30 às 16h45). Para participar, basta que os interessados compareçam nos núcleos de atuação do São Bernardo (Praça de Esportes Argemiro Roque, na Av. João Batista Morato do Canto, 390) ou do DIC VI (Praça de Esportes Emil Rached, na Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n), nos dias e horários das aulas. Os menores de 18 anos precisam ir acompanhados pelos pais ou responsáveis para a inscrição, quando são preenchidas fichas e apresentados documentos pessoais dos alunos.
Há 100 vagas abertas. É dada preferência para quem está matriculado em escolas públicas e é atendido por alguma entidade assistencial de Campinas.
Serviço
Aulas de atletismo do Projeto Esporte Social (PES)
Quando: às segundas e quartas ou às terças e quintas-feiras, em quatro horários: das 9h15 às 10h45; das 10h às 11h30; das 14h às 15h15 ou das 15h30 às 16h45
Onde: Núcleo São Bernardo (Praça de Esportes Argemiro Roque – Av. João Batista Morato do Canto, 390) e Núcleo DIC VI (Praça de Esportes Emil Rached – Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n)
Mais informações pelo telefone (19) 99215-5360 (Luiz Marcelo)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campinas contará com serviço de aluguel de 330 patinetes elétricos

Cerca de 330 patinetes elétricos farão parte do cenário urbano de Campinas a partir do próximo dia 23. O lançamento do serviço de aluguel dos veículos previsto para o final de semana contará com uma aula gratuita à população sobre o uso adequado dos equipamentos. Trata-se da Escola de Direção Segura, no mesmo sábado, a partir das 9h, na Praça Arautos da Paz (Vila Nogueira).
O evento é aberto ao público e contará com uma equipe de instrutores que orientará os interessados sobre como utilizar os patinetes elétricos, além das regras de trânsito local. Modernos e seguros, os patinetes elétricos são rastreados por GPS e têm um limite de velocidade de 20 km/h. Eles são equipados com placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados.
LEIA TAMBÉM:
Proporcionando assim comodidade aos seus clientes em prol do trânsito local, a JET apoia iniciativas para melhorar a segurança no trânsito. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes gratuito, além de contar com equipe de instrutores a orientar os usuários nos principais pontos de fluxo da Cidade.
Vale ressaltar que os patinetes elétricos contribuem também para a redução de emissões de carbono, sendo uma alternativa de modal mais sustentável para a comunidade. Entre as principais regras de trânsito, o usuário deve ser maior de idade e não pode utilizar o equipamento em duplas, para carga de transporte ou sob efeito de álcool. Também deve estacionar os veículos nos locais pré-determinados no aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito local.
Sobre a JET
Criada em 2021, a empresa se tornou na líder sul-americana do segmento, com mais de 10 mil veículos distribuídos em 19 municípios do Sul ao Nordeste brasileiro, como Brasília, São Paulo, Salvador e Florianópolis.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
MPT investiga atos antissindicais nas regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba

Trinta e dois inquéritos abordam casos de empresas que influenciam e coagem trabalhadores a se opor à contribuição sindical; uma liminar já foi proferida
Os procuradores lotados na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, em Campinas, estão atuando em mais de 30 inquéritos contra empresas de diferentes cidades, denunciadas por incentivar seus funcionários a se opor à contribuição sindical instituída por acordo ou convenção coletiva, e até se negando a efetuar os descontos das taxas nas folhas de pagamento.
Até o momento, dos 32 procedimentos ativos, que tiveram início em 2024, quatro resultaram na celebração de termo de ajuste de conduta (TAC), pelo qual as empresas se comprometeram a não induzir os trabalhadores a se opor às contribuições sindicais, sob pena de multa, e outros quatro resultaram no ajuizamento de ações civis públicas, apresentando os casos ao judiciário trabalhista. Uma liminar foi concedida.
O desconto das contribuições assistenciais instituídas por norma coletiva foi declarado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão de 2023, desde que seja assegurado o direito de oposição do trabalhador.
LEIA TAMBÉM:
“Nos inquéritos conduzidos pelo MPT, observa-se uma conduta antissindical empreendida pelos empregadores que, em sua maioria, não apenas se recusam a descontar os valores das taxas sindicais, como incentivam os empregados a apresentar oposição, inclusive propondo modelos de cartas a serem entregues pelo trabalhador à entidade, e até conduzindo grupos de trabalhadores até os sindicatos, com veículos da empresa, para que apresentem oposição à contribuição assistencial. Tais condutas atentam contra a liberdade sindical, uma vez que impõem a vontade da empresa em prejudicar a viabilidade da atividade sindical, e não necessariamente a vontade do trabalhador de não contribuir com os representantes daquela categoria”, explica o procurador e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt.
As denúncias são oriundas de diferentes municípios do interior de São Paulo, como Piracicaba, Limeira, Campinas, Indaiatuba, Valinhos, Jundiaí, Pedreira, Cosmópolis, Atibaia e Santo Antônio de Posse.
A instrução dos inquéritos apresenta casos de imposição do departamento jurídico das empresas sobre a forma de oposição do trabalhador à taxa sindical, geralmente pela elaboração de modelos de carta, mas também coagindo os empregados a fazê-lo, inclusive disponibilizando carros da empresa para levá-los aos sindicatos para apresentar a oposição.
“A Convenção da OIT nº 98, introduzida por decreto federal ao ordenamento jurídico brasileiro, assegura aos trabalhadores a proteção de quaisquer atos atentatórios à liberdade sindical em matéria de emprego. Portanto, caso o trabalhador queira contribuir para a atividade sindical, a fim de assegurar melhores condições à categoria, pode fazê-lo sem que haja a interferência do seu empregador, sendo essa prática um grave atentado à liberdade de atuação dos sindicatos”, explica Elcimar.
O MPT obteve uma liminar contra uma empresa de Santo Antônio de Posse, que determina que a ré se abstenha de “coagir, estimular, auxiliar e/ou induzir o trabalhador a se opor ou a resistir aos descontos de contribuições sindicais legais, normativas ou negociadas, ou de qualquer outra espécie, bem como exigir, impor e/ou condicionar a forma, tempo e/ou modo do exercício da oposição”. A decisão também obriga a empresa a se abster de “fomentar a assinatura, contribuir para elaboração e/ou confeccionar carta de oposição para ser entregue pelos seus empregados ao sindicato da categoria ou, ainda, remetê-las ao sindicato da categoria profissional”. A multa imposta por descumprimento é de R$ 3 mil por ato ilegal, para cada trabalhador atingido.
Outras três ações aguardam o julgamento de mérito, ajuizadas contra empresas de Atibaia, Campinas e Jundiaí. Celebraram TAC com o MPT empregadores de Campinas (2), Cosmópolis e Limeira.
“O MPT não advoga em nome de sindicatos, mas em benefício de toda a sociedade, sendo o garantidor da lei e da liberdade sindical. Se o trabalhador é contrário à contribuição assistencial e quiser se opor a ela, ele tem todo o direito de fazê-lo, contanto que não haja interferência ou coação de terceiros para tal, o que seria uma conduta ilegal e passível de punição. É justamente o que se discute nos inquéritos e ações em questão”, finaliza o procurador.
Processo nº 0011656-90.2024.5.15.0188 (Jundiaí); nº 0011568-65.2024.5.15.0022 (Santo Antônio de Posse); 0013499-40.2024.5.15.0140 (Atibaia); 0010142.56.2025.5.15.0095 (Campinas)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo6 dias atrás
Prefeitura convida população para debate sobre impactos da concessão rodoviária estadual em Amparo
-
Jaguariúna7 dias atrás
Jaguariúna ganha ‘embaixadores’ nos setores de turismo, desenvolvimento econômico e agronegócio
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura lança REFIS 2025 e facilita participação no IPTU Premiado de Artur Nogueira
-
Amparo6 dias atrás
Para intensificar o combate à dengue, Prefeitura de Amparo contrata agentes para roçagem e limpeza pública
-
Campinas7 dias atrás
Projeto de inclusão esportiva em Campinas quer atingir a meta de 30% de alunos com deficiência
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura leva imunização antirrábica em frente ao Espaço Mãe e Filho
-
Amparo6 dias atrás
Transporte público será gratuito durante o Carnaval em Amparo
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Prefeitura intensifica vacinação contra a Febre Amarela em Artur Nogueira