Conecte-se conosco

Jaguariúna

Projeto CromosSomos busca inclusão e visibilidade para a Síndrome de Down

Publicados

em

O grupo busca dar apoio para pais e familiares de crianças com Síndrome de Down

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar a sociedade para acabar com a invisibilidade e estimular a inclusão. Além de destacar a importância da inclusão e aceitação das pessoas com síndrome de Down, a data tem a intenção de promover a igualdade de oportunidades, combater estigmas e preconceitos, celebrar as habilidades e contribuições destes indivíduos para a sociedade.

Em Jaguariúna, mães atípicas criaram o Projeto CromosSomos, justamente com este intuito. “Buscamos oportunidade, autonomia, inclusão, equidade, respeito e acolhimento”, afirma a idealizadora Cassia Bettanin Gonçalves.

Cassia formou um grupo juntamente com as amigas Paola Aldrighi, Danieli Tonietti e Beatriz Morais. Ela conta que foi acolhida por elas durante a gestação, quando descobriu o diagnóstico do filho Benjamin, e por isso decidiu criar o projeto para acolher outras mães atípicas. “Sabemos o que passamos e não queremos que outras mães se sintam sozinhas e abandonadas”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

“A maternidade em si já é muito desafiadora, nós como mães nos sentimentos isoladas. Quando nos tornamos mães atípicas parece que este isolamento se intensifica ainda mais”, explica Cassia de onde surgiu a necessidade de criar este projeto, que seguiu com o apoio de Danieli e Beatriz.

Mas, o projeto não tem o objetivo de ser uma rede de apoio apenas para as mães e pais. O intuito também é acolher as crianças, gerar convívio social e criar vínculos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil pessoas têm a síndrome no país. E, ainda assim, existe muito preconceito. “Por isso queremos trazer esse projeto para a cidade, para gerar acolhimento”, diz Cassia.

E, visando atingir cada vez mais famílias atípicas, surgiu a ideia de transformar o projeto em instituição. Por isso o grupo está em busca de transformar o projeto em instituição e poder, com isso, oferecer um local físico para estimulação de pessoas com Síndrome de Down. “É um projeto lindo no papel, mas para executar demanda muita verba. Porém, não deixamos de sonhar”, afirma.

Dentre os projetos, Cassia também almeja trazer para Jaguariúna o “futdown”, que é o futebol para pessoas com Síndrome de Down, pois já é sabido que o esporte é muito importante para todos em todas as fases e para as crianças atípicas é muito importante para a mobilidade e coordenação psicomotora delas. “Em Campinas temos uma referência de projeto e estamos encaminhando tudo para iniciar este projeto”.

Os jogos são uma oportunidade de oferecer vivências novas em ambientes distintos, e contribuem ativamente para o entendimento das vivências sociais e culturais. Além do mais, a atividade física é importante para a manutenção da qualidade de vida, da saúde e na prevenção de doenças.

LEIA TAMBÉM:

Todas as atividades idealizadas e propostas pelo Projeto CromosSomos tem o objetivo de incluir, acolher e dar visibilidade para a Síndrome de Down. A caminhada nem sempre é fácil, mas vale a pena.

Eventos
Neste domingo, 24, o projeto promove a Caminhada Inclusiva a partir das 8h30, no Parque dos Lagos, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A instrução é para que os participantes usem as meias trocadas e camiseta branca e leve sua cesta de piquenique.

E no dia 07 de abril ocorre o primeiro evento CromosSomos. O encontro é a partir das 14h no Boulevard localizado no Centro Cultural. Haverá workshop, história inclusiva e brinquedos, cantina solidária, música ao vivo e muito mais.

O evento é aberto ao público. Tem presença confirmada do influenciador Teteco Barros e profissionais da área da saúde. Compareça e prestigie.

O que é
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

1º Dia de Campanha aplica 60 doses de vacina em alunos das escolas municipais

Publicados

em

A campanha de vacinação nas escolas da rede pública de ensino de Jaguariúna aplicou um total de 60 doses em crianças e adolescentes no primeiro dia, na última terça-feira, 13. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação. O objetivo é atualizar as carteiras de vacinação dos estudantes até 15 anos das escolas municipais.

No primeiro dia da campanha, foram vacinados alunos da Escola Municipal Mário Bergamasco. No período da manhã, foram aplicadas 18 doses em 17 alunos. Já no período da tarde foram mais 42 doses de vacina em 34 crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM:

Também foram verificadas 360 cadernetas de vacinação. Quem estiver com o calendário de vacinação atrasado recebe doses de vacinas contra a gripe, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana e HPV.

Nesta primeira etapa, cinco escolas participam da campanha. Hoje, dia 15 de maio, é a vez da CEI Lourdes Baccarelli, no Florianópolis, receber a campanha. As demais unidades de ensino do município também receberão a vacinação em datas ainda a serem divulgadas.

Confira abaixo o calendário de vacinação nas escolas:

Hoje, 15/05
Manhã/tarde
CEI Lourdes Baccarelli
Florianópolis

20/05
Manhã/tarde
Escola Oscarlina Pires Turato
Tanquinho

29/05
Manhã/tarde
Escola Franklin de Toledo
Roseira de Baixo

27/05
Manhã/tarde
Escola Francisco Xavier
Guedes

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro resgata saberes da cultura caipira com programação para toda família em Jaguariúna

Publicados

em

Espetáculo gratuito “Meia Xícara de Prosa” une memória, culinária e afeto na Estação de Guedes

A Coletiva Carochinhas, grupo coordenado pela atriz jaguariunense Júlia Prudêncio, estreia em
Jaguariúna o espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, no domingo, 25 de maio, às 9h, na Estação de Guedes, dentro da programação do projeto Café com Viola. A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com acessibilidade em Libras.

A apresentação é realizada com apoio do Edital de Fomento Cultural do Município de Jaguariúna, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Além da performance teatral, o evento contará com a tradicional participação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary.

LEIA TAMBÉM:

Um espetáculo que mistura histórias, cozinha e afeto “Meia Xícara de Prosa” é inspirado em um antigo ritual familiar da atriz e diretora Júlia Prudêncio: as reuniões semestrais entre mulheres da família para preparar coxinhas. Em cena, Júlia revive esse momento com o público, colocando literalmente a “mão na massa” ao preparar a receita enquanto compartilha memórias e histórias de mulheres do interior.

Mais do que uma peça teatral, a performance é uma homenagem à transmissão de saberes femininos e populares — culinários, afetivos e culturais — que fazem parte da identidade caipira.

“A Coletiva Carochinhas tem um histórico de projetos que valorizam os saberes femininos, as construções coletivas e participativas. Mais do que apresentar uma peça teatral, desejamos que o público queira se aproximar e transformar a cena junto com a gente. Para isso, resgatamos memórias afetivas e familiares que geram identificação. Esse projeto, em especial, tem cheiro de festa e gosto de comida de vó. Quer coisa mais gostosa?”, descreve Júlia.

Sobre a artista e a Coletiva Carochinhas
Júlia Prudêncio é atriz, diretora e professora de teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, mestre em Teatro pela UDESC e doutoranda também pela Unicamp. Atuou com grupos renomados como o Lume Teatro (Campinas), a Trupe Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto
Alegre) e o coletivo peruano Yuyachkani. Atualmente, coordena a Coletiva Carochinhas, formada por artistas, pesquisadoras e educadoras com projetos voltados para questões de gênero, cultura e território. A artista também integra o Coletivo Cultura Independente, que reúne profissionais de diversas linguagens na luta por políticas culturais em Jaguariúna.

Serviço
Espetáculo de Teatro: Meia Xícara de Prosa
Local: Centro de Cultura Caipira – Estação de Guedes: R. Francisco Dal’bo, Jaguariúna – SP
Data: 25 de maio (domingo)
Horário: 9h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito
Acessibilidade: Sessão com Intérprete de Libras

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.

Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias